UFRN pesquisa uso da Cannabis

A decisão da Justiça Federal também autoriza que os laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sejam utilizados para estudo e manuseio do material que será importado e produzido para tratamento da idosa. Um dos documentos apresentados pela defesa da idosa foi uma declaração do diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, sobre os benefícios da Cannabis para a Doença de Parkinson.

O neurocientista e diretor do Instituto do Cérebro do da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro defende o amplo debate sobre o uso da Cannabis Sativa para combater generalizações e a criminalização. “Existem evidências de que a cannabis tem valor terapêutico desde o século 19. O que existe é uma proibição por razões políticas e econômica que acabam tendo um impacto negativo nas pessoas. Mais >

Clube CAP anuncia: Faltam 4 dias para começar o carnaval em Jardim de Piranhas

Parnamirim: Coronel Taveira promete concurso e investimentos em segurança

O prefeito Rosano Taveira recebeu dos vereadores um cheque simbólico no valor de R$ 1,6 milhão, recurso que retorna para os cofres municipais e que deverão ser investidos nas áreas de saúde, segurança e esporte, beneficiando a população. A indicação dos vereadores é de que seja destinado para a Saúde o valor de R$ 600 mil para a compra de um mamógrafo, dois veículos para serem utilizados pela Estratégia da Saúde da Família e seja adquirido um aparelho de ultra-som.

Na área da Segurança, a indicação é de que seja destinado R$ 400 mil para a implantação de vídeo monitoramento nas escolas da rede municipal e para a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo seja enviado o valor de R$ 250 mil para implantação de arquibancada no ginásio poliesportivo da Liberdade, R$ 100 mil para reforma dos ginásios de Pium e Passagem de Areia, além de R$ 172 mil para a implantação de um caminhódromo e pista de skate no bairro de Monte Castelo.Mais >

MPF obtém decisão obrigando o fornecimento de Canabidiol para pacientes no RN

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma sentença obrigando a União, o Estado do Rio Grande do Norte e as prefeituras de Natal e Parnamirim a fornecerem o “Hemp Oil (RSHO) – Canabidiol (CBD)” a todos os pacientes do estado que comprovem a necessidade de uso, através de receituário médico. O medicamento deve ser distribuído ainda que não conste da lista oficial do Ministério da Saúde e mesmo que tenha de ser importado.

A decisão acatou os pedidos feitos pelo MPF em uma ação assinada pelo procurador da República Victor Mariz e que teve origem na representação feita pelos pais de três crianças que sofriam de epilepsia refratária de difícil controle, doença que provoca uma série de crises convulsivas (uma das crianças chegava a ter mais de uma centena em um único dia). Como opção à distribuição do medicamento, a sentença permite que os governos custeiem os tratamentos.

Substância – O Canabidiol é utilizado no tratamento de doenças neurológicas graves, como a epilepsia refratária, reduzindo o número e intensidade das crises epilépticas. Os pais que procuraram o MPF relataram a importância da substância, tendo em vista que diversos outros tratamentos já haviam sido testados, sem sucesso, na tentativa de controlar as convulsões em seus filhos.Mais >

Polícia diz ter identificado suspeitos de assassinar vencedor da Mega-Sena no CE

A polícia já tem suspeitos do assassinato de um empresário vencedor da Mega Sena morto a tiros na madrugada de domingo (4), no município de Campos Sales, na Região do Cariri, a cerca de 480 quilômetros de Fortaleza.

Miguel Ferreira estava em um bar na cidade de Campos Sales quando um homem se aproximou dele e disparou vários tiros. O empresário foi atingido por três tiros, conforme a Polícia Civil.

“Importante que já há suspeitos da autoria do crime, mas diligências estão sendo feitas pelas equipes da Polícia Civil no intuito de corroborar com as investigações”, disse o delegado de Campos Sales, Bruno Fonseca.Mais >

Robinson diz que folha de inativos ‘quebra qualquer estado’

O governador Robinson Faria cobrou dos deputados estaduais a aprovação de pacote fiscal e se exime de culpa por crise financeira do Rio Grande do Norte. Durante a leitura da mensagem anual na Assembleia, na manhã desta terça-feira (6), o governador disse que a crise financeira vem de bastante tempo e que “a conta chegou”. Para Robinson, é primordial que os deputados aprovem os projetos sobre o pacote fiscal.

No início de sua leitura, Robinson relembrou os 24 anos em que esteve como deputado estadual, dizendo que se sentia bem no Poder Legislativo e que foi na Assembleia onde aprendeu e descobriu os caminhos do Rio Grande do Norte. Afirmando que iniciou a administração do Estado com problemas ainda mais sérios devido à crise nacional e ao suposto “abandono” da Petrobras ao Rio Grande do Norte, Robinson disse que foi alertado por pessoa próximas para não assumir o comando do Executivo.Mais >

Fecam busca entendimento junto ao TCE sobre verba indenizatória dos vereadores

A reunião do corpo jurídico da FECAM e TCE, determinada pelos seus respectivos Presidentes Odair Diniz e Gilberto Jales, ocorreu nesta terça-feira (06) para tratar da Resolução que regulamentará a verba indenizatória dos vereadores.

Os técnicos da Corte de Contas apresentaram uma minuta do projeto que ja foi encaminhado aos Conselheiros; sendo que a “intenção da FECAM é, por meio de memoriais, acrescentar uma visão de praticidade e exequibilidade, com ênfase a realidade das Casas Legislativas potiguares, a fim de sensibilizar a interpretação dos Julgadores, afirmou o Procurador Ivanildo Albuquerque Filho.

O Presidente da Câmara de Natal Raniere Barbosa enalteceu essa possibilidade de entendimento, com a concordância de Irani Guedes (Presidente Câmara Parnamirim), da vereadora Katia, do procurador Waldenir Xavier (Natal) e Herta Karine (Parnamirim). Os memoriais serão encaminhados ao TCE ate a próxima sexta-feira (06).

Furiosa inova no carnaval de caicó com o Frevo do Meio Dia

Uma das novidades do Carnaval de Caicó será a realização do Frevo do Meio Dia, puxado pela Orquestra Furiosa. O evento será realizado no sábado de carnaval (10), com a Furiosa puxando os foliões pelo centro de Caicó, em ritmo de frevo.
De acordo com Bruno Santos, coordenador da Furiosa, o Carnaval de Caicó precisa estar sempre se reinventando e trazendo novas atrações de entretenimento para quem brinca carnaval. “Conseguimos viabilizar uma trivela, com qualidade sonora para fazer uma festa grande pelas ruas da cidade”, afirmou.
Em seu segundo ano no carnaval caicoense, a Orquestra Furiosa está preparando uma grande programação. “O nosso carnaval só cresce com as várias programações que vão surgindo e a Furiosa está com um repertório de frevo que vai contagiar todo o público”, completou.

PM e GM prendem dupla suspeita de assaltar correspondente bancário no Seridó

Dois homens foram presos suspeitos de participar de um assalto a um correspondente bancário na cidade de Cruzeta/RN, no Seridó potiguar.

Segundo informações da Polícia Militar e Guarda Municipal, os suspeitos, foram presos seguindo em direção a cidade de Caicó, horas depois do assalto que foi registrado por volta das 09h00 da manhã.

Ainda de acordo com a Polícia Militar de Cruzeta, logo após o crime ser registrado, por volta das 09h00 (horário local), várias equipes iniciaram as buscas pela cidade e estradas que dão acesso aos municípios vizinhos.Mais >

Coreto em Caicó será palco para Antigos Carnavais

Mais um polo confirmado para o Carnaval Multicultural de Caicó 2018. A praça Senador Dinarte Mariz – Praça do Coreto terá um palco que receberá atrações e um repertório especial de antigos carnavais. Samba, axé music, marchinhas e diversos estilos que marcaram a folia em décadas passadas.

A programação acontecerá da quarta-feira, dia 07, à terça-feira de Carnaval, dia 13, sempre à noite. Já foram confirmadas as atrações: Banda 2, Max, Kanelinha, Orlando, Mel Foster, S de Samba e Solange Silva. A organização é do Bar do Coreto com patrocínio da Skol.

Nelter Queiroz se posiciona favorável a extinção do auxílio-moradia pago a políticos e magistrados

Sempre fiel aos seus ideais, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) reproduziu em sua conta no Twitter, nesta segunda-feira (5), a publicação feita pelo fundador do Partido Novo e pré-candidato à presidência da República, João Amoêdo, onde o mesmo sugeriu que políticos e magistrados abram mão do recebimento do auxílio-moradia ofertados a ambas às classes.

“Neste momento de aperto de contas e desemprego, eu gostaria de propor aos políticos e juízes que abram mãos dos seus auxílios-moradia. Deem o exemplo. Chega de privilégios. O brasileiro vive com muito menos e sem auxílio”, sugeriu Amoêdo em sua publicação.

Em seu comentário feito sobre a sugestão de João Amoêdo, o parlamentar potiguar deixou claro que não é contemplado com este benefício e que já apelou diversas vezes nas redes sociais, em entrevistas e no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para que políticos e magistrados beneficiados suspendam o recebimento desse privilégio que é legal, mas é imoral.

Ceará tem chuvas de até 82 milímetros nesta segunda

O Ceará registrou chuvas de até 82 milímetros em 36 cidades nesta segunda-feira (5). A maior precipitação ocorreu na cidade de General Sampaio, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Também houve chuvas moderadas em Granja (66 milímetros), Choró (51), Itaitinga (34), Cruz (34), Eusébio (30), Barroquinha (28) e Sobral (28). Em Fortaleza, a chuva de apenas 12 milímetros, mas suficiente para deixar várias ruas alagadas. 

Prefeito de Caicó anuncia início da primeira etapa do novo asfalto

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, anunciou hoje (05), o início da primeira etapa da obra do novo asfalto. Nesta terça-feira (06), a empresa Nova Geração está instalando o canteiro de obras, chegando com os equipamentos e a equipe de funcionários para dar início a obra do novo asfalto de Caicó, quando na oportunidade o prefeito assinará a ordem de serviço, a partir das 9h30. A pavimentação asfáltica terá início pelo trevo do bairro Boa Passagem.

A obra será feita por etapas, sendo que na primeira será feito o trecho que compreende da zona norte ao centro e vai contemplar as ruas Júlio Rodrigues, Breno Olegário Macêdo, Joaquim Gorgônio, Manoel Felipe, além das avenidas Renato Dantas, Carlindo Dantas e rua Doutor Rui Mariz.

Os recursos são provenientes de convênio com o Ministério das Cidades por meio de emenda parlamentar. A atual gestão encontrou a obra paralisada, rescindiu o contrato com a antiga empresa e apresentou novo projeto à Caixa Econômica Federal.Mais >

Rádio Povo terá estrutura com estrutura de primeiro-mundo no carnaval de Caicó

Líder de audiência em Caicó, a Rádio Povo está pronta, em mais um ano de carnaval, para cobrir tudo que vai rolar no terceiro maior e mais animado carnaval do Brasil.

Com estrutura de primeiro-mundo, a direção da rádio espera poder cobrir – minuto-a-minuto, todos os detalhes da festa em Caicó. A rádio terá um camarote na avenida.

De acordo com Juscelino Kubitschek (JK), diretor geral da emissora caicoense, o diferencial da Rádio Povo é o tempo disponível para cobrir o grandioso evento.

Rádio Povo é a emissora de Caicó que alcança a maior faixa de audiência, segundo pesquisa de opinião pública. O diretor convida toda a sociedade de Caicó a sintonizar a faixa 87.9.

RN registra 25 homicídios durante o fim de semana

O Rio Grande do Norte registrou 25 homicídios entre sexta-feira (02) e domingo (4). A informação é do Observatório da Violência (Obvio), com dados contabilizados até às 18h50 de ontem. A maior parte dos crimes aconteceu no sábado, quando 16 pessoas foram vítimas da violência.
O município de Mossoró concentrou a maioria dos casos com sete mortes, seguido de São Gonçalo do Amarante (4), Natal (4) e Macaíba (3). Somados, os municípios da região Metropolitana concentraram 56% dos casos.

Este ano, o Obvio registrou 248 CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais). A média é de 7,09 crimes por dia. Em 2017, o número de ocorrências diárias foi 6,97. Os dados sobre a violência em 2018 já superam o último ano mesmo com o massacre na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em janeiro de 2017, quando 26 apenados foram mortos. Mais >

Quadrilha explode carro-forte na divisa do Rio Grande do Norte com Ceará

Mais um ataque a carro-forte foi registrado nesta segunda-feira, na divisa entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte. O assalto aconteceu à tarde, na BR-304, próximo à Cacimba Funda. Na ocasião, os bandidos explodiram o blindado da empresa Brinks e conseguiram fugir, deixando a Polícia Militar em alerta no território potiguar.

Segundo informações da Polícia Militar cearense, pelo menos sete assaltantes encapuzados interceptaram o carro-forte e, após a explosão, conseguiram levar o dinheiro, que não teve a quantia informada pela empresa de valores.

O veículo utilizado pelos bandidos foi queimado na rodovia e outro – picape Amarok com placas de Barcelona(RN) – teria sido usada na fuga. Até o momento, a polícia não tem pistas da quadrilha.

Currais Novos: Nelter solicita melhorias e ações hídricas para as comunidades Mirador, Mulambos e Queimadas

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) emitiu requerimentos ao Governo do Estado solicitando que a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) viabilize pleitos hídricos visando à melhoria da vida dos currais-novenses moradores das comunidades rurais Mirador, Mulambos e Queimadas que enfrentam dificuldades devido à estiagem que se prolonga há sete anos.   

“Trazidos ao nosso mandato pelo vereador Edmilson Souza [DEM] os pleitos em questão foram demandados pela Associação do Desenvolvimento Comunitário do Totoró e pela Associação dos Produtores Rurais do Mirador, e giram em torno da limpeza e medição da vazão de poços tubulares nas comunidades Queimadas e Mulambos, e a destinação de cata-vento e caixa com capacidade de armazenamento de 5 mil litros d’água para viabilizar a instalação de um poço já existente na comunidade Mirador”, disse o parlamentar, frisando seu empenho para concretização destas demandas.  

Perseguição a suspeitos de crimes termina com apreensões na noite de hoje em Caicó

Perseguição a suspeitos de crimes, realizada nessa noite (06) pela Polícia Militar na cidade de Caicó, terminou na rua Piauí do bairro Walfredo Gurgel. Os elementos suspeitos conseguiram pular residências e deixaram para trás vasto material.

Entre os objetos deixados dentro de uma residência estava uma moto de placa QGG-4286 – Honda Titan 2016, na cor vermelha – em situação legal, documentalmente. Toda a bijuteria e o veículo foram entregues na delegacia de plantão. Mais >

Hospital Sírio-Libanês atingiu a marca de 1.000 transplantes de fígado pediátrico

O grupo de Transplante de Fígado Pediátrico do Hospital Sírio-Libanês atingiu a marca de 1.000 transplantes de fígado pediátrico, envolvendo doadores vivos ou com morte encefálica constatada.

De todos os transplantes de fígado pediátricos feitos pela instituição, 95% foram realizados em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Atualmente, o Sírio-Libanês responde por 50% dos transplantes dessa modalidade realizados no Brasil, envolvendo pacientes com idade inferior a dois anos.

Sem reforma na Previdência, Saúde e Educação podem ficar comprometidas

O governo federal alinha o discurso em defesa da reforma da Previdência, que deve ser votada neste mês de fevereiro. Aliados do presidente Michel Temer explicam que, sem novas regras para concessão de aposentadorias, o sistema pode falir e comprometer outras áreas importantes, como Saúde e Educação.

Na semana de aniversário da Previdência Social, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, comentou sobre o assunto e afirmou que a continuidade do pagamento das aposentadorias depende do fim dos privilégios.

“É muito importante nós tornarmos o nosso sistema previdenciário com sustentação. Que ele não vá amanhã deixar de pagar o valor das aposentadorias de vocês. É importante para o Brasil, nós fazermos uma reforma da Previdência que garanta o pagamento daqueles que já estão aposentados e dos que ainda vão aposentar-se. E isso, como esse modelo que nós temos, não acontecerá”.Mais >