Os efeitos da internet no cérebro humano

O que era uma mera desconfiança, agora está cada vez mais próximo de se tornar uma certeza: a internet está limitando o potencial humano. No campo da neurociência já existem estudos que o advento da internet, o mundo virtual, havia mudado o cérebro das novas gerações. Agora Especialistas apontam que hoje as crianças e jovens são de fato mais inteligentes devido a evolução natural mas também muito mais inseguros e com muito menos capacidade de lidar com frustrações.

Dentre os especialistas que concordam com essa premissa, está a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner: “a circuitaria neuronal mudou. Hoje as crianças são emocionalmente imaturas e por isso sofrem mais. Também está claro que, quanto mais tempo passamos online, mais alterações a nossa função cognitiva sofre”.

Os motores de busca na internet hoje funcionam como uma espécie de memória externa a que nosso cérebro recorre. Estudos apontam que o enorme impacto dos mecanismos de busca online podem levar-nos a confiar demais na Internet como uma fonte de informação, em detrimento da nossa própria capacidade de memória interna: “A memória da máquina é limitada. Quando acaba o espaço de armazenamento, em gigabytes, temos que ter um HD externo, por exemplo. Já a nossa memória, no nosso cérebro, foi feita pra esquecer, por mais paradoxal que isto possa parecer. Arquivamos de fato do hipocampo as memórias biográficas, afetivas, e as informações são descartadas. Então manipulamos dados e informações utilizando o que a máquina não tem, que é a criatividade. A máquina cumpre um programa e tem uma quantidade limitada de armazenamento, enquanto nós temos a criatividade a gerar novas configurações, novos arranjos com informações velhas, articular o pensamento de forma a multiplicar o saber, as descobertas. A curiosidade e a criatividade são capitais humanos que elevam exponencialmente nossa cognição. A memória de fato foi feita pra esquecer, porque o ser humano não aguenta guardar “todos” os dados. A memória é seletiva, deixando na camada mais densa, inferior e bem guardada (longo prazo) o que de fato é importante, e isso explica porque recorremos tanto a informações na internet”.Mais >

Reunião entre prefeito Taveira e Equipe do Sicoob visa implantação de uma unidade em Parnamirim

Na manhã de sexta-feira (12) aconteceu no Gabinete do Prefeito Rosano Taveira uma importante reunião entre a equipe do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

Liderada pelo Presidente Manuel Santa Rosa, o Secretário Municipal de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovani Júnior, o Secretário Chefe do Gabinete Civil, Wolney França e o chefe do executivo municipal.

Compuseram também a equipe da instituição financeira as Gerentes de Relacionamento Cellyane da Silveira e Kaline Barros, o Gerente Geral do RN, Thiago Pegado, e o Assessor de Marketing da instituição.

Mais >

“Serra Negra do Norte está há 73 dias sem ocorrências policiais de roubo à pessoa ou patrimônio”

A cidade de Serra Negra do Norte, incluindo também a Zona Rural, está há 73 dias, especificamente, sem ocorrências policiais de roubo à pessoa ou patrimônio. A informação foi confirmada pelo comandante da 5ª CPIM da cidade de Jardim de Piranhas, responsável pela área operacional.

Para o Major PM Albervan Cirne, comandante da 5ª CIPM da cidade de Jardim de Piranhas, à qual o Destacamento da PM de Serra Negra do Norte está subordinado, “O resultado é fruto do esforço e dedicação de todos os Policiais e instituições parceiras que pensam na paz e tranquilidade públicas”.

Hoje é dia de ofertas no “Sabadão da Economia” no LIGZARB Supermercados


Caicó: Consultora do Ministério Público Estadual realiza visita técnica dentro do Projeto Transformando Destinos

Nesta sexta-feira (12), a consultora do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Lilian Souza, que atua na área de políticas contra as drogas do Projeto Transformando Destinos, esteve realizando uma visita técnica em Caicó.

Representando a Promotora Mariana Barbalho, a consultora Lilian participou de uma reunião com os membros do Conselho Municipal sobre Drogas, no auditório do Centro Administrativo.

“Fizemos essa visita com vistas à assessoria técnica para a elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. É um processo de organização do sistema municipal de políticas sobre drogas do Município, para que o comitê gestor e o comitê técnico possam elaborar o plano municipal de políticas públicas de acordo com o planejamento municipal e que as políticas públicas sejam transversais, incluindo a saúde, educação, assistência social, lazer e turismo e seguindo os eixos da política nacional sobre drogas, com os eixos da prevenção, cuidado e autoridade”, destacou a consultora Lilian Souza.

Mais >

Projeto social Federais Solidários retoma temporada 2019


O projeto social Federais Solidários, criado há dois anos pelo Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN), está retomando suas atividades. Na próxima segunda-feira, dia 15, a ação chega à Escola Municipal Alberto de Carvalho Araujo, em Nísia Floresta.

Esta será a primeira apresentação após a morte do idealizador do projeto e então presidente do Sinpef – José Antônio Aquino – vítima de um infarto no mês passado. Na ocasião, haverá uma homenagem em sua memória.

“Nossa missão precisa continuar, que é abordar assuntos relevantes para a evolução do conhecimento de crianças e jovens potiguares por meio de palestras gratuitas. Este é um dos mais importantes legados que Aquino nos deixou”, destaca Sérgio Guimarães, que assumiu a presidência do Sinpef-RN.

Mais >

Prefeitura de Caicó intensifica trabalhos com serviços na cobertura e boxes do novo terminal rodoviário 

A prefeitura municipal de Caicó, através da gestão Robson de Araújo (Batata) vem retomando obras que estavam paralisadas na cidade.

No bairro Nova Caicó, a obra do novo terminal rodoviário de Caicó entrou em uma nova fase e já está sendo concluída a cobertura com material metálico, além de serviços na estrutura com a colocação da fachada nos boxes.

“Esse projeto se arrastava há doze anos e estamos trabalhando para concluir e entregar nessa gestão, sendo uma estrutura moderna, onde vamos disponibilizar boxes para a Polícia, Conselho Tutelar, Saúde, estrutura com mais de dez banheiros, uma praça de alimentação. além de outros locais que serão destinados para atender a demanda de outros serviços”, disse o prefeito Batata.

Mais >

Motoristas de ônibus intermunicipais ameaçam parar atividades na próxima semana

Os motoristas das linhas intermunicipais das empresas Trampolim, Oceano e Cidade das Dunas irão se reunir em assembleia neste sábado, 13, às 9h, para decidir se entrarão em greve na próxima semana.

O motivo da possível paralisação é a retirada, segundo eles, dos benefícios da classe por parte do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado do Rio Grande do Norte (Setrans/RN).

Segundo o diretor de imprensa e divulgação do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), Rubens Pereira, os trabalhadores que operam em dupla função (motorista/cobrador), recebiam uma gratificação de 2,5% por dia em cima dos valores das passagens pagas em espécie e nos cartões.

Mais >

Assu: MPRN recomenda exoneração de servidores e medidas para combate ao nepotismo

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Assu, e a partir de denúncia recebida pela Ouvidoria do MPRN, expediu recomendação para que o prefeito do Município exonere dois servidores, no prazo máximo de 30 dias.

Ambos ocupam cargos em comissão no executivo mesmo sendo parentes de vereadores em exercício. Na recomendação, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (12), o MPRN aponta que documentos anexos aos autos do Inquérito Civil instaurado na Promotoria de Assu para investigar a situação fortalecem a denúncia.

Os próprios denunciados, em audiência, confirmaram o grau de parentesco e o exercício dos cargos comissionados.

Mais >

Estudantes bloqueiam Esplanada dos Ministérios em protesto contra reforma da Previdência


Estudantes bloquearam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (12), em protesto contra a reforma da Previdência. O ato, convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e centrais sindicais, chegou a interditar todas as faixas da via S1, na altura da Rodoviária do Plano Piloto. No entanto, por volta das 14h, o trânsito foi liberado.

Os participantes da mobilização se concentraram no Museu Nacional Honestino Guimarães às 10h e iniciaram uma passeata em direção ao Congresso Nacional. Cerca de 1h30 após o início da caminhada, os manifestantes atearam fogo em um carrinho de supermercado com pneus.

As chamas consumiram o carrinho e uma coluna de fumaça preta se formou em frente ao Congresso. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o foco de incêndio. Ninguém ficou ferido.

Mais >

Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal prenderem em flagrante, na noite desta quinta-feira (11), Kaliane da Costa Ribeiro, de 21 anos, no bairro Potengi, na capital potiguar.

A prisão aconteceu após os policiais receberam um denúncia anônima, informando que no imóvel onde Kaliane da Costa estava funcionava um ponto de venda de drogas.

Durante as diligências no local, foram encontrados drogas embaladas prontas para venda, balança de precisão e dinheiro fracionado.

Mais >

Comandante do 6º BPM, Ten. Cel. Costa presenteia criança especial que sonha em ser policial

O dia ontem foi pra lá de especial e emocionante para todos que fazem parte do 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó. Os militares que trabalham naquela unidade receberam a visita de uma criança, que mesmo diante de suas limitações tem como sonho um dia se tornar Policial Militar.

Portador de uma paralisia cerebral, o pequeno José Maria é um admirador do trabalho da polícia e ontem teve um dia inesquecível e marcante em sua vida. Amanhã começou logo cedo com a chegada da viatura que veio pegar o mesmo em casa para ir tomar café com os militares. No 6º BPM, ele foi recepcionado pelo comandante do 6º BPM Tenente Coronel Walmary Costa e em seguida pelos demais militares.

O café da manhã foi no Cassino, na presença de todos os oficiais do CPR II. Ele também viu de perto o treinamento de policiais do GTO e visitou as instalações locais e a sala do COPOM, onde acompanhou de perto alguns chamados. Acompanhando de sua Mãe e a professora Marcilene a expressão de felicidade não saia do rosto dele. Mesmo com dificuldades em falar, José Maria agradeceu a todos e pediu proteção a Deus para todos os militares ali presentes.

Mais >

Profissionais do Hospital Albert Einstein realizam curso sobre morte encefálica para médicos de todo o RN

Nesta sexta-feira (12), 32 médicos de todo o estado, da rede pública e privada, participam de uma capacitação sobre morte encefálica, com base na nova Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que trata do assunto. A ação é desenvolvida pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, em parceria com a Central de Transplantes do RN.

Desde o ano passado o Hospital Albert Einstein vem realizando este curso em todo o país; ao todo serão 100 cursos no Brasil. A equipe que está no RN é composta por sete profissionais, entre médicos e enfermeiros. O curso acontece até às 15h, com uma simulação realística prática, na UNP – Salgado Filho.

Os profissionais médicos que participam do curso são preferencialmente neurologistas e intensivistas que tenham experiência comprovada de no mínimo 1 ano no acompanhamento de pacientes em coma nos hospitais de referência, com leitos de UTI onde já ocorreu a abertura do protocolo de morte encefálica.Mais >

UNICAT emite nota técnica sobre dispensação de caneta de insulina

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), publicou nesta quinta-feira (11), nota técnica sobre fluxos e dispensação de Insulinas NPH e Regular para caneta 3 ml.

De acordo com determinação do Ministério da Saúde, a medicação será distribuída exclusivamente para pacientes com Diabetes Mellitus 1, na faixa etária menor ou igual a 15 anos e pacientes com Diabetes Mellitus 1, na faixa etária maior ou igual a 60 anos.

A UNICAT esclarece que o cálculo dos quantitativos mensais deverão ser programados pelas áreas técnicas municipais e encaminhados para as Unidades Regionais – URSAP’s (com exceção da VII URSAP) e consolidados para posterior envio ao  Componente Básico/Estratégico da Assistência Farmacêutica (CBESAF), entre o 15° e 20º dia do mês, podendo os pedidos serem retirados entre o 20° e o final do mês. Os pedidos consolidados deverão ser encaminhados para o e-mail:  [email protected]

Os municípios da Região de Saúde (VII Região de Saúde) seguirão as mesmas orientações, encaminhando suas programações diretamente ao CBESAF, mensalmente.

Passaportes: Bolsonaro quer trocar termo ‘genitor’ por ‘pai’ e ‘mãe’

Durante o café da manhã que teve com parlamentares da bancada evangélica nesta quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende fazer uma alteração nos pedidos de passaportes.

A mudança é referente ao campo destinação à filiação, que deve ser alterada de “genitor” para “pai” e “mãe”. O termo é utilizado nos formulários para pedidos do documento de menores de idade.

– O nosso Itamaraty aqui, que tem à frente o embaixador Ernesto Araújo, em nosso passaporte nós estamos acabando com a história de genitor 1 e genitor 2, estamos botando os termos ‘pai’ e ‘mãe – explicou.

Mais >

Policia Civil prende dois homens suspeitos de praticarem roubos em Nísia Floresta, Arez e região

Agentes da Polícia Civil de Nísia Floresta e Ares, com apoio da Polícia Militar de Ares e Goianinha, efetuaram, na manhã desta quarta-feira (10), a prisão dos irmãos Marcos Antônio de Paiva Costa, de 19 anos, e Magno de Paiva Costa, de 23.

Ambos possuíam mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pelas Comarcas de Nísia Floresta e de Arês.

As investigações apuraram que, no mês de maio, a dupla efetuou um roubo à uma padaria, localizada em Ares. No mês de junho, os irmãos roubaram um veículo de um homem em Nísia Floresta, chegando a esfaqueá-lo.

Mais >

Vítima de sequestro relâmpago é liberada após perseguição policial em Natal

Uma mulher foi vítima de sequestro relâmpago e passou cerca de meia hora sob poder de criminosos na noite desta terça-feira (9) em Natal.

O caso começou no bairro Alecrim, na Zona Leste da cidade, e só foi concluído no Planalto, na Zona Oeste, após perseguição policial. Um adolescente de 15 anos foi apreendido e outros dois suspeitos conseguiram fugir.

A vítima tinha acabado de sair do trabalho e dirigia seu carro quando foi abordada por três homens. Pelo menos um deles estava armado. “É um momento de terror, tensão, angústia, você estar sendo obrigada a dirigir bandidos. Eles ficavam falando que só queriam só fuga, mas ao mesmo tempo falavam em ‘pipoco’, falavam em matar”, conta.

Mais >

Suspeitos morrem em confronto com policiais na Grande Natal

Cinco suspeitos morreram em confronto com policiais, durante uma operação da Polícia Civil e da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (10) na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

Duas mulheres e um homem, que foi baleado na perna, também foram presos. Segundo a PM, este homem também é suspeito de ter participado de um ataque a um policial militar.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Franco, da Polícia Militar, o tiroteio aconteceu logo que os policiais chegaram ao local onde os suspeitos estavam. “As equipes foram deliberadamente atacadas e reagiram”, declarou. Ainda de acordo com ele, a polícia apurava suspeitas de que uma quadrilha estaria preparando ataques a transportes públicos na região metropolitana. Entre os produtos apreendidos, estavam cinco garrafas com combustível.

Mais >

Prefeitura de São Rafael deixa a Polícia Militar sem alimentação

O prefeito de São Rafael, Reno Marinho, deixou a Polícia Militar sem alimentação. Prefeito não explicou o motivo da medida, que vai prejudicar a população, já que os policiais vão ter que se deslocar para Caicó.

Os policiais ameaçam não fazer a segurança de uma festa organizada pelo prefeito que acontece nesse final de semana na cidade.

Balanço aponta trabalho da Polícia Civil do RN no primeiro semestre de 2019

Polícia Civil do Rio Grande do Norte, no período de janeiro a maio de 2019, efetuou a prisão de 828 suspeitos por crimes diversos, das 1.233 prisões realizadas pelas forças policiais do Estado.