A Polícia Civil indiciou nesta terça-feira (11) por homicídio doloso os cinco suspeitos de assassinar uma família no ABC Paulista, em 28 de janeiro.
O casal de empresários Romuyuki e Flaviana Gonçalves e o filho adolescente deles Juan Victor foram mortos e os corpos, carbonizados.
Foram indiciados a filha do casal assassinado Anaflávia Martins Meneses Gonçalves, a namorada dela, Carina Ramos de Abreu, Juliano, Guilherme Ramos da Silva e Jonathan Fagundes Ramos.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam, na manhã desta terça-feira (11), Hélio Amaro dos Santos, 46 anos.
A prisão se deu em cumprimento a um mandado de prisão decorrente de sentença condenatória, expedido em agosto de 2019, referente à prática do crime de roubo majorado.
Ele foi preso na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu no dia 11 de agosto de 2005, em uma rodovia estadual do RN.
Uma mulher de 19 anos foi presa nesta sexta-feira (7) suspeita de ter matado, queimado e enterrado o próprio marido nos fundos da casa que os dois moravam, na cidade de São Miguel do Gostoso, litoral Norte potiguar.
Em depoimento à Polícia Civil, ela assumiu a autoria do assassinato, que aconteceu em dezembro do ano passado. O tio dela também foi preso, porque a teria ajudado a esconder o corpo.
Policiais da Delegacia de Touros cumpriram mandado de busca e apreensão nesta sexta na residência do casal. Lá, encontraram o corpo da vítima, enterrado.
Policiais civis da Delegacia Municipal de São José de Mipibu localizaram, nesta quinta-feira (6), uma adolescente de 14 anos, que estava desaparecida desde o último dia 7 de janeiro.
Ela foi encontrada na Praia de Sibaúma, em Tibau do Sul.
De acordo com as investigações, a adolescente teria deixado sua residência, localizada na de comunidade Areia Branca – zona rural de Mipibu, sem informar aos pais.
Cinco servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) foram afastados na manhã desta sexta-feira (7), quando foi deflagrada a Operação “Pecúnia Doc”, da Polícia Civil, que investiga a prática de corrupção dentro do órgão estadual.
Quatro despachantes também são alvos da ação. Uma pessoa acabou presa em flagrante, durante o cumprimento dos mandados, por posse ilegal de arma de fogo.
A operação foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (Deccor). De acordo com a delegada Karla Viviane, os envolvidos cobraram valores variados, de até de R$ 1 mil reais, dos usuários, para antecipar as vistorias nos veículos, para que os servidores “não notassem” alguma irregularidade, ou até mesmo aprovar veículos que sequer estavam no estado.
Um bandido morreu após trocar tiros com a Polícia Militar, na noite de ontem, quinta-feira (6), na Via Costeira, em Natal.
Outros dois criminosos, que também entraram em confronto com os policiais, conseguiram fugir.
De acordo com a PM, três homens encapuzados dispararam diversas vezes contra o efetivo da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam), quando iniciou a troca de tiros.
Policiais militares prenderam, na noite desta quarta-feira (5), dois homens que estavam trafegando com uma arma de fogo em um veículo na altura da comunidade de Taborda, em São José de Mipibu.
A PM informou que, durante um patrulhamento de rotina da Força Tática, um carro foi detectado em atitude suspeita. Na abordagem, foi encontrado um revólver calibre 38, com 6 munições intactas. Diante dos fatos, os dois ocupantes do automóvel e arma foram encaminhados à Central de Flagrantes, em Natal.
O presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei (PL) para regulamentar a exploração de atividades econômicas em terras indígenas, incluindo mineração, garimpo, extração de petróleo e gás, geração de energia elétrica e agropecuária. O texto será enviado ao Congresso Nacional, a quem caberá deliberar e votar as mudanças.
De acordo com as linhas gerais da proposta, apresentadas durante solenidade de celebração dos 400 dias do governo, no Palácio do Planalto, o objetivo é regulamentar trechos de dois artigos da Constituição Federal (176 e 231), estabelecendo condições específicas para essas atividades em áreas indígenas, como regras para consulta prévia das comunidades afetadas, procedimento para autorização do Poder Legislativo e pagamento de participações e indenizações aos indígenas. “Um grande passo. Depende do Parlamento. Vão sofrer pressão dos ambientalistas”, afirmou Jair Bolsonaro, em seu discurso.
O projeto de lei foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela Casa Civil da Presidência da República em parceria com ministérios, como o de Minas e Energia. Para o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a medida representa uma garantia de autonomia aos povos indígenas.
“Pois hoje, presidente, com a sua assinatura será a libertação. Ou seja, nós teremos a partir de agora a autonomia dos povos indígenas e sua liberdade de escolha. Será possível minerar, gerar energia, transmitir energia, exploração de petróleo e gás e cultivo das terras indígenas. Ou seja, será a Lei Áurea”, afirmou.
O Artigo 231 da Constituição Federal condiciona a mineração no território indígena à prévia autorização do Congresso Nacional e à concordância da população indígena que vive no território. Pela Constituição, as reservas tradicionais demarcadas são de “usufruto exclusivo” dos indígenas, incluindo as riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. Já o Artigo 176 define que as jazidas, demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrelétrica dependem de autorização prévia da União com regras específicas quando se desenvolverem em faixas de fronteira e terras indígenas.Veja mais aqui.
Na noite dessa segunda-feira (03), policiais militares do 1° Batalhão de Polícia Militar efetuaram a prisão de um suspeito minutos após a prática do crime de roubo a pessoa no bairro de Lagoa Seca, zona Leste de Natal.
De acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), os militares realizavam o patrulhamento na região por volta das 23h quando foram parados pela vítima informando que um homem teria subtraído seu telefone celular após ameaça.
Durante o patrulhamento na localidade, os policiais efetuaram a abordagem a um homem de 19 anos de idade, tendo sido encontrado com ele o telefone celular subtraído da vítima. Com os indícios de materialidade e autoria do delito, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi autuado por crime de roubo.
Policiais civis do Rio Grande do Norte fazem uma paralisação ao longo desta terça-feira (4) em protesto contra a reforma da previdência estadual. De acordo com o sindicato que representa a categoria, a mobilização começou às 8h. Nem a entidade nem a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) informaram quantas delegacias estão com portas fechadas.
Segundo a Degepol, porém, pelo menos a delegacia de plantão da Zona Norte, a central de flagrantes da Zona Sul e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deverão permanecer abertas.
No meio da manhã, a 8ª delegacia de polícia, em Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade, permanecia fechada. De acordo com o Sinpol-RN, os policiais civis e outros servidores da segurança fizeram uma assembleia geral, na última sexta-feira (31), e decidiram fazer a paralisação de 24 horas.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba, com apoio da delegacia Municipal de São Tomé, prenderam, nesta segunda-feira (03), José Valmir Carneiro da Silva, conhecido como “Galego de facilita”, 35 anos. Ele foi preso no sítio Gameleira, Gameleira, localizado em São Tomé/RN, em cumprimento de um mandado de prisão preventiva pela suspeita da prática do crime de homicídio qualificado.
De acordo com investigações, José Valmir, em conjunto com seu irmão, João Carlos Benício da Silva Lima, conhecido como “Joãozinho”, e sua mãe, Maria das Neves Carneiro da Silva, conhecida como “Nevinha” ou “Magnólia”, teria tido participação no homicídio que vitimou Guilherme Rodrigues da Silva, conhecido como “Bombado”. O crime aconteceu no Loteamento Recanto Verde, localizado no município de Macaíba, no ano de 2015.
João Carlos e Maria das Neves já estavam presos e respondiam ao processo. José Valmir estava foragido. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte registrou três casos de violência contra a mulher na noite deste domingo (2) na Grande Natal. Dois deles aconteceram em Extremoz, na região metropolitana da capital potiguar, e outro registro foi no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal.
De acordo com a Polícia Civil, nos dois casos em Extremoz, os homens foram presos e encaminhados para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que fica na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal. O outro caso aconteceu em uma igreja evangélica no bairro Alecrim. Segundo a Polícia Civil, o casal começou a discutir e o homem agrediu a mulher a socos. Pessoas que estavam no local e testemunharam a agressão chamaram a polícia.
“Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil.” O anúncio é do presidente Jair Bolsonaro, feito pelo Twitter. Segundo ele, a iniciativa é “mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e [Rio] São Francisco.”
Além de água, o presidente da República acredita que “o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região.” Parcerias com Israel para melhorar o abastecimento de água na região Nordeste são defendidas por Jair Bolsonaro desde a transição para o seu governo. Há um ano, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) viajou para Israel com equipe de técnicos para conhecer experiências de reuso e dessalinização de água.
Em novembro do ano passado, técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Águas estiveram em Israel para discutir memorando de entendimento sobre gestão de recursos hídricos, águas residuárias, gerenciamento de esgotos, além de reuso e dessalinização de água.
O advogado Carlos Alexandre Klomfahs entrou com pedido de habeas corpus na quinta-feira, 30, junto ao Supremo Tribunal Federal, pedindo que o presidente Jair Bolsonaro preste informações sobre a possibilidade de “resgate” de brasileiros de Wuhan, na China, epicentro da disseminação do coronavírus, e, “caso silente”, que a Corte determine a retirada dos pacientes “para fruição do direito constitucional de vir”.
Bolsonaro disse na terça-feira, 28, que não deve, por enquanto, retirar famílias brasileiras de regiões onde há pessoas infectadas pelo vírus. “Pelo que parece tem uma família na região onde o vírus está atuando. Não seria oportuno a gente tirar de lá, com todo o respeito”, afirmou o presidente.
Nesta quinta, 30, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional pelo surto do novo coronavírus. Identificado pela primeira vez em dezembro, na China, o vírus já infectou mais de 9,6 mil pessoas, das quais 213 morreram. O documento registra expressamente o nome de apenas uma integrante do grupo, a economista Indira Mara Santos, que enviou os nomes à Embaixada do Brasil em Pequim, na China.
A Polícia Metropolitana de Londres informou que investiga um incidente “relacionado a terrorismo”, após “várias pessoas” serem esfaqueadas e agentes terem baleado um homem suspeito neste domingo. A força policial disse que o incidente ocorreu no bairro de Streatham, na capital do Reino Unido, e que o suspeito foi morto.
A Polícia Metropolitana informou sobre o incidente na tarde deste domingo, pelo Twitter. “As circunstâncias estão sob avaliação; o incidente foi declarado como relacionado ao terrorismo”, diz a corporação. Em outra mensagem, ela informou que aparentemente há duas vítimas feridas e que o quadro já foi controlado. “Nós divulgaremos mais informação assim que possível”, diz a conta oficial da polícia londrina.
O policial militar Wellington Santos, de aproximadamente 45 anos, foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira, 31. O fato aconteceu por volta das 16horas no interior da pousada Drink’s Bar, situada a Rua do Prado, centro de Patos.
Segundo as informações recebidas até o momento, o policial foi morto com um tiro na cabeça, após entrar em atrito e luta corporal com outra pessoa.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU, foi acionado mas já encontrou o policial sem vida. É o segundo homicídio registrado na tarde desta sexta-feira.Veja mais aqui.
Policiais Civis da Delegacia Municipal de Nísia Floresta prenderam, nesta sexta-feira (31) um homem de 19 anos pela suspeita da prática do crime de homicídio. Segundo a Polícia, ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Nísia Floresta
Segundo as investigações policiais, ele teria esfaqueado o professor Eliezel Urbano, de 42 anos, na madrugada do dia 22 de janeiro, na praia de Barreta, localizada no município de Nísia Floresta, região metropolitana de Natal.
Depois de prestar depoimento à Polícia Civil, o suspeito confessou ter sido o autor do homicídio. No dia do crime, o suspeito ainda estava na companhia de um outro suspeito por nome de Mauro que também teve sua prisão decretada, mas se encontra foragido.
Policiais civis do Rio Grande do Norte estão participando de um curso de busca e resgate com cães, promovido pelo Grupamento de Busca e Resgate de Pessoas (GBR), na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal. O treinamento é formado por nove módulos, e a atual etapa está acontecendo nos dias 30 e 31 janeiro e 01 e 02 de fevereiro.
Em outubro de 2019, já havia sido realizado pelo mesmo grupamento um seminário, na cidade de Natal. O Grupamento de Busca e Resgate de Pessoas (GBR) é formado por uma equipe de voluntários que promove os treinamentos usando a técnica “mantrailing”, buscando ajudar o próximo e os órgãos de segurança.
O “mantrailing” consiste na utilização de cães para identificação odor específico visando a localização de pessoas desparecidas ou de suspeitos. Pode ser usada para indicar um local onde a pessoa esteve, como também eliminar o local. A técnica foi implantada há cerca de 15 anos no Brasil, inicialmente no estado de São Paulo, e já foi usada em diversos casos de repercussão. No Rio Grande do Norte, Jorge Silveira é o responsável por trazer o treinamento ao estado.
Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu a primeira Formatura Geral do ano de 2020 no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, cumprimentou os militares recém promovidos e entregou o diploma de “Policial Padrão” aos policiais indicados pelos seus respectivos comandantes.
No último dia 16, 2.676 policiais foram promovidos, dos quais 228 policiais foram promovidos à graduação de Subtenente, 200 à graduação de 1° Sargento, 198 à graduação de 2° Sargento, 395 à graduação de 3° Sargento e 1.655 Soldados à graduação de Cabo PM, configurando uma das maiores promoções da história da Polícia Militar do RN.
Durante a formatura, foram agraciados 44 policiais militares lotados em unidades administrativas, operacionais da Região Metropolitana e do interior do Estado, além de militares do quadro de saúde e da Banda de Música da PM, os quais receberam o Diploma de Policial Padrão das mãos do Comandante Geral da Polícia Militar estando acompanhados de seus respectivos comandantes imediatos.
A empresária Clara Santos, de 34 anos, colocou um anúncio em um site de vendas em Natal. Pouco tempo depois, recebeu uma ligação. Era um suposto atendente do próprio site, de um número com DDD de São Paulo, que pediu para que ele confirmasse seus dados. Em seguida, o suposto funcionário disse que enviaria um código para o celular dela e que assim que ela dissesse o código que recebeu o anúncio no site de vendas seria liberado. Clara passou o código. A partir daí ela não conseguiu mais acessar o WhatsApp no seu celular. Clara foi vítima de um golpe e teve o WhatsApp clonado.