Petrobras pagará multa de R$ 14,2 mi ao Ibama por poluição no mar

A Petrobras informou ao Ibama que vai pagar a multa de R$ 14,28 milhões por conta de problemas ambientais ocasionados pela operação da plataforma P-51, que resultaram em cinco autos de infração do órgão ambiental. A Petrobras apresentou recurso em relação a quatro desses autos e anunciou que pagará o quinto, que contempla a multa de valor mais alto, de R$ 14,28 milhões, ou optará pela conversão dessa multa em serviços ambientais, informou o Ibama há pouco em um comunicado.

A multa foi aplicada após a Operação Ouro Negro, iniciada no primeiro semestre de 2017, ter encontrado problemas ambientais relacionados ao lançamento da água de produção da plataforma. A Petrobras entrou com recurso contra quatro das multas, que somam cerca de R$ 60 mil, mas não recorreu da quinta multa, de R$ 14,28 milhões.Mais >

Sobe para 21 o número de mortos pela febre amarela no Rio de Janeiro

Sobe para 21 o número de mortos pela febre amarela no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde em 2018 foram registrados 47 casos de febre amarela silvestre em humanos.

Foram confirmados casos de febre amarela em macacos nas cidades de Niterói, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, Barra Mansa, Valença e em Miguel Pereira.Mais >

Em mais um fim de semana violento, RN registra 26 homicídios, aponta Obvio

Em mais um fim de semana violento, o Rio Grande do Norte registrou 26 homicídios nas últimas 72 horas, segundo dados do Observatório da Violência (Obvio). A maior parcela dos crimes aconteceu na região metropolitana de Natal, que registrou um total de 15 homicídios.

Já a cidade com o maior número de casos foi Mossoró, que contabilizou sete crimes violentos. Um destes foi o duplo homicídio registrado no bairro Belo Horizonte, na área urbana da cidade. Um casal foi assassinado a tiros, dentro de casa, por dois homens. Foram mortos Paulo Victor de Araújo, de 25 anos, e Kamila Karolina Paulino da Silva, de 22 anos, que era deficiente física.Mais >

Sem reforma na Previdência, Saúde e Educação podem ficar comprometidas

O governo federal alinha o discurso em defesa da reforma da Previdência, que deve ser votada neste mês de fevereiro. Aliados do presidente Michel Temer explicam que, sem novas regras para concessão de aposentadorias, o sistema pode falir e comprometer outras áreas importantes, como Saúde e Educação.

Na semana de aniversário da Previdência Social, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, comentou sobre o assunto e afirmou que a continuidade do pagamento das aposentadorias depende do fim dos privilégios.

“É muito importante nós tornarmos o nosso sistema previdenciário com sustentação. Que ele não vá amanhã deixar de pagar o valor das aposentadorias de vocês. É importante para o Brasil, nós fazermos uma reforma da Previdência que garanta o pagamento daqueles que já estão aposentados e dos que ainda vão aposentar-se. E isso, como esse modelo que nós temos, não acontecerá”.Mais >

Paulistano ganhador da Mega-Sena é assassinado em mesa de bar no Ceará

Miguel Ferreira de Oliveira, de 50 anos, conhecido como o Milionário da Mega-Sena no Ceará, foi morto na madrugada de domingo, 4, no bar Ponto da Pizza, no bairro Alto Alegre, em Campos Sales, a 596 quilômetros de Fortaleza.

Oliveira, que era natural de São Paulo, faturou, em 2011, o prêmio de R$ 39 milhões na Mega-Sena. Após ganhar o prêmio, ele se mudou para Campos Sales, onde comprou imóveis e vivia dos aluguéis.Mais >

Por aclamação, José Vanildo é reeleito para terceiro mandato à frente da FNF

O atual presidente da Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, foi reeleito para seu terceiro mandato à frente da entidade na manhã desta segunda-feira, 5, após audiência pública realizada na sede da Federação, em Lagoa Nova.

Dirigentes de diversos clubes potiguares se fizeram presentes na Federação, dentre eles os presidentes do ABC, Paulo Tarcísio, do América, Eduardo Rocha, do Alecrim, Ubirajara Veiga, do Santa Cruz de Natal, Lupércio Segundo, do Coríntians de Caicó, Raimundo Lobão, entre outros.Mais >

TRT-RN divulga lista de aprovados no concurso público para servidores

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) disponibilizou, na última sexta-feira (2), no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), o edital nº. 003/2018 com a lista dos candidatos aprovados no concurso público para servidores realizado em dezembro de 2017.

As provas do concurso público para provimento de cargos de técnico judiciário (área administrativa) e analista judiciário (área judiciária) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) foram aplicadas no dia 10 de dezembro de 2017.Mais >

Ano legislativo será aberto com leitura da mensagem anual do governador

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte retoma as suas atividades em caráter ordinário a partir desta terça-feira (6), com a tradicional leitura anual da mensagem do governador do Estado. A sessão solene está prevista para as 9h30 e acontece no plenário da Casa, com a participação dos 24 deputados estaduais.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, o chefe do executivo estadual remete ao Palácio José Augusto a mensagem e o plano de governo, expondo a situação do Estado, com as expectativas do que será executado pelo Governo em áreas estratégicas, a exemplo da Saúde, da Segurança e da Educação.Mais >

Justiça suspende descontos de empréstimo por juros abusivos

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conquistou na justiça a suspensão de descontos que vinham sendo realizados na conta corrente de uma idosa a título de empréstimos. A decisão foi realizada em tutela provisória de urgência, foi tomada após ser verificado que o banco em questão praticava juros considerados abusivos com taxa anual chegando a 987,22%.

Na ação, a defensora relatou que após abrir um empréstimo para a consumidora a instituição financeira passou a impor outras contratações sucessivas “descontando do valor mutuado as parcelas pendentes de pagamento do empréstimo anterior, sem o abatimento proporcional dos juros”.Mais >

Governo lança projeto de novo documento de identidade

O governo federal lançou nesta segunda-feira (5) o projeto piloto do Documento Nacional de Identificação (DNI), que reunirá, num primeiro momento, o CPF e o título de eleitor. As informações são do G1.

O DNI poderá no futuro incluir outros documentos, desde que sejam firmados convênios com órgãos públicos para a integração da base de informações.

O Ministério do Planejamento informou que a nova identificação dispensará a apresentação de papéis como CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor.Mais >

Câmara de Touros: Relatório apresenta divida de mais de 400 mil da gestão Diego França

Após realização de auditoria de transição na Câmara Municipal de Touros/RN, se constatou que o Vereador Diego França (DEM), Ex-Presidente da Câmara Municipal tourense, durante sua gestão, no período de 2013 a 2016, deixou dívidas para o órgão no montante de pouco mais de R$ 400.000,00 (quatro centos mil reais), segundo relatório apresentado ao Tribunal de Contas do estado do Rio  Grande do Norte (TCE-RN) em março de 2017.

De acordo como o Relatório Técnico Conclusivo apresentado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), o parlamentar e atual Líder do Prefeito de Touros/RN, Assis do Hospital, criou um déficit financeiro que até os dias de hoje vem penalizando a Câmara Municipal. Pagando mensalmente pouco mais de R$ 17.000,00 por mês, decorrente de dívidas de INSS deixada pelo Ex-Presidente do Legislativo Tourense, Diego França (DEM).Mais >

QFome, o primeiro aplicativo de delivery de Caicó

Caicó ganhou o primeiro aplicativo de delivery, trata-se do QFome que facilitará a vida das pessoas na hora de fazer o seu pedido em lanchonetes, hambúrguerias, pizzarias e restaurantes da cidade.

Em entrevista a Rádio Povo, o design Carlinhos Malagueta explicou que os restaurantes podem se beneficiar bastante do app de pedidos, já que essas ferramentas podem trazer muitos clientes e substituir de forma eficaz o antiquado sistema de pedidos por telefone. Para os consumidores, a principal vantagem do aplicativo é oferecer a praticidade na escolha dos mais variados e deliciosos pratos entregues à sua casa ou escritório a qualquer hora.

Qualquer empresa do ramo alimentício poderá fazer adesão ao aplicativo basta procurar Carlinhos Malagueta, empresa situada na Avenida Coronel Martiniano nº941 – 1º andar- sala 2, vizinho a Lotus Consultoria ou através do número (84) 99639-3950 . O aplicativo já está disponível para aplicativos que utilizam o sistema androide ou IOS, basta entrar e baixar no seu smartphone.

Uma mulher morre e seis pessoas ficam feridas durante tiroteio em Mossoró

Uma troca de tiros na madrugada desta segunda-feira (5) deixou uma mulher morta e outras seis pessoas feridas durante uma festa em Mossoró, região Oeste do RN.

Segundo a Polícia, homens encapuzados invadiram o local e dispararam tiros contra várias pessoas. Uma pessoa armada que estava na festa revidou.

As vítimas foram socorridas ao hospital. A Polícia acredita que a intenção dos atiradores era de cometer uma chacina.

Planilha mostra que governo só tem 237 votos na Previdência

A poucos dias da votação da reforma da Previdência na Câmara, o governo conseguiu contabilizar no máximo 237 deputados favoráveis à proposta, segundo planilha de cruzamento de votos obtida pelo Estadão/Broadcast.

Aliados do governo têm dito possuir 270 votos, mas o cenário mostra que o caminho a ser trilhado é ainda maior. Para conseguir aprovar a proposta, são necessários 308 votos em dois turnos de votação.

A contagem mais recente, que aponta os 237 votos, foi feita no Palácio do Planalto, com assessores do ministro Carlos Marun e o vice-líder do governo na Câmara Darcísio Perondi (MDB-RS), em 29 de janeiro, segundo anotação registrada na planilha.Mais >

Mossoró registra o seu 33º homicídio em 2018

Valéria Guedes de Freitas, 38 anos, vítima de um atentado a bala, na noite de sexta feira, (02) no Bairro Paredões em Mossoró e que estava internada no Hospital Regional Tarcísio Maia, não resistiu e morreu por volta das 02h00 da madrugada de desta segunda (5).

De acordo com informações, Valéria estava no banheiro de sua casa, na Rua Anatália de Melo de Alves, na noite de sexta feira, quando foi atacada pelos criminosos que invadiram a residência e atiraram várias vezes na mesma.

Segundo a polícia, antes de balearem a dona de casa, os criminosos mataram a filha dela, Fernanda Alice de Freitas Viana, 16 anos, que estava sentada numa cadeira de balanço na calçada da casa.Mais >

Irmã do ex-governador Aluízio Alves, Madre Alves morre aos 91 anos

Tribuna do Norte – Morreu na noite deste domingo (4) a religiosa Carmen Alves, a Madre Alves que dirigiu o Colégio Imaculada Conceição, em Natal, por mais de três décadas. Irmã do ex-governador Aluízio Alves (1921-2006), ela tinha 91 anos, completados no último dia 27 de janeiro, e estava internada há duas semanas na Casa de Saúde São Lucas tratando de uma pneumonia.

Uma das quatro mulheres entre os nove filhos do casal Manoel Alves Filho (seu Nezinho) e Maria Fernandes Alves (dona Liquinha), ainda moça Carmen optou pela vida religiosa, entrando para o noviciado das Irmãs de Santa Doroteia, congregação de religiosas católicas, fundada em 12 de Agosto de 1834 por Santa Paula Frassinetti.Mais >

Idema realiza campanha para preservação do Morro do Careca

Para contribuir com a preservação do Morro do Careca, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através do setor de educação ambiental, realizou na tarde de sábado (3), a campanha “Não suba no morro, preserve!” na praia de Ponta Negra.

A campanha iniciada ano passado, orienta visitantes quanto à proibição do acesso ao morro e distribui sacolas biodegradáveis para o descarte do lixo produzido.

A equipe acompanhou o bloco carnavalesco “Aponta” que reuniu centenas de foliões. A ação contou ainda com a participação do Grupo Escoteiro Universitário.

UFRN inicia matrículas de aprovados no Sisu nesta segunda-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começa nesta segunda-feira (5) o cadastramento e matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que devem apresentar os documentos requeridos para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na instituição.

Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão cadastrados entre os dias 5 e 8, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) do campus central, em Natal. Para os demais campi, o cadastramento ocorre de 6 a 8 no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó e entre os dias 7 e 8 nos campi de Currais Novos e Santa Cruz, que recebem os aprovados nos respectivos locais.Mais >

Reforma da Previdência dominará debates no retorno do Congresso

O Congresso Nacional retoma as atividades nesta segunda-feira (5), com a votação da reforma da Previdência no centro dos debates. Ainda sem consenso entre os parlamentares, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 é tratada como tema prioritário do ano pelo presidente da República, Michel Temer.

Na Câmara dos Deputados, a matéria está prevista para ser lida em plenário ainda nesta segunda-feira. Segundo o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, outro texto deve ser apresentado pelo relator da matéria, deputado Arthur Maia (PPS-BA). Em uma tentativa de aprovar a PEC, o parlamentar tem reunido novas contribuições ao texto de setores da sociedade ainda descontentes com a proposta.Mais >

Marília Mendonça: ‘Tenho muita vontade de fazer parceria com a Anitta’

Wesley Safadão, Bruno e Marrone e Maiara e Maraisa já fizeram parcerias com a cantora Marília Mendonça. Recentemente, também circulou nas redes sociais imagens de uma gravação da rainha da sofrência com Joelma. Mas, a cantora mais ouvida do Brasil no YouTube não para e quer mais. E esse mais seria com ninguém menos que Anitta.

Em passagem por São Paulo, para apresentação no Festival CarnaUOL 2018, Marília conversou com a reportagem e comentou sobre essa vontade. “Se eu fosse fazer uma parceria com todo mundo que eu amo, eu faria com o Brasil inteiro. Mas os fãs têm me cobrado uma parceria com a Anitta, e eu tenho muita vontade de fazer porque sou muito fã dela”, afirmou.

Enquanto esse dueto não vinga, o público pode aguardar pelo lançamento da música com a cantora Joelma. Embora Marília não dê detalhes da data de lançamento e da letra, ela adiantou que a música é muito importante para vida da ex-vocalista da banda Calypso. “É um trabalho muito forte, que não fala só de uma dor de coração, fala de um assunto que o Brasil precisa ouvir e precisa se conscientizar.”Mais >