Em Parnamirim, Projeto Gerações aproxima poder público da comunidade

Abrir a escola para a comunidade. Essa sempre foi uma das propostas da atual administração. E, neste sábado, 20, o bairro de Santa Tereza pôde vivenciar a integração comunidade/poder público.

Com o envolvimento de servidores de todas as secretarias, a Prefeitura está promovendo durante todo o dia de hoje, a primeira edição do projeto Gerações, na Escola Municipal Desembargador Silvino Bezerra Neto.

O projeto tem como meta aproximar a gestão aos cidadãos, levando serviços, principalmente nas áreas de saúde, assistência social, educação e esporte.

Mais >

Polícia fecha arena de rinha de galo em Tangara/RN

Uma arena onde funcionava rinha de galo foi descoberta e fechada por policiais militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) no município de Tangará, distante cerca de 90 quilômetros de Natal.

Ao todo, 79 aves foram resgatadas e uma pessoa autuada. O caso aconteceu na sexta-feira (19). Segundo a Cipam, o local ficava próximo a uma barragem e se assemelhava a um ginásio profissional coberto.

Os policiais da Companhia relataram ter encontrado uma estrutura toda adaptada para o funcionamento da rinha, com cerca de 40 “apartamentos” com capacidade para abrigar 8 galos cada.

Mais >

Central do Cidadão de Currais Novos é inaugurada por Fátima Bezerra e Ezequiel Ferreira


A nova sede da Central do Cidadão de Currais Novos foi inaugurada neste sábado (20) pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Os investimentos ultrapassaram os R$ 4 milhões em obras e aquisições de equipamentos. No prédio, o órgão está pronto para promover mais de 40 mil atendimentos por mês, levando dignidade e conforto aos usuários e funcionários.

Ezequiel disse que estava vendo um sonho se transformar em realidade. O presidente da Assembleia solicitava a construção de uma sede própria para a Central do Cidadão de Currais Novos desde 2017.

Mais >

Governo implanta medidas para equilibrar contas da Ceasa-RN

O Governo do Estado iniciou o processo de reestruturação da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (Ceasa-RN). A partir dos gargalos encontrados na auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado (Control) no 1º semestre de 2019, o Governo vai promover uma adequação na cobrança do condomínio da estrutura localizada na Avenida Capitão-mor Gouveia, em Natal, além de melhorar o sistema de segurança e de limpeza do local. As medidas acertadas entre o Governo e os permissionários instalados na Ceasa-RN esta semana trarão uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano aos cofres estaduais.

Os reajustes visam reequilibrar as contas da Ceasa-RN a médio prazo, com medidas que atacam tanto problemas na arrecadação quanto as despesas. De acordo com a auditoria da Control, o Tesouro Estadual arca com cerca de R$ 7 milhões por ano para complementar a folha salarial da companhia e ainda paga metade da taxa de condomínio. Atualmente, a Ceasa-RN arrecada R$ 80 mil por mês e tem um custo mensal de manutenção de R$ 157 mil.

“O que propomos para a Ceasa é um modelo de administração eficiente, que permita que as despesas operacionais devam ser custeadas pelos permissionários. A empresa precisa ser autossuficiente financeiramente. Estamos apenas implantando o que foi acordado e alinhando a Ceasa aos modelos já em funcionamento em boa parte do Brasil”, ressaltou Guilherme Saldanha, secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca e presidente do Conselho Administrativo que gere a central.Mais >

Polícia Civil faz operação de combate a fraudes em aplicativo de transporte

A Polícia Civil deu início na manhã desta quinta-feira, 18, a uma operação para reprimir fraudes em sistemas de bonificação de empresas de aplicativos de mobilidade. A ação ocorreu nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, na Região Metropolitana de Natal.

Segundo os investigadores, os suspeitos estavam efetuando cadastros de “motoristas fantasmas” para ganhar dinheiro das empresas. Em alguns casos, haviam até pessoas falecidas entre os indicados.

De acordo as primeiras apurações, eles criavam diversas contas em aplicativo de mobilidade para ganhar bonificações prometidas pela empresa-vítima, com uma rede falsa de pessoas indicadas. Por volta das 5h, policiais civis cumpriram busca e apreensão nas casas dos suspeitos.

Mais >

Big Band Trampolim da Vitória fará abertura da Festa do Sabugo em Parnamirim

Com muita melodia e afinação, a Big Band Trampolim da Vitória segue se preparando para o show de abertura da Festa do Sabugo. O evento será realizado na Avenida Castor Vieira Régis, no bairro da Cohabinal, no período de 18 a 20 de julho.

Em parceria com o cantor Isaque Galvão, grande nome da música potiguar, a expectativa da banda é de um grande espetáculo, com muita música de qualidade para o povo parnamirinense.

Além do Maestro Geraldo França e de Isaque Galvão, participarão da apresentação mais 20 músicos, que executarão arranjos com instrumentos como saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, teclado, bateria e percussão.

Mais >

Crediamigo do Banco do Nordeste supera R$ 5 bilhões em contratações em 2019

Maior programa de microcrédito urbano produtivo e orientado da América do Sul, o Crediamigo do Banco do Nordeste acaba de superar a marca de R$ 5 bilhões contratados em 2019.

Os recursos foram distribuídos em 2,3 milhões empréstimos, destinados aos microempreendedores dos nove Estados nordestinos e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os números representam crescimento de 11,55% e 5,11%, respectivamente, em valores aplicados e quantidade de operações, na comparação com o desempenho alcançado no mesmo período do ano passado.

No Rio Grande do Norte, já foram contratados R$ 287 milhões, alta de 12% em relação a 2018, em mais de 119 mil operações de microcrédito no período, 8 % a mais do que no ano anterior.  Mais >

Polícia Militar prende mulher com material entorpecente no bairro Lagoa Nova

Por volta das 11:30h dessa quarta-feira 17, policiais militares da ROCAM, em patrulhamento na travessa Victor Diogo, na comunidade conhecida como Coqueiros, bairro Lagoa Nova, efetuaram a prisão de Aline Tayse dos Santos Reinaldo, vulgo Aline Queimada, 29 anos.

Com a infratora, foram encontradas 08 porções pequenas de substância amarelada, provavelmente crack, 12 porções pequenas de substância esverdeada, possivelmente maconha, 01 balança de precisão, sacos plásticos, 01 faca, lâminas e R$ 14,00 em espécie.Mais >

Policia Militar realiza fiscalização no litoral de Nísia Floresta/RN

No final da tarde e noite desta terça-feira (16), homens da Companhia de Polícia Militar de Nísia Floresta estiveram atuando no litoral da cidade.

Na oportunidade, foram feitas barreiras policiais nas praias de Pirangi do Sul, Búzios e Barra de Tabatinga.

Com o objetivo de buscar e apreender armas e detectar e recuperar veículos roubados, foram abordados 3 ônibus de transporte coletivo, 8 veículos (entre carros e motocicletas) e um total de 43 pessoas.

Mais >

Vivaldo solicita aquisição de rastreadores veiculares para delegacias especializadas da Polícia Civil do RN

A segurança pública tem sido pauta de vários requerimentos encaminhados pelo deputado Vivaldo Costa (PSD) nos últimos meses. Esta semana o parlamentar solicitou a aquisição de rastreadores veiculares, destinados às delegacias especializadas da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O pedido foi encaminhado a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Canindé De Araújo Silva.

Vivaldo justificou que a utilização de tecnologias de monitoração eletrônica tem tido um enorme impacto transformador sobre a gestão do crime e da desordem social em todo mundo e que é preciso modernizar cada vez mais as polícias.

Mais >

Polícia Militar de Pureza inicia Operação Escola Segura

O Destacamento Policial Militar de Pureza iniciou neste dia 16 de julho a operação Escola Segura, no intuito de aproximar-se cada vez mais da comunidade escolar, bem como prevenir, inibir e dirimir delitos nas escolas e seus entornos.

Tal operação começa a ser desenvolvida, após a preocupação e solicitação da Secretaria de Educação do Município que, preocupada com o bem-estar social de docentes e discentes, buscou a Polícia Militar para desenvolver tal projeto.

O planejamento da Polícia Militar inclui em seu cartão-programa, a partir de agora, a presença constante e a aproximação às escolas da cidade de Pureza.

E para dar início ao projeto, foram feitos hoje os patrulhamentos e pontos-base nas Escolas Jarbas Passarinho (Centro), Maria do Livramento (Bebida Velha) e Isabel L. De Brito(Cana Brava).

POLICIA MILITAR
VIGILANTIS SEMPER

Operação prende 11 acusados de construir imóveis clandestinos na Muzema

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou na manhã de hoje (16) que já cumpriu 11 mandados de prisão preventiva contra acusados de exploração imobiliária clandestina na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro. Prédios irregulares construídos na comunidade desabaram em 12 de abril, deixando 24 mortos.

A operação deflagrada hoje (16) pelo MP-RJ busca cumprir 17 mandados de prisão e outros de busca e apreensão. Os promotores denunciaram 27 pessoas por participação no grupo, que é acusado de loteamento, construção, venda, locação e financiamento ilegal de imóveis.

Também pesam contra eles acusações de ligações clandestinas de água e energia elétrica, e a corrupção de agentes públicos. A operação é liderada pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), já que, além dos riscos aos moradores, os prédios invadiram área de Mata Atlântica.

Mais >

Policiais Militares do 8°BPM prendem homem por porte ilegal de arma de fogo em Nova Cruz

Por volta das 19hs deste domingo, 14, chegou a informação, através de denúncia anônima, de que havia um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo no bairro cidade do sol em Nova Cruz.

As guarnições do GTO e RP foram até o local e conseguiram capturar a pessoa de Rodolfo Lemos da Silva, 25 anos, e o menor de iniciais J. D. S. 15 anos. Com Rodolfo foi encontrado uma arma artesanal tipo Garruncha CAL.12.

Foi então conduzido a delegacia, onde foi constatado que o mesmo já havia respondido por tráfico de entorpecentes e assaltos e que havia saído recentemente do presídio. Foram então tomadas todas as medidas cabíveis ao caso.

Bolsonaro critica taxa para visitar praia em Fernando de Noronha e diz que vai revê-la: ‘Roubo’

O presidente Jair Bolsonaro criticou, neste sábado, uma taxa ambiental cobrada para visitar uma praia no arquipélago de Fernando de Noronha , em Pernambuco, e disse que o valor “explica porque quase inexiste turismo no Brasil”. Ele comentou na rede social um vídeo em que um homem filma a Praia do Sancho, considerada uma das melhores do mundo por sites de viagem.

No Facebook, Bolsonaro citou ser cobrado o valor de “R$ 106 para frequentar uma praia em Fernando de Noronha” e que isto sobe para turista estrangeiro, indo a R$ 212. “Isso é um roubo praticado pelo Governo Federal (o meu Governo). Vamos rever isso”, escreveu o presidente, referindo-se a uma portaria do Ministério do Meio Ambiente que instituiu o pagamento da taxa.

Ele finaliza a publicação pedindo que se “denuncie práticas porventura semelhantes em outros locais”.O pagamento dessa taxa citada por Bolsonaro, cobrada desde 2012, permite acesso ao Parque Nacional Marinho, que engloba algumas das praias mais conhecidas de Noronha, como a do Sancho e a Baía dos Porcos.

Mais >

Antigo proprietário de uma padaria vai cobrar dívida e confusão termina na polícia

Uma cobrança de dívida terminou em confusão e o caso foi parar na Central de Flagrantes da Polícia Civil. O antigo proprietário de uma padaria retirou os equipamentos do estabelecimento sem a permissão do novo dono.

No pátio da Central de Flagrantes, dois caminhões cheios de equipamentos chamavam a atenção na noite do domingo (14).

O soldado da PM Vilani Silva, que atendeu a ocorrência, contou que ao chegar no local os veículos já estavam carregados. “Nos deparamos com dois caminhões cheios de materiais e o ex-proprietário disse que retirou tudo para pagamento de uma dívida”, relatou o soldado.

Mais >

Encerram no domingo as inscrições para concurso da Guarda Municipal de Parnamirim/RN

Serão encerradas no domingo (21) as inscrições para o concurso da Guarda Municipal do Município de Parnamirim, na Grande Natal. São oferecidas 50 vagas para contratação imediata e outras 135 de cadastro reserva, com salário básico de R$ 998,00 e gratificação de R$ 946,00, por “risco de vida”.

A inscrição custa R$ 120 e só pode ser feita pela internet, no site da Fundação à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – Funcern – que é a instituição responsável pela execução das provas. 

De acordo com o edital, os aprovados deverão trabalhar em uma jornada de 44 horas semanais, em regime de trabalho especial.

Mais >

Governo do RN avalia encurtar o cronograma do último concurso da Polícia Militar para que o novo pessoal seja incorporado já em 2020

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Canindé de Araújo, revelou que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, avalia encurtar o cronograma do último concurso da Polícia Militar, para que o novo pessoal seja incorporado já no ano que vem.

Segundo o último calendário, divulgado no início deste mês, os novos policiais só começariam a trabalhar no final do primeiro semestre de 2021.

“Acreditamos que, nesta semana, a governadora vai anunciar uma mudança nesse cronograma. Vai haver um encurtamento. Ela garantiu que esse efetivo será incluído antes do que estava previsto no edital. Ela tem total interesse de, no início do próximo ano, esse efetivo ser incorporado às fileiras da PM para fazer o curso”, declarou o coronel, em entrevista ao programa “Manhã Agora”, da rádio Agora FM (97,9).

Segundo ele, a governadora potiguar conversa com representantes da Procuradoria Geral do Estado e do Ministério Público para oficializar as mudanças no cronograma.

O mais recente concurso da PM foi iniciado em setembro de 2018. São oferecidas 1 mil vagas para praças, sendo 938 postos para homens e 62 para mulheres. De acordo com o último cronograma divulgado pelo Governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pela aplicação das provas, tem até o final deste mês para concluir a reclassificação e a correção da redação.

Depois disso, estão previstas cinco etapas, nas quais serão realizados exames clínicos dos candidatos, testes de aptidão física, exame psicológico, investigação social e avaliação de títulos. Essa etapa final está prevista para ser concluída apenas em junho do ano que vem. Depois dela ainda vem o curso de formação dos praças, com previsão de duração de nove meses e meio.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte não tinha concurso público desde 2005. Atualmente, segundo o coronel Araújo, o déficit no efetivo da corporação é de 50%. “Está previsto um efetivo de 14 mil policiais e temos por volta de 7 mil. Na Polícia Civil, é a mesma coisa, funciona com 27% do que é previsto. Hoje a polícia é formada por abnegados com uma sobrecarga de trabalho”, destacou o secretário de Segurança.

Coronel Araújo ressalta que, além de praças, há um déficit grave no corpo de oficiais da Polícia Militar. Ele destacou que faltam principalmente tenentes. O secretário de Segurança enfatizou que recompor o efetivo é uma das duas principais prioridades do governo Fátima Bezerra.

A outra meta é regularizar o pagamento de salários o mais rápido possível. “Haverá um concurso para o ingresso no curso de formação de oficiais. A formação também será diferenciada”, explicou, antecipando que o governo buscará celeridade na execução do certame para que o efetivo seja reforçado mais rapidamente.

 

Rádio Agora FM (97,9)

Perspectiva no Focus para crescimento econômico em 2019 cai pela 20ª vez, a 0,81%

O mercado fez leves ajustes a suas perspectivas para o Brasil na pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, reduzindo pela 20ª vez seguida a perspectiva para o crescimento econômico.

Para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, a estimativa de crescimento passou a 0,81%, de 0,82% no levantamento anterior. Para 2020 a conta também foi reduzida, em 0,1 ponto percentual, a uma expansão de 2,10%.

O movimento ocorre na esteira do corte apresentado pelo governo para a projeção de crescimento da economia este ano a 0,81%, sobre 1,6% anteriormente, chamando atenção para a lentidão da economia em função de choques e com os investimentos em compasso de espera pela reforma da Previdência.

Mais >

Em Martins, Governo do RN reforça efetivo policial e garante a segurança

Em sua 13° edição, o Festival Gastronômico de Martins atrai mais uma vez um público bastante considerável, que aproveita a ocasião e vai em busca de entretenimento e atrações apetitosas, com direito ao delicioso clima da região serrana potiguar. A governadora Fátima Bezerra reservou a noite de sábado (13) para visitar o evento, que teve início sexta (12) e se encerra neste domingo (14).

Ela percorreu estandes, cumprimentou as pessoas, apreciou a apresentação do poeta Antônio Francisco e conferiu o aparato montado pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesed), que está garantindo a tranquilidade da festa, com efetivo extra de 40 policiais por dia.

“A cada ano, este festival enche nossos olhos com tanta diversidade, além de cumprir papel importante para geração de empregos, fomentando a economia da cidade e da região. Parabenizo a prefeitura, na pessoa da prefeita Olga Fernandes, pela sensibilidade em continuar realizando o evento”, declarou Fátima. Martins está localizada a 380 km da capital potiguar e tem as baixas temperaturas, especialmente no inverno, como um dos seus maiores atrativos.
O festival conta com a participação de restaurantes de todo o Estado, lanchonetes, food trucks, vinícola e cervejaria, além de uma pinacoteca, livraria, loja de artesanato e apresentações culturais de teatro, dança e música, com enfoque em estilos musicais como jazz, blues e MPB e artistas regionais.

Operação Martins

Sob a coordenação do Tenente Coronel Cavalcanti, a operação montada especialmente para o Festival de Marins, com a supervisão do Capitão Adelino (7° Batalhão da Polícia Militar), conta com 40 policiais por noite, do Grupo Tático Operacional, Rádio Patrulha e mais o efetivo extra, vindo da Capital. Ao todo, sete viaturas estão sendo utilizadas.

As missões desenvolvidas durante, antes e depois do evento tem sido: patrulhamento das rodovias, barreiras itinerantes, pontos de bloqueio, pontos bases e tático móvel em torno do evento.

Família é encontrada morta dentro de apartamento em Santo André/SP

Quatro pessoas de uma mesma família foram encontradas mortas, neste domingo (14), dentro de um apartamento em Santo André, no ABC Paulista. Segundo informações da polícia, a irmã, que também é vizinha, encontrou a família morta.

A família – dois adultos, um adolescente e uma criança com ascendência oriental – estava em um apartamento na Rua Haddock Lobo. O motivo da morte vai ser investigada, mas a polícia suspeita de asfixia por inalação de monóxido de carbono resultante da queima do gás.

Segundo o delegado, Roberto von Haydin o aquecedor a gás do apartamento não tem chaminé e As janelas estavam todas fechadas. A perícia está no local e não há sinais de arrombamento ou violência.

Mais >