Tiririca cansou: Humorista pouco atua no plenário da Câmara, prefere fazer fotos, selfies e vídeos com os visitantes

Dois mandatos depois, com votações que superaram 2,3 milhões de votos, o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, está deixando a vida pública. Com certa melancolia e se despedindo da Câmara como entrou: como uma atração da Casa. Ele já anunciou que cumpre seu último mandato e irá abandonar a política, universo no qual entrou acreditando que “pior que tá não fica”. Não tentará um terceiro e garantido mandato. 

Um dos mais assíduos no plenário, Tiririca, porém, está literalmente à margem do que acontece ali. O deputado, já há algum tempo, parece ter sublimado do mandato. Ao lado de uma assessora de imprensa que segue seus passos e vigia quem se aproxima para falar com ele, Tiririca nem sequer senta nas poltronas destinadas aos deputados. Ele fica num assento lateral do plenário, onde se acomodam assessores e curiosos. As pessoas até se espantam quando dão de frente com ele ali. Mais >

A quarta-feira que vai salvar Temer está próxima. Mas e depois, como vai ser?

A semana começa com o país de olho no que vai acontecer no plenário da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (25), quando os 513 deputados votam de novo uma denúncia criminal contra o presidente Michel Temer (PMDB). Dessa vez, acusado de chefe de organização criminosa e de obstrução de justiça. Parece não restar dúvidas de que Temer vai, de novo, se livrar de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e de ter que deixar o Palácio do Planalto antes da hora.

A expectativa é sobre o número de votos pró e contra o presidente. Ele terá mais ou menos que os 263 votos favoráveis no último 2 de agosto, quando foi salvo pela base do governo, boa parte comprada com favores, como emendas, cargos e até presença nas comitivas em viagens internacionais do presidente, no conforto do avião presidencial e da boa comida e hospedagem no exterior. Mais >

Abono Salarial: Mais de R$ 1 bi referente ao ano-base 2015 ainda não foi sacado

Mais de R$ 1 bilhão referente ao Abono Salarial do PIS/Pasep Ano-Base 2015 ainda não foi sacado. O dinheiro pertence a aproximadamente 1,46 milhão de trabalhadores que têm direito ao benefício, mas ainda não foram ao banco para retirá-lo. O prazo final é 28 de dezembro de 2017, e não haverá nova prorrogação. 

Metade de todo esse recurso está no Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O chefe de divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, lembra que esse recurso é dos trabalhadores, e aconselha as pessoas a verificarem se têm direito ao benefício. 

“Nós disponibilizamos no site do Ministério do Trabalho a lista com os nomes de todos os trabalhadores com direito ao abono de 2015 e que ainda não sacaram o dinheiro. O trabalhador pode consultar essa lista. Se o nome dele estiver lá, basta dirigir-se ao banco e fazer o saque”, orienta. Mais >

Dor: Corpos de estudantes mortos a tiros em escola são enterrados em Goiânia-GO

Sob forte comoção e com a presença de centenas de amigos e familiares, os corpos dos estudantes João Pedro Calembo e João Vitor Gomes, mortos por um colega na escola, foram enterrados neste sábado (21) em cemitérios de Goiânia. Ambos tinham 13 anos. Além deles, quatro colegas ficaram feridos no Colégio Goyases.

O primeiro a ser enterrado foi João Pedro. O sepultamento ocorreu às 10h45 no cemitério Parque Memorial. Durante a cerimônia, a família fez orações e, por volta 9h, celebrou um culto em homenagem ao adolescente.

Durante o velório de João Pedro, o pai dele, o publicitário Luciano Marcatti Calembo disse que perdoa, e espera que a sociedade também perdoe o adolescente que tirou a vida do filho dele e do colega de sala, João Vitor. O publicitário Luciano Marcatti Calembo pediu que todos os pais “cuidem de seus filhos”.Mais >

Beijo na boca, comilança e outros ‘micos’ de políticos em campanha

Em 2014, durante campanha ao senado, o parananense Alvaro Dias (ex-PSDB, atual Podemos) trouxe seu cachorro Hugo Henrique para os filmes publicitários. 

Dias sofreu críticas e foi ironizado pela escolha de tema e por trazer o exemplar branco e fofinho, de nome pomposo, da raça Bichon Frisé ao horário eleitoral televisivo. Em resposta, atacou a oposição. “Na imaginação deles, é necessário levar para o terreno do deboche para minimizar o êxito dessa proposta, o benefício que pode trazer para o candidato”, disse o senador ao blog de Rogério Galindo, na Gazeta do Povo, na ocasião.

Na esteira do evento, os marqueteiros de Dias optaram por um caminho de gosto questionável: uma animação que mostrava o próprio Hugo Henrique, dublado por uma voz infantilizada, se defendendo dos ataques e dizendo que tratava-se de atos de “aloprados” e de gente que “estava na Papuda”, citando o presídio de Brasília.Mais >

Com galinhada, rabada e buchada, ‘quintas sem lei’ decidem o futuro de Temer

É ao redor de uma extensa mesa de madeira maciça onde se acomodam pelo menos dez pessoas que os personagens mais importantes da República têm se reunido no Lago Sul, região nobre de Brasília. Por lá, encontros semanais costumam reunir nomes como o presidente Michel Temer e seu sucessor imediato, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de ministros, deputados e senadores.

“Temer sentou ali na terça-feira (17). O Moreira Franco do lado”, apontou o anfitrião dos comensais, deputado Heráclito Fortes (PSB-PI). Naquele dia, o cardápio foi galinhada, mas costuma variar. Tem rabada, buchada. “Acordei às seis da manhã para moer a farinha e fazer essa paçoca para vocês”, disse Heráclito aos risos na quinta-feira, já devidamente paramentado com um babador, antes de começar a comer um picadinho com ovo, arroz e banana à milanesa.Mais >

Empresa ‘quebrada’ poderá tomar novo crédito no mercado

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem, em sua conta no Twitter, que o projeto que vai alterar a lei de recuperação judicial será encaminhado ao Congresso Nacional na próxima semana.

Meirelles afirmou que a proposta trará condições para que as empresas quitem dívidas e possam voltar a produzir. “O projeto pode ajudar mais de 7.000 empresas a retomar suas atividades, garantindo empregos e ajudando na recuperação da economia”, disse Meirelles na rede social.

Uma das mudanças já adiantas pelo ministro é que, pelo projeto, as empresas falidas poderão tomar empréstimos com os credores. Aqueles que aceitarem liberar créditos ganham prioridade na fila de pagamentos.Mais >

Sérgio Cabral é condenado pela 3ª vez. Penas somadas vão a 72 anos de prisão

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral foi condenado pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal, a 13 anos de prisão por lavagem de dinheiro nesta sexta-feira, 30, na Operação Mascate, desdobramento da Lava Jato. Esta é a terceira condenação do peemedebista na Lava Jato.

Também foram condenados o operador Carlos Miranda a 12 anos de reclusão, por lavagem de dinheiro, e o ex-assessor da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro Ary Filho a 9 anos e 4 meses de prisão, por lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa.Mais >

MC Tikão é preso por suspeita de ajudar Rogério 157 a fugir da Rocinha

O funkeiro Fabiano Batista Ramos, conhecido como MC Tikão, teria ajudado Rogério Avelino Silva, o Rogério 157, um dos chefes do tráfico da Rocinha, a fugir da favela, durante o cerco das Forças Armadas, no mês passado. Ele foi preso nesta sexta, por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), em uma casa de alto padrão na Taquara, Zona Oeste do Rio. Com dois andares e piscina, a casa não estava no nome do funkeiro, mas a polícia chegou ao seu paradeiro através de informantes.

“Tikão foi o responsável por intermediar a ida do Rogério 157 para o Comando Vermelho. Ele frequentava a Rocinha há muito tempo, amigo pessoal do Rogério 157, e ajudou a conseguir apoio do chefe do tráfico do Turano”, afirmou o delegado Felipe Curi, titular da especializada. A delegacia também já conseguiu traçar todo o trajeto feito pelo bando até o Turano. Uma parte foi pela mata, e a outra por motos.Mais >

Temer abusa da própria impopularidade ao atender ‘pautas malditas’ do Congresso

Sem apoio social e dependente dos parlamentares e do setor privado, o presidente Michel Temer e sua equipe tiveram de recuar de diversas medidas que chegaram a ser divulgadas – ou mesmo formalizadas – após grande repercussão negativa.

Tais recuos são sintomas de um governo que precisa realizar medidas para atender a grupos de interesse, mesmo sendo de difícil aceitação pela população, e tomar para si o ônus do desgaste com pautas malditas, como a mineração na Amazônia ou o relaxamento do combate ao trabalho escravo.

“Recuar nem sempre é algo ruim. Mostra que o governo está aberto a mudar algo que ele apresentou e que não foi bem aceito. Mas temos um Executivo fraco, sem apoio popular e que nem vai ter.Mais >

Preso em Mossoró, Marcinho VP diz que narcotráfico banca a campanha política

Apontado como a principal liderança da facção Comando Vermelho (CV) e há quase 11 anos preso em presídios federais, Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, decidiu falar. Chefe do tráfico no Complexo do Alemão, o que ele nega, o traficante defende a legalização das drogas e disse que o comércio de entorpecentes financia campanhas de políticos.

As bombásticas declarações foram feitas em uma entrevista exclusiva ao portal Uol dentro do presídio federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

“A legalização das drogas é um caso complexo que merece um debate profundo, ouvir a sociedade, fazer um plebiscito para saber se ela está preparada. Mas as drogas leves, como a maconha, seria importante dar o primeiro passo para legalizar, uma forma de erradicar e, no mínimo, diminuir o tráfico de drogas. Mais >

Aécio, o “egoísta”

Aécio Neves garantiu a dirigentes do PSDB que na terça-feira define seu futuro.  Em princípio, não há dúvida de que ele renunciará à presidência do PSDB.

Mas um companheiro seu de Senado e de partido não dá a decisão como favas contadas “Não há condições de ele ficar. Ele sabe disso. Mas Aécio tem sido egoísta neste processo todo, por isso resta uma dúvida”, disse.

Se não sair, no entanto, Aécio sabe que corre o risco de ser enxotado do cargo.Mais >

Bancada ruralista lucra com denúncias criminais de Janot contra Temer

As denúncias criminais do ex-procurador-geral Rodrigo Janot contra Michel Temer estão fazendo um bem danado à bancada ruralista. Em troca de apoio à manutenção de Temer no poder, os deputados do setor conseguiram uma série de benesses, como a flexibilização da legislação do trabalho escravo e, de quebra, demitir o chefe desse setor no Ministério do Trabalho.

Eles conseguiram também a liberação de pelo menos R$ 100 milhões do seguro rural; e mais prazo para adesão à MP do Funrural, que concede abatimentos generosos na dívida do setor. Até a suspensão da importação do leite do Uruguai, os ruralistas alcançaram.   

A portaria do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, mexendo no combate ao trabalho escravo foi a demonstração de que o céu é o limite na negociação para salvar Temer. Reações contrárias à mudança na lei uniram da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.Mais >

País abre 34.392 novas vagas em setembro, 6º aumento consecutivo do ano

O Brasil fechou o mês de setembro com nova alta no saldo de empregos formais – a sexta consecutiva e a sétima no ano.

O crescimento foi de 34.392 postos de trabalho, aumento de 0,1% em relação ao estoque do mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho (MTb). “Os números de setembro confirmam, mais uma vez, o processo de recuperação gradual do mercado de trabalho, como reflexo da retomada do crescimento da economia do País”, avaliou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O resultado de setembro foi proporcionado pela diferença entre 1.148.307 admissões e 1.113.915 desligamentos. No acumulado do ano, o saldo positivo chega a 208.874 empregos, com aumento de 0,5% em relação ao estoque de dezembro de 2016.Mais >

MPRN ajusta condutas com organizador da vaquejada de Santa Cruz

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o organizador de vaquejada a ser realizada entre os dias 20 e 22/10, na Fazenda Umbuzeiro, zona rural de Santa Cruz, visando impedir qualquer prática ou situação que configure maus-tratos de animais.

O TAC foi firmado por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de Santa Cruz e assegura da parte do organizador a realização do evento com a observância dos cuidados necessários ao efetivo respeito aos animais, como a permanência de médico veterinário antes, durante e após o evento, para atendimento de toda e qualquer emergência.

O ajustamento de conduta prevê também que todos os animais participantes, sejam equinos ou bovinos, passarão por prévia análise veterinária, que verificará as condições físicas, de modo que esses animais só seguirão para a competição se estiverem livres de quaisquer impedimentos.Mais >

Temer pode celebrar: seu mandato “só acaba quando termina”

Michel Temer pode celebrar. Governará o país até o final de 2018. Exceto outro fator que não o impedimento via Congresso Nacional o tire do poder.

A votação desta quarta-feira (18) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que rejeitou a admissibilidade da segunda denúncia contra ele, não sinalizou um cenário diferente, como parte da oposição bradou. E está no papel dela. Temer, na comissão, teve apenas dois votos a menos que a primeira denúncia, em agosto. Na margem de erro. Caiu de 41 para 39. E daí?

O caso, agora, vai a plenário na próxima quarta-feira (25). Aos números. Temer só sai se 342 deputados votarem contra ele. Na primeira denúncia 227 fizeram essa opção, o que não foi pouca coisa, ainda que insuficiente. A oposição precisa, então, de 115 votos a mais que no escrutínio passado. Muito difícil. Não há elementos que apontem para isso. Mais >

Começa hoje (19) pagamento de novo lote do PIS; veja se tem direito a até R$ 937

O quarto lote do abono do PIS para quem trabalhou em 2016 começa a ser pago nesta quinta-feira (19). Poderão sacar o dinheiro os trabalhadores nascidos em outubro. O valor varia de R$ 79 a R$ 937, de acordo com o tempo de trabalho no ano passado. Quem nasceu em julho, agosto ou setembro já teve o dinheiro liberado antes e pode continuar sacando.

Para os servidores públicos, o pagamento do abono para quem tem o número de inscrição no Pasep terminado em “3” também começa nesta quinta-feira. Quem possui inscrição com final “0”, “1” ou “2” já teve o dinheiro liberado anteriormente e continua podendo sacar.

Os recursos ficarão disponíveis até 29 de junho de 2018 (veja o calendário de pagamento mais abaixo)Começa também nesta quinta-feira a primeira fase de pagamentos do Fundo PIS/Pasep para idosos com 70 anos ou mais. (Clique aqui para ver mais detalhes).

Veja como votou cada senador na sessão que derrubou afastamento de Aécio

O Senado derrubou nesta terça-feira (17), por 44 votos a 26, a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que havia determinado o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato. Com isso, Aécio poderá retomar as atividades parlamentares. Para retomar o mandato, o tucano precisava de, pelo menos, 41 votos.

  • Os líderes de PMDBPSDBPPPRPRBPROS e PTC orientaram os senadores das respectivas bancadas a votar “não”, ou seja, contra o afastamento e a favor de Aécio.
  • PTPSBPodePDTPSC e Rede orientaram voto a favor da decisão da Turma do Supremo.
  • DEM e PSD liberaram os senadores a votar como quisessem.

Confira votação, aqui!

Pivô: Temer coordenou pessoalmente operação para salvar Aécio

A operação que salvou Aécio Neves no Senado nesta terça-feira (17) foi coordenada pessoalmente pelo presidente Michel Temer.

Desde a semana passada, Temer havia entrado em campo para garantir que Aécio não fosse afastado do mandato. 

A interlocução de Temer foi com os comandos dos PMDB e do PSDB, além de pedir ajuda ao presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE). Mais >

Senado derruba decisão do STF e devolve mandato a Aécio Neves

Por 44 votos a 26, o plenário do Senado Federal decidiu nesta terça-feira (17) devolver o mandato ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), que estava afastado por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro. A decisão derruba a medida cautelar imposta pela Primeira Turma da Corte, que previa ainda o recolhimento noturno dele em sua casa.

Para derrubar a medida cautelar, Aécio precisava de 41 votos – 71 senadores estavam presentes, contando com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que não vota.

A votação foi aberta e nominal, conforme decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que acolheu um mandado de segurança impetrado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que proibiu a votação secreta nesse caso.Mais >