A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (26/2), a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista coletiva, governistas afirmaram que vão pedir anulação da quebra de sigilo de Lulinha.
Conforme mostrou o Metrópoles, na coluna de Andreza Matais, Lulinha teria recebido uma mesada de cerca de R$ 300 mil de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS.
A declaração integra o depoimento de uma testemunha ouvida pela Polícia Federal. Esse relato, posteriormente, foi encaminhado a CPMI do INSS, no Congresso Nacional. A iniciativa partiu de Edson Claro, ex-funcionário de Antunes, que afirma ser alvo de perseguição por parte do ex-empregador.
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aprovou nesta quinta-feira (26) as quebras de sigilo bancário e fiscal do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Lulinha.
A comissão apura os desvios no repasse de benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS. Conhecido como Lulinha, Fábio Luís Lula da Silva teve o nome citado como um dos possíveis beneficiários do esquema de desvios em uma das fases da Operação Sem Desconto.
Embora tenha menções ao seu nome, o filho do presidente ainda não foi alvo da operação. da PF (Polícia Federal), que investiga o esquema.
Investigadores da corporação colheram menções diretas e indiretas a Lulinha que o apontam como um possível “sócio oculto” de Antonio Camilo Antunes, o “careca do INSS”.
Antunes é acusado de ser o intermediador do esquema, recebendo os recursos que eram debitados indevidamente dos aposentados e pensionistas, e, depois, repassando parte deles a servidores do instituto.
Suposto envolvimento de Lulinha
Em depoimento à PF, Edson Claro, ex-funcionário do “careca do INSS”, afirmou que Lulinha recebia uma “mesada” de R$ 300 mil de Antunes.
Esse mesmo valor é citado em uma troca de mensagens entre Antunes e a empresária Roberta Luchsinger. Na conversa, Antunes diz que tem que repassar R$ 300 mil para o “filho do rapaz”
O presidente Lula tem tentado se blindar das acusações contra o filho. O petista já afirmou publicamente que “se tiver alguma coisa”, Lulinha pagará o “preço”.
Lulinha não é o único familiar do chefe do Executivo com suspeita de envolvimento no esquema do INSS.
O irmão de Lula, Frei Chico, é presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos). A instituição é um dos alvos da Oposição ao governo dentro da comissão. De 2020 a 2024, os valores repassados pelo INSS para o Sindnapi cresceram 564%.
Garantir que cada estudante tenha condições reais de aprender passa, antes de tudo, por cuidar de quem está na sala de aula. Em Parnamirim, a prefeita Nilda Cruz tem colocado a alimentação escolar como prioridade concreta da gestão, assegurando merenda balanceada, nutritiva e regular aproximadamente 26 mil alunos da rede municipal.
Com cardápios planejados para atender às necessidades nutricionais de cada faixa etária, a rede conta com panificação, frutas, verduras e fontes de proteínas, reforçando o cuidado com a saúde e o desenvolvimento dos estudantes. Ao todo, as 67 escolas municipais recebem alimentos que garantem refeições de qualidade ao longo do ano letivo.
Nas unidades de ensino em tempo integral, os alunos têm direito de três a quatro refeições diárias, de acordo com o segmento, enquanto no ensino regular são duas refeições por dia, assegurando energia e concentração para o aprendizado. A iniciativa reforça o compromisso da prefeita em transformar a escola em um espaço de acolhimento e oportunidade.
“Garantir alimentação de qualidade é garantir dignidade e igualdade de oportunidades. A merenda escolar é parte essencial do aprendizado e do cuidado com nossas crianças. Nosso compromisso é que cada aluno tenha na escola um ambiente acolhedor, com ensino, alimentação e estrutura para se desenvolver plenamente”, destacou a prefeita Nilda Cruz.
O titular da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Araújo, e o secretário adjunto, delegado Osmir Monte, participaram na manhã desta quarta-feira (25) de uma reunião na sede da Polícia Federal, em Mossoró.
O encontro ocorreu na unidade onde funciona a coordenação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Mossoró) e teve como pauta o alinhamento de estratégias e o fortalecimento das ações integradas de enfrentamento às organizações criminosas no estado.
Durante a reunião, foram discutidas medidas operacionais, troca de informações de inteligência e o reforço da atuação conjunta entre forças estaduais e federais no combate ao crime organizado no RN.
A FICCO é um modelo de atuação conjunta que reúne diferentes forças de segurança para combater organizações criminosas, especialmente aquelas envolvidas com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, facções e crimes violentos.
Em Mossoró, a FICCO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e SENAPPEN.
Um grupo de 12 prefeitos do Rio Grande do Norte confirmou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) ao Governo do Estado. O acordo foi fechado durante um jantar em Brasília. O pré-candidato a vice-governador Babá Pereira (PL), atual presidente da Federação dos Municípios (Femurn), também estava presente.
Durante o jantar os prefeitos se comprometeram apenas com a chapa para o governo formada por Álvaro e Babá, sem estender a aliança para o senador Styvenson Valentim (PSDB) e para o segundo nome do Senado que ainda será definido. Isso porque alguns dos prefeitos já têm acerto com outras candidaturas ao Senado, como a da senadora Zenaide Maia (PSD) e da governadora Fátima Bezerra (PT).
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), que já havia declarado apoio a Álvaro e Babá e participou da construção da chapa, estava presente, assim como a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, que é presidente do PL Mulher no RN.
Os outros 10 prefeitos presentes foram os dos municípios de Jaçanã, Francisco Dantas, São Tomé, Senador Elói de Souza, Lajes Pintadas, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, Venha-Ver e Bom Jesus. Os presidentes das câmaras de Extremoz e de Bom Jesus, além do vice-prefeito de Rui Barbosa também compareceram ao evento.
Durante a agenda em Brasília, Álvaro Dias e Babá Pereira também articulam a realização de um evento em Natal para lançar oficialmente a chapa completa de oposição que disputará as eleições de 2026. A expectativa é que o encontro seja realizado em março, com formato ainda a ser definido.
Até agora, estão definidas as seguintes candidaturas: Álvaro Dias para o governo, Babá Pereira como candidato a vice-governador e Styvenson Valentim para uma das vagas ao Senado. Falta definir o 2º candidato ao Senado, que pode ser o ativista Coronel Hélio (PL). Os suplentes do Senado também ainda serão escolhidos.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta quarta-feira (25), um mandado de prisão definitiva contra um homem de 22 anos, condenado pelo crime de tráfico de drogas.
As diligências foram iniciadas após informações que o foragido estaria no Estado da Paraíba e teria retornado recentemente ao município de Jardim de Piranhas/RN. Após os procedimentos legais,o suspeito foi localizado em um imóvel na zona rural do município.
Após os procedimentos cabíveis, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população e informa que denúncias anônimas podem ser realizadas por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Priscila Verson tentou fugir antes de ser morta pelo marido, em São Paulo. As imagens mostram a vítima correndo pela rua e tentando abrir o portão de uma residência para escapar.
Desesperada, Priscila ainda tenta escalar o portão, mas cai e é alcançada por David Bezerra Pereira. Uma pessoa presencia a cena e chega a confrontar o agressor, pedindo que a polícia seja acionada, mas ele não se intimida.
Segundo as investigações, David colocou a vítima no carro já desacordada. Cerca de duas horas depois, levou Priscila a uma unidade hospitalar, alegando que ela teria cometido suicídio. No entanto, ao ser questionado pela polícia, entrou em contradição e acabou preso.
O casal estava junto havia cinco anos e tinha duas filhas, de três anos e seis meses. Priscila era amiga de Tainara Souza Santos, de 31 anos, morta no ano passado após ser arrastada pelo ex-namorado na Marginal do Tietê.
O senador Styvenson Valentim afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que a prisão preventiva de Abraão Lincoln deverá ser votada na próxima reunião da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que apura questões relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Durante a gravação, Styvenson declarou que “acabou a festa” e disse que haverá “desfalque” na campanha, ao mencionar o nome de Abraão Lincoln. O senador também informou que apresentou requerimento e cobrou que não haja oposição para convocar Gabriel Negreiros a prestar esclarecimentos.
Segundo o parlamentar, a votação do pedido de prisão preventiva consta como item 1 da pauta da 32ª reunião da comissão. Ele ainda incentivou a divulgação do vídeo e afirmou que será possível verificar quem votará contra o requerimento.
Até o momento, a defesa de Abraão Lincoln não havia se manifestado publicamente sobre as declarações do senador. O espaço permanece aberto para posicionamento das partes citadas.
A federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (25) que rejeite o pedido do PL para investigar a homenagem da Acadêmicos de Niterói ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o Carnaval. Segundo os advogados das siglas, a produção antecipada de provas não é necessária, pois grande parte das informações solicitadas já é pública, e classificam o pedido como uma “busca especulativa” sem imputação concreta.
O PL alegou que o desfile configurou ato político-eleitoral explícito e pediu ao TSE informações sobre uso de verbas públicas de ministérios e órgãos federais, gastos com hospedagem e deslocamento de integrantes do governo, além de dados sobre a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e doações à Acadêmicos de Niterói. O PT também solicitou ser admitido como assistente simples de Lula no processo, que está sob relatoria do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira.
O delegado Leonardo Sanches, de 44 anos, tornou-se o primeiro paciente de Goiás a receber a terapia experimental com polilaminina, biomaterial desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro para estimular a regeneração da medula espinhal. O procedimento foi realizado em janeiro, no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia.
Tetraplégico desde um acidente em julho de 2025, ele conseguiu acesso ao tratamento após decisão judicial. A expectativa é que a terapia reduza sequelas e possibilite ganhos motores progressivos, com chance de recuperação funcional, embora os resultados ainda estejam em avaliação inicial.
O acidente ocorreu na GO-330, quando a viatura em que estava capotou ao tentar evitar colisão com um caminhão. Dois ocupantes morreram, e Leonardo ficou internado por 56 dias, recebendo alta com lesão medular grave.
A polilaminina é inspirada na laminina, proteína essencial para neurônios, e atua reduzindo inflamação, estimulando crescimento de axônios e favorecendo reconexões nervosas. Estudos pré-clínicos mostraram resultados promissores, e em 2025 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o início dos testes clínicos em humanos para avaliar a segurança do tratamento.
Pela primeira vez na história de Mossoró, cirurgias urológicas estão sendo realizadas no município graças a recursos destinados pelo deputado federal Sargento Gonçalves. A iniciativa representa um avanço significativo para a saúde pública da cidade e de toda a região Oeste do Rio Grande do Norte.
A destinação das emendas parlamentares possibilitou que pacientes que aguardavam há meses — alguns enfrentando fortes dores causadas por cálculo renal, hérnias e outras complicações — finalmente tivessem acesso ao procedimento cirúrgico. Muitos já não acreditavam que esse momento chegaria.
O parlamentar destacou que o objetivo do mandato é garantir que os recursos públicos retornem em benefícios concretos para a população. “É o recurso do povo voltando para o povo”, afirmou.
O deputado estadual Francisco do PT representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em evento promovido pela FECAM-RN, que marcou a entrega da Comenda Joana Bessa a presidentes de Câmaras Municipais do estado e a personalidades potiguares.
A solenidade reuniu vereadores e vereadoras de diversas regiões do Rio Grande do Norte, destacando a importância do fortalecimento do Legislativo municipal e da atuação conjunta entre as instituições.
Durante sua fala, Francisco do PT cumprimentou os parlamentares presentes e relembrou sua trajetória política, destacando o início de sua vida pública como vereador em Parelhas.
“O primeiro mandato que exerci na minha vida foi o de vereador de Parelhas e sei a importância de quem exerce essa função, porque é a voz direta do povo nos municípios”, afirmou o deputado.
Ele ressaltou ainda que a atuação dos vereadores é fundamental para a consolidação da democracia, pois são eles que acompanham de perto as demandas da população e contribuem diretamente para o desenvolvimento das cidades.
Ao representar a Assembleia Legislativa na cerimônia, o parlamentar reforçou o compromisso do Legislativo estadual com o fortalecimento das Câmaras Municipais e com a valorização daqueles que dedicam suas vidas ao serviço público.
O público infantil e teen de Jardim do Seridó tem um encontro marcado com a alegria no próximo sábado, 28 de fevereiro, na Praça Manoel Paulino. A partir das 17h, o coração da cidade recebe dois nomes que são referência no cenário artístico brasileiro atual. Léo Megga, conhecido por suas canções que dominam as redes sociais e academias de dança kids por todo o país, apresenta um espetáculo que une música, teatro e muita imaginação, destacando figuras queridas como o coelhinho Fly e o Jacaré Jhow. A programação ganha ainda mais força com a presença de Mara Dias, um verdadeiro fenômeno digital que transformou seu sucesso no YouTube em um espetáculo ao vivo contagiante. Conhecida por sua energia e conexão com o público jovem, Mara traz para Jardim do Seridó uma produção impecável, culminando em um momento de alta interatividade que promete não deixar ninguém parado. O evento surge como uma oportunidade única para a comunidade prestigiar atrações de nível nacional em praça pública, reforçando o compromisso com o lazer familiar e a cultura 15 dias após as festividades carnavalescas. Com entrada franca, a expectativa é de que o evento reúna centenas de crianças e jovens para uma tarde inesquecível de música, dança e memórias afetivas.
O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), Érico Jácome, deixou a presidência da entidade na tarde desta quarta-feira, durante solenidade realizada no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Norte, em Natal.
Na ocasião, Érico conduziu a entrega da comenda Joanna Bessa a câmaras municipais de diversas regiões do estado. O momento foi marcado por emoção e reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de sua gestão à frente da federação.
Sob aplausos, o agora ex-presidente se despediu destacando sua ligação com a instituição. “Deixo a presidência da FECAM, mas jamais esquecerei a FECAM. A FECAM jamais sairá de mim”, declarou, reforçando o sentimento de gratidão e pertencimento à entidade que representa os legislativos municipais potiguares.
O Tribunal de Justiça de Minas acolheu um recurso do Ministério Público e restaurou a condenação do homem, de 35 anos, pelo estupro de vulnerável contra a menina, de 12 anos, em Indianópolis, no Triângulo Mineiro.
A decisão é do desembargador Magid Láuar, relator do caso na 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e é monocrática. O magistrado também determinou a prisão novamente do homem e da mãe da vítima, que foi condenada em primeira instância por omissão. Ele é o mesmo desembargador que havia votado pela absolvição do réu.
A reviravolta acontece após péssima repercussão da absolvição. Diversos órgãos abriram procedimentos para investigar o caso e apurar a conduta do desembargador.
Entenda a reviravolta
Inicialmente, o homem havia sido condenado a 9 anos e quatro meses de prisão por estupro da jovem, com quem alegava ser “casado”. Na análise do caso pela 9ª Câmara Criminal, o desembargador relator votou pela absolvição ao entender que a “relação entre as partes era consensual e não houve violência”. Ele foi seguido por outro magistrado, que, juntos, formaram maioria para a derrubada da decisão de primeira instância. A mãe da vítima foi denunciada por omissão pelo Ministério Público e também absolvida.
Após a decisão monocrática, o TJ de Minas marcou para a quarta-feira, dia 4 de março, a análise do recurso do Ministério Público pelos demais desembargadores da Câmara.
O procurador André Ubaldino, coordenador da Procuradoria de Justiça com Atuação nos Tribunais Superiores, afirma que se a decisão não for revertida, ele irá ao STJ e ao STF.
“O recurso vai ser julgado pela mesma câmara. E aí nós vamos ser naturalmente intimados da decisão que for proferida. Averiguaremos se a decisão terá a partir de então se conformado as nossas pretensões, que eu insisto são as pretensões da sociedade, no sentido de que a infância seja protegida como deve. É preciso lembrar que a Constituição Federal erige a criança ou adolescente a categoria de prioridade absoluta do Estado brasileiro e o Estado que pretenda ter futuro efetivamente tem que proteger de forma absoluta o a criança e o adolescente. Então o Ministério Público lutará para que essas solução venha por meio do STF ou do STJ”, afirmou.
O réu foi preso em flagrante no dia 8 de abril de 2024 e, após a absolvição, teve o alvará de soltura expedido pela Justiça.
O Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância; o Fundo de População das Nações Unidas e a ONU Mulheres divulgaram nota manifestando “profunda preocupação” com a decisão do Tribunal de Justiça de Minas. Segundo as entidades, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e os compromissos internacionais assinados pelo Brasil são indiscutíveis: qualquer relação sexual com menores de 14 anos deve ser tratado como estupro de vulnerável. Não importa a situação, nem o aval da família, nem um suposto consentimento.
O político que não utilizar ferramentas de inteligência artificial (IA) na campanha eleitoral de 2026 “está morto”. A frase é do marqueteiro potiguar Alan Oliveira, fundador do grupo Fácil Comunicação e da Persona Marketing.
Com 45 campanhas vitoriosas no portfólio, o estrategista acredita que a próxima disputa eleitoral será o grande divisor de águas da comunicação política no Brasil, com a IA ocupando papel central tanto na construção quanto na desconstrução de candidaturas.
“Quem não usar a IA na campanha de 2026 está morto. Ele não vai conseguir competir e acompanhar o ritmo que hoje a inteligência artificial tem e que faz o processo ser muito mais rápido, assertivo e otimizado”, afirma Alan, em entrevista ao AGORA RN.
O prefeito Jaime Calado visitou, na manhã desta terça-feira (24), a sede da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante, localizada na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, para acompanhar as melhorias realizadas no prédio da instituição.
Recebido pelo secretário municipal de Defesa Social, Isisandro Rosa, e pela comandante da Guarda Municipal, Isabella Avelino, o gestor verificou a recuperação da estrutura física e a reestruturação do sistema de monitoramento de vídeo que estava totalmente sucateado quando assumiu o governo em 2025.
Durante a visita, o prefeito destacou a situação encontrada e as medidas adotadas pela gestão: “Encontramos o prédio em condições bastante precárias, abandonado. A central de monitoramento que eu havia implantado foi desativada e os equipamentos ficaram deteriorados, inclusive o isolamento das câmeras do CIOSP. Tínhamos 307 câmeras e 9 câmeras de trânsito. Restauramos tudo. Primeiro o prédio, depois os equipamentos, com câmeras novas e agora com inteligência artificial. Isso dá um poder tecnológico muito maior para a Guarda. Além de recuperar a estrutura física, estamos retomando e modernizando os serviços.”
O prefeito também anunciou novos investimentos para fortalecer a corporação:“Está em fase final de licitação a compra de quatro viaturas zero quilômetro, por meio de emenda da senadora Zenaide. Também vamos adquirir 15 pistolas elétricas (Sparks), das mais modernas do Brasil, para reforçar a atuação da Guarda. Além disso, será adquirido um novo drone com a melhor tecnologia disponível para auxiliar nas atividades operacionais.”
O secretário de Defesa Social, Isisandro Rosa, ressaltou que a pasta tem avançado na qualificação da tropa e na melhoria das condições de trabalho: “Estamos investindo na capacitação dos guardas municipais e no fortalecimento operacional da corporação, garantindo mais eficiência no atendimento e mais segurança para a população.”
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a 76 anos e três meses de prisão, os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão como mandantes dos ass4ssinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. Os ministros ainda impuseram ao major Ronald e a Robson Calixto o crime de organização criminosa. O ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa foi absolvido da acusação de mandante, mas condenado por obstrução à justiça e corrupção passiva majorada.
Veja como os ministros condenaram cada um dos acusados pela PGR:
Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro — condenado por organização criminosa armada, duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado;
Francisco Brazão (Chiquinho), ex-deputado federal — condenado por organização criminosa armada, duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado;
Ronald Paulo de Alves Pereira, ex-major da Polícia Militar— condenado duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado;
Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro — absolvido dos hom1cídios, mas condenado por obstrução à justiça e corrupção passiva majorada;
Robson Calixto Fonseca, o Peixe, ex-assessor de Domingos Brazão — organização criminosa armada
Os quatro ministros da Primeira Turma: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino votaram para concordar parcialmente com as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A única divergência foi com relação da Rivaldo Barbosa.
Alexandre de Moraes, relator do caso, ao proferir seu voto chamou os ass4ssinatos de crime político de uma organização criminosa que visava manter um esquema de grilagem de terras para milícias.
Para o relator, a motivação dos irmãos Brazão foi a manutenção das atividades ilegais de milícia, sobretudo de grilagem de terras.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, na manhã desta terça-feira (24), da solenidade que marcou o primeiro ano de funcionamento da barreira ortopédica do Rio Grande do Norte, sediada no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. O evento reuniu representantes do Governo do Estado, gestores municipais e autoridades da saúde pública.
Representando o Cosems-RN, estiveram presentes a presidente da entidade, Maria Eliza Garcia, secretária municipal de Saúde de Doutor Severiano e a vice-presidente da 7ª Região de Saúde, Sâmara Bridget, que também responde pela Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba. A participação do Conselho reforça o compromisso dos gestores municipais com o fortalecimento da rede regionalizada de atendimento e com a qualificação dos serviços ofertados à população.
A solenidade contou com as presenças da governadora Fátima Bezerra, do secretário de Estado da Saúde Pública, Dr. Alexandre Motta, de integrantes da direção do Hospital Regional Alfredo Mesquita, além de outras autoridades locais e auxiliares da gestão estadual.
A deputada estadual Terezinha Maia denunciou na Assembleia Legislativa do RN, nesta quarta-feira (25), uma situação grave envolvendo merendeiras das escolas estaduais do Seridó. Segundo a parlamentar, a empresa JMT, contratada pelo Governo do Estado, estaria deixando de pagar direitos trabalhistas básicos às profissionais.
De acordo com as denúncias recebidas durante visita à região, as merendeiras ainda não receberam o décimo terceiro salário de 2025, mesmo com a proximidade do mês de março de 2026. Além disso, há relatos de duas férias vencidas sem pagamento, sete vales-alimentação atrasados e salários fora da data correta.
Para a deputada, a situação é inadmissível. “Estamos falando de mulheres que exercem um papel essencial nas escolas, garantindo a alimentação das nossas crianças, muitas vezes trabalhando sob calor intenso. Essas profissionais precisam ser respeitadas”, destacou.