Polícia tenta identificar dupla que tentou assaltar nessa quarta feira em Caicó-RN

A grande movimentação de clientes e funcionários pode ter motivado uma dupla de bandidos a abortar um assalto a mão armada nessa quarta feira, 21, na área leste de Caicó. Um dos bandidos ainda chegou a sacar um revólver.

O crime se deu por volta das 15:20 horas e movimentou o setor policial na cidade. A polícia trabalha agora para identificar e prender os dois meliantes. Um deles, o que entrou armado na loja, já está praticamente identificado.

O ato criminoso ocorreu na esquina da rua Manoel Vicente com a Francisco Batista, ambas no bairro Paraíba. Os dois indivíduos chegaram de moto, que já teve suas características repassadas à polícia: “Fan preta sem placa”.

Nelter Queiroz cobra melhorias para o Centro Estadual de Educação Profissional em Alto do Rodrigues

Em contato com a titular da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC), Cláudia Santa Rosa, nesta quarta-feira (21), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) cobrou melhorias para o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Rodrigues Gonçalves, localizado em Alto do Rodrigues, que atende cerca de 120 alunos da zona rural do município.

Na oportunidade, o parlamentar fez dois pleitos importantes à gestora. Primeiro, solicitou urgência na reativação da energia elétrica do prédio da Escola, uma vez que o início do ano letivo da Instituição foi adiado para Março, justamente por não haver energia elétrica no prédio. Segundo, que a SEEC oferte merenda digna aos estudantes da Instituição – que faz parte de uma seleta rede de instituições no Estado que oferecem ensino em tempo integral – uma vez que o valor per capita das refeições foi reduzido por aluno.

“Também cobrei à secretária que a Secretaria forneça equipamentos aos laboratórios de informática do Centro de Educação Profissional, isso, para que os alunos do curso técnico de informática tenham as condições mínimas de estudo”, frisou o parlamentar, destacando também que requerimentos neste sentido foram enviados à SEEC e também à COSERN, solicitando a concretização destas demandas.

Ativista pede e Câmara Municipal vota pelo recebimento de denúncia contra Batata

Com dez votos a favor, a Câmara de Vereadores de Caicó aprovou, na noite desta quarta-feira (21), o recebimento de denúncia do ativista caicoense Wagner Felipe Costa, que pede a possível cassação do prefeito Robson Araújo.

A Comissão especial constituída nessa quarta feira, 21 de fevereiro, tem o prazo de cinco dias para se instalar e proceder a notificação do denunciado. Depois disso, o prefeito terá também cinco dias para responder a denúncia.

Com justificativa de que o pedido deveria vir do Ministério Público ou Tribunal de Contas, votaram CONTRA o recebimento: José Rangel (PDT), Ivanildo do Hospital (PROS), Júlio Gregório (MDB), Lobão Filho (MDB) e Maria Cleide (PP).
Mais >

Jovem caminhoneira faz sucesso nas redes sociais com fotos ousadas

Aos 28 anos, a caminhoneira Aline Ouriques, de Tubarão, no Sul catarinense, faz sucesso nas redes sociais com a publicação da rotina nas estradas. Em um ramo que costuma ser dominado pelos homens, a jovem soma mais de 56,2 mil seguidores que acompanham imagens do seu cotidiano ao volante de uma carreta pelos estados das regiões Sul e Sudeste fazendo o transporte de grãos.

Formada em administração de empresas, ela aprendeu a dirigir no caminhão do pai, aos 16 anos, e na hora de escolher a profissão, optou pelo que considera uma grande paixão.

“Gosto de caminhão desde criança e como minha família trabalhava com isso, resolvi continuar, porque percebi que era melhor tanto em termos de rentabilidade quanto de liberdade. Sou empresária, trabalho para minha empresa”, contou.Mais >

Agripino participa de reunião com primeiro-ministro da Espanha

Representando os democratas do Brasil, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), se reuniu nesta quarta-feira (21), em Madri, com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy. O encontro, foi marcado por discursos relacionados ao tema “Populismos versus Representação Democrática”, abordados com uma visão de responsabilidades sobre o futuro das nações.

Mais de 36 países enviaram representantes para o debate com Rajoy promovido pela Internatiocal Democrat Union (IDU) [União Democrata Internacional].

Durante o discurso aos democratas, Rajoy destacou a necessidade de se atuar contra a instabilidade provocada pelo populismo no mundo inteiro. “O populismo e o nacionalismo excludentes são desafios que só provocam a pobreza, divisão e instabilidade” ressaltou o primeiro-ministro. “O centro-direita deve reagir unido para seguir defendendo os ideais da democracia, convivência e progresso”, finalizou.Mais >

Lei no RN determina cobrança de multa a agressores de mulheres

O combate à violência doméstica contra a mulher ganhou uma nova aliada no Rio Grande do Norte. Agora, os agressores de mulheres serão passíveis de multa. Aprovada em dezembro do ano passado na Assembleia Legislativa e promulgada este ano, a lei Nº 10.336 de 16 de janeiro de 2018 de autoria da socióloga e deputada estadual Márcia Maia assegura a aplicação de medida coercitiva administrativa ao autor das agressões.
Segundo o texto do projeto de lei, a multa será aplicada ao agressor em ressarcimento ao Estado pela utilização dos serviços públicos de emergência acionados para atender a vítima, como atendimento móvel de urgência, serviço de identificação e perícia, inclusive o exame de corpo de delito, busca e salvamento, serviço de policiamento ostensivo e o serviço de polícia judiciária. A lei aguarda regulamentação do Governo do Estado para ser colocada em prática.
As multas previstas nesta Lei serão regulamentadas pelo Poder Executivo e os valores recebidos quanto à aplicação das multas previstas serão utilizados nas políticas públicas voltadas ao combate e a redução da violência doméstica e familiar contra a mulher. 

Mais >

Ministro Kassab disse que Robinson está ajustando o estado e deve ser reeleito

Na visita que fez ao Rio Grande do Norte, o ministro Gilberto Kassab disse que o Sr. Governador, Robinson Faria, está ajustando o Estado e merece ser reeleito.

Governo transfere administração de Parque em Caicó para Associação de Criadores

O governador Robinson Faria assinou na manhã desta quarta-feira (21), o termo de cessão da administração do Parque Monsenhor Walfredo Gurgel, na cidade de Caicó, para a Associação Seridoense de Criadores (Asserc). A assinatura aconteceu no Centro Administrativo, em Natal.

Com a transferência, o governo terá uma economia de cerca de R$ 120 mil por ano com a manutenção do parque. Além disso, a ação vai permitir que a Asserc utilize o espaço de forma contínua para realizar projetos de desenvolvimento agropecuário.

Robinson Faria explicou que a cessão para a iniciativa privada vai diminuir despesas e fomentar o agronegócio na região do Seridó. “Neste momento precisamos reduzir gastos e economizar ao máximo os nossos recursos. A associação mostrou que está interessada e que tem condições de aproveitar melhor o espaço.Mais >

Oficiais da PM-RN e Bombeiros escolhem Coronel Azevedo pré-candidato a Estadual

Reunidos na última terça-feira à noite, oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros escolheram, no voto, o Coronel André Azevedo, pré-candidato a deputado estadual para representá-los.

Azevedo obteve 77% da preferência, ou 58 votos, contra 23% do Tenente-Coronel Fernandes, com apenas 17 manifestações favoráveis.

Os oficiais decidiram sabatinar os dois pretendentes a uma vaga na Assembleia Legislativa e destacaram a postura de Azevedo na defesa da classe, ressaltando a sua decisão de deixar o Comando-Geral da PM ao bater de frente com o governador Robinson Faria e desafiar o sistema que hoje gerencia(mal) a Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Delegado faz crítica ao intervencionismo federal por meio das forças armadas na segurança pública

O delegado da polícia civil da Paraíba, Adjuto Dias, usou suas redes sociais pra fazer uma crítica ao modo como vem sendo tratada a questão da segurança pública:

“Tanta coisa boa que deu certo e poderia ser estudada na área de segurança pública, como os movimentos de lei e ordem e posteriormente as polícias comunitárias em Nova York, o pacto pela vida em Pernambuco, o Paraíba Unida pela Paz no estado da Paraíba, o ronda do quarteirão no Ceará. Ao invés de mandar o exército de um canto a outro do país o governo federal poderia pensar em financiar um projeto piloto de segurança pública em algum estado que depois pudesse ser expandido para outros locais.”

O delegado deu a entender ainda que a solução para o problema passa por uma mudança na legislação:

“Porém, que uma coisa fique clara, solução real e efetiva nessa área somente quando se encontrar um meio de quebrar a sistemática de financiamento do crime organizado. E isso passa por uma reformulação do tratamento normativo dado à questão das drogas, embora a lei de drogas de 2006 tenha sido um avanço à sua época” concluiu.

Interiorização da internet recebe cooperação do governo federal

A população menos favorecida terá acesso à banda larga de baixo custo por meio do programa Internet para Todos, lançado na manhã desta terça-feira, 20, na Escola de Governo do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, também foi apresentado o projeto Infovia Potiguar, desenvolvido por meio de parceria entre governo estadual e instituições públicas de ensino superior, cujo objetivo é a interiorização da infraestrutura de telecomunicações.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, participou do evento, que contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. Mais >

Intervenção federal no Rio desperta fantasmas sobre o papel do Exército

A inédita intervenção federal no Rio de Janeiro, com a transferência do controle da segurança do Estado para um general, ainda engatinha, mas, em termos de agenda, já tomou de assalto o país e despertou os fantasmas sobre os limites e riscos da atuação do Exército na vida política brasileira,  ecoando traumas nada adormecidos da última ditadura.

Enquanto especialistas em segurança pública e ativistas de direitos humanos debatiam os eventuais problemas para atuação das Forças Armadas nas ruas fluminenses, foi o próprio comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas, que deu combustível de vez às polêmicas comparações.

Durante a reunião dos conselhos nacionais da República e da Defesa na segunda-feira, Villas Bôas afirmou que estava preocupado com a instituição de uma nova “Comissão da Verdade” após o fim da intervenção no Rio.Mais >

Prefeito Serginho intensifica o corte de terras para agricultores de Serra Negra

“Como é bom presenciar o sorriso no rosto do homem do campo. A chegada das chuvas contagia a todos”, diz o prefeito Serginho de Serra Negra do Norte ao visitar comunidades beneficiadas pelas chuvas e agora pelo corte de terras, prioridade da sua gestão.

Serginho disse que está acompanhando o andamento do programa de corte de terras na zona rural, que para ele, é indispensável nessa hora. “Deus está mandando as chuvas e o corte de terra está sendo feito. Com muita fé em Deus teremos grandes colheitas esse ano”, disse.Mais >

Agricultor é encontrado morto na zona rural de Serra Negra do Norte, diz PM

A Polícia Militar foi acionada na noite dessa terça feira por familiares de um agricultor que saiu de casa (zona urbana) para trabalhar no Sítio Conceição, naquele município, mas não teria voltado para o horário de almoço.

De acordo com informações do comandante da PM local, Sub-Tenente França, o corpo de Geraldo Paulino dos Santos, 62 anos, foi encontrado por volta das 20:40 horas no sítio para onde o agricultor havia saído para trabalhar.

Ao localizar o corpo do agricultor, que residia na rua Manoel Alves dos Santos, Conjunto Praxedes, os PM’s comunicaram o fato ao ITEP e Polícia Civil, que foram a Serra Negra do Norte remover o corpo e investigar, respectivamente.
Mais >

Polícia Civil prende principal suspeito de matar mulher de Janduís em Mossoró

O delegado Rafael Arraes (DHPP) informa que prendeu, com ordem judicial, o principal suspeito de ter matado Luciana Dantas dos Santos, em 25 de dezembro de 2017, no loteamento Santa Helena, zona norte de Mossoró-RN.

O corpo de Luciana Sartory, como era mais conhecida, foi encontrado na área de terreno baldio, perto do Sítio Ema, na manhã do dia 25 de dezembro.Mais >

Quase 200 mortos em 48 horas por bombardeios na Síria

Quase 200 pessoas morrerem, entre elas 60 crianças, e 470 ficaram feridas durante as últimas 48 horas na periferia de Damasco sob os bombardeios da aviação síria, no que o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), organização que monitora o conflito sírio através de uma rede de informantes na região) descreveu como “o balanço mais mortífero dos últimos três anos [na periferia de Damasco]”.

A ONU contabiliza em 393.000 os habitantes de Guta Oriental, a leste de Damasco, que desde 2013 sobrevivem sob um duplo cerco imposto pelas tropas regulares sírias no perímetro exterior e pelas milícias islâmicas que controlam o interior dos bairros cercados.

O intenso fogo de artilharia durante as últimas duas semanas marca o prelúdio da iminente ofensiva terrestre das forças especiais sírias, que estão sendo reagrupadas nos arredores de Damasco para penetrar no maior reduto insurrecto da capital.Mais >

Governo traz Internet para Todos

O governador Robinson Faria anunciou nesta terça-feira, 20, na presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o início no Rio Grande do Norte do Programa Nacional “Internet para Todos”. O programa, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, poderá levar internet de banda larga a todos os 167 municípios do RN.

“O RN agora entra na era da tecnologia e da informação universalizada, com acesso ágil e de qualidade à internet”, afirmou Robinson Faria, esclarecendo que o Governo do Estado e o Governo Federal se uniram para disponibilizar a tecnologia em todo o território do RN. Mais >

Ditadura anima Deltan Dallagnol: ‘Buscas e prisões também no Congresso Nacional’

O procurador Deltan Dallagnol, da lava jato, sugeriu nesta terça (20) que os mandados de busca e prisões nas favelas do Rio também valham para o Congresso Nacional.

“Se cabem buscas e apreensões gerais nas favelas do Rio, cabem também nos gabinetes do Congresso. Aliás, as evidências existentes colocam suspeitas muito maiores sobre o Congresso, proporcionalmente, do que sobre moradores das favelas, estes inocentes na sua grande maioria”, disparou Deltan na sua conta do Twitter.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) comentou a opinião do procurador e sugeriu que as buscas também fossem liberadas para os gabinetes dos membros da lava jato:Mais >

STJ substitui prisão de irmãos Joesley e Wesley Batista por medidas cautelares

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) substituiu nesta terça-feira (19) a prisão preventiva dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F, por medidas cautelares.

Na prática, Wesley deixará a prisão, mas Joesley seguirá preso por ter um segundo mandado de prisão contra ele.

Pela decisão do STJ, Wesley Batista:

  • Terá de comparecer em juízo e manter endereço atualizado;
  • Ficará proibido de se aproximar ou ter contato com outros réus e testemunhas;
  • Ficará proibido de ocupar cargo no conjunto de empresas envolvidas no caso;
  • Ficará proibido de deixar o Brasil sem autorização;
  • Será submetido a monitoração eletrônica

A decisão, por 3 votos a 2, foi tomada no âmbito do processo em que Wesley e Joesley são réus, acusados de ganhos ilegais no mercado financeiro.

Mais >

PTB desiste de Cristiane Brasil em ministério e indicará novo nome

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) divulgou uma nota nesta terça-feira (20) na qual disse ter sido alvo de “machismo”, sem direito a defesa, no caso envolvendo o Ministério do Trabalho.

Nomeada ministra pelo presidente Michel Temer em janeiro, ela teve a posse suspensa de maneira liminar (provisória) por Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) – a ministra ainda não tomou uma decisão definitiva sobre o assunto.

“Não foi possível esperar a decisão da ministra Carmen Lúcia em julgar o mérito de minha indicação a ministra do Trabalho. Não pude assim, infelizmente, saber a decisão do STF a respeito de uma prerrogativa exclusiva do Presidente da República garantida pela nossa Constituição”, disse Cristiane Brasil em um trecho da nota.