Microcrédito da AGN beneficia 467 empreendedores de oito cidades do RN

A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte entregou nesta quinta-feira (15), nas cidades de Apodi e Upanema, o financiamento para 467 empreendedores de oito municípios do Rio Grande do Norte a partir de um investimento de R$ 1,39 milhão através do programa do Microcrédito do Empreendedor Potiguar.

A primeira entrega foi realizada na cidade de Apodi, na região Oeste potiguar. Na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, 231 empreendedores de Apodi, Caraúbas, Itaú, São Francisco do Oeste e Rodolfo Fernandes foram recebidos pela equipe técnica da Agência de Fomento para assinar seus contratos e receber os recursos para investir em seu negócio. Um total de R$ 760 mil foram injetados na economia da região.

À tarde, Upanema recebeu a caravana do Microcrédito no Ginásio Poliesportivo Wilneran Cabral dos Santos. Lá, 236 empreendedores distribuídos em Upanema, Janduís e Campo Grande foram beneficiados pelo programa gerido pela AGN e que resultou num investimento de R$ 609 mil na economia dos três municípios da região.

Mais >

Projeto Educação de Trânsito na Escola trabalha para popularizar o ‘Sinal de Vida’

O Projeto Educação de Trânsito na Escola vem trabalhando insistentemente para popularizar o ‘Sinal de Vida’ entre crianças do Rio Grande do Norte.

O Sinal de Vida é o carro-chefe do projeto em abrangência no Estado que tem a intenção de promover um trânsito seguro e de paz em todas as cidades.

Crianças a partir dos 06 anos de idade, especialmente, tanto de escolares particulares quanto às escolas públicos têm acesso ao trabalho do CPRE.

Liminar determina continuação de contrato do Município de Caicó com Síldilon Maia – Sociedade Individual de Advocacia


O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, por meio de Liminar, autorizou a continuidade do contrato entre a prefeitura de Caicó com o escritório de advocacia Síldilon Maia – Sociedade Individual de Advocacia, que havia sido firmado por meio de procedimento administrativo em abril de 2019 e suspenso no mês de julho a pedido do Ministério Público.

Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do RN: “No caso sob análise, compulsado-se os autos, é flagrante o imediato impacto à ordem pública,
diante da liminar concedida em primeiro grau de jurisdição, a qual necessita da contra-cautela vindicada. Isto porque a natureza dos serviços desempenhados a partir do contrato administrativo nº 34/2019 já demandam cautela no que toca a sua imediata suspensão, na medida em que poderá prejudicar a consecução da própria atividade administrativa, que ao teor do que fora posto, não dispõe de quadro de procuradores suficiente às demandas que lhes cabe.

Ademais, ao que se evidencia dos autos é amplo o objeto do contrato e complexas as atividades que serão ou vem sendo desempenhadas pelo Escritório de Advocacia, mostrando-se de logo prejudicial ao Município requerente a ruptura imediata de tal vínculo”

Parnamirim: Assistência Social discute sobre segurança alimentar

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Regularização Fundiária (SEMAS), realizou hoje, 15, no auditório Clênio José, uma palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional do município.

A ação foi promovida pelo setor Gerenciador de Segurança Alimentar da SEMAS. No evento foram discutidas ações entre o poder público e a sociedade civil com a proposta de criar o Conselho de Segurança Alimentar no município.

O palestrante, presidente do conselho estadual de Segurança Alimentar Jean Pierre, lembrou que esse é o terceiro momento em que se debate o tema, visando a implementação e garantia plena da alimentação, o que é direito constitucional de todos. Parnamirim tem avançado na implementação de projetos de lei na Câmara Municipal nessa temática.

Mais >

Amazônia precisa de ‘soluções capitalistas’, diz ministro do Meio Ambiente

Ante o crescente desmatamento no país, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo-SP), diz que a Amazônia só será preservada se forem encontradas “soluções capitalistas” que deem dinamismo econômico para a floresta e gerem renda para os cerca de 20 milhões de brasileiros que habitam a região.

Em entrevista à BBC News Brasil, Salles criticou o modo como foram criadas unidades de conservação e terras indígenas na Amazônia em governos passados – estratégia que, segundo especialistas, teve grande impacto na redução dos índices de desmatamento na floresta.

Para o ministro, a criação dessas áreas acirrou conflitos fundiários e vedou o acesso de brasileiros a uma grande porção do território nacional.

Mais >

Decreto de Bolsonaro que extinguia cargos na UFRN e IFRN é suspenso


Uma liminar do Ministério Público Federal (MPF) proibiu a extinção de 189 cargos e funções na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

A decisão suspende os efeitos do Decreto (9.725), assinado por Jair Bolsonaro em 12 de março deste ano, que acabava com milhares de cargos, funções gratificadas e de confiança por todo Brasil. A determinação impede ainda a exoneração e dispensa automática de seus ocupantes.

A decisão argumenta que a Constituição Federal “conduz claramente ao entendimento de que não pode o presidente da República dispor, mediante decreto, sobre a extinção de funções ou cargos públicos ocupados. Para que seja possível tal extinção, é necessária a elaboração de lei em sentido formal”.

Mais >

Empresário belga é preso em Natal suspeito de participação em duplo homicídio na Paraíba


Um empresário belga de 48 anos foi preso por policiais federais nesta quarta-feira (14) na Zona Sul de Natal. A prisão se deu em cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Estadual da Paraíba.

O processo judicial aponta que o empresário é suspeito de envolvimento em um duplo homicídio ocorrido em fevereiro de 2010 no município de Conde, litoral Sul paraibano. Desde o crime, o suspeito nunca havia sido localizado.

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte passou a investigar o homem após a informação de que ele poderia estar no estado. Na manhã desta quarta-feira (14), os policiais o abordaram na avenida Ayrton Senna logo após ele deixar os filhos na escola. O suspeito se mostrou surpreso com a ação e disse desconhecer o processo.

Mais >

Governo do RN quer fechar contrato de alimentação nos presídios até dezembro

O Governo do Rio Grande do Norte pretende fechar até dezembro deste ano o contrato definitivo para fornecimento de alimentação para o sistema penitenciário.

No último mês de junho, foi firmado um contrato de caráter emergencial, visto que, desde novembro de 2018, os documentos venceram e não foram renovados. Os contratos extintos previam o suprimento de comida para todo o sistema, incluindo os agentes prisionais.

Segundo o controlador geral do Estado, Pedro Lopes Neto, a Procuradoria-Geral do Estado entendeu que os servidores só poderiam receber os alimentos se houvesse uma lei designando que este seria um benefício para o servidor. Por causa disso, no contrato temporário não foi possível incluir refeições para os agentes penitenciários, o que gerou protestos da categoria.

Mais >

Vídeo: Maraísa ouve vizinhos de quarto no hotel tocando 10% e bate na porta deles

A cantora Maraísa fez uma divertida pegadinha com os vizinhos de quarto de hotel, na cidade de Araras, em São Paulo.

O local era ocupado por estudantes de medicina, que começaram a ouvir a música “10%”, cantada por Maiara e Maraísa. Ao ouvir a canção, a sertaneja resolveu bater na porta deles para “reclamar” do barulho.

A cena foi registrada pela cantora, que publicou o vídeo nos stories do Instagram. “Vocês poderiam abaixar o volume? Vocês estão me incomodando com essa música chata”, brincou Maraísa. Os estudantes abaixam o som ao ouvir a porta batendo e levam um susto ao dar de cara com a artista. Após a surpresa, eles caíram na gargalhada e tiraram fotos com Maraísa.

Mais >

Prefeitura de Parnamirim participa do Campus Party


A Prefeitura de Parnamirim vai participar de sexta-feira (16) até domingo (18) da Campus Party Natal 2, maior evento de tecnologia e cultura nerd da América Latina.

O evento vai acontecer no Centro de Convenções em Natal e tem como objetivo a construção de ambientes favoráveis para divulgar as tecnologias mais avançadas, assim como suas aplicações nos campos da Educação, da Economia, do Trabalho e da Cultura Digital.

Além do Estande que terá um simulador de vôo e apresentações dos diversos trabalçhos desenvolvidos pela Prefeitura de Parnamirim na área de C&TI, iremos apresentar no palco “Feel the future” palestras com os seguintes temas: Centro Cultural Trampolim da Vitória, ministrado pelo Secretário de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovani Júnior; Ecossistema de Inovação – Parnamirim-RN, Cidade Trampolim da vitória, espacial, digital, inteligente e humana: tendo como palestrante e secretário adjunto de C&TI, Dario Candido de Medeiros e ainda Sistemas de Gestão pública inovadores em Parnamirim-RN, ministrada pelo engenheiro de computação e coordenador de desenvolvimento e inovação do GCTI da Prefeitura, Rafael Buriti.

Mais >

PM intensifica policiamento em vias de acesso ao aeroporto de Natal

O Governo do Estado se reuniu, nessa quarta-feira (14), com diferentes órgãos para discutir ações que ajudem a melhorar a sensação de segurança nas vias de acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Sobre a Segurança Pública, a Polícia Militar irá reforçar o policiamento principalmente nos horários onde são registradas mais ocorrências, de acordo com os dados da Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (Coine). “A Polícia Militar está trabalhando para estar nos locais pontuais. Trabalhando com estatísticas, estamos distribuindo o policiamento de modo a otimizar o serviço”, destacou o coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PMRN.

O secretário da Segurança do Estado, coronel Francisco Araújo, também destacou a necessidade que outros entes atuem para diminuir os impactos da criminalidade. “Uma via que não está em boas condições, uma via que não está bem iluminada, tudo isso interfere diretamente na segurança pública”.

Mais >

Adolescentes roubam ambulância e promovem assaltos na Grande Natal


Dois adolescentes, armados com uma espingarda, foram apreendidos na madrugada desta quinta-feira (15) após uma perseguição policial pelas ruas das Zona Oeste e Leste de Natal.

A dupla, segundo a Polícia Militar, havia roubado uma ambulância e feito uma série de assaltos. Outros dois rapazes conseguiram fugir. Ninguém se feriu.

Ainda de acordo com a PM, a ambulância foi roubada no final da noite da quarta (14) em um hospital de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana da capital potiguar. “Lá, quatro assaltantes renderam o motorista da ambulância e um paciente que estava sendo preparado para ser transferido para outra unidade de saúde. Eles mandaram o paciente sair do veículo e queriam levar o motorista junto, mas o motorista resistiu e não foi. Por sorte não fizeram nada com ele”, ressaltou o tenente-coronel Eduardo Franco, assessor de comunicação da PM.

Mais >

MPs de nove estados fazem ação contra crime organizado

Nove grupos de atuação especial contra o crime organizado (Gaeco) de ministérios públicos estaduais fazem hoje (15) operações contra suspeitos de integrar organizações criminosas em vários locais do país. As ações estão sendo feitas no Rio de Janeiro, Acre, em Alagoas, no Amapá, Amazonas, na Bahia, no Ceará, em Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Os ministérios públicos cumprem mais de 300 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões. Apenas no Rio de Janeiro, são três ações. Uma delas cumpre 41 mandados de busca e apreensão contra policiais militares. Oito dos alvos foram denunciados por associação criminosa e corrupção passiva e um deles, por associação para o tráfico de drogas.

Das outras duas ações, uma é voltada a prender sete suspeitos de integrar a quadrilha que controla a venda de drogas no Complexo de Madureira, na zona norte da cidade, e a terceira para prender acusados de lavagem de dinheiro da venda de drogas.

Mais >

Temor de recessão global faz dólar fechar acima de R$ 4


As divulgações de dados econômicos ruins na China e na Alemanha provocaram turbulências nos mercados financeiros de todo o planeta. No Brasil, o dólar comercial fechou acima de R$ 4 pela primeira vez desde maio, e a bolsa de valores chegou a ficar abaixo dos 100 mil pontos em alguns momentos do dia.

A moeda norte-americana encerrou esta terça-feira (14) vendida a R$ 4,04, com alta de R$ 0,074 (1,86%) em apenas um dia. Na maior cotação desde 23 de maio (R$ 4,047), a divisa acumula valorização de 5,83% em agosto.

No mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), fechou o dia com queda de 2,94%, aos 100.258 pontos. Por volta das 16h, o indicador chegou a ficar abaixo da barreira de 100 mil pontos, mas o ritmo de queda estabilizou-se nos minutos finais de negociação.

Mais >

Polícia indicia dois filhos de Flordelis pelo assassinato do marido

A Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou dois filhos da deputada federal Flordelis dos Santos pelo assassinato de seu marido, pastor Anderson do Carmo de Souza.

A titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, Bárbara Lomba, pediu ainda a prisão preventiva dos dois, que já estão presos desde 20 de junho.

Ao entregar o inquérito ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a delegacia especializada pediu que Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cezar dos Santos de Souza respondam pelo crime de homicídio qualificado.

Mais >

Detran libera emissão de boletos para pagamento da Taxa do Corpo de Bombeiros

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) liberou a emissão dos boletos para pagamento da Taxa do Corpo de Bombeiros. A liberação acontece após a notificação oficial da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a constitucionalidade da Taxa de Proteção contra Incêndio, Salvamento e Resgate em via Pública (Taxa de Bombeiros).

Os boletos podem ser acessados no site do Detran na aba “Consulta de Veículos e Boletos”, em seguida o usuário digita a placa e renavam do veículo a ser consultado.

O Detran informou que as datas de pagamento continuaram as mesmas já definidas anteriormente – de acordo com a placa do veículo -, porém, não é cobrado nenhum acréscimo nas que já estão vencidas, sendo as mesmas emitidas com a data atual no ato da expedição.

Mais >

Renda da música de Anitta com Cardi B irá para família de Mr. Catra

Após revelar que irá realizar uma parceria musical com Cardi B, Anitta irá doar a renda da canção para a família de Mr. Catra, morto no ano passado.

A música também contará com vocais inéditos do funkeiro. A informação foi dada pelo produtor musical Papatinho, em vídeo no Instagram. Mr. Catra morreu em 9 de setembro de 2018, em decorrência de um câncer gástrico com o qual sofria desde 2017.

“Meses atrás, a família do rei Mr. Catra veio aqui no estúdio com umas vozes inéditas dele pedindo uma força, já que éramos muito parceiros (…). Contei a história e mostrei para a Anitta aqui no estúdio e ela curtiu muito. (…) Quando ela estava indo embora, disse que sempre quis fazer uma música com Mr. Catra e pediu para avisar a família dele que doaria pra eles todo o dinheiro de direito autoral que fosse ganhar com a música e que ia procurar alguém incrível pra cantar junto”, disse o produtor, emocionado.

Mais >

Ex-diretor do Idema é novo Superintendente do Ibama no RN

O ex-diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) Rondinelle Silva Oliveira foi nomeado para ser superintendente regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14.

O cargo da superintendência do Ibama no RN estava vago e Iana Carmem de Souza e Silva estava como substituta na função.Oliveira foi diretor do Idema entre 2015 e 2018. Ele é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, também, em Biologia e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Especialista em Geoprocessamento e Cartografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o novo superintendente possui ainda mestrado em Produção e Tecnologia de Alimentos.

Mais >

Asfalto: Batata trabalha nova etapa

Os primeiros R$ 500 mil para investimentos na malha asfáltica de Caicó já foram empregados. A empresa recolhe os equipamentos e aguarda os trâmites administrativos.

De acordo com o gestor, agora é aguardada a medicação feita pela Caixa Econômica para a liberação do pagamento e logo após este feito, nova etapa será colocada em prática.

“Terminado esse trecho, os técnicos da Caixa Econômica Federal farão a medição e o pagamento, e em outra etapa o asfalto chegará na região central de Caicó”, disse Batata.

Batata disse ainda que as máquinas estão indo para Olho D’água dos Borges, já que empresa tem frentes lá: “Não faz sentido as máquinas ficarem paradas aqui, é possível que em três dias a Caixa faça a medicação e o maquinário volta para Caicó”, concluiu o prefeito.

Ebserh fará concurso nacional com vagas para hospitais da UFRN

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (12) chamamento público visando a contratação de 1.363 profissionais para 40 hospitais universitários federais no país, incluindo as três unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado no município de Santa Cruz.

O projeto básico do concurso nacional contemplará 40 unidades em todo o país, incluindo hospitais, complexos hospitalares e a sede da Ebserh. São previstas 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 vagas para profissionais da área assistencial e 115 administrativos.

“A realização desse concurso nacional é orientada por três principais fatores: a substituição tanto de pessoal de Regime Jurídico Único que se aposenta, e essa era mesmo a ideia por trás da concepção da Ebserh; quanto a substituição do pessoal que tem o chamado vínculo precário, que são pessoas vinculadas às fundações universitárias, por celetistas, em ambos os casos. Além disso, há uma alta rotatividade de profissionais da área de saúde, o que prejudica os serviços que são prestados”, explicou o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, acrescentando que os hospitais funcionam em regime de escala e a falta de determinados profissionais em determinadas áreas pode comprometer todo o serviço.

Mais >