Implantação do eSocial para empresas que faturam acima de R$ 78 mi começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira (8), as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016 deverão utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, todas as informações relativas aos empregados. Esse grupo representa 13,7 mil empresas e cerca de 15 milhões de trabalhadores. 

Para as demais empresas privadas do país, incluindo micros e pequenas empresas e MEIs que possuam empregados, a utilização será obrigatória a partir de julho. Os órgãos públicos deverão adotar o sistema obrigatoriamente em janeiro de 2019. 

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Helton Yomura, o eSocial para empresas  garantirá de forma mais efetiva os direitos dos trabalhadores, simplificar a vida dos empregadores e gerar informações de qualidade para o Estado. “O sistema trará mais segurança para o trabalhador em relação à garantia dos seus direitos.Mais >

Estatais dependentes de recursos da União gastam 86% do orçamento com servidores

Dezoito empresas estatais que dependem de recursos da União para sobreviver podem ser consideradas “fábricas de salários”. Isso porque 86% de todo o gasto dessas empresas são destinados ao pagamento de salários e despesas administrativas do funcionalismo, aponta estudo publicado em dezembro pela Instituição Independente Fiscal (IFI), ligada ao Senado. O pior caso é o da Embrapa, onde 98% de todos os gastos da empresa são destinados a pagamento de pessoal e despesas correntes. 

Das 149 estatais brasileiras existentes, essas 18 empresas são as chamadas “dependentes”, cujas despesas estão previstas no Orçamento da União e competem com gastos em outras áreas fundamentais para a população, como saúde e educação. O levantamento do IFI também mostra quanto custa por mês cada funcionário dessas empresas: R$ 11.683, em média. Mais >

Globo quer Huck: “Eu nunca, jamais, vou ser salvador da pátria”, disse ao Faustão

Luciano Huck, no Faustão, também afirmou:

“Minha missão este ano é tentar motivar as pessoas e que votem com muita consciência e que a gente traga os amigos que estão a fim, para ocupar a política, senão não vai ter solução. Eu nunca, jamais, vou ser o salvador da pátria, e o que vai acontecer na minha vida eu também não sei. Amo o que faço, amo estar todo sábado na televisão, gosto muito de estar com as pessoas e contar as histórias. O que o destino e o que Deus esperam para mim vou deixar rolar. Neste momento, ainda acho que meu papel com essa microfone na mão e aqui na Globo, e motivando as pessoas, pode ser até mais importante do que estar lá.”

Depois Angélica, mulher do apresentador, falou sobre a atual situação brasileira:

“Quero um mundo melhor, um Brasil melhor para os meus filhos, acho que todo mundo quer. Acho que tem que torcer por isso de forma consciente e ficar de olho aberto. Somos uma coisa só, não tem que ficar dividido com partido. O brasileiro merece uma coisa melhor, temos um país maravilhoso e a gente merece melhorar as coisas por aqui.”

Maia reforça que DEM não será vice de tucano

No Canal Livre, da TV Bandeirantes, Rodrigo Maia fez um discurso duro ao ser questionado sobre possível aliança com o PSDB na corrida ao Planalto em 2018.

“O PSDB não pensa no DEM como vice.”

Na avaliação do presidente da Câmara, esse assunto só surgiu depois que os tucanos perceberam a seriedade da intenção do DEM em ter candidato próprio neste ano.

Jair Bolsonaro contesta Folha com parecer da Procuradoria-Geral da República

A Folha publicou matéria intitulada “Patrimônio de Jair Bolsonaro e filhos se multiplica na política”.

O primeiro parágrafo registra o seguinte:

“O deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e seus três filhos que exercem mandato são donos de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões, a maioria em pontos altamente valorizados do Rio de Janeiro, como Copacabana, Barra da Tijuca e Urca.”

Levantamento feito pelo jornal em cartórios identificou que os principais apartamentos e casas, comprados nos últimos dez anos, registram preço de aquisição bem abaixo da avaliação da Prefeitura do Rio à época.

Quase ao fim da reportagem, a Folha informa:Mais >

Auditoria no Bolsa Família identifica R$ 1,3 bilhão pagos de forma indevida

Segundo o coordenador-geral de Auditoria da Área de Desenvolvimento Social, João Gabriel Pereira, a CGU também fez uma comparação entre as rendas registradas em outras bases de dados oficiais com aquelas declaradas no Cadastro Único, para identificar aquelas famílias que teriam fornecido informações falsas.

“Como consequência deste trabalho foi verificado, por meio de cruzamento de dados, que famílias apresentavam inconsistências com base em outras bases de dados sociais, que teriam sido ocasionadas no momento do cadastro. Com estes cruzamentos, no momento da declaração, foram identificadas divergências. Estas divergências podem implicar em prejuízo de até R$ 1,3 bilhão pelo pagamento indevido de benefícios.”
Mais >

Liberação de emendas bate recorde com Temer. E elas pagam até show de Safadão

Em ano de delação do Grupo J&F e suspensão de duas denúncias criminais contra o presidente Michel Temer, as emendas parlamentares tiveram em 2017 o maior valor liberado dos últimos quatro anos.

Ao todo, foram R$ 10,7 bilhões, um crescimento de 48% em relação ao ano anterior e 68% maior do que o liberado em 2015, quando a execução se tornou obrigatória.

Embora a maior parte do dinheiro tenha sido destinada à saúde, a lista de emendas parlamentares pagas pelo governo em 2017 inclui de show do cantor Wesley Safadão a campeonato de motocross no interior de Minas. Do total de R$ 2,27 bilhões liberados, pelo menos R$ 5,73 milhões serviram para quitar cachês de artistas.Mais >

No Pernambuco, carnaval de Olinda terá bonecos gigantes de Trump e Kim Jong-un

O Carnaval de Olinda de 2018 entrará no clima do embate entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. O artista plástico Leandro Castro promete selar a paz entre os dois países. Para isso, vai levar para as ladeiras dois novos bonecos gigantes: o National Kid e o ditador Kim Jong Un. Lá, eles se encontrarão com a alegoria do presidente dos EUA, Donald Trump, criada em 2017. No meio do frevo, o herói japonês do seriado dos anos 60 servirá como conciliador, para tudo acabar em festa.

“Queremos mostrar que em Pernambuco tudo acaba em carnaval. Convidamos o [boneco] Kim Jong Un, que ficou pronto, para aprender frevo. Nós temos a garantia de que tudo vai terminar em paz, porque chamamos o primeiro herói japonês, o National Kid, que está em fase final de confecção. Tudo isso é para promover uma reflexão, para a gente pensar num mundo bem melhor, sem violência”, comentou Leandro, criador da Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda.Mais >

Temer veta Refis para parcelar dívidas de micro e pequenas empresas

O presidente Michel Temer vetou integralmente nesta sexta-feira (5) proposta que permite o parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O veto teve como justificativa o argumento de que a medida é inconstitucional por violar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o Palácio do Planalto, a iniciativa não apresentou um estudo de impacto nas contas públicas e não incluiu previsão de medidas compensatórias.

A equipe econômica também é contra a proposta por considerar que ela pode estimular as empresas de pequeno porte a não pagar impostos à espera de um parcelamento governamental.Mais >

Brasil terá mais impostos caso reforma da Previdência não seja aprovada, diz a base governista

Mesmo no recesso, parlamentares aliados ao governo de Michel Temer estão trabalhando para garantir que a reforma da Previdência seja aprovada. A base precisa de, no mínimo, 308 votos favoráveis para que o texto passe em fevereiro, data limite estipulada pelos líderes do governo.

Até dezembro, a base tinha quase 270 votos. Pelo menos é o que garante o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Mansur. Segundo o parlamentar, até fevereiro deste ano, a contagem subirá para 320 favoráveis.

“Está faltando é compromisso dos deputados e deputadas para que votem essa reforma que é extremamente necessária para o Brasil.”Mais >

’’PT tenta impor o medo’’: Condenação de Lula transformará o Brasil numa ditadura

O manifesto “Eleição sem Lula é fraude”, lançado em 19 de dezembro e que já conta com a assinatura de mais de 133 mil pessoas, marca o uso explícito pela primeira vez do discurso do medo como estratégia do PT e de seus simpatizantes para tentar impedir a condenação do ex-presidente pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), a segunda instância da Lava Jato.

O julgamento que pode tirar Lula da disputa presidencial está marcado para 24 de janeiro. No texto, a defesa jurídica de Lula sai totalmente de cena para só restar argumentos políticos em favor do ex-presidente. A justificativa é de que a “a perseguição [contra Lula é] totalmente política” e “só será derrotada no terreno da política”.

O discurso do medo aparece por meio do argumento de que a condenação do petista faz parte de um plano para levar o país a virar um Estado de exceção que irá reprimir os defensores de causas sociais. Em outras palavras, não usadas pelo manifesto, mas que sintetizam a premissa do manifesto: o Brasil corre o sério risco de virar uma ditadura ou um regime autoritário não só se Lula for condenado, mas também se ele não se eleger presidente.Mais >

Lava Jato investiga financiamento do filme ‘Lula, o filho do Brasil’

Polícia Federal mira o financiamento do longa sobre a vida do ex-presidente, lançado em 2010, e até já convocou o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci.

A Operação Lava Jato mira mais um alvo ligado ao ex-presidente Lula: o filme que conta sua história. Já foram chamados para prestar depoimento o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil/Fazenda – Governos Lula e Dilma).

A Polícia Federal investiga o financiamento do longa ‘Lula, o filho do Brasil’ e ‘a participação de personagens envolvidos no tema, em especial Antonio Palocci Filho, junto a empresas’.

Fenômeno da internet, Youtuber conta que aos 5 anos de idade vendia remédio com o pai em sítios para sobreviver; ‘passei fome’

Whindersson Nunes homenageia os pais e conta um pouco do que passou quando era pobre.

Meus dois irmãos estudavam a mesma série, mas um tinha que estudar de manhã e outro à tarde.. Por só tinham um tênis, um lápis e um caderno, quando um chegava tirava a roupa e a mochila e dava pro outro.

Quando eles casaram a casa tinha uma cama de solteiro e uma mesa com duas cadeiras. Mudamos de casa na mesma cidade por falta de dinheiro quase 20 vezes. Mais >

Preço da gasolina vira arma eleitoral do PT. Prejuízo da Petrobras, não

A gasolina vendida pelas refinarias da Petrobras ficará 1,4% mais barata nesta quinta-feira (4), mas o refresco será ínfimo perto do aumento acumulado nos últimos seis meses. Desde que implantou sua nova política de preços, em 4 de julho de 2017, a estatal promoveu nada menos que 121 alterações – duas a cada três dias, em média, e a maioria para cima. Nesse período, a gasolina acumulou alta de 29,5%. E o diesel, de 27%. 

Os reajustes quase diários seguem de perto a variação dos preços do petróleo no mercado internacional, que subiram pouco mais de 30% nos mesmos seis meses. Nos contratos futuros do óleo tipo brent, negociados na Bolsa de Londres, a cotação estava pouco abaixo de US$ 50 no início de julho de 2017 e nos últimos dias oscilou acima de US$ 66.

Ainda que acompanhe o que acontece lá fora, a disparada dos preços da gasolina no Brasil deve virar munição para a oposição durante a campanha eleitoral, para atacar o eventual candidato governista e demais concorrentes alinhados à política econômica de Michel Temer. De certa forma, a guerra já começou.Mais >

Filha do ex-deputado roberto Jefferson é nomeada ministra do trabalho

A nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para ministra do Trabalho foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (4). A posse deve ocorrer na próxima semana.

O nome da deputada foi levado ao presidente, segundo informou o Blog do Camarotti, em uma reunião no Palácio do Jaburu entre Temer e o pai dela, o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do partido e condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão – em março de 2016, ele obteve o perdão da pena.

Após a reunião com Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, Jefferson, em entrevista coletiva, confirmou a indicação e disse que o presidente aceitou.

Raio mata mãe e deixa filha e duas sobrinhas feridas em Pau D’arco-TO

Um raio matou a dona de casa Maria Edileusa Campos Ferreira, de 52 anos e deixou a filha dela de 16 anos e duas sobrinhas feridas no interior do Tocantins. O acidente aconteceu enquanto a família se abrigava debaixo de uma árvore na tarde desta terça-feira (2). A filha contou que eles perceberam o tempo fechando e se preparavam para deixar o local quando o raio caiu na árvore.

As sobrinhas, Alessandra dos Santos Silva e Renata dos Santos Silva, precisaram ficar em observação no hospital. Os ferimentos da filha, Elaine Beatriz Campos da Silva, foram mais leves e ela já foi liberada. Ao G1 Elaine disse que ficou com a perna paralisada no momento em que o raio caiu e que por isso não conseguiu ver se a mãe estava bem. Ela gritou por socorro e outros parentes vieram ajudar.Mais >

‘Errei e peço perdão’, diz padre de MT que posou com arma em foto na internet

Após gerar polêmica ao aparecer posando com uma arma na internet, o padre Thiago Bruno, da Paróquia de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá, pediu perdão numa publicação no Facebook. A imagem foi publicada no WhatsApp Status.

Na foto, o sacerdote aparece deitado numa cama apontando uma arma e a mensagem #2018. A foto circula nas redes sociais.

Na nota pública, o padre pede perdão e assume o erro. Ele alega que estava na comemoração do aniversário de um amigo e que publicou a foto por ingenuidade. “Errei e peço perdão à minha família, à família do meu amigo, aos meus paroquianos e aos meus amigos”, diz o texto.Mais >

A partir deste ano o alistamento militar poderá ser feito pela internet em todo o Brasil

Neste ano, é a vez dos jovens que nasceram no ano 2000 se alistarem. Ou seja, todo brasileiro do sexo masculino que completar 18 anos é obrigado a se alistar pela internet ou então deve comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. O prazo máximo é até o dia 30 de junho.

Quem optar por fazer o alistamento pela internet deve preencher o formulário e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais. Agora quem não tem o CPF deve levar os seguintes documentos na junta de Serviço Militar: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção; um comprovante de residência ou declaração assinada; e convém também levar um documento oficial com fotografia que permita sua identificação, caso necessário.
Mais >

Bolsonaro goleia Lula

Os jogadores de futebol torcem para Jair Bolsonaro.

O UOL realizou uma enquete com 111 jogadores dos maiores clubes brasileiros e descobriu que 20,72% deles pretendem votar no deputado do Rio de Janeiro.

Lula, o xodó dos comentaristas esportivos pernas-de-pau, tomou uma goleada, conquistando o apoio de apenas 5,4% dos atletas.

Temer assina MP que concede ajuda de R$ 2 bilhões aos municípios: Secretário de finanças de Caicó promete novidades

O presidente Michel Temer assinou a Medida Provisória que libera R$ 2 bilhões da União para atender municípios que recebem Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e estão com “dificuldades financeiras emergenciais”. Os valores devem ser preferencialmente para as áreas de saúde e educação.

Com o comunicado oficial de Temer, liberando os recursos extras, Caicó vai poder colocar salário de servidores em dia, segundo o secretário de finanças e tributação, Francisco Oliveira. “Teremos novidades, uma delas é colocar o salário em dia, e depois garantir que a partir de fevereiro o salário seja pago em dia”, disse.Mais >