Ex-deputado Manoel Torres recebe homenagem póstuma da Assembleia Legislativa do RN

Sua liderança política, atuação e reconhecimento ultrapassaram as fronteiras do Seridó e caso estivesse vivo, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caicó, Manoel Torres, teria completado 100 anos. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa irá promover uma sessão solene, evento que acontecerá na próxima sexta-feira (23), por iniciativa do deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

“Manoel Torres, o homem, o político, o empresário, o pai, o amigo. Um grande homem honrado, correto e íntegro, que dignificou a história de Caicó, do Seridó e do nosso Estado pela sua determinação e entrega às causas do povo. A homenagem a esse grande líder é justa e merecida pelos serviços prestados a Caicó e ao Seridó”, afirmou Gustavo Carvalho.Mais >

Emparn sedia reunião de análise climática para o semiárido a partir de hoje

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, sedia nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro e o I Workshop de Validação e Autoria do Monitor da Seca do Nordeste. 

Participarão dos dois eventos cerca de 20 meteorologistas dos centros de pesquisa da região Nordeste, do Centro de Pesquisa Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e da UFRN, além de técnicos em áreas ligadas ao monitoramento de chuvas e da seca.

Essa é a última reunião que vai definir como vai ser a quadra chuvosa no semiárido do Nordeste. Durante o encontro, os meteorologistas vão analisar e discutir o comportamento das condições oceânico-atmosféricas e qual a influência delas na ocorrência de chuva no semiárido, no período de março a maio, inverno na região. Mais >

Câmara aprova decreto de intervenção no Rio; senadores votam medida nesta terça

A Câmara dos Deputados aprovou, por 340 votos a 72, o decreto legislativo que autoriza a intervenção federal na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Após mais de seis horas de discussões e táticas de obstrução pelos contrários à medida, os deputados acataram o parecer da deputada Laura Carneiro (MDB-RJ) favorável à medida, anunciada pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16).

Nesta terça-feira (20), o Senado deve realizar, às 18h, uma sessão extraordinária destinada a votar o decreto. Caso o texto que estipula a intervenção seja aprovado pela maioria simples dos senadores presentes, o Congresso Nacional poderá publicar o decreto legislativo referendando a decisão de Temer de intervir no Rio de Janeiro.Mais >

Prefeito Batata apresenta mensagem anual à Câmara Municipal e destaca avanços para Caicó

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), apresentou a mensagem anual à Câmara Municipal de Caicó, nesta segunda-feira (19). Na ocasião, Batata elencou vários avanços no primeiro ano de mandato no Município, além de enfatizar as metas de trabalho para 2018 nas diversas áreas.

Batata falou sobre o grande programa de calçamento para a cidade de Caicó e que já foi iniciado com a pavimentação pelos bairros Boa Passagem e Recreio e, em breve, será feita a licitação para pavimentar vinte ruas em vários setores da cidade.

“Viabilizamos recursos com o governo federal para calçarmos cinquenta ruas, inclusive a topografia já está em andamento. Estamos concluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também mostramos na Câmara que investimos na geração de emprego e renda, com o Carnaval, Festa de Sant’Ana e inovamos em vários aspectos”, disse o prefeito.Mais >

Afluente importante do velho Itans, açude de Santa Luzia começa a ser reabastecido

O açude público de Santa Luzia-PB que estava totalmente seco, com as boas chuvas caídas ontem (18/02) em Santa Luzia e na região, começa a ser reabastecido d’água pluvial.
Segundo informações de Chico do Rádio, nesse domingo (18/02) foi registrada a melhor chuva neste ano de 2018 na cidade de Santa Luzia e na região do Vale do Sabugi.

Foto: Chico do Rádio / Reportagem: Toscano Neto

ProUni: selecionados em primeira chamada têm até dia 23 para comprovar dados

Termina nesta sexta-feira (23) o prazo para comprovação dos dados dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A confirmação das informações é requisito para garantir a vaga e deve ser feita na universidade onde o candidato vai estudar.

Os dados que devem ser comprovadas dizem respeito ao cadastro e à renda, tanto do candidato quanto de seu grupo familiar e prova de residência, entre outros. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos devem ficar atentos e se informar nas instituições de ensino sobre os documentos, pois informações complementares poderão ser solicitadas.Mais >

Chuvas continuam em todas as regiões do RN nos próximos dias, prevê Emparn

No fim de semana passado, da manhã da sexta-feira (16) até a manhã de desta segunda-feira (19) , a unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou fortes chuvas em vários municípios do Estado, com destaque para Pureza, com 280 milímetros e ainda, Ceará-Mirim, com 208,9 mm.

O monitoramento das chuvas é realizado no Rio Grande do Norte desde 1963 e, em Parnamirim, este mês de fevereiro é o mais chuvoso da história, com um acumulado de 503 milímetros (mm), até agora. Antes o recorde foi registrado em fevereiro de 1974 com um volume de 324mm.Mais >

Petrobrás diz que fica com 28% do preço da gasolina e 49% do diesel

A Petrobrás passa a divulgar a partir desta segunda-feira, 19, o preço que pratica nas refinarias para a venda de gasolina e diesel às distribuidoras. Em comunicado, a empresa alega que essa mudança dá mais transparência à composição do preço final dos combustíveis, reiterando o que disse ao Broadcast no último dia 7 de fevereiro o presidente da Petrobrás, Pedro Parente. Já estava previsto o início dessa forma de divulgação após a semana do Carnaval.

Segundo a Petrobrás, a empresa fica com 28% do preço total da gasolina e 49% do preço total do diesel. Na divulgação desta segunda-feira, o valor da gasolina A, que será cobrado nas refinarias a partir desta terça-feira, 20, é de R$ 1,5148 e o do litro do diesel A, de R$ 1,7369. Já o Gás Liquefeito de Petróleo residencial (gás de cozinha), continua com o mesmo preço, R$ 23,16, até abril, seguindo a nova política de ajustes trimestrais anunciada em janeiro deste ano.Mais >

Suspeito de arrombar escola municipal na Zona Sul é preso pela Guarda Municipal

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) conseguiram prender na madrugada desse domingo, 18, o suspeito de furto e arrombamento identificado com David de Almeida Lopes, 21 anos. David foi detido dentro da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, situada no bairro de Neópolis, na zona Sul da capital.

Os guardas municipais foram acionados e conseguiram evitar que equipamentos como televisores, ventiladores, material esportivo e outros objetos fossem furtados da unidade pedagógica que atende alunos matriculados no ensino fundamental.Mais >

Mãe de Geddel volta a se insurgir contra prisão domiciliar pedida por Raquel

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB) e sua mãe, Marluce Vieira Lima, voltaram a pedir ao Supremo Tribunal Federal para que não acolha pedido da Procuradoria-Geral da República, que requer cautelares contra o peemedebista e sua genitora. Ambos foram denunciados pelo bunker dos R$ 51 milhões em Salvador. Na acusação, a procuradora-geral, Raquel Dodge, já pedia recolhimento noturno a Lúcio e prisão domiciliar para Marluce.

No último dia 15, a chefe do Ministério Público Federal voltou a pedir medidas cautelares para o parlamentar e sua mãe. Raquel solicitou Lúcio Vieira Lima em recolhimento domiciliar, com fiança de 400 salários mínimos e ressaltou:  “A propósito, só em patrimônio, ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2014, o equivalente a R$ 7.720.882,46 (sete milhões, setecentos e vinte mil, oitocentos e oitenta e dois reais e quarenta e seis centavos)”.Mais >

Deicor cumpre mandado contra investigado por roubos a caixas eletrônicos

Na manhã desta segunda-feira, 19, policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra Darlyson Ferreira de Lima, 25 anos.

Ele, que é investigado pela Divisão por ser integrante de um grupo especializado em arrombar cofres e roubar bancos e caixas eletrônicos, foi preso em flagrante no último sábado, 17, por policiais militares do 9o Batalhão de Polícia Militar quando estava na companhia de outro integrante do grupo, Geová Coelho de Oliveira.

A dupla foi presa com uma pistola calibre 380, porções de droga e uma balança de precisão, quando estavam no bairro Bom Pastor, em Natal. Os dois foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Mas, como Darlyson já era investigado pela Deicor também foi possível cumprir o mandado de prisão preventiva.Mais >

Manifestantes protestam contra reforma da previdência em Natal

Manifestantes se reuniram na tarde desta segunda-feira (19) em frente a sede do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Natal, no bairro Tirol, para protestar contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal. A reforma seria votada nesta segunda (19) no Congresso Nacional, contudo a votação foi adiada, por causa da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

O protesto na capital reuniu membros de sindicatos e movimentos sociais, que são contra a reforma previdenciária. Eles saíram pelas ruas do bairro cantando gritos de ordem contra a reforma e também contra o presidente Michel Temer, se seguiram até a sede da Assembleia Legislativa, onde foi encerrada a movimentação. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 500 pessoas participaram do ato. A organização não divulgou a quantidade de participantes.

Emparn registra chuva histórica em Parnamirim, RN; acumulado de fevereiro já passa de 500 milímetros

O fim de semana foi de boas chuvas em todas as regiões potiguares. Boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) destaca que entre a manhã da sexta (16) e manhã desta segunda (19) houve registro de chuvas fortes em vários municípios, com destaque para Pureza, com 280 milímetros, e Ceará-Mirim, com 208,9 mm.

Em várias cidades do interior do estado, moradores registraram as chuvas que caíram ao longo do fim de semana. 

Em Parnamirim, ainda de acordo com a Emparn, fevereiro já é o mês mais chuvoso da história do município, com um acumulado de 503 milímetros até agora. Antes, o recorde havia sido registrado em fevereiro de 1974, com um volume de 324mm.Mais >

Comando do Corpo de Bombeiros discute cessão de terreno para o órgão em Caicó

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve reunido nesta segunda-feira (19), no Centro Administrativo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, e outros oficiais da corporação. 

Segundo o capitão Alcione Araújo, na reunião foi assinado o documento de cessão do terreno ocupado pelo Corpo de Bombeiros de Caicó, para que a entidade possa fazer reforma, ampliação e outras modificações na estrutura, já que a área é de propriedade do Município de Caicó e que será doada ao Corpo de Bombeiros. A referida cessão que está sendo preparada ainda passará pela apreciação da Câmara Municipal de Caicó.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição de grande credibilidade e tem relevantes serviços prestados em toda a sociedade seridoense e no Rio Grande do Norte e merece todo o nosso apoio para que esse trabalho continue prosperando a cada dia, com a integração de toda a comunidade”, disse o prefeito.

Caicó: Concluída, Comissão Especial vê irregularidades com o caixa da COSIP

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) concluiu a investigação sobre a aplicação dos recursos de Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública de Caicó, desde a sua criação. O relator Alisson Jackson fez a leitura do documento que obteve a aprovação na íntegra com quatro votos favoráveis, sendo três vereadores sugestivos a uma ressalva no item 2 alínea B, pelos demais integrantes da CEI. A leitura ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), na sala de reuniões Governador Vivaldo Costa, da Câmara de Vereadores de Caicó.

De acordo com o relatório, ficou claro que a verba da COSIP, em diversas oportunidades, era utilizada, prioritariamente, para pagar a empresa prestadora de serviços ao município, que demandava um valor muito alto da receita e o que restava não era suficiente para cobrir os custos com o uso da energia dos prédios públicos, sendo esta a razão para a suspensão do fornecimento de energia.Mais >

Em Santa Cruz , no agreste, choveu mais de ‘100 mm’ em menos de uma semana

Santa Cruz registrou chuvas que, somadas, tiveram mais de 100 milímetros ao longo da semana passada.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura, o dia que mais choveu foi a Quarta-feira de Cinzas, com quase 70 mm. Na sexta e no sábado outras chuvas intensas caíram sobre Santa Cruz, com mais de 30 mm no acumulado, totalizando mais de 100 mm em menos de uma semana.

Em algumas comunidades rurais o número também se aproximou disso, o que trouxe boa expectativa para o homem do campo de um bom período chuvoso neste ano de 2018, já que a quadra chuvosa da região está apenas começando.Mais >

Volume do Açude Itans é de 1 metro d’água

As últimas chuvas registradas na região do Seridó proporcionam um aumento, ainda tímido, do nível d’água do Açude Itans, em Caicó. De acordo com informações do DNOCS, o volume hoje é de 1 metro, equivalente a 314 mil metros cúbicos.

Jardim do Seridó: Homens armados invadem residência de casal de idosos e roubam oito mil reais

Na madrugada desta segunda (19), um casal de idosos foi surpreendido por dois homens armados que portando uma faca e um revólver, invadiram sua residência. O fato aconteceu em Jardim do Seridó. A senhora foi identificada como “Ana Maria Dantas de Azevedo”, possui 68 anos e é deficiente física.

A vítima relatou que estava em seu quarto até que os cachorros começaram a latir, neste momento, seu esposo, identificado por “Antônio Góis”, conhecido por “Ramalho”, 78 anos, se levantou e se deparou com os bandidos no interior da casa, localizada na Rua Manoel Salvino, Bairro Alto da Caixa D’água.Mais >

‘Tenho dúvidas sobre o resultado da intervenção’, diz ministro do STF

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o carioca Marco Aurélio Mello tem “sérias dúvidas” sobre o resultado da intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. “Será que o Exército realmente vai solucionar a problemática da corrupção na polícia repressiva, que é a militar?”, questionou, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

O ministro credita a decisão federal não apenas à escalada da violência como também às ausências do prefeito Marcelo Crivella (PRB) e do governador Luiz Fernando Pezão (MDB). “O governador foi praticamente para um retiro”, criticou. Mas preferiu não avaliar o decreto presidencial. “Se é constitucional ou inconstitucional, não irei comentar. Talvez eu possa até julgar isso.”Mais >

Chuvas deverão continuar ainda nesta semana

A previsão é de continuidade do tempo chuvoso nesta semana em Natal, a começar por pancadas de chuva nesta segunda (19), tanto de dia quanto à noite. A nebulosidade deve aumentar e a temperatura média variar entre 24º e 29º.

O litoral deve ser o principal atingido pelas precipitações até esta terça (20), enquanto as chuvas devem atingir o norte do estado na quarta-feira.

Na região Nordeste, o início de semana tem chuva forte no Maranhão, Piauí, Ceará e Leste de Alagoas.