STF decide que vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória, mas não forçada; quem não tomar sofrerá sanções


Foto: Reprodução

Por 10 votos a 1 de votos, o Plenário do Supremo Tribunal formou maioria nesta quinta-feira (17) a favor de que seja estabelecida a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, com a ressalva de que as pessoas não sejam forçadas a se imunizarem. Segundo os ministros, quem não tomar a vacina pode sofrer algumas sanções, conforme previsão em lei.

Até o momento, os ministros Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Luiz Fux dizem que vacinação é obrigatória e quem não for vacinado pode sofrer sanções.

Mais >

Vídeo: Deputado Fernando Cury é flagrado passando a mão no seio da deputada Isa Penna durante sessão da Alesp


Foto: Reprodução/ALESP

Vídeo gravado por câmera da Assembleia Legislativa de São Paulo mostra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) passando a mão no seio da deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante sessão extraordinária para votar o orçamento do estado na noite desta quarta-feira (16). Veja vídeo no final da matéria.

Mais >

Atriz do Zorra, Christina Rodrigues, morre depois de aguardar por pelo menos dois dias por CTI no Rio


Foto: Reprodução/TV Globo

A atriz Christina Rodrigues, de 47 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (17) na UPA da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Ela deu entrada na unidade no meio da tarde da última segunda-feira, com dificuldades para respirar.

Em uma troca de mensagens com um amigo, ela relatou que, até a manhã de terça-feira (15), ficou sentada em um banco da UPA enquanto aguardava por uma vaga no CTI. E disse também que não conseguia respirar sem oxigênio. A atriz foi levada pra enfermaria da unidade ainda na terça.

Mais >

Natal perde nove posições no ranking do PIB dos municípios entre 2017 e 2018


Foto: Reprodução/Internet

Com R$ 23,8 bilhões, Natal tem o 40º maior Produto Interno Bruto (PIB) entre os municípios brasileiros em 2018. No ano anterior, a capital potiguar estava na 31ª posição. Esse é um dos resultados do PIB dos municípios 2018 cuja elaboração é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte.

Mais >

Homem é preso e veículo é recuperado pela PRF em Parnamirim/RN; o veículo transitava com placas clonadas


Foto: Reprodução/PRF

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na noite desta terça-feira (15/11) na BR 101, Km 107, município de Parnamirim/RN, um Gol de cor branca e prendeu seu condutor, um homem de 28 anos.

Uma equipe PRF realizava patrulhamento ostensivo na zona urbana da BR 101, no município de Parnamirim, quando visualizou um Gol de cor branca que apresentava a placa traseira com pouca visibilidade, o que motivou a abordagem.

Mais >

Bolsonaro assina MP de R$ 20 bilhões para comprar vacinas


Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória para abrir um crédito extraordinário de R$ 20 bilhões ao Ministério da Saúde. O recurso deve ser destinado para comprar vacinas contra a covid-19 e imunizar a população brasileira a partir do próximo ano. O conteúdo da MP, assinada em cerimônia de posse do ministro do Turismo, Gilson Machado, ainda não foi divulgado pelo Palácio do Planalto.

Nesta quarta-feira, 16, o governo lançou o plano nacional de imunização. O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) informou que o governo deverá começar a vacinação no Brasil em “meados de fevereiro”, apesar de o País ainda não ter produtos registrados.

Deputados aprovam projeto que dá prioridade a diabéticos e mais de 13 matérias


Foto: Reprodução/ALRN

Na sessão plenária desta quinta-feira (17), os deputados estaduais aprovaram à unanimidade Projeto de Lei (PL) de iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) que assegura tratamento prioritário aos portadores de diabetes e mais 13 matérias de iniciativa parlamentar.

De acordo com o Projeto de Lei, os pacientes com diabetes deverão ter atendimento prioritário em toda a rede de saúde pública ou privada no Rio Grande do Norte.

Mais >

Unicat registra falta de pelo menos 200 medicamentos no RN; segundo diretoria reposições de parte desses remédios estão sendo feitas neste mês de dezembro


Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Cerca de 200 tipos de medicamento estão atualmente em falta na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) para pacientes do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (17) pela Inter TV Cabugi com a diretoria da unidade. Entre os medicamentos, estão os fornecidos pelo governo do RN e pelo governo federal, através do Ministério da Saúde.

Segundo a direção da Unicat, a previsão é de que a partir desta quinta-feira (17) até o dia 30 de dezembro, o estoque de vários tipos de remédios seja abastecido e a situação fique normalizada na maioria dos casos.

Mais >

Comissão de educação aprova 24 projetos e zera pauta de 2020


Foto: Reprodução/ALRN

Mesmo com o cenário adverso devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social (CECTDES) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte encerra os trabalhos do ano de 2020 com balanço positivo e um alto índice de produtividade com mais de 130 matérias efetivamente deliberadas.

No balanço apresentado pelo deputado e presidente da comissão, Francisco do PT, foram destacadas 15 reuniões ordinárias e três extraordinárias, sendo a segunda comissão que mais se reuniu depois da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). No total foram 133 matérias deliberadas.

Mais >

Unesco declara cuscuz como Patrimônio Imaterial da Humanidade


Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (16), não apenas o prato, mas os saberes e práticas da produção e consumo em torno do cuscuz foram declarados Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. O Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, se reuniu por videoconferência e aprovou a patente do cuscuz, por requisição feita conjuntamente entre Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia.

A Unesco declarou: “Essa inscrição conjunta de um patrimônio compartilhado ilustra até que ponto o patrimônio cultural imaterial pode ser um assunto sobre o qual os Estados se reúnem e cooperam (…) aproximando-os por meio das práticas e saberes que têm em comum”.

“O cuscuz é muito mais que um prato, é um momento, memórias, tradições, gestos que se transmitem de geração em geração”, argumentaram os países sobre o prato. Consumido por homens, mulheres, jovens, imigrantes e até em populações nômades, a iguaria faz parte da vida inteira de pessoas.

O argumento de inscrição conta que por mais que o prato não tenha uma origem definida, sendo consumido desde a Idade Média em vários povos, todos tinham uma verdade em comum sobre o cuscuz: “O melhor cuscuz é o da minha mãe”. Marcando uma tradição geracional, o consumo do prato faz parte de toda reunião de família, seja uma grande comemoração ou no dia a dia.

Pela sua presença multinacional, não existe uma única receita tradicional, sendo esta plural de acordo com os lugares, aceitando acompanhamentos disponíveis na região em que é feito, seja um deserto, uma ilha ou uma montanha. “Fazendo do cuscuz um verdadeiro espelho das sociedades onde é cozinhado”.

O próprio preparo do cuscuz, desde o momento em que a sêmola é moída já faz parte da tradição dessas culturas. As mulheres desempenham um papel fundamental não apenas preparando e consumindo o prato, mas para perpetuar os valores simbólicos que tem, através da transmissão oral e pela observação e imitação da prática.

“É também uma questão de destreza e gestos artesanais: artesãos que fazem os utensílios do cuscuz, agricultores que produzem os cereais, moleiros que os transformam em semolina, comerciantes e, mais recentemente, proprietários de hotéis, envolve todo um tecido social”, diz a inscrição.

Índia encontra causa da ‘doença misteriosa’ que atingiu mais de 600 pessoas


Foto: Reuters

Uma doença misteriosa atingiu 600 pessoas na Índia com pelo menos um morto na cidade de Eluru, no estado de Andhra Pradesh. Os doentes foram internados com quadros de náusea, convulsões e desmaios, e, em tempos de novo coronavírus, a preocupação com a evolução de uma nova doença acendeu o alerta.

Mais >

Fórmula 1 confirma GP em São Paulo até 2025 com novo nome


Foto:  Beto Issa/GP Brasil F1

A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira (16) um GP no Brasil até 2025 em Interlagos, São Paulo. A etapa passará a se chamar GP de São Paulo. Apesar da renovação já ter sido anunciada pelo governo paulista em novembro, a confirmação dependia de uma renovação com a Liberty Media, controladora da F1.

O evento deve acontecer em 14 de novembro de 2021, mas o calendário ainda deve ser aprovado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Mais >

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Tibau do Sul é de adolescente desaparecida


Foto: Cedida

Um exame de DNA realizado pelo Itep confirmou que o corpo encontrado em Tibau do Sul é mesmo de Andreza Alves do Nascimento, de 16 anos, que estava desaparecida desde 21 de novembro.

De acordo com o Itep, o corpo estava em avançado estado de decomposição, por isso era preciso a prova técnica. O exame de DNA comparou o sangue coletado no corpo da adolescente com o material genético coletado dos pais de Andreza.

Mais >

Policial militar é preso em flagrante após matar ex-marido da companheira em Lagoa Nova, na região Seridó potiguar


Foto:  Redes sociais

Um agente comunitário de saúde de 35 anos foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (16) no município de Lagoa Nova, na região Seridó potiguar. Um policial militar, que é o atual companheiro da ex-esposa da vítima, foi preso em flagrante após o crime. De acordo com a polícia, o crime teria motivações passionais. A vítima, foi identificada como Alex Marcos José Justino, de 35 anos.

Mais >

Presidente da França, Emmanuel Macron testa positivo para a Covid-19


Foto: Reprodução/Twitter Emmanuel Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, 42, recebeu diagnóstico positivo de Covid-19 nesta quinta-feira (17), de acordo com um anúncio do governo francês. “O Presidente da República teve diagnóstico positivo para Covid-19 hoje”, diz o comunicado divulgado pelo gabinete de Macron. “Este diagnóstico foi feito após um teste de PCR realizado no início dos primeiros sintomas.”

Segundo o informe, Macron ficará isolado pelos próximos sete dias, mas continuará a governar o país de forma remota. Um porta-voz da Presidência disse que todas as viagens do líder francês foram canceladas, incluindo uma visita ao Líbano que estava agendada para o próximo dia 22.

Mais >

Tempestade em Santa Catarina deixa 10 pessoas mortas e 20 desaparecidos; vítimas são do município de Presidente Getúlio


Foto: CNN Brasil

Pelo menos 10 pessoas morreram e 20 ficaram desaparecidas após as fortes chuvas que atingiram municípios de Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (17). De acordo com a Defesa Civil estadual, as vítimas são do município de Presidente Getúlio.

A Defesa Civil também emitiu um alerta “de alto nível” para risco de deslizamentos na região do Alto Vale do Itajaí. As regiões de Médio Itajaí e Grande Florianópolis estão em nível de alerta moderado. Já no leste do Planalto Norte e Sul e toda região do Litoral Norte e Sul estão em observação.

Mais >

Programa de privatizações empaca e maioria dos leilões previstos para 2020 vira promessa para 2021


Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, teve grande dificuldade para avançar em 2020 com o programa federal de privatizações. Em dois anos de governo, nenhuma estatal de controle direto da União foi vendida e muitos dos leilões de concessão ou de parceria com a iniciativa privada previstos para o ano foram adiados ou cancelados.

Mais >

Cristiane Dantas lamenta morte da antropóloga Elizabeth Nasser vítima da Covid-19


Foto: Reprodução/ALRN

A deputada Cristiane Dantas (SDD) lamentou, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), a morte registrada pela manhã, da antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Elizabeth Nasser. Cristiane disse que falava em nome da Frente Parlamentar da Mulher, que preside na Casa legislativa.

Mais >

DJ Alok abre mão de lucro e lança instituto de R$ 27 milhões contra desigualdade


Foto: Reprodução / Instagram

O DJ Alok anunciou na terça-feira (15), por meio de suas redes sociais, a criação de um instituto com finalidade de combater desigualdades sociais. O investimento inicial do artista, considerado um dos melhores DJs do planeta, é de R$ 27 milhões. Segundo o DJ, a ideia surgiu a partir de sua própria experiência de vida com ações de caridade durante o tratamento de depressão. O investimento inicial, garante o artista, é parte do lucro do qual abriu mão de uma parceria com o “Free Fire”, jogo eletrônico que tem o DJ como um dos personagens.

Mais >

Ministério da Saúde vai comprar vacina do Butantan ainda nesta semana


Foto: Reprodução/Reuters

Segundo a CNN BRASIL, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cederá à nova pressão de governadores e firmará um contrato de compra de 46 milhões de doses da Coronavac, a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.

A informação foi confirmada por três governadores que participaram da reunião: Helder Barbalho (MDB), do Pará, Wellington Dias (PT), do Piauí, e Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte. Os três relataram que o contrato foi apresentado já pronto por Pazuello e que o ministro informou que a assinatura acontecerá ainda nesta semana.

Mais >