Petrobras anuncia altas de 0,10% no preço da gasolina e de 0,80% no diesel

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 0,10% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 0,80% no do diesel. Os novos valores valem a partir da terça-feira, dia 30.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.Mais >

“Eleição sem Lula ‘tensiona’ o quadro político no País”, diz presidente Temer

O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira, 29, que a não participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições “tensiona” o quadro político no Brasil. Em entrevista ao vivo ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, em São Paulo, Temer afirmou que seria importante que Lula fosse “derrotado nas urnas”.

“De certa forma, a não participação de Lula na eleição tensiona o País”, disse. “A figura do Lula é de muito carisma, não dá para dizer que ele está morto politicamente”, afirmou. Temer evitou fazer considerações jurídicas sobre a condenação de Lula e também não quis falar sobre quem será o candidato oficial do governo à Presidência da República. “Vocês me convidam no final de maio que eu digo ( quem é o candidato do governo)”, respondeu.Mais >

Facções criminosas “estão ditando as ordens e nada acontece”, critica oficial da PM

O tenente-coronel André Fernandes, da Polícia Militar, criticou o que classificou como “passividade” das forças de segurança e órgãos da Justiça quanto à morte de policiais no Rio Grande do Norte. Na opinião do oficial, líderes de facções criminosas “estão ditando as ordens e nada acontece”.

Na madrugada desta segunda-feira, 29, mais um policial militar foi morto. Em 2018, já são 4 casos registrados. Desta vez, o sargento da reserva Itagibá Maciel de Medeiros foi vítima de uma emboscada em Extremoz, na Grande Natal.

Segundo o tenente-coronel, comunidades das zonas Leste e Oeste de Natal são dominadas por facções, cujos líderes “todos sabem” quem são. “Qual o motivo de tanta passividade? Vamos ser omissos e esperar mais mortes de agentes da segurança pública? Estamos sendo caçados, irmãos”, escreveu o PM, em nota.Mais >

MPRN reforça emissão de licenças para realização de festas de carnaval

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou aos prefeitos dos municípios de Assu, São Rafael, Carnaubais e Porto do Mangue que somente autorizem eventos temporários mediante a comprovação das autorizações expedidas pelo Corpo de Bombeiros e pelos demais órgãos competentes. A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26) e também visa regulamentar festas de carnaval que se aproximam.

A recomendação foi expedida com o propósito de regularizar as estruturas que os organizadores dos eventos no carnaval utilizam para a realização das festas, como palcos, cabos, fios, geradores e outros equipamentos elétricos, além dos trios elétricos que circulam pelas vias das cidades. Os festejos carnavalescos costumam atrair grande público e a ausência de fiscalização e orientação profissional na montagem da estrutura do evento pode ocasionar risco aos participantes.Mais >

Índices de assaltos a ônibus cai em Natal e Região Metropolitana, diz relatório

De acordo com as estatísticas da Coordenadoria de Informações e Estatísticas – COINE, a Polícia Militar do RN vem reduzindo os números de registros de ocorrências relacionadas a roubos e furtos a ônibus na cidade do Natal e Região Metropolitana.

No ano de 2016, em Natal, foram registrados um total de 507 em relação a roubos a ônibus e diminuindo no ano de 2017 para 373. Já na Região metropolitana a o total foi de 654 em 2016 contra 485 em 2017. Ambos os casos, em números percentuais houve uma redução de aproximadamente 26%.

“Sabemos que a redução é importante, mas cremos que o nosso dever é propiciar ao cidadão potiguar a sensação de segurança. Este é o nosso desejo, esta é a nossa missão.” Falou o Coronel PM Zacarias Mendonça, Comandante do Policiamento Metropolitano.

Atividade econômica dá sinais positivos no início de 2018

Depois de subirem de forma quase ininterrupta no segundo semestre do ano passado, os indicadores de confiança iniciaram 2018 na mesma toada.

Nove índices de comércio, indústria, construção e consumidor divulgados por diferentes entidades subiram em relação a dezembro e a janeiro de 2017. A maioria ainda aponta diminuição no pessimismo, mais que aumento do otimismo, já que estão abaixo dos 50 ou 100 pontos, níveis que separam esses dois “sentimentos”, a depender da metodologia.

E, em alguns deles, os subindicadores de expectativas caíram diante do quadro de grande incerteza política que caracteriza este ano eleitoral.

Sondagens divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), FecomercioSP e as confederações nacionais da Indústria (CNI) e do Comércio e Serviços (CNC) vieram positivas este mês, principalmente com a melhora das avaliações sobre a situação atual.Mais >

Bancos querem acabar com parcelamento “sem juros”

Um dos maiores embustes praticados no comércio deverá acabar em breve: o parcelamento “sem juros”. As empresas de cartões de crédito propuseram ao Banco Central o fim da modalidade e a ideia é substituí-la por modelo de crediário a ser oferecido ao consumidor com informação sobre os juros cobrados. A mudança, segundo apurou o jornal Valor Econômico, viria acompanhada da redução no prazo de pagamento dos lojistas pelos bancos, de 30 para cinco dias.

A proposta faz parte de um conjunto de medidas que as administradoras de cartões vêm debatendo desde o fim de 2016, a pedido do BC, para reduzir custos, ampliar o uso desse meio de pagamento e aproximar o modelo brasileiro das práticas internacionais.Mais >

Presídios do RN serão inspecionados em ação conjunta do Ministério da Justiça

Os presídios do Rio Grande do Norte serão inspecionados, a partir desta semana, por uma missão conjunta de combate à tortura liderada pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) – órgão da União independente, mas que funciona em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos – e pelo Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, do Ministério da Justiça. A iniciativa foi oficializada por meio de um edital assinado pelo juiz corregedor Fábio Ataíde Alves.

Em março de 2017, o MNPCT realizou visita a locais de privação de liberdade do estado. Como resultado, foi elaborado relatório e foram emitidas recomendações. Na ocasião, o documento chamou a atenção pelas informações de que 71 presos estariam desaparecidos no estado e que o número de mortos no massacre de Alcaçuz poderia se aproximar de 100. O relatório também constatou condições insalubres em vários presídios do estado e a existência de 3 mil armas à espera de perícia.

Mais >

Uma mulher e dois homens são executados dentro de residência na Grande Natal

Uma mulher e dois homens foram mortos, e uma quarta pessoa ficou ferida depois que criminosos invadirem uma residência na Redinha Nova, em Extremoz, cidade da Grande Natal, e atiraram contra o grupo. Segundo a polícia, o crime aconteceu na noite deste sábado (27).

De acordo com o relatório da Polícia Militar, cinco homens pertencentes à facção criminosa Sindicato do RN invadiram a casa em que estavam quatro pessoas que, segundo a PM, integravam o Primeiro Comando da Capital (PCC).Mais >

Com 33 assassinatos, RN iguala fins de semana mais violentos da história

O fim de semana foi violento no Rio Grande do Norte. Segundo o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa crimes contra a vida – 33 pessoas foram assassinadas entre a noite da sexta (26) e a noite deste domingo (29) no estado.

Além de ser o mais sangrento do ano, ainda de acordo com o OBVIO, este fim de semana registrou o mesmo número de mortes dos finais de semana que mais registraram homicídios na história do RN. Ano passado, houve três fins de semana com 33 homicídios. A exceção foi o fim de semana de 13 a 15 de janeiro de 2017, que registrou 44 assassinatos, incluindo os 26 mortos durante o massacre de Alcaçuz.Mais >

Prefeitura iniciará nesta terça o cadastro de ambulantes para o Carnaval de Caicó

As pessoas interessadas em comercializar alimentação e bebidas durante o Carnaval Multicultural de Caicó 2018 deverão se dirigir ao Centro Administrativo esta semana para tratar da permissão de uso do espaço público. O cadastramento dos interessados acontecerá de terça a sexta-feira, das 08 às 16 horas.

A regulamentação do uso de espaço público para comercialização e outras atividades durante o período do Carnaval está prevista em decreto municipal, sendo distribuído por categorias: comercialização de alimentos e bebidas em veículos automotores; comercialização em carrinhos ou tabuleiros; comercializados em barracas, tendas ou qualquer outra forma que impeça sua imediata condução; além de regulamentar espaços para camarotes e estrutura de motorhome.

Os espaços compreendem o Corredor da Folia e o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. A delimitação de espaços foi definida pelas Secretarias de Infraestrutura, Tributação e Turismo. É prevista isenção para os vendedores ambulantes eu trabalham volante no percurso. A Prefeitura de Caicó também exige que sejam asseguradas as condições higiênico-sanitárias e o cumprimento das boas práticas nas atividades relacionadas com alimentos e bebidas.Mais >

Cantor Leonardo vai processar autor de áudio falso sobre Lula

Logo após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira 24, um suposto áudio do cantor Leonardo comemorando a prisão do petista circulou em grupos do WhatsApp.

Na fala, um imitador festeja a derrota de Lula nos tribunais. “Alô, meu povo brasileiro. Quem fala com vocês é o cantor Leonardo. Eu, como pecuarista e produtor rural desse Brasil, estou aqui comemorando que a casa do Lula caiu, todo mundo está feliz. E hoje, aqui na fazenda Talismã, nós vamos comemorar bebendo todas. E o Lula também vai beber, vai beber igual a um condenado, só que na cadeia”.Mais >

Nordeste tem recorde de seca; um terço da região tem ‘seca máxima’

A região Nordeste do Brasil viveu em 2017 o seu sétimo ano seguido de estiagem, tendo um terço do seu território no grau mais elevado de seca, segundo a Agência Nacional das Águas (ANA). De acordo com o sistema Olho N’água, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), barragens e açudes têm apenas 11,4% da sua capacidade total de água. Este é o menor índice já registrado na região.

Como cita o ‘UOL’ com informações do Monitor de Secas do Nordeste, da ANA, em dezembro, 33,6% do território nordestino apresentava seca nível 4, o nível mais alto da escala, classificado como seca excepcional. Também no ano passado, 29% do território nordestino registrou estiagem nível 3, que corresponde a seca extrema.Mais >

Concursos e seleções abertos na PB oferecem quase 400 vagas de emprego

Pelo menos quatro concursos públicos e seleções na Paraíba oferecem 398 vagas de emprego definitivos e temporários em João Pessoa, Serra Branca e São José dos Ramos.

A prefeitura de Serra Branca, no Cariri paraibano, está com inscrições abertas para um concurso público que oferece 104 vagas de emprego, em cargos de todos os níveis de escolaridade. De acordo com o edital, as inscrições seguem até o dia 4 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site da organizadora.

Confira todos os editais no link a seguir, aqui!

Dr. Bernardo Amorim tem atendimento na Clínica Santa Clara de Caicó no dia 30/01

Dr. Bernardo Amorim – CRM 0038, é médico gastroenterologista com especialização em endoscopia digestiva com vasta experiência no atendimento.

Estará atendendo em Caicó na clínica Santa Clara dias 16 e 30 de janeiro a partir das 8 da manhã. 

Telefones para o agendamento: 84 – 99918-7776 / 99648-7545 ou 33174804 e 84-33212139

PC do B, PDT e PSOL rejeitam proposta do PT de aliança de esquerda no País

O PCdoB, o PDT e o PSOL, que manifestaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula no julgamento do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), afirmam que não vão aderir à proposta do PT de uma “ampla” aliança de esquerda na eleição presidencial deste ano. Apesar de defender o direito de Lula se candidatar novamente ao Planalto, os dirigentes partidários ouvidos pelo Estado disseram que não vão desistir das candidaturas próprias, o que deve pulverizar o campo ideológico na disputa.

Ao insistir na candidatura de Lula, a Executiva Nacional do PT aprovou resolução que defende “uma ampla e sólida aliança” da esquerda em torno do líder petista. O documento foi divulgado na quinta-feira passada, um dia depois de a 8.ª Turma do TRF-4 confirmar a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e ampliar a pena imposta a Lula para 12 anos e 1 mês de prisão. Com a condenação pelo colegiado, a tendência é de que Lula – líder nas pesquisas de intenção de voto – seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa e fique inelegível.Mais >

São José do Seridó é vitrina no Domingo Espetacular sobre geração de empregos

O Domingo Espetacular da Rede Record exibiu nesse domingo uma matéria exclusiva sobre geração de emprego e renda na cidade de São José do Seridó. Em meio à seca que assola o sertão, o município só tem a comemorar, como mostra a reportagem, veja aqui!

Chuva de 212 mm inunda cidade no Sertão da Paraíba, imprensa considera “dilúvio”

A cidade de Itaporanga, localizada na região do Vale do Piancó, no Sertão, registrou neste sábado (27) uma das maiores chuvas da sua história. Segundo dados do Inmet, coletados no IFPB, a chuva foi de 156 mm, porém a gerência da Cagepa registrou em alguns pontos 212 mm.

Foram seis horas de chuva que deixou a cidade com vários pontos de alagamento, dificultando a saída de moradores de suas casas. Pequenos açudes do município já transbordaram e o maior manancial, Cachoeira dos Cegos, que abastece a cidade, também recebe um grande aporte hídrico.Mais >

População pede apoio à Polícia Militar para a realização do carnaval em Ouro Branco

A população de Ouro Branco está se unindo para realizar o carnaval de rua nesse ano de 2018, especialmente, devido uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte que orienta a prefeitura local não investir dinheiro público com a festa momesca.

Um pedido de apoio chegou nesse sábado ao comandante da Polícia Militar daquele município. O Sargento Marconi deu a garantia que a instituição vai fazer a segurança da folia, com uma ressalva, para aumentar o número de PMs nas ruas serão necessários DO’s.

Uma comissão, criada com a finalidade de realizar o carnaval, ficou responsável de buscar meios de conseguir as DOs (Diárias Operacionais que PMs de folga recebem ao tirar serviço de reforço). “Se depender da Polícia Militar, a festa não terá problemas”, disse Marconi.

Diretor-Geral da PRF inaugura Unidade Operacional no Rio Grande do Norte

Com discurso de investimento e fortalecimento das estruturas de fiscalização no nordeste, o Diretor-Geral da PRF inaugurou ontem, 26 de janeiro, a nova Unidade Operacional da PRF em Mossoró, Rio Grande do Norte. A nova UOP substituirá a antiga que funcionava em trecho 10 km distante desta nova e tinha estrutura ultrapassada e que não era suficiente para a demanda e atribuições da PRF.

A cerimônia, acompanhada também pelo Corregedor-Geral da PRF, Célio Constantino, pelo Assessor Nacional de Comunicação Social, Diego Brandão, e pelo Superintendente Regional da PRF no Rio Grande do Norte, Marcelo Montenegro, foi marcada também por homenagem ao PRF Francisco de Freitas Nogueira, falecido em acidente com viatura policial. Além da unidade ganhar o nome de Unidade Operacional Francisco de Freitas Nogueira, houve homenagem durante descerramento de placa de inauguração à esposa e filho do policial, presentes na cerimônia.

De acordo com Renato Dias, “a inauguração é importante pois mostra a intenção da PRF e do Governo Federal em investir ainda mais na segurança na região nordeste do país”. O Diretor-geral reforçou em seu discurso a necessidade de mobilização e consciência de todos para a valorização das forças policiais.Mais >