Bolsonaro sanciona com vetos projeto que muda Lei dos Partidos Políticos e Lei Eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (27), com vetos, o projeto de lei que altera as regras para partidos políticos e para eleições.

O texto foi aprovado no último dia 18 pela Câmara dos Deputados, depois de ter sido modificado pelos senadores. Os trechos sancionados pelo presidente já valerão para as eleições municipais do ano que vem.

Já os trechos vetados por Bolsonaro só valerão para 2020 se o Congresso derrubar os vetos. Uma sessão conjunta com deputados e senadores está prevista para a próxima quarta (2).

Veja mais em G1

Heleno defende silêncio de Bolsonaro sobre morte de Ágatha: ‘Problema de Witzel’

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, lamentou, nesta quinta-feira (26), a morte da menina Ágatha Félix, de 8 anos, vítima de uma bala perdida no Rio de Janeiro.

Apesar da declaração de pesar, ele saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que foi criticado por não ter se manifestado sobre o caso.

Segundo o ministro, essa questão não é de responsabilidade do presidente, mas sim do governo do Rio. “Se o presidente, a cada dia, for comentar sobre acontecimentos do estado, vai acabar cometendo um tipo de… Sabe, está se intrometendo onde não foi chamado. Isso aí é um problema do governador. Quem tem que falar sobre isso é o governador [Wilson Witzel]”, declarou.

Mais >

Polícia fecha oficina de desmanche de veículos e prende 4 homens

Quatro homens foram presos na tarde desta quinta-feira (26) suspeitos de desmontar veículos. Fábio de Andrade, Manoel Trajano Neto, Everaldo Sousa da Silva e Jorge Dantas Duarte foram capturados em Macaíba, cidade da Região Metropolitana de Natal.

As equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar foram acionados após denúncias de movimentações suspeitas na região. A PM apurou que diversos carros eram levados para uma sucata localizada na zona rural de Macaíba, onde estavam os quatro suspeitos.

O grupo confirmou aos policiais que mantinha um desmanche de carros e motos na região e que uma espécie de filial do negócio clandestino funcionava em Parnamirim, no bairro Bela Vista, também na Grande Natal.

Mais >

Polícia Civil prende um homem por tráfico de drogas em Parnamirim

Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de Parnamirim prenderam em flagrante, na noite desta quarta-feira (25/09/2019), Andrei Mathews Pereira Guedes, 21 anos. A prisão aconteceu em uma residência localizada no bairro Parque das Nações, no município de Parnamirim.

Após investigações, iniciadas a partir do recebimento de denúncias, surgiram fortes indícios da ocorrência de intenso tráfico de drogas na residência em que se encontrava o suspeito.

Durante a abordagem, foram encontrados em poder do suspeito várias porções de maconha, tabletes de maconha, balança de precisão, dinheiro fracionado, além de sacos plásticos, papel filme, substâncias líquidas, seringas e outros apetrechos utilizados na venda de entorpecentes.

Mais >

Lojistas de Natal entregarão medalha a policiais que prenderam ladrões de restaurante

A Medalha Policial Amigo do Comércio, instituía pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) como forma de reconhecer e agradecer o trabalho de policiais no exercício de sua função, será entregue nessa quinta-feira, 26, às 18hs, na sede da entidade.

Serão homenageados três policiais que prenderam dois adolescentes após realizarem um arrastão em um restaurante na Zona Leste de Natal. Todo o produto do roubo foi recuperado e entregue aos proprietários.

A entrega da medalha acontecerá durante a 5ª do lojista que contará com o vice-governador, Antenor Roberto de Medeiros como convidado especial. Ele conversará com diretores e associados da entidade sobre o Plano de Segurança Pública e as Ações do Governo para o setor produtivo.

Mais >

Operação conjunta da policia civil e policia militar resulta na prisão de um homem em São José de Mipibu

Nas manhã dessa quarta-feira,25, policiais civis da Delegacia de São José de Mipibu, juntamente com policiais militares da 2a CIA do 3° BPM realizaram operação policial que resultou na prisão de Jean Carlos de Lima da Silva.

Em desfavor do mesmo havia um mandado de prisão, uma vez que é co-autor do latrocínio ocorrido nesta cidade de São de José Mipibu em 15/09 desse ano e que vitimou Jefferson Almeida dos Santos, conhecido como Jefinho.

Por ocasião da operação policial, foi apreendida ainda uma arma de fogo do tipo caseira com dois cartuchos.

Com informaçoes de Renan Silva/Alerta Geral/98,9mhz

Bolsonaro diz na ONU que ataques sensacionalistas por fogo na Amazônia despertaram sentimento patriótico

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, em discurso na Assembleia Geral da ONU, que o seu governo está comprometido com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável e reiterou a soberania do Brasil sobre a Amazônia.

Alvo de críticas e polêmicas devido à política ambiental, Bolsonaro afirmou que ataques sensacionalistas, por grande parte da mídia internacional, devido aos incêndios na Amazônia despertaram um sentimento patriótico no país.

“Agradeço os que não embarcaram nessa posição, especialmente o presidente (dos EUA), Donald Trump”, disse Bolsonaro no discurso na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

Mais >

Bachelet diz que lamenta pelo Brasil sob comando de Bolsonaro

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, que no início do mês sofreu um ataque pessoal do presidente Jair Bolsonaro, diz lamentar pelo Brasil, de acordo com uma reportagem da mídia chilena publicada neste domingo.

Bolsonaro acusou Bachelet de “intrometer-se” nos assuntos brasileiros após ela levantar preocupações sobre um salto nas mortes pela polícia do Rio de Janeiro, o distanciamento das normas democráticas e os ataques às comunidades indígenas.

Bolsonaro também mirou a ex-presidente chilena e o pai, um general da força aérea que seguiu leal ao presidente socialista Salvador Allende após o golpe militar do Chile, em 1973, e morreu na prisão.

Mais >

Estado recebe nova missão do Banco Mundial para avaliar projeto

O Governo do Estado receberá na próxima semana nova missão de apoio ao Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão –, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial.

Os 14 especialistas de diversas áreas cumprirão agenda de visitas de campo a obras e subprojetos, além de reuniões com a governadora Fátima Bezerra, o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, com a gerente executiva Ana Guedes e com titulares das secretarias e demais Unidades de Execução Setorial (UES) responsáveis pela implementação dos investimentos.

“A visita da missão do Banco Mundial é sempre um momento importante, não só para avaliar a evolução do projeto, o cumprimento de prazos e de metas, mas, sobretudo, fazer os ajustes necessários para que os recursos do acordo de empréstimo sejam integralmente utilizados. A nossa gestão encontrou muitos entraves nos contratos já em andamento e nos que ainda estavam por começar na prática. Uma parte do nosso trabalho, nesses quase nove meses, foi exatamente solucionar esses entraves, com a anuência do banco, de modo a garantir que o empréstimo cumpra o objetivo maior de melhorar a vida do povo potiguar”, afirmou o secretário Fernando Mineiro, coordenador do projeto.

Mais >

Alceu Valença apresenta show ‘Amigo da Arte’ em Natal

O cantor pernambucano Alceu Valença vai fazer o seu novo show “Amigo da Arte” em Natal nesta sexta-feira (27). A apresentação acontece no Teatro Riachuelo, às 21h, e os ingressos estão à venda pela internet ou na bilheteria do teatro. As entradas custam a partir de R$ 140 (inteira).

O espetáculo busca reunir canções que ressaltam o diálogo entre a obra de Alceu Valença e suas referências na literatura, na poesia, na filosofia e nas artes em geral.

Algumas das canções que estão no show buscam essas referências, como “Agalopado”, em que entra em sintonia com Guimarães Rosa, Drummond e Cervantes. Ou na música “Que Grilo Dá”, que aproxima o nordeste do João Grilo de Ariano Suassuna ao Macunaíma, o herói sem caráter, do paulista Mário de Andrade.

Outras referências aparecem também nas músicas “Chuva de Cajus”, “Na Primeira Manhã”, “Belle de Jour”, “Tropicana” e “Sexo Miúdo”, que também estarão presentes no show.

G1RN

Estados Unidos reforçam presença militar no Oriente Médio após ataque

O Pentágono anunciou que os Estados Unidos vão enviar reforços militares para a região do Golfo a pedido da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse à imprensa que esta mobilização é de natureza “defensiva”.

No dia 14, um ataque com aparelhos não-tripulados contra o maior campo petrolífero no mundo, na Arábia Saudita, atingiu instalações da petrolífera Aramco. Depois das alterações no fornecimento de petróleo, com a maior subida de preços desde a Guerra do Golfo, houve também consequências políticas e geoestratégicas para aquela zona do globo.

“A Arábia Saudita solicitou assistência internacional para proteger a infraestrutura energética do reino. Os Emirados Árabes Unidos também pediram ajuda”, esclareceu. Mark Esper ressaltou que o ataque da última semana representa “uma escalada dramática da agressão iraniana”.

Mais >

Pelotão destacado da PM de Monte Alegre recupera carro roubado

Na tarde deste Sábado, 21/09 policiais militares do Pelotão Destacado PM de Monte Alegre / 3 BPM, após receber informações de populares, realizaram o patrulhamento tático móvel no bairro da Barrenta e visualizaram um veículo abandonado, escondido em um área de mata.

Ao verificar o Sistema, ficou constatado que havia Queixa de Furto/ Roubo para o carro tipo Nissan March de cor branca e placas QGF 2303.

Os policiais militares entraram em contato com o proprietário e com a Seguradora que se responsabilizou em vir até o local e providenciar a retirado do veículo.

Mais >

Baixo índice de vacinação contra HPV em Natal será investigado pelo MP

A baixa procura pela vacina contra HPV (papilomavírus humano) chamou a atenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Um inquérito foi aberto pela Promotoria de Justiça para fiscalizar as ações adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) relacionadas ao tema.

Em um audiência ministerial no dia 19 de agosto deste ano, a SMS informou que a cobertura vacinal se mantém baixa em 2019. Em 2018, 54% do público-alvo recebeu a primeira dose (D1) e 45% tomaram a segunda (D2). Neste ano, até agosto, a cobertura alcançou apenas 27% da D1 e 23% da D2.A vacina gratuita contra o HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Pessoas que vivem com HIV ou que tenham sido transplantadas entre os 9 e 26 anos de idade, também devem tomar as duas doses. A medida é maneira mais eficaz para prevenção da infecção.

Mais >

Menina de 8 anos morre vítima de bala perdida no Complexo do Alemão

Uma menina de 8 anos de idade morreu baleada na noite desta sexta-feira (20) com um tiro nas costas, quando estava dentro de uma kombi na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, acompanhada da avó.

A menina Ágatha Félix foi levada às pressas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com relatos de moradores pelas redes sociais, o tiro teria sido disparado por militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que atiraram contra ocupantes de uma motocicleta em fuga.

Os moradores da Fazendinha, no Complexo do Alemão, fazem uma manifestação na comunidade, em protesto contra as mortes ocorridas recentemente na região. Em maio, o professor de jiu-jitsu Jean Rodrigues da Silva Aldrovande também foi vítima de uma bala perdida.

Mais >

Oficinas de costura do RN estão economizando com energia solar

Com um índice alto de luminosidade natural praticamente o ano todo, o semiárido do Rio Grande do Norte tem as características ideais para o desenvolvimento da energia solar e pelo menos um segmento está aproveitando esse potencial: o setor têxtil. Estimuladas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, 16 oficinas de costura que participam do projeto de apoio a essas unidades já adotaram a matriz energética fotovoltaica e os empreendedores garantem que a mudança traz economia e aumenta a competitividade e capacidade de reinvestimento do negócio.
Atualmente, o estado conta com 124 unidades de confecções que produzem peças sob demanda para grandes empresas do setor têxtil, principalmente Hering e Guararapes.

Os empresários que adotaram o sistema fotovoltaico em substituição a energia elétrica fornecida pela companhia energética não se arrependem. “Até agora o resultado tem sido excelente. Estou economizando 200%”, entusiasma-se Joselito Santos, proprietário da JS Silva Confecções, uma oficina que funciona há mais de cinco anos na cidade de Parelhas (distante 246 quilômetros de Natal), na região do Seridó, uma das mais áridas do estado. A conta de energia da empresa estava entre os principais custos e pesava nos cálculos mensais da oficina. Por isso, há pouco mais de um ano, o empresário decidiu apostar na energia solar.

“Havia meses em que a conta de energia da empresa chegava a até R$ 1,4 mil dependendo da bandeira. Financiamos a implantação dos painéis e ainda assim reduzi muito a conta. Estou pagando parcelas de R$ 490 por mês durante três, mas tenho sobra de energia”. Com essa economia, Joselito Santos consegue reunir recursos para reinvestir no negócio. “Estamos planejando ampliação e melhorias no prédio só com essa sobra”.

Mais >

Prefeitura de Parnamirim realiza ações para comemorar Dia Mundial da Limpeza

A prefeitura de Parnamirim através da Secretaria de Limpeza Urbana – SELIM, em parceria com a Promovec, Ong Oceânica e MB, participa neste sábado, 21, do Dia Mundial da Limpeza com ações no litoral do município, que conta com a participação da comunidade local.

A coordenadora da Selim, Rárika Bastos, explica que a ação em Parnamirim, acontece em três pontos de atividades no litoral, subdivididos em Pium; Cotovelo; Pirangi e no Cajueiro, onde está sendo distribuído material de sensibilização e coleta de lixo. “Nesses pontos específicos haverá a coleta desses resíduos que são dispostos na praia, também estamos juntos com a empresa MB, distribuindo sacolinhas de lixo para carros e panfletos de sensibilização sobre a questão do descarte adequado dos resíduos”, disse ela.

As atividades inciaram cedo, com um café da manhã coletivo, oferecido pela Promovec no gramado em frente ao Condomínio IN MARE em Cotovelo e em seguida os moradores acompanhados da equipe da Selim começaram a coleta de lixo nas ruas da praia.

Mais >

Três homens são assassinados a tiros dentro de bar na cidade de Mossoró

Na noite dessa sexta-feira, 20, três homens que estavam em um bar no Loteamento Três Vinténs, em Mossoró, foram assassinados. Segundo informações da polícia, indivíduos portando armas de fogo saíram de um carro atirando em direção aos homens.

Entre as vítimas estão os irmãos Alexsandro de Souza, de 35 anos, e José Samuel de Sousa, de 33 anos, que morreram ainda no local.

Segundo relatos, um carro estacionou em frente ao estabelecimento, que se encontrava cheio, e três homens armados saíram do veículo atirando em direção aos homens.

Mais >

Suspeito de participar da morte de estudante no bairro do Alecrim se entrega a policia

O suspeito de participar da morte do estudante Arthur Lima de Oliveira, no Alecrim, que havia fugido da polícia poucas horas depois de ser detido, se entregou na tarde desta sexta-feira (20), segundo informou a Polícia Civil.

Logo após a prisão, ele foi encaminhado para a audiência de custódia. O outro suspeito ainda continua foragido.

O criminoso escapou na própria quarta-feira (18), dia do crime, ao ser levado por policiais civis para a comunidade Paço da Pátria, na Zona Leste, para indicar o local onde morava o comparsa dele no assalto que terminou com a morte de Arthur Lima de Oliveira.

Mesmo sob a guarda de 12 policiais e algemado, ele conseguiu fugir. O suspeito havia sido detido por funcionários e alunos após invadir uma escola no Alecrim, quando estava em fuga, e entregue aos policiais.

Veja mais em G1RN

PF indicia 13 pessoas por usar relatório fraudulento em Brumadinho

A Polícia Federal (PF) indiciou hoje (20) sete funcionários da mineradora Vale e seis da consultoria alemã Tüv Süd por falsidade ideológica e uso de documentos falsos. As duas empresas também foram indiciadas. Os crimes estão relacionados com o rompimento da barragem ocorrido em Brumadinho (MG), em janeiro desse ano. A investigação da tragédia foi desmembrada. A apuração sobre os crimes ambientais e contra a vida continuam em andamento.

Os crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso estão previstos no Artigo 69º da Lei de Crimes Ambientais. Segundo a PF, houve elaboração fraudulenta do relatório de revisão periódica de segurança de barragem apresentado pela Tüv Süd em junho de 2018 e, consequentemente, da declaração de condição estabilidade. Em setembro, a consultora alemã realizou ainda uma inspeção de segurança, gerando mais um documento que teria sido fruto de fraude.

De acordo com o delegado Luiz Augusto Nogueira, para os crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos, as provas são robustas. O relatório conclusivo desta parte da investigação foi apresentado nesta sexta-feira. Foram ouvidas 80 pessoas e realizadas 34 perícias. Nenhum dos indiciados pertence ao alto escalão da Vale.

Mais >

Ministério do Meio Ambiente comemora o Dia Mundial da Limpeza

Para lembrar o Dia Mundial de Limpeza, a ser comemorado neste sábado (21), o Ministério do Meio ambiente, em parceria com a Marinha do Brasil, promoveu hoje (20), no Rio de Janeiro, o seminário Estratégias para o Combate ao Lixo no Mar.

As práticas de recuperação do lixo e a melhoria dos resíduos sólidos urbanos foram abordados durante o encontro. Segundo o secretário de Qualidade Ambiental do ministério, André França, foram apresentadas as principais ações para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, lançado em março pelo governo federal.

“Cerca de 80% do lixo que vai para o mar vêm do continente. Se 20% vêm de atividades marítimas, 80% vêm do continente. A causa raiz está na boa gestão desses resíduos sólidos, do descarte em local adequado, da reciclagem daquilo que é passível de ser reciclado, da reutilização”, disse o secretário.

Mais >