“Esquisito”: Cadu Xavier endossa críticas de senador contra Allyson e diz que “é feio enganar o povo nas redes”


O ex-secretário estadual da Fazenda e pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier, pegou carona nas críticas que o senador Rogério Marinho fez contra o ex-prefeito de Mossoró e subiu o tom na mesma intensidade ao rebater críticas e declarações recentes de Allyson envolvendo pautas populares e a imagem do político mossoroense nas redes sociais.

Em vídeo divulgado nesta semana, Cadu afirmou que o “chapéu de couro não é esquisito”, destacando que o acessório representa um símbolo histórico e cultural do povo sertanejo. Segundo ele, o chapéu é utilizado diariamente por trabalhadores do campo que enfrentam o sol forte para garantir o sustento da família.

Na sequência, porém, o secretário direcionou críticas duras a Allyson Bezerra. Cadu afirmou que “esquisito” é um político com “a pré-campanha mais cara do estado” usar o símbolo sertanejo enquanto, segundo ele, teria adotado medidas contrárias aos servidores públicos quando administrou Mossoró.

Mais >

“Milagre do ano eleitoral”, dispara Nikolas sobre recuo de Lula na taxa das blusinhas


O deputado federal Nikolas Ferreira publicou um vídeo nas redes sociais ironizando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o anúncio do fim da chamada “taxa das blusinhas”. Na gravação, Nikolas afirma que o governo estaria revogando uma medida criada pela própria gestão petista e classificou a decisão como um “milagre do ano eleitoral”.

Segundo o parlamentar, o aumento dos impostos sobre compras internacionais prejudicou consumidores brasileiros e teria sido defendido por aliados do governo apenas por ter partido de Lula. “As compras internacionais aumentaram de preço, tiveram que engolir calado porque foi o Lula que fez”, afirmou.

Nikolas também citou a primeira-dama Janja Lula da Silva ao lembrar declarações feitas durante o debate sobre a taxação de plataformas internacionais de comércio eletrônico. O deputado insinuou que a mudança de postura do governo ocorre por interesses eleitorais visando 2026.

Mais >

Em entrevista, Rogério Marinho diz acreditar em segundo turno entre Cadu e Álvaro Dias


Durante entrevista ao programa Meio Dia RN, da 96 FM Natal, nesta última segunda-feira (11), o senador Rogério Marinho afirmou acreditar que a disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2026 será decidida em um segundo turno entre Álvaro Dias e Cadu Xavier.

Nunes Marques toma posse como Presidente do TSE e defende urnas eletrônicas: “patrimônio do Brasil”; veja em vídeo


O ministro Nunes Marques tomou posse, nesta terça-feira (12/5), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. No primeiro discurso à frente da Justiça Eleitoral, ele apontou que o sistema eletrônico de votação do Brasil é o mais avançado do mundo, mas que isso não impede o “constante aperfeiçoamento”. “O sistema eletrônico de votação brasileiro constitui um patrimônio institucional da nossa democracia. No tocante à recepção e à apuração dos votos, nosso sistema é o mais avançado do mundo. E essa condição de destaque global não impede o constante aperfeiçoamento do nosso sistema”, afirmou o presidente do TSE.

Na mesma fala, o ministro destacou que a Inteligência Artificial (IA) será o grande desafio a ser enfrentado nas eleições deste ano. Para Nunes Marques, a tecnologia pode ser benéfica, mas é preciso atenção para evitar que seja usada de forma equivocada nas campanhas eleitorais. Ele afirmou que o poder de decisão do voto precisa permanecer nas mãos do eleitor, e não de “uma máquina”. “O futuro da nossa democracia não será delineado por máquinas, mas pelos milhões de brasileiras e brasileiros que depositaram nas urnas sua mensagem de esperança, traduzida no voto direto, secreto, universal e periódico”, declarou.

A posse de Nunes Marques marcou a transição da gestão da ministra Cármen Lúcia para o novo comando, que terá ainda o ministro André Mendonça como vice-presidente. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, além dos pré-candidatos ao Planalto Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado. Também estiveram presentes autoridades como Celina Leão, Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro.

Pânico no Beto Carrero: equipamento falha no ar com grupo de turistas caicoenses; vídeo


Momentos de tensão marcaram a manhã desta terça-feira (12) no parque temático Beto Carrero World, após um equipamento apresentar falha no ar devido à falta de energia elétrica. Equipes de emergência e socorro do parque foram acionadas imediatamente para atender os ocupantes do brinquedo. Entre eles estava uma turma de caicoenses que fazia excursão ao local. Um dos integrantes precisou de atendimento médico e, segundo relatos, escapou de uma situação ainda mais grave “por muito pouco”.

O susto foi tão grande que um empresário caicoense que integra o grupo chegou a vomitar após o ocorrido. Um médico otorrinolaringologista também teria sido acionado pelo parque para prestar assistência às vítimas. Abalados emocionalmente, os caicoenses decidiram deixar o parque logo após o episódio, que provocou pânico e apreensão entre os visitantes presentes no momento da falha.

Lula anuncia fim da taxa das blusinhas para compras internacionais de até USS 50


O presidente Lula (PT) anunciou o fim da chamada taxa das blusinhas. O termo é utilizado para se referir ao programa Remessa Conforme, que passou a cobrar imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50.

A partir de quarta (13), as compras até este valor não pagarão imposto, de acordo com o Rogério Ceron, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

A mudança foi realizada em uma Medida Provisória (MP) que será publicada no “Diário Oficial da União”.

A cobrança foi iniciada em agosto de 2024, após aprovação do Congresso Nacional e sancionada por Lula.

A informação é do portal g1.

O sabor que nasceu em Caicó: Gelato da Fran começa expansão em estados do Nordeste

Screenshot

De uma ideia simples nascida em família, no coração da zona Norte de Caicó, surgiu uma marca que hoje começa a conquistar espaço em vários estados do Nordeste. O Gelato da Fran, novo braço do já conhecido Açaí da Fran, vem ganhando mercado com produtos que carregam sabor, qualidade e uma história de muita dedicação.

Tudo começou com o sucesso do Açaí da Fran, que rapidamente caiu no gosto dos caicoenses com seus sabores e atendimento diferenciado. O crescimento foi acontecendo de forma natural: primeiro a zona Norte, depois outros bairros de Caicó e, aos poucos, cidades da região. Agora, a família decidiu dar um passo ainda maior com a criação do Gelato da Fran, investindo na fabricação própria de gelatos, sorvetes, cremes e picolés.

O diferencial da marca está justamente no cuidado artesanal. Cada embalagem passa por um processo feito com atenção aos detalhes, desde a produção até a finalização. A empresa aposta em qualidade, autenticidade e no sabor como marca registrada, conquistando clientes não apenas no Rio Grande do Norte, mas também em estados como Paraíba, Ceará e Pernambuco.

À frente do negócio está Léo, CEO da empresa da família, que celebra o crescimento da marca sem esquecer das origens humildes. Segundo ele, o sucesso é resultado do trabalho conjunto da família, especialmente dos pais, que sempre acreditaram no sonho e ajudaram a construir cada etapa do projeto.

O que começou na periferia de Caicó agora ultrapassa fronteiras e leva o nome da cidade para novos mercados do Nordeste. Mais do que vender gelatos e açaís, a empresa potiguar leva consigo uma história de amor, persistência e empreendedorismo familiar que inspira.

Ouro Branco: por unanimidade, Dra. Fátima vence de novo tentativa de impugnação de Amariudo e confirma candidatura no TRE RN

A ex-prefeita e candidata na eleição suplementar de Ouro Branco, Fátima Silva, acaba de ganhar por unanimidade mais uma tentativa de impugnação de Amariudo à sua candidatura. Com isso, Fátima Silva confirma que é plena candidata, já estando seu registro nas urnas para ser votada no próximo domingo.

Pela manhã, a Procuradoria Regional Eleitoral do RN sugeriu a rejeição da candidatura, o que causou alvoroço entre os apoiadores de Amariudo Santos, que tentava impugnar a candidatura de Fátima Silva desde o início da campanha. Já no acórdão, os sete desembargadores do TRE RN observaram que a desaprovação de contas pela Câmara Municipal de Vereadores e a inexistência de dano ao erário ou enriquecimento ilícito não causa sua inelegibilidade, entendimento que já havia sido reconhecido pelo Ministério Público Eleitoral e pela Juíza da 23ª Zona Eleitoral em Caicó. Amariudo também perdeu a tentativa de impugnação sobre a convenção partidária ocorrida em 5 de abril, já considerada regular em outro parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

Sustentar o discurso de impedimento da candidatura de Drª Fátima Silva, pelo candidato Amariudo Santos, tem sido a única possibilidade viável de parar o espantoso crescimento da campanha da ex-gestora na Eleição Suplementar de 2026 em Ouro Branco, que tem agregado multidões em cada ato que promove. O julgamento em definitivo de hoje deve aumentar a debandada de eleitores indecisos na campanha que está dando o que falar no Rio Grande do Norte.

FONTES:
https://consultaunificadapje.tse.jus.br/#/public/resultado/0600004-44.2026.6.20.0023
https://consultaunificadapje.tse.jus.br/#/public/resultado/0600006-14.2026.6.20.0023

Deputado Estadual Adjuto Dias defende conclusão do Projeto Seridó de adutoras


Durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Adjuto Dias (PL) destacou a importância do Projeto Seridó, obra que irá garantir a distribuição das águas do Rio São Francisco para municípios seridoenses a partir das barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves. O parlamentar classificou o projeto como fundamental para assegurar a independência hídrica da região.

Segundo Adjuto Dias, a relevância da obra se torna ainda mais evidente diante do atual volume hídrico da Barragem de Oiticica, que se aproxima de 70% da sua capacidade. “O Projeto Seridó será responsável por levar essas águas aos demais municípios da região, garantindo segurança hídrica para uma população que historicamente conviveu com a seca”, afirmou.

O deputado explicou que o projeto é dividido em dois eixos principais. O Seridó Norte será responsável por levar água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para cidades como Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, São João do Sabugi e Ipueira. Já o Eixo Sul distribuirá as águas da Barragem de Oiticica para municípios como Currais Novos, Acari, Cruzeta, Florânia, Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Ouro Branco, Santana do Seridó e Equador.

Ao defender o avanço da obra, Adjuto ressaltou a expectativa da população seridoense pela conclusão do projeto. “Essa é uma obra que representa esperança, desenvolvimento e qualidade de vida para o interior do nosso estado. Esperamos que ela seja concluída o quanto antes para garantir a independência hídrica da nossa região”, destacou o parlamentar.

Escala 6×1: proposta defendida por Allyson pode exigir 15 mil novas contratações no RN e inchar a máquina


Em entrevista à TCM Notícia, na última segunda-feira (11), o ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil), com discurso cada vez mais populista e alinhado com as pautas do PT e de Lula, defendeu a proposta de redução da escala 6×1, que pode abrir um rombo milionário nas contas dos municípios potiguares, afetando diretamente serviços essenciais prestados à população. Um dos setores mais afetados seria o transporte público com o aumento da passagem de ônibus.

Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que a proposta pode custar até R$ 811 milhões aos municípios do Rio Grande do Norte e exigir mais de 15 mil novas contratações apenas para manter o atual nível de funcionamento dos serviços públicos.

De acordo com a entidade, as prefeituras precisariam contratar mais gente para evitar o colapso no atendimento à população. Os efeitos seriam mais sentidos justamente nas áreas mais essenciais, como educação, saúde, assistência social e limpeza urbana – além do transporte público.

Passagem de ônibus e produtos podem ficar mais caros

Na prática, isso significa mais pressão sobre prefeituras que já enfrentam dificuldades financeiras, dependem de repasses federais e convivem com queda de arrecadação. O efeito em cadeia pode atingir diretamente a população, uma vez que grande parte dos serviços municipais é prestada por empresas terceirizadas.

O aumento dos custos trabalhistas dessas empresas também vai encarecer os contratos com as prefeituras, afetando desde limpeza urbana até serviços de saúde, transporte, vigilância e zeladoria.

Com o aumento dos custos operacionais no transporte coletivo e no setor produtivo, por exemplo, passagem de ônibus e produtos ficarão mais caros, afetando diretamente o bolso e o custo de vida da população.

Blog do BG

Luto em Caicó: Jovem bastante querido, Sávio Araújo morre após acidente na BR-427


Caicó amanheceu de luto com a confirmação do falecimento do jovem Sávio Araújo Carvalho Alves, ocorrido em decorrência das complicações causadas por um grave acidente de motocicleta registrado no último dia 25 de abril, na BR-427, entre os municípios de Jardim do Seridó e Caicó. Após o acidente, Sávio foi socorrido e transferido para Natal, onde passou por procedimentos cirúrgicos e permaneceu internado sob cuidados médicos intensivos. Apesar dos esforços das equipes de saúde e da grande corrente de orações mobilizada por familiares e amigos, ele não resistiu.

Filho de Régia Araújo de Souza, ex-servidora do município de Caicó, e de Silvio, Sávio era bastante querido e conhecido na cidade, o que fez sua partida causar forte comoção entre amigos, familiares e toda a comunidade. Nas redes sociais, diversas homenagens foram publicadas destacando sua alegria, amizade e o carinho que cultivou ao longo da vida. O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, também emitiu nota de pesar lamentando profundamente a morte do jovem e prestando solidariedade à família neste momento de dor. Nossos sentimentos à amiga Régia Araújo de Souza, aos familiares e amigos. Que Deus conceda conforto e força para enfrentar esta perda irreparável.

Aline Reis e Yslan Costa são atrações da “B-Day do Playboy” em Brejo do Cruz; festa é beneficente


O jovem empresário de Brejo do Cruz promete movimentar a cidade com uma grande festa beneficente que já está dando o que falar nas redes sociais. A “B-Day do Playboy” acontece no próximo dia 22 de maio, a partir das 22h, no Clube SAC, reunindo música, solidariedade e muita animação em uma noite que promete entrar para a história da região.

O evento contará com shows de Aline Reis, apontada por muitos fãs como um dos grandes nomes do forró da atualidade, além de Yslan Costa e convidados especiais, garantindo um repertório recheado de sucessos, romantismo e muito piseiro.

Além da diversão, a festa também terá caráter beneficente, reforçando o lado solidário da iniciativa. A expectativa é reunir um grande público de toda a região para celebrar, ajudar o próximo e viver uma noite marcada por emoção, música e energia contagiante.

Presidente da Câmara e grupo político de Lagoa D’Anta fecham apoio a Walter Alves

O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves participou, na noite desta segunda-feira (11), da festa de 64 anos de emancipação política do município de Lagoa D’Anta. Durante o evento, Walter recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Duarte, para as Eleições 2026.

Carlos Duarte foi o vereador mais votado do município nas Eleições 2024 e chega para fortalecer o grupo de lideranças que têm declarado apoio ao projeto político de Walter Alves em diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Ao agradecer a aliança, Walter destacou a importância do apoio do parlamentar e de seu grupo político. “Recebo com muita alegria o apoio do vereador Carlos Duarte e de todo o seu grupo político. Duarte é uma liderança que conhece de perto as necessidades do povo de Lagoa D’Anta. Fico muito grato pela confiança e tenho certeza de que essa parceria será construída com diálogo, trabalho e compromisso com a população”, afirmou Walter Alves.

Covardia sem tamanho: criança é enganada e tem mercadoria derrubada por playboys em Mossoró


Cenas que revoltam e causam indignação tomaram conta das redes sociais nesta terça-feira (12), após a circulação de um vídeo gravado em um semáforo de Mossoró. As imagens mostram um menino humilde, que vendia paçoquinhas para ajudar no sustento, sendo alvo de zombaria por parte de jovens dentro de um carro de luxo.

Na gravação, o garoto se aproxima do veículo após ser chamado pelos ocupantes. O motorista pergunta o preço dos produtos e, em tom de deboche, diz: “quanto é essa bicha?”. Enquanto isso, outro rapaz, no banco de trás, filma toda a ação e comenta: “vamos gravar aqui ele comprando”. Em seguida, o condutor arranca bruscamente com o carro, derrubando as paçoquinhas do menino no chão.

A atitude gerou forte revolta na internet, com centenas de comentários condenando a humilhação sofrida pela criança e classificando a cena como cruel, desumana e covarde. Internautas cobraram identificação e responsabilização dos envolvidos, além de demonstrarem solidariedade ao garoto, que aparentava apenas tentar trabalhar honestamente para ganhar algum dinheiro.

Megaoperação da PF bloqueia R$ 13 milhões de facção interestadual por tráfico e lavagem de dinheiro no RN


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) megaoperação contra uma facção interestadual investigada por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no RN. A ação resultou no cumprimento de mandados de prisão e busca em Natal, além do bloqueio judicial de cerca de R$ 13 milhões em bens ligados ao grupo criminoso.

No RN, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. As ações ocorreram em Natal e também em João Pessoa (PB).

A operação, chamada de Força Integrada II, foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no RN (FICCO/RN) e faz parte de uma ofensiva nacional contra organizações criminosas em 15 estados brasileiros.

Além das ordens de busca, a operação inclui três mandados de prisão preventiva e um mandado definitivo contra um investigado considerado foragido da Justiça.

Mais >

Indignação com decisão de Moraes contra dosimetria impulsiona luta da oposição por anistia


A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender a aplicação da Lei da Dosimetria deve acelerar a ofensiva da oposição em defesa de uma anistia ampla, geral e irrestrita aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.  

A aposta da oposição em uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da anistia leva em conta os votos que derrubaram o veto da Lei da Dosimetria e a tramitação que não depende do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fazer valer o texto depois de aprovado no Congresso.  

Antes focados na aprovação de um projeto de lei para a anistia, parlamentares de oposição decidiram alinhar esforços em PECs, pois elas são consideradas juridicamente mais robustas diante de eventuais contestações no STF.

Mais >

Mistério na Zona Sul de Natal: homem em situação de rua é achado morto em frente ao shopping


Um homem em situação de rua foi encontrado morto nas primeiras horas da manhã desta terça-feira na calçada do Natal Shopping, na Zona Sul de Natal. De acordo com informações iniciais, a ocorrência foi registrada por volta das 4h da madrugada, quando policiais militares do 5º Batalhão foram acionados para atender a denúncia de um homem ferido no local.

Equipes do SAMU, incluindo unidades de suporte básico e avançado, também foram deslocadas para a ocorrência, mas ao chegarem constataram que a vítima já estava sem vida. Segundo a Polícia Militar, no mesmo horário houve um chamado ao CIOSP informando que um homem com características semelhantes — camisa vermelha e calça preta — teria praticado um assalto a poucos metros dali. A suspeita é de que a vítima encontrada morta possa ser o mesmo indivíduo citado na denúncia.

A área foi isolada pela PM até a chegada das equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pela investigação e pelos procedimentos periciais. O caso será apurado pela Polícia Civil, que deverá esclarecer as circunstâncias da morte.

Em Lagoa d’Anta-RN, Robinson participa da grande festa de 64 anos de emancipação ao lado do prefeito João Paulo


O deputado federal Robinson Faria participou, nesta segunda-feira (11), da tradicional festa em comemoração aos 64 anos de emancipação política de Lagoa d’Anta. Acompanhado do prefeito João Paulo e de aliados políticos da gestão municipal, Robinson foi bastante recepcionado pela população durante o evento, que reuniu uma multidão em praça pública e marcou mais uma grande celebração no município.

Reconhecido pelo perfil municipalista, Robinson Faria tem destinado emendas parlamentares para diversas cidades potiguares, com foco principalmente nas áreas da saúde e educação, além de investimentos em infraestrutura e ações sociais. Durante a festa, o parlamentar destacou a importância de apoiar também iniciativas culturais e de entretenimento, ressaltando que eventos populares fortalecem a economia local e proporcionam lazer e felicidade para a população.

Na ocasião, o prefeito João Paulo apresentou oficialmente seus pré-candidatos ao povo de Lagoa d’Anta: Álvaro Dias para o Governo do Estado, Robinson Faria para deputado federal e Galeno Torquato para deputado estadual. O evento político e festivo movimentou a cidade e reforçou a união do grupo político local visando as eleições do próximo ano.

Álvaro Dias amplia força no Agreste Potiguar e recebe apoio do prefeito João Paulo em Lagoa d’Anta


O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), participou, na noite desta segunda-feira, da programação em comemoração à emancipação política do município de Lagoa d’Anta, na região Agreste Potiguar, em mais uma agenda marcada pelo fortalecimento de sua pré-candidatura no interior do estado.

Durante o evento, Álvaro recebeu oficialmente o apoio político do prefeito João Paulo Lopes e de todo o seu grupo político, consolidando uma importante aliança na região Agreste e ampliando a base de apoio ao projeto liderado pelo PL no Rio Grande do Norte.

A programação reuniu lideranças políticas, vereadores, autoridades locais e a população do município, fortalecendo o diálogo em torno do desenvolvimento regional e das pautas prioritárias para os municípios do interior potiguar.

O novo apoio reforçou o crescimento político de Álvaro Dias no Agreste Potiguar, região considerada estratégica no cenário político estadual. A aproximação com lideranças municipais tem sido uma das marcas das agendas realizadas pelo pré-candidato, que vem defendendo mais investimentos em infraestrutura, geração de emprego e renda, agricultura, turismo e fortalecimento da economia regional.

Mais >

Áudios sinalizam uso da máquina pública na eleição de Ouro Branco


Áudios atribuídos ao prefeito interino de Ouro Branco, Amariudo Santos, têm provocado repercussão política no município ao levantarem suspeitas de uso da estrutura pública para obtenção de favorecimento eleitoral durante a campanha suplementar, cuja votação acontece no próximo domingo (17). O gestor, que também é presidente da Câmara licenciado e candidato à reeleição, é apontado nas gravações como figura central em articulações envolvendo procedimentos de saúde oferecidos a eleitores.

O conteúdo, que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens, sugere uma possível troca de votos por exames e cirurgias, prática que, se confirmada, pode configurar abuso de poder político e econômico, além de infração à legislação eleitoral brasileira.

Embora grande parte dos áudios esteja com trechos inaudíveis, uma das gravações mostra o prefeito conversando com um morador sobre a realização de um procedimento na área de cardiologia. Na fala, Amariudo indica que acionaria diretamente a estrutura da saúde municipal para agilizar o atendimento.

Mais >