Medidas de combate ao assassinato de policiais são discutidas na Assembleia

A Casa Legislativa promoveu, na tarde desta terça-feira (22), audiência pública para debater a situação da política de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

A discussão teve como principal objetivo encontrar providências práticas e efetivas de proteção à vida de policiais no Estado.

“É sabido por todos, dentro e fora do país, que o RN é uma das regiões mais perigosas do mundo, e se não tivermos políticas públicas para proteger quem nos protege, estaremos entregues à criminalidade”, enfatizou o parlamentar Kelps Lima, do Solidariedade.Mais >

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em São Bento-PB

Polícia Civil da cidade de São Bento desarticulou um ponto de venda de drogas na terra das redes na tarde deste dia 22/05/2018. Há algumas semanas Investigadores receberam denúncias anônimas dando conta de uma boca de fumo entre os Bairros Dão Silveira e Areia Fina, e diante das informações foram feitas os levantamentos necessários a respeito do imóvel e do suspeito.

No momento do cumprimento do mandado de busca expedido pelo Judiciário local o responsável pelo entorpecente conseguiu se evadir, durante o trabalho de varredura na casa foram encontrados quase 1,5 Kg de maconha, apesar de ter se evadido, o nacional Gilvan Luis de Oliveira Gomes irá responder pelo crime de tráfico de drogas. 

Mais >

Negros e jovens são maioria entre os mortos em confrontos com a polícia, diz estudo

Homens, negros e jovens são as principais vítimas de homicídio doloso por parte da polícia. Essa é a principal conclusão de estudo lançado nesta quinta-feira (17) por Samira Bueno, socióloga e diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança.

A análise foi feita com base em 3.107 registros de 20 municípios do estado de São Paulo entre 2013 e 2016. Além disso, a pesquisadora entrevistou 16 ex-policiais militares do Presídio Militar Romão Gomes, na capital.

No período compreendido pela pesquisa, 67% dos mortos por policiais eram pretos e pardos, e 16% tinham menos de 17 anos.Mais >

Segurança: Governador reúne Polícia Civil para tratar de concurso, estatuto e plantão em Assu

O governador Robinson Faria se reuniu nesta segunda-feira, 21, com representantes dos delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil. A reunião tratou da realização de concurso público para as três carreiras, promoções, reestruturação do estatuto da categoria e implantação do plantão policial em Assu para atender os municípios do Vale do Açu e parte da região Oeste.

Ficou definido que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Administração irão incluir as vagas dos policiais exonerados no concurso. Hoje há 302 cargos vagos na Polícia Civil contabilizando delegados, agentes e escrivães que se aposentaram ou faleceram. Este número poderá ser ampliado em mais 36 cargos com a inclusão das vagas abertas pelos exonerados.Mais >

Ouro Branco, Caicó e Cruzeta com novas viaturas para a Polícia Militar

Os municípios de Caicó, Ouro Branco e Cruzeta receberam novas viaturas para a frota de Polícia Militar. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte adquiriu 120 novas viaturas para trocar por outras já com avarias.

Para o Sargento Sidicley Medeiros, comandante do Destacamento de Polícia Militar de Ouro Branco, o serviço policial se torna mais eficaz com equipamentos novos, especialmente quando se trata do veículo.

Polícia autua homem por provocar morte em acidente no município de Cerro Corá

Por volta das 21h35min desse sábado (19/05) um acidente fatal ocasionado por uma colisão frontal entre motocicletas foi registrado próximo ao assentamento Santa Clara, município de Cerro Corá.

O veículo Yamaha 125 era conduzido por Vitoriano Soares de Medeiros (vítima fatal) e a moto Honda 150cc, sem placa, era conduzida por Luandson da Silva Freire (que foi preso em flagrante delito).

Vitoriano Soares foi socorrido para o hospital de Cerro Corá, mas não resistiu aos ferimentos. Já Luandson foi submetido a exame de bafômetro que constatou embriaguez, o mesmo foi preso em flagrante e conduzido à delegacia da polícia Civil em Currais Novos onde foi autuado pelo delegado Paulo Ferreira.

Mais >

Polícia Militar de São João do Sabugi apreende drogas e prende 3 suspeitos

A Polícia Militar da cidade de São João do Sabugi, que tem à frente o Subtenente Morais, prendeu dois suspeitos do regime semi-aberto e uma mulher caicoense portando certa quantidade de drogas.

Os dois homens são naturais de São João do Sabugi e a mulher é natural de Caicó. O procedimento de prisão dos mesmos está sendo feito na delegacia de plantão na cidade de Caicó. Detalhes amanhã.Mais >

Sargento da PM suspeito de matar a esposa em Natal se entrega à polícia

O sargento PM Ney Jeferson, suspeito de matar a tiros a própria mulher em Natal, se entregou à polícia na tarde desta sexta-feira (18). A manicure Rosivânia Maria da Silva tinha 36 anos e foi assassinada na quarta-feira (16), dentro da casa onde morava com o marido, no bairro Quintas, Zona Oeste da capital potiguar.

Ney Jeferson se apresentou na 2ª Companhia do 9º Batalhão da PM e foi encaminhado à Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestou depoimento à delegada que apura o caso. À polícia, ele confessou ter matado Rosivânia da Silva.

Em seguida, o sargento foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realização do exame de corpo de delito e, depois, foi para o Comando Geral da Polícia Militar, onde permanece detido, segundo a assessoria de imprensa da corporação. De acordo com a Polícia Civil, havia contra ele um mandado de prisão temporária em aberto.

Mais >

Polícia Civil prende homem e apreende drogas e anabolizantes em Natal

A Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu comprimidos de ecstasy, cerca de R$ 30 mil, anabolizantes e frascos de lança-perfume nesta quinta-feira (17), em Natal. O homem preso é suspeito de integrar uma quadrilha de traficantes de drogas sintéticas.

A operação denominada de “Etiqueta Falsa” foi encabeçada por policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc). O suspeito foi detido na casa em que morava, no bairro Neópolis, Zona Sul da capital.

De acordo com a Polícia Civil, a droga e os anabolizantes eram enviados de fornecedores nos estados de São Paulo e Paraná, e chegavam pelos Correios. O suspeito usava nomes falsos de remetente e destinatário nas correspondências, para dificultar as investigações.

MP Eleitoral obtém suspensão de carreata de apoiadores de Bolsonaro

O Ministério Público Eleitoral obteve a suspensão da carreata que seria realizada no último sábado (12), no município de Goianinha (a 60 quilômetros de Natal), em prol da possível candidatura do deputado federal Jair Messias Bolsonaro à Presidência da República.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) acatou o pedido feito na representação e determinou a suspensão do evento, que iniciaria logo após a inauguração de um outdoor em homenagem ao parlamentar.

Em sua representação, o MP Eleitoral destacou que a Lei das Eleições (9.504/97), em seu artigo 36, estipula que “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição”. Em 2016, aliás, o próprio TRE/RN fixou o entendimento de que carreata está entre as mobilizações que podem ser caracterizadas como propaganda eleitoral antecipada.Mais >

Milícia lucra R$ 60 mil por mês com extração ilegal de areia no RJ, diz polícia

A operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) que resultou na prisão de 12 pessoas nesta terça-feira (15) revelou também o faturamento de milicianos de Seropédica com a extração de areia na Baixada Fluminense.

Na Reta de Piranema, conhecida por seus areais, a polícia investigou e concluiu que empresas de extração são ameaçadas pela milícia para pagar R$ 1 mil por areal explorado.

“Como são mais ou menos 60, ali dá uma estimativa de R$ 60 mil, só de areal”, detalhou ao G1 o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Antônio Ricardo Nunes.Mais >

Em vídeo, bandido confessa ter matado policial militar de Santa Catarina em Natal

“Ela jogou uma cadeira, e a minha arma tava engatilhada. A cadeira pegou no revólver, bateu na ponta, o revólver desceu e eu apertei o dedo. Não tive nenhuma intenção de matar, não sabia nem pra onde tava atirando”. Essa é a justificativa apresentada à Polícia Civil por João Victor da Silva Pereira, de 18 anos, indiciado pela morte da policial militar de Santa Catarina, Caroline Pletsch, de 32 anos. O crime aconteceu em março deste ano, em Natal. Veja o vídeo acima.

No vídeo divulgado pela Polícia Civil, o rapaz confessou que atirou na soldado e também no marido dela, o sargento Marcos Paulo da Cruz, de 43 anos, mas negou que tivesse intenção de matá-los. Ele também afirmou que foi convencido por um adolescente de 17 anos a atirar no homem. João Vitor foi indiciado junto com o adolescente e outras três pessoas. Duas delas ainda são procuradas pela polícia.

Mais >

Polícia civil deflagra operação na cidade de Patu e região e prende membros de quadrilha especializada em clonagem de veículos

Polícia Civil de Patu e Umarizal, com o apoio dos GTOs de Patu, Jardim de Piranhas e Caicó, deflagra operação Estouro, nas cidades que compõe a circunscrição da 7a. Delegacia Regional de Polícia Civil, com o intuito de apreender e coibir a comercialização de veículos clonados e de estouro.

São popularmente chamados veículos de Estouro, aqueles financiados junto à instituições bancárias e depois revendidos à terceiros, com o nítido intuito de não efetivar o pagamento das parcelas do financiamento, lesando os bancos que operam com esse tipo de crédito.

Na oportunidade foram apreendidos três veículos, uma AMAROK placa PAG-1151, um veículo GOLF placa HYL-1976 e um veículo GOL placa OJV-2615 e foi preso em flagrante FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA, conhecido por CHIQUINHO VEÍCULOS, pessoa encarregada da distribuição dos automóveis irregulares na região.Mais >

Caso Marielle: 60 dias depois, polícia não tem dúvidas da participação de milicianos

Neste domingo (13), os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completam 60 dias. Passados dois meses, os investigadores não têm dúvidas sobre o envolvimento de políticos, milicianos, policiais e ex-policiais com o crime.

O que no início eram diferentes linhas de investigação, agora se reúnem em um único caminho a seguir, de acordo com policiais ouvidos pelo G1, para se chegar aos responsáveis pelo crime.

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro cruza nomes obtidos em depoimentos e investigações com números de telefones celulares numa tentativa de descobrir quem estava no local do crime na noite de 14 de março passado.

Mais >

NOTA: Evento de Jair Bolsonaro em Mossoró adiado

A agenda do pré-candidato à presidência da República Jair Messias Bolsonaro (PSL-RJ), em Mossoró, que estava marcada para acontecer na sexta-feira, 18 de maio, teve que ser adiada em virtude de compromissos urgentes do deputado. Contudo, toda a programação em Natal na quinta-feira, 17, está mantida. A coordenação do evento em Mossoró informa que uma nova data está sendo discutida pelo diretório estadual do PSL e será divulgada em breve. Contamos com a compreensão de todos e estamos à disposição de toda a militância no Rio Grande do Norte para quaisquer esclarecimentos.
A organização

Paraíba tem quarta menor taxa do país de pessoas mortas por policiais em 2017

Trinta pessoas foram mortas por policiais no ano de 2017, na Paraíba. O dado integra o Monitor da Violência do G1, que vai acompanhar as mortes violentas mês a mês em todo o país. Além disso, o levantamento também revela que a Paraíba tem a quarta menor taxa (0,7) em todo o Brasil de pessoas mortas por policiais militares, ficando na frente apenas de Rondônia (0,1), Distrito Federal (0,3) e Mato Grosso (0,5).

Os dados de 2017 foram conseguidos pelo G1 através da Lei de Acesso à Informação e de pedidos para as assessorias de imprensa dos governos. Os dados de 2015 e de 2016 são do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número de trinta mortes, no entanto, representa um aumento. Em 2015 foram 15 pessoas mortas por policiais e, em 2016, o número subiu para 22.Mais >

Com sonho de ser policial, garoto visita base do 2º DPRE no dia do aniversário

Um garotinho por nome de Ítalo Cristiano Alves da Silva, completou seis anos nesta quarta-feira, 09 de Maio de 2018. Ele sonha em ser Policial Militar quando crescer e pediu para o pai um presente inusitado.

O pequeno Ítalo não pediu um brinquedo, um vídeo game ou uma bicicleta, coisas que as crianças da sua idade geralmente pedem, ele pediu ao pai para conhecer a sede da Polícia Rodoviária Estadual (2° DPRE), de Mossoró.

O pai da criança atendeu o pedido do filho, e levou o garoto para conhecer a sede do 2º DPRE, Ítalo ficou bastante feliz pois não imaginava que os seus verdadeiros heróis pudessem fazer parte do seu aniversário.

Vídeo: Polícia caça bandido que matou PM nessa terça feira em Natal

A Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) pede que a população envie informações anônimas sobre o paradeiro de um dos homens, suspeito de ter matado o sargento José Edivaldo do Nascimento, que fazia parte da Banda de Música da Polícia Militar do RN.
O homem procurado aparece em imagens de uma câmera de segurança, logo após ter praticado o latrocínio na manhã do dia 21 de abril (um sábado), no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. As informações podem ser repassadas de forma anônima para o Disque-Denúncia 181 ou para o telefone da DHPP 98113.6431. 

Mais >

Traficante de drogas é preso em flagrante pela Polícia Militar de Santana do Matos

Na manhã de hoje, 09/05/2017, quarta-feira, 7h, policiais militares de Santana do Matos receberam informações de que a pessoa de Charliedson Borges da Silva, conhecido como TORREIRO, se preparava, colocando camiseta e mochila nas costas, para fazer a entrega de drogas que estavam em seu poder.

Diante do informe, a PM de Santana do Matos montou uma campana em uma estrada carroçável com acesso à Serra de Santana, quando Torreiro retornava em uma motocicleta com mochila nas costas foi interceptado pelos policiais e constatado que o mesmo conduzia maconha, crack e cocaína, sendo preso em flagrante.Mais >

Motorista é preso no interior do RN após fazer alerta de fiscalização policial (blitz)

Um motorista de caminhão foi preso na manhã desta segunda-feira (7) após fazer alerta sobre fiscalização policial em Mossoró/RN. Ele foi fiscalizado com excesso de peso e aguardava veículo para realizar o transbordo, quando fez o aviso.

O fato foi flagrado na BR-304, por volta das 6 horas, quando policiais rodoviários federais fiscalizavam um caminhão que transportava tijolos. Os policiais realizaram autuação pelo excesso de peso da carga, conforme o artigo 231 do CTB, de natureza média e valor de R$ 385,52. 

Mais >