Depois de uma ligação anônima, a Polícia Militar de Parelhas prendeu no bairro São Sebastião, nessa noite, 20 de fevereiro, dois jovens, possivelmente traficantes de drogas, já que estavam na posse de material análogo.
Inicialmente, a Polícia Militar identificou os dois como sendo Gilliard e Peu. A dupla será apresentada à autoridade policial competente na plantão da 3ª DRP de Caicó, ainda nessa noite de terça feira, 20.Mais >
Repórter Marquezan Araújo, de Brasília, para o Blog Jair Sampaio
O governo decidiu suspender a tramitação da reforma da Previdência. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (19) pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A decisão foi tomada em razão da intervenção imposta na segurança do Rio de Janeiro. O objetivo da medida é tentar conter a violência no estado.
Pela lei, a Constituição não pode ser alterada durante o período da intervenção. Logo, nenhuma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pode ser aprovada, o que impede o andamento da reforma da Previdência.
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirma que adiar a votação da reforma da Previdência nesse momento não se trata de um recuo. De acordo com ele, a questão é priorizar a segurança da população de um estado que há anos convive com a violência.Mais >
O vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias, tem sido veementemente atacado por um jornal da capital, que segundo o prefeito Carlos Eduardo Alves, é bancado pelo Governo do Estado, e suas publicações têm cunho politiqueiro. Veja a nota enviada à imprensa pelo vice-prefeito da capital.
Quero, inicialmente, manifestar estranheza pela insistência na divulgação de um assunto por diversas vezes “requentado”, 16 (dezesseis) anos após meu mandato na Presidência da Assembleia Legislativa, até mesmo citando atos que ocorreram antes de tal período, o que, me permita, caracteriza forte teor de perseguição pessoal.
Todos os servidores da Assembleia Legislativa, exceto os nomeados mediante um único concurso, realizado em 2015, são oriundos de outros poderes, uma vez que naquela Casa não existia quadro funcional de carreira.
Todos os atos de relotações funcionais foram originados por decisão da Mesa Diretora, com a assinatura de seus membros, entre os quais o então primeiro-secretário e hoje Governador do Estado, Robinson Mesquita de Faria. Portanto, esse fato não se caracterizou em decisão unilateral minha, mas de um colegiado, representado pela Mesa Diretora.Mais >
A possibilidade de não prorrogação da lei que protege a indústria salineira do dumping por parte de empresas do Chile foi tema de reunião do deputado federal Rafael Motta (PSB), da bancada do RN e empresários com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, nesta terça-feira (20), no Itamaraty.
O dumping é “ação de pôr à venda produtos a um preço inferior ao do mercado, especialmente no mercado internacional. Em setembro do ano passado, havia um decreto da Lei antidumping para o sal brasileiro, válido por cinco anos, mas cujo prazo de validade expirou em setembro do ano passado.
Rafael Motta destacou a importância da indústria salineira do Rio Grande do Norte, responsável por praticamente 95% da produção nacional. “A produção de sal em nosso estado tem destaque nacional e internacional. É preciso que haja o combate a qualquer prática nociva ao bom comércio e, principalmente, ao prejuízo que pode acarretar a este segmento da economia”, disse.
O foragido da Justiça Severino Alexandre da Silva caiu na malha fina da Policiais Militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) que foi acionada por populares para fiscalizar a pesca ilegal na barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte.
Entre outras pessoas que estavam praticando pesca predatória na referida barragem, estava Severino Alexandre. O procurado estava na posse de uma porção de peixes, que haviam sido fisgados minutos antes. Levado à delegacia, os policiais descobriram que se tratava de um foragido da justiça.
Nesta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) encaminhou solicitações à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) e ao Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN/RN) buscando viabilizar benefícios para o município de Caicó.
Para a SEEC, o parlamentar reiterou cobranças feitas em março e setembro de 2017 no que tange a recuperação da estrutura física da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, com o intuito de que os alunos da Instituição possam iniciar o mais breve possível o ano letivo de 2018. Já o segundo pleito, este emitido à direção-geral do DETRAN/RN, Nelter solicitou que o Órgão continue a atender o público – na unidade de Caicó – em dois turnos, conforme já ocorre atualmente.
“Ambos os pleitos são de grande importância não só para os caicoenses, mas também para os demais seridoenses residentes no município e para os que se deslocam diariamente para Caicó, e que necessitam dos serviços oferecidos pelaEscola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo e pelo DETRAN”, destacou o deputado.
A prefeitura de Serra Negra do Norte tem feito um enorme esforço para viabilizar recursos que viabilizem a pavimentação de ruas na cidade. O prefeito Serginho disse está orgulhoso do andamento das obras de calçamentos.
“Estive hoje acompanhando os serviços de pavimentação da Rua Fernando Marques, no trecho da Lagoa. Essa é a primeira rua pavimentada do setor. Fiquei bastante satisfeito com o andamento dos serviços executados”, enfatiza o gestor.
Bandidos arrombaram a casa lotérica da cidade de Várzea, na região Agreste do Rio Grande do Norte, e levaram o cofre do correspondente bancário na madrugada desta terça-feira (20). Não se tem informação do valor levado junto com o cofre.
De acordo com informações repassadas ao VNT, os ladrões arrombaram a porta da lotérica, que fica na Rua Paulírio Teixeira, “Rua da Nova”, quando tiveram acesso ao interior do estabelecimento e levaram o cofre. Mais >
O Laboratório de Governança Pública (LabGov), projeto vinculado ao Departamento do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/Caicó), está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, para o Open Data Day: Encontro de Pesquisas sobre Governança Pública e Dados abertos Governamentais. O evento acontece em Natal, nos dias 01, 02 e 03 de março, no Instituto Metrópole Digital (IMD), sob a coordenação do professor Dr. Elias Jacob. O objetivo é fomentar as pesquisas que relacionam a ciência de dados em conjunto com as legislações sobre Dados Abertos, Governança Eletrônica e Transparência do Poder Público, que podem contribuir para a identificação dos riscos estratégicos de instituições públicas. A programação inclui dois eixos: Pesquisa e Discussão, voltado às pesquisas envolvendo a temática dos Dados Abertos Governamentais e da Visibilidade Democrática proporcionada por eles. O segundo eixo será dedicado à produção de soluções tecnológicas envolvendo Dados Abertos Governamentais através de uma “Data Jam”.Mais >
Uma taça de bebida alcoólica para o brinde; dois ou três copos para socializar. A sensação de euforia e felicidade pode levar à vontade de repetir a dose por mais dias, até que a continuidade do consumo gera a dependência. Sabe-se que o álcool, droga legalizada tão presente na sociedade, provoca efeitos nocivos se ingerido em excesso – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode causar mais de 200 doenças, inclusive mentais. Porém, um pouco da bebida no organismo traz algum benefício? Quais os principais prejuízos ao corpo humano? Existe uma personalidade mais suscetível ao vício? Há outra substância que pode ser usada para tratar o alcoolismo?
A busca por essas respostas é o grande desafio de uma pesquisa desenvolvida no Fish Lab do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que busca compreender os efeitos do álcool no sistema nervoso por meio das alterações comportamentais identificadas em estudos com o peixe-zebra (Danio rerio). De origem asiática, o zebrafish, também conhecido como paulistinha, é aliado da ciência pela semelhança genética de aproximadamente 70% com os seres humanos, podendo chegar a 90% em algumas linhagens. Essa característica favorece a pesquisa translacional, que tem início na ciência básica e termina na aplicação prática do conhecimento apreendido. Mais >
A Câmara de Caicó entregou nesta segunda-feira (19), os vouches de vários cursos que serão realizados na plataforma on line do o Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB) – Prospere. Os cursos foram disponibilizados graças a uma parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte e o ITB.
Mais de setenta pessoas farão cursos de aperfeiçoamento e capacitação gratuitamente, engradecendo o currículo profissional ou até mesmo dando o primeiro passo para estar apto para conseguir o primeiro emprego.
De acordo com o presidente da Fecam Odair Diniz os cursos serão de suma importância já que a qualificação profissional é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Para realizar a matrícula é preciso acessar o site (http://www.fecamrn.com.br/), clicar no banner Escola da Fecam, que irá te direcionar para a página da matrícula.
A DHPP cumpriu mandado de prisão temporária expedido em desfavor de Rosemberg Teixeira de Oliveira “Berguinho” de 42 anos de idade, proprietário do restaurante Mirante do Sertão, na Serra Mossoró, autor confesso do homicídio ocorrido no dia 10 de fevereiro, por volta das 16 horas, no Sítio Serra Mossoró, Zona Rural.
O mandado foi cumprido na manhã desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2018. Rosemberg, atingiu a vítima com cinco disparos de arma de fogo, contudo constatou que a mesma permanecia viva, momento em que passou a feri-la à pedradas com objetivo de matá-la.
Em conversas com colegas do meio jurídico, advogados do ex-presidente Lula dizem ainda acreditar que a maioria do STF votará por conceder o habeas corpus a ele. (Daniela Lima – Folha Painel)
Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral no governo Lula, inicia rodada de conversas com magistrados de Brasília para falar sobre o caso do ex-presidente.
Reconhecido pela capacidade de diálogo, ele foi um dos escalados para cuidar do assunto. (Mônica Bergamo – FSP)
O Coronel Fernandes vai disputar novamente o mandato de deputado estadual. Só não sabe ainda o partido que se filiará, já que por ser militar tem a prerrogativa de se filiar até o dia da convenção.
Em 2014, o Coronel obteve 25 mil votos e já se movimenta para a disputa desse ano. Recebeu nesta segunda-feira (19) o apoio do vereador de Currais Novos, Ausônio Tales.
A inadimplência ou falta de parcelamento dos débitos fiscais junto à Receita Federal levaram quase 16,7 mil Microempreendedores Individuais (MEI) do Rio Grande do Norte a ter o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado. A informação é do Sebrae. No ranking de exclusão, o estado potiguar está entre os estados com o menor índice de cancelamento em números absolutos, ocupando a 18ª posição entre todas as unidades da federação. Em todo o país, 1,3 milhão de MEIs foram excluídos dessa categoria jurídica.
Em outubro, o Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) divulgou a lista de CNPJ suspensos e alertou sobre o prazo para regularização, que terminou no dia 26 de janeiro. Foram cancelados os CNPJs de MEIs que não pagaram nenhuma guia mensal (DAS) referente aos períodos de apuração de 2015, 2016 e 2017 e não entregaram nenhuma declaração anual (DASN-SIMEI) referentes aos anos de 2015 e 2016.Mais >
O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), apresentou a mensagem anual à Câmara Municipal de Caicó, nesta segunda-feira (19). Na ocasião, Batata elencou vários avanços no primeiro ano de mandato no Município, além de enfatizar as metas de trabalho para 2018 nas diversas áreas.
Batata falou sobre o grande programa de calçamento para a cidade de Caicó e que já foi iniciado com a pavimentação pelos bairros Boa Passagem e Recreio e, em breve, será feita a licitação para pavimentar vinte ruas em vários setores da cidade.
“Viabilizamos recursos com o governo federal para calçarmos cinquenta ruas, inclusive a topografia já está em andamento. Estamos concluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também mostramos na Câmara que investimos na geração de emprego e renda, com o Carnaval, Festa de Sant’Ana e inovamos em vários aspectos”, disse o prefeito.Mais >
Em reuniões no PT, só se admite plano B para Lula se for alguém da legenda, como Fernando Haddad.
Para o público externo, dirigentes petistas admitem apoiar candidato que venha de outros partidos: tudo para não perder o apoio deles em defesa do ex-presidente Lula.
Por sua vez, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ficará juntinho de Lula nos próximos meses.
Participará de caravana no Rio Grande do Sul, do Fórum Social Mundial, que será realizado em março na Bahia, e de um ato em Minas Gerais.Mais >
A Justiça do Rio de Janeiro inocentou, na noite desta segunda-feira (19), Rafael Paiva de Oliveira e Gustavo Marques Assumpção, acusados de assassinar a policial militar Drielle Lasnor de Moraes, então, com 24 anos, em 2015.
Na ocasião, a PM foi baleada no rosto durante uma perseguição na Estrada da Água Branca, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. A policial passou um mês internada até morrer. O Ministério Público vai recorrer da decisão.
De acordo com o MP, por volta de 2h, de 25 de maio de 2015, próximo à comunidade do Batan, na Zona Oeste do Rio, os denunciados realizaram inúmeros tiros contra a policial.Mais >
O açude público de Santa Luzia-PB que estava totalmente seco, com as boas chuvas caídas ontem (18/02) em Santa Luzia e na região, começa a ser reabastecido d’água pluvial.
Segundo informações de Chico do Rádio, nesse domingo (18/02) foi registrada a melhor chuva neste ano de 2018 na cidade de Santa Luzia e na região do Vale do Sabugi.
O blog conseguiu uma cópia da mensagem anual do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), lida aos soteropolitanos no dia 02/02/2015 na Câmara Municipal.
Vereadores acusam Batata de plagiar a mensagem do prefeito ACM, e na dúvida, conseguimos um trecho do que foi lido hoje (19/02/2018) na Câmara Municipal de Caicó pelo prefeito Batata.Mais >