“Urgências legislativas nas Câmaras Municipais” é o que o seminário promovido pela Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis) irá discutir a partir desta segunda-feira (22) no auditório do Interlegis, em Brasília.
Como o próprio nome sugere, serão abordados os temas mais sensíveis para vereadores, servidores e suas instituições, sobretudo em ano eleitoral. Além do credenciamento, haverá no dia 22, o painel sobre o tema “Reação à demonização das câmaras municipais”.Mais >
O Comitê Organizador e o Banco Central do Brasil divulgaram, nesta sexta-feira (19), as imagens das nove moedas que compõem o mais novo conjunto comemorativo das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A mais chamativa é de ouro, tem a face de R$ 10 e homenageia o Cristo Redentor e a Tocha Olímpica
O conjunto tem ainda quatro moedas de prata, que homenageiam a cidade do Rio de Janeiro, suas paisagens, a fauna e a flora. As faces das moedas de prata são de R$ 5. A tiragem inicial dessas moedas é de 1,5 mil. O valor da face é pequeno comparado ao simbólico.
As demais moedas do pacote serão ‘comuns’ e terão como temas o boxe, a natação paraolímpica e os mascotes, Tom e Vinícius As moedas de R$ 1 entrarão em circulação normal, enquanto as mais raras, de prata e ouro, estarão à venda no site do Banco do Brasil e em algumas agências do País.
Ivanusa Cristina foi assassinada a tiros – Foto: Divulgação
Uma mulher de 27 anos foi assassinada a tiros enquanto amamentava o bebê mais novo em Mamanguape, distante 55 km de João Pessoa (PB). O crime aconteceu na frente dos outros três filhos.
Ivanusa Cristina da Silva era viúva e mãe de quatro filhos. Há pouco mais de um mês, o marido dela foi assassinado devido a envolvimento com tráfico de drogas, informou a polícia. Após o assassinato do marido, ela decidiu se mudar com os filhos para a cidade de Mamanguape com os pais dela.
Segundo o Portal R7, a mulher estava na sala da casa amamentando a filha mais nova, de dois meses, na companhia dos outros três filhos, quando foi executada com dois tiros na cabeça.Mais >
Nas primeiras horas dessa madrugada, 20, a Polícia Militar foi informada de um roubo (assalto a mão armada) na rua Coronel Bebém, no bairro Paraíba, Caicó, na residência do empresário Jociélio, da Panificadora Seridó.
De acordo com dados de informantes, os bandidos entraram na casa do empresário, renderam-no, e em seguida levaram objetos da residência e ainda a caminhonete Ranger de placas QGG-3666, ano 2015, da cor branca.
O fato se deu por volta das 00:30 horas de hoje, 20. Alguns Policiais Militares de Rádio Patrulha está em diligências, enquanto outro coletam mais informações à cerca do fato.
Presidente abraça mãe da menina Beatriz (Foto: Divulgação)
Durante visita a Juazeiro nesta sexta-feira (19), a presidente Dilma Rousseff encontrou brevemente os pais da menina Beatriz Mota, de 7 anos, assassinada dentro de uma escola em Petrolina (PE). Lúcia Mota, mãe da criança, foi abraçada pela presidente. Ela e o marido, Sandro Mota, pediram justiça para a filha. Até agora nenhum suspeito foi preso pela morte da menina, que aconteceu em 10 de dezembro do ano passado.
O Correio 24 Horas, destacou que o prefeito Isaac Carvalho informou que há cerca de um mês enviou um ofício ao Ministério da Justiça pedindo que a Polícia Federal apoiasse no caso. A presidente Dilma ouviu as solicitações.Mais >
Umberto Eco lançou seu último livro, “Numero Zero”, em 2015 – Foto: Divulgação
O escritor italiano Umberto Eco, autor de “O Nome da Rosa”, morreu nesta sexta-feira (19) aos 84 anos, segundo informações da imprensa italiana. De acordo com o jornal “La Repubblica”, a morte foi registrada às 22h30 (horário local), em sua casa, mas a causa ainda não foi divulgada.
Pensador, filósofo, ensaísta, romancista e crítico literário, Umberto Eco era figura de renome no meio acadêmico e referência em semiótica, mas ganhou sucesso internacional com “O Nome da Rosa”, obra adaptada para o cinema em 1986 pelo diretor Jean-Jacques Annaud, com Sean Connery no papel principal. No enredo, ambientado em 1327, um monge franciscano tem a missão de descobrir as misteriosas mortes de sete monges em sete dias.
Seu último livro, “Numero Zero”, foi lançado no ano passado e critica o mau jornalismo, a mentira e a manipulação da história. Uma paródia sobre tempos convulsos, porque “essa é a função crítica do intelectual”. “Essa é minha maneira de contribuir para esclarecer algumas coisas. O intelectual não pode fazer nada, não pode fazer a revolução. As revoluções feitas por intelectuais são sempre muito perigosas”, explicou o autor na época à agência de notícias EFE.Mais >
O traficante de prenome Ednelson, suspeito de envolvimento em um triplo homicídio no bairro de São João do Cabrito, em Salvador, na noite desta quarta-feira (17), é investigado pela polícia como autor de outros 30 homicídios na região da Avenida Suburbana. “É o bandido mais violento atualmente do Subúrbio.
Ele tem, seguramente, umas 30 mortes nas costas e já responde em inquérito policial por muitas delas”, declarou o delegado Nilton Borba, titular da 5ª Delegacia (Periperi).
Acusado de participação na morte dos irmãos do Tiago, João Mateus e Elias, o bandido está foragido. “Ednelson fugiu há cerca de um ano de uma unidade prisional do Complexo Penitenciário da Mata Escura e, desde então, continua no Boiadeiro, onde foi nasceu e se criou”, contou o delegado que, em seguida, explicou a dificuldade em prender o bandido.
Uma das linhas de investigação do delegado Nilton Borba, titular da 5ª Delegacia (Periperi), para a execução dos três irmãos em São João do Cabrito é o fato de que um deles teria envolvimento amoroso com a mulher de um traficante rival. “Tivemos a informação inicial de que um deles estava flertando com a mulher de um dos bandidos de Ednelson”, disse o delegado.
Elias Nascimento Brito dos Santos, 19 anos, e seus dois irmãos adolescentes, João Mateus Brito dos Santos, 17, e Tiago Nascimento Brito dos Santos, 16, executados dentro de casa, na presença da mãe, a cuidadora de idosos Rosilene Nascimento Brito, em São João do Cabrito, fariam parte do Bonde do Maluco (BDM), grupo ligado à facção Caveira. O BDM tem como rival a quadrilha de Ednelson, aliada à Katiara.
A outra hipótese do delegado é de que os irmãos passaram a ser concorrentes diretos de Ednelson e, por isso, foram assassinados. “Apesar de não terem passagem (pela delegacia), os três teriam deixado de ser meros passadores de drogas para donos de boca, o que chamou a atenção da concorrência”, disse o delegado a Rede Bahia.
Mãe dos adolescentes mortos em São João do Cabrito-BA, Rosilene Nascimento Brito nega que tenha presenciado a morte dos filhos, conforme foi divulgado pela polícia civil na quinta-feira. Ela conta que estava em Camaçari e, quando soube da tragédia, pegou um transporte meia noite para vir a Salvador.
“Assim que eu soube, fui para lá. Foi só o tempo de pegar o transporte, mas quando cheguei, só tinha polícia, só tinha perícia. Até agora não vi os corpos dos meus filhos”, diz a mãe, que aguarda a chegada dos corpos para que ocorra o enterro, no Cemitério Municipal de Plataforma.
Segundo o Correio 24 Horas, apesar de separada do pai dos jovens, Antonio Carlos Brito dos Santos, e ter se mudado para Camaçari, Rosilene conta que falava todos os dias com os meninos. Ela enviava mensagens através do aplicativo WhatsApp para acompanhar onde estavam os filhos. “Só dormia quando falava com eles. Eram meninos trabalhadores, trabalhavam comigo, não eram preguiçosos. Sabiam fazer bolo, sabiam fazer doce”, conta.
Estreante na Câmara Federal, o deputado Walter Alves (PMDB-RN) já é exemplo. Um levantamento realizado pela revista “Congresso em Foco” revela que o deputado é o parlamentar da bancada do Rio Grande do Norte mais assíduo na Congresso Nacional, no ano de 2015. Das 125 sessões obrigatórias, Walter esteve presente em 123. As duas ausências foram justificadas.
O estudo fez uma análise das ausências e presenças dos 513 deputados. De acordo com a publicação, cada deputado faltou, em média, a 11 dos 125 dias em que a presença era obrigatória na Câmara no ano passado.
No evento, Temer também destacou a trajetória do PMDB – Foto: Divulgação
O vice-presidente Michel Temer disse hoje (19), em Rio Branco, que “agora é o tempo” do PMDB e que a legenda terá um candidato próprio à presidência da República em 2018.
Temer participou, na capital acriana, de encontro com peemedebistas e empresários locais. Ele tem feito viagens pelo país em busca de apoio para ser reconduzido à presidência nacional do PMDB e defendido a unidade do partido para as eleições municipais deste ano.
Segundo Temer, é preciso “despertar” o partido. Ao se dirigir a um dos participantes do evento, o vice-presidente voltou a dizer que a legenda terá candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2018. “Você vai votar num candidato do PMDB à Presidência da República. Não tenho a menor dúvida disso. Tudo tem seu tempo certo. Agora é o tempo do PMDB, não tenho a menor dúvida disso.”Mais >
O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) voltou a desmentir boatos de uma possível candidatura a vice-prefeito de Carlos Eduardo Alves, em Natal, no pleito deste ano. Em entrevista a Rádio Rural nesta sexta-feira (19/02), ele confirmou a transferência do domicilio eleitoral para a capital do estado, porém disse não ter nenhuma pretensão em disputar qualquer cargo nas eleições deste ano.
“Transferi meu título eleitoral para Natal, mas somente para evitar as fofocas e intrigas que estavam sendo feitas pelos nossos adversários. Essas discórdias tinham o objetivo de promover a desunião em nosso grupo político, o que não vai acontecer. Dessa forma, resolvemos transferir para Natal, pois não temos nenhuma pretensão de disputar cargos nas eleições deste ano”, disse o deputado.
Ainda de acordo com ele, “no momento adequado iremos retornar o nosso domicilio eleitoral para Caicó. Quando meu título estava em Caicó a especulação era que eu seria candidato a prefeito no lugar de Roberto Germano. Transferimos para Natal e a especulação mudou. Não vamos ser candidatos a vice-prefeito de Carlos Eduardo e não vamos disputar nenhum cargo. Vamos continuar com o nosso mandato na Assembleia Legislativa. Inclusive, vou permanecer no PMDB”, explicou Álvaro.
Fabricantes de placas automotivas do Oeste são fiscalizados pelo Detran – Foto: Assecom DETRAN/RN
O Detran concluiu a fiscalização das lojas de fabricação de placas e tarjetas automotivas credenciadas pelo Órgão e situadas nas cidades Parnamirim, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. No total foram fiscalizadas nove lojas no período de segunda (15) a quinta-feira (18) desta semana.
O trabalho do Detran consiste em analisar se os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução 231/2007 do Contran na confecção das placas estão sendo cumpridos. Desse mesmo modo é fiscalizada a qualidade e o padrão do material usado na produção, estrutura do local onde funciona as lojas e os equipamentos utilizados na confecção de placas e tarjetas.
O dados coletados pelos técnicos do Detran são utilizados na tomada de decisão do Órgão no sentido de renovar ou não o credenciamento desses estabelecimentos, já que sem a autorização do Departamento essas lojas não podem comercializar as placas e targetas utilizadas no emplacamento dos veículos automotores cadastrados no Rio Grande do Norte.Mais >
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (19) a soltura do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso em novembro do ano passado. O parlamentar está custodiado no Quartel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal.
Não há detalhes sobre a decisão, que está em segredo de Justiça. Além de Delcício do Amaral, o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, também foi solto.
De acordo com a Agência Brasil, a prisão do senador foi embasada em uma gravação apresentada à Procuradoria-Geral da República por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo a procuradoria, o senador ofereceu R$ 50 mil por mês para Cerveró e sua família, além de um plano de fuga.Mais >
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) deve realizar suas convenções no município de Caicó em Abril.
A data ainda não foi marcada, porém o deputado Álvaro Dias confirmou nesta sexta-feira (19/02) que aguarda conversas com o Senador Garibaldi Alves, com o deputado Walter Alves e com o Ministro Henrique Eduardo Alves, que já confirmaram presença, para marcar o dia do evento.
“Nos próximos dias vamos conversar com o senador Garibaldi e com o Ministro Henrique para definirmos uma data para as convenções do município de Caicó.
De antemão, essa data será no mês de abril em um dia que eles possam comparecer. Junto conosco, vamos trazer novos filiados, abonar essas fichas desses novos companheiros e participar do ato de convenção”, disse Álvaro Dias.
O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar que reajusta os vencimentos básicos de professores e especialistas em Educação do Rio Grande do Norte. O PL, remetido nesta sexta-feira, 19, segue o reajuste de 11,36% estabelecido pelo Governo Federal para o piso salarial nacional dos profissionais do Magistério Público da educação básica. O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64, com efeitos financeiros a partir de janeiro de 2016.
O reajuste beneficia professores e especialistas em Educação que desempenhem as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência (direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação) nas unidades escolares de Educação Básica e na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc).
A medida atende os profissionais disciplinados pela Lei Complementar Estadual n.º 322, de 11 de janeiro de 2006, e que tenham jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para professores e especialista de educação que exercem jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais, os vencimentos serão calculados de forma proporcional.
A Prefeitura de Pombal, Estado da Paraíba, divulgou a realização de um novo Processo Seletivo.
Esta oportunidade busca por profissionais para atuarem como Professor de Anos Iniciais (6 vagas); e Professores para Anos Finais (3 vagas). O salário é de R$ 880,00 ou de R$ 11,00 por hora aula ministrada.
As inscrições devem ser realizadas até 20 de fevereiro de 2016, na Secretaria de Educação, situada na Rua Manoel Pires de Sousa, s/nº, Prefeitura, das 8h às 12h.
A classificação ocorre por meio de currículo e a justificativa do candidato.
Álvaro Dias confirma que Roberto Germano continua sendo preferido para disputar a prefeitura de Caicó – Foto: Assessoria
A declaração é do deputado estadual Álvaro Dias. Em entrevista nesta sexta-feira (19/02), ele voltou a confirmar o compromisso com o projeto de reeleição do prefeito Roberto Germano nas eleições de Caicó e ratificou o objetivo de fortalecimento do PMDB nas eleições municipais deste ano, sobretudo no Poder Legislativo caicoense.
“O deputado Álvaro Dias só tem um candidato a prefeito: Roberto Germano. Não adianta os adversários ficarem tentando especular, fazer intrigas ou discórdias. Isso não vai acontecer. Eu tenho palavra e compromisso, sou reconhecido no Estado por essa característica. Portanto, Roberto Germano é o nosso candidato a prefeito. Vamos no reunir com ele para buscarmos o fortalecimento do partido”, disse Álvaro.
Para o deputado o fortalecimento do partido passa também pela disputa no legislativo caicoense. “Vamos fortalecer o PMDB e teremos excelentes nomes para disputa do legislativo municipal. Nesse sentido, Roberto Germano tem um papel fundamental nesse projeto, pois ele é o maior interessado”, afirmou.
Uma alternativa à redução da maioridade penal pode ser votada, na quarta-feira (24), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Projeto de lei (PLS 55/2015) do senador Otto Alencar (PSD-BA) muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para ampliar, em seis anos, o prazo máximo de internação do menor infrator e impedir a liberação automática, aos 21 anos, do adolescente que tiver cometido crime hediondo ou contra a vida. A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), já apresentou parecer pela aprovação.
— É um projeto extremamente atual. Em vez de tratar da redução da maioridade penal, seguiu um caminho alternativo de ampliar o prazo de internação dos jovens delinquentes. Com essa modificação, o juiz poderá, com base no exame criminológico, decretar o regime de semiliberdade ou liberdade assistida do jovem infrator que não esteja apto a voltar ao convívio social. O projeto promove, indiscutivelmente, um necessário aprimoramento no ECA — avaliou Ana Amélia.
Segundo a Agência Senado, a relatora fez a análise do PLS 55/2015 na quarta-feira (24), durante reunião da CCJ. O projeto estava em pauta para ser votado, mas o processo foi adiado por pedido de vista coletiva, solicitado pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e José Pimentel (PT-CE).