Governo traz Internet para Todos

O governador Robinson Faria anunciou nesta terça-feira, 20, na presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o início no Rio Grande do Norte do Programa Nacional “Internet para Todos”. O programa, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, poderá levar internet de banda larga a todos os 167 municípios do RN.

“O RN agora entra na era da tecnologia e da informação universalizada, com acesso ágil e de qualidade à internet”, afirmou Robinson Faria, esclarecendo que o Governo do Estado e o Governo Federal se uniram para disponibilizar a tecnologia em todo o território do RN. Mais >

Votos de Alisson, Andinho, Rosângela e Zaqueu conseguem manter integralidade do relatório da CEI em Caicó

Os vereadores Alisson Jackson (PROS), Andinho Duarte (PRP), Rosângela Maria (PR) e Zaqueu Fernandes (PHS) conseguiram manter, através dos seus votos favoráveis, a integralidade do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que apurou a destinação dos recursos da Cosip em Caicó.

Composta por sete membros, três vereadores não estavam de acordo com o itém 2, alínea B que baseado nos termos do art. 5º, I, do Decreto-Lei nº 201/67, dá direito a qualquer eleitor do município a subscrever denúncia com o objetivo de instauração de processo de cassação do atual prefeito a ser analisado pela Casa Legislativa. A alegação foi de que apenas os órgãos de fiscalização como Ministério Público e Tribunal de Contas poderiam emitir o pedido a Casa.Mais >

Barragem Dinamarca começa a transbordar

Com capacidade de 5 milhões de metros cúbicos, a Barragem da Dinamarca começou a transbordar na tarde desta terça-feira (20).

Localizada em Serra Negra do Norte, a cheia da Dinamarca é para os Seridoenses um sinal de bom inverno. A perspetiva é que mais reservatórios encham com a intensificação das chuvas.

Robinson Faria diz que não fala em política e que seu foco é a gestão

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), disse nesta terça-feira que pretende, dentro de 60 dias, colocar o salário dos servidores em dia e fixar um calendário de pagamento.

“Já pagamos 87% do mês de janeiro; faltam 13%, e nossa intenção é dentro de 60 dias ter algumas operações em curso como compensação da Previdência, de receita de ativos e estamos juntando tudo num pacote”, ressaltou o governador.

À pergunta se seria candidato à reeleição, Robinson Faria disse aos repórteres que não fala em política. “Eu não falo em candidatura, minha preocupação é gestão”, disse o governador  em solenidade de lançamento do Programa Internet para Todos, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, nesta terça-feira, 20, que contou com a  presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação, e Comunicações, Gilberto Kassab.Mais >

STJ nega mais uma tentativa de soltura ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves

Com um placar de 4 a 1, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, na tarde desta terça-feira, o pedido de liberdade impetrado pela defesa do ex-ministro Henrique Eduardo Alves. O único voto pela liberdade do peemedebista potiguar foi do ministro Sebastião Reis Júnior.

A decisão frustra mais uma tentativa de soltura, através do advogado do ex-ministro investigado na Operação Lava Jato, que deverá continuar preso na Academia de Polícia Militar, Coronel Milton Freire, em Barro Vermelho. Enquanto isso, a defesa pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).Mais >

Polícia não pode obter provas pelo WhatsApp sem autorização judicial

Os ministros da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiram, no âmbito de um habeas corpus, que a obtenção de provas por meio de conversas de WhatsApp não autorizada pela Justiça é ilegal.

O caso julgado refere-se ao recurso da defesa de investigados por furto de imóveis. Os agentes vasculharam o celular de suspeitos na cidade de Oliveira, em Minas Gerais.

Segundo o auto de prisão em flagrante, uma moradora da cidade chamou a polícia após ver um homem com ‘atitude suspeita’. Os policiais levaram suspeitos até a delegacia, onde seus celulares foram analisados sem autorização judicial.Mais >

Polícia Federal prende integrante do PCC em voo vindo de Fortaleza

A Polícia Federal prendeu Claudiney Rodrigues de Souza ,de 36 anos, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Conhecido como “Cláudio Boy” e apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), ele foi preso nesta segunda-feira, 19, ao desembarcar de um voo vindo de Fortaleza, onde na semana passada duas lideranças da facção foram assassinadas. A polícia ainda não sabe se Cláudio Boy tem relação com o caso.

Em nota, a PF informou que Souza é considerado foragido da Justiça de Minas gerais e integrava a lista de procurados da Interpol. “Contra ele há, pelo menos, sete mandados de prisão em aberto, expedidos pelas 1ª e 3ª Varas de Tóxicos e pelos I e II Tribunais do Júri, todas da Comarca de Belo Horizonte”, informou a polícia.Mais >

DHPP indicia “Chuck” por homicídio ao lado do cemitério de Nova Descoberta

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa indiciou nesta terça-feira (20), Thiago Rodrigues Silva, vulgo “Chuck”, pelo homicídio de Sérgio Ferreira da Silva, em setembro de 2015. A ocorrência criminosa aconteceu por volta das 18hs, ao lado do cemitério da Avenida Amintas Barros, no bairro de Nova Descoberta, em Natal.

Segundo investigações, Thiago ficou esperando Sérgio passar em frente ao cemitério, pois sabia que a vítima percorria esse trajeto diariamente, e realizou disparos de arma de fogo.

Além deste indiciamento por homicídio, Thiago Rodrigues também foi indiciado pelo mesmo crime em fevereiro de 2016, quando matou Kleyber Chagas da Silva, em ação que também ocorreu no bairro de Nova Descoberta.

Cadastramento biométrico obrigatório começa a ser feito em mais nove municípios do RN

A biometria revisional do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) começa a ser realizada em mais nove municípios do estado ainda nesta semana.

Nesta quinta-feira (22), o cadastramento biométrico obrigatório tem início em Passa e Fica, Montanhas e Lagoa D’Anta. Na sexta (23), em Martins, Umarizal, Taipu, Jandaíra, Poço Branco e Portalegre.

Mais >

Diretora de “Leningrado, Linha 41” estará na estreia do documentário em Caicó, nesta sexta-feira (23)

A estreia de Leningrado, Linha 41, em Caicó, contará com a presença da diretora Dênia Cruz e da roteirista Luara Schamó. Elas confirmaram presença no lançamento do documentário que será realizando no Centro Cultural Adjuto Dias, nesta sexta-feira, e que conta com o apoio da Prefeitura de Caicó.

Leningrado, Linha 41 conta a história da ocupação que aconteceu na madrugada da sexta-feira santa em 2004, quando cerca de 120 famílias armam seus barracos e começam a luta pelo direito à moradia. Surge o assentamento Leningrado em Natal, uma alusão à cidade soviética sitiada em 1941 durante a segunda guerra mundial. Ambos lugares de resistência e dignidade.Mais >

Açude Coremas está com mais de 26 milhões de metros cúbicos d’água, e Mãe D’água com 15 milhões

De acordo com informações da AESA, o atual volume do Açude Estevam Marinho, na cidade de Coremas é de 26 milhões, 027 mil e 276 metros cúbicos d’água, o equivalente a 4,40% de sua capacidade total, que é de 591 milhões, 646 mil, 222 m3. O reservatório aumentou 68 cm de lamina d’água nas últimas 24 horas, significando quase 03 milhões de metros cúbicos. Os dados são desta terça (20).

Com relação a Mãe D’água, também localizado e Coremas, o atual volume é de 15 milhões, 399 mil e 930 metros cúbicos, o que corresponde a 2,71% de sua capacidade total, que é de 567 milhões, 999 mil, 13 metros cúbicos. Os dois açudes estão na Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu.

Ministro da Ciência vem a Natal para apresentar o programa ‘Internet Para Todos’

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, estará em Natal nesta terça-feira (20) para apresentar o programa ‘Internet Para Todos’. Na ocasião, será assinado um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Ministério para implantar o Projeto Infovia Potiguar, que levará internet banda larga de alta velocidade para o interior do Rio Grande do Norte. O evento será na Escola de Governo, no Centro Administrativo, às 11h.

O projeto, que deve ser implementado ainda em 2018, interligará a cidades de Currais Novos, Assú, Santa Cruz, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Pau dos Ferros, beneficiando escolas, hospitais, delegacias de polícia, e outras unidades ligadas às Secretarias de Saúde, Educação, Segurança, Tributação, Justiça e Cidadania, Assistência Social e Detran, além de modernizar o setor público e oferecer melhoria no atendimento à população.Mais >

Forças Armadas fazem operação em favela na zona norte do Rio de Janeiro

As Forças Armadas fazem desde as 5 horas desta terça-feira (20) uma operação junto com a Secretaria Estadual de Segurança do Rio, na comunidade da Kelson’s, na Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Entre as ações estão operações de cerco e desobstrução de vias na comunidade, que é vizinha de um quartel da Marinha e de onde bandidos têm ameaçado os militares.

A ação faz parte do decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem, assinado em 28 de julho do ano passado. Portanto, não faz parte da intervenção federal na segurança do estado.Mais >

ITEP deixa de emitir certidão de antecedentes criminais; serviço será feito pelo TJ

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) informa que a partir deste sábado (26), o órgão não irá mais emitir a certidão de antecedentes criminais. A decisão em extinguir a emissão do documento foi baseada na Constituição Federal e decidida após discussão em uma reunião com membros do Tribunal da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Civil.

A partir desta data, a certidão de antecedentes criminais será emitida exclusivamente pelo Tribunal de Justiça do Estado, por meio do site http://esaj.tjrn.jus.br. A revogação da emissão do documento pelo ITEP se baseia principalmente no artigo 5º da Constituição Federal, que estabelece que “ninguém será culpado até o transito em julgado da sentença condenatória”.Mais >

UFRN convoca aprovados na segunda chamada do Sisu para cadastramento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou no último dia 19 a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que inclui aprovados e suplentes para preenchimento das vagas remanescentes da instituição.

Os candidatos devem consultar a lista de convocação no endereço www.sisu.ufrn.br, no qual também está disponível o edital com a documentação necessária para cadastramento e matrícula, que acontecem a partir desta quarta-feira, 21.Mais >

Processo seletivo da Sesap entra na fase de análise de currículos

Foram iniciados nesta terça-feira (20) os trabalhos de avaliação de títulos e experiência profissional do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 553 profissionais para a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP – RN). A comissão responsável é composta por servidores de cargo efetivo e fará a análise dos currículos até sexta-feira, dia 23, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope).

O resultado final está agendado para 10 de março, conforme o cronograma do edital nº 001/2018/GS/SESAP/RN. O processo seletivo recebeu mais de três mil inscrições.Mais >

Facebook deve pagar multa de R$ 4 milhões

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) condenou o Facebook a pagar uma multa de R$ 3,96 milhões por descumprir ordens judiciais da 5.ª Vara Federal de Guarulhos, que buscava informações de usuários da rede social para uma investigação criminal. A decisão aconteceu no final de 2017, mas foi publicada apenas ontem.

No caso, a Justiça buscava dados que pudessem comprovar o envolvimento de pessoas em uma organização para importar, fabricar, distribuir e comercializar anabolizantes e medicamentos sem licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa).

O Facebook Brasil não cedeu as informações pois disse que seria impossível obter os dados, uma vez que as contas eram de responsabilidade da matriz da empresa nos Estados Unidos, o Facebook Inc, alegando que a subsidiária brasileira era apenas responsável por vendas e publicidade.Mais >

Dupla é presa por tráfico de drogas em Parnamirim

Dois homens foram presos pela Polícia Militar (PM) por tráfico de drogas em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Com a dupla foi encontradas 141 pedras de crack, 66 trouxas de maconha, 25 papelotes de cocaína e porções de maconha não fracionadas.

O fato ocorreu na Avenida Mario Negócio, localizada no bairro Rosa dos Ventos. O policiamento realizava um patrulhamento de rotina e se depararam com dois homens em atitude suspeita.

Ao perceber a aproximação da PM, os suspeitos tentaram fugir, mas foram capturados e identificados como Jean Renato da Silva Bezerra, de 24 anos, e Darlan Nunes de Melo, de 18 anos.Mais >

Assaltante é preso após praticar vários assaltos a ônibus em paradas da BR 101

Durante fiscalização de combate a criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite dessa segunda-feira (19), em uma parada de ônibus da BR 101, no bairro de Emaús, em Parnamirim, um homem de 30 anos, acusado de praticar vários assaltos a ônibus que fazem o transporte de passageiros na região metropolitana de Natal.

No momento da abordagem, o suspeito portava duas camisas, uma sobre a outra, um boné vermelho para encobrir o rosto, além de uma faca peixeira. O homem é acusado de vários roubos à motoristas e passageiros de ônibus e vans que trafegam pela BR 101 Sul. O último assalto ocorreu por volta das 16h de ontem (19), em uma parada próxima ao local da prisão.Mais >

Semana começa com chuvas em 49 cidades da PB; Catingueira teve 150,8 mm

Entre as manhãs deste domingo (18) e desta segunda-feira (19), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registrou chuvas em 49 municípios da Paraíba. Apenas na cidade de Catingueira, no Sertão paraibano. A chuva registrada foi de 150,8 mm. A previsão é de mais chuvas isoladas no estado, na noite desta segunda-feira.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, o tempo ficou instável por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é considerado o principal sistema meteorológico para geração de chuvas no semiárido nordestino.

“As maiores precipitações ocorreram no Cariri, Sertão e Alto Sertão. Algumas cidades que ficam nestas regiões já receberam quantidades de chuvas acima da média histórica”, observou a meteorologista do Governo do Estado, Marle Bandeira.

Mais >