STTU estende suspensão do atendimento ao público até 8 de janeiro em Natal


Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) estendeu nesta quarta-feira (16) a suspensão do atendimento ao público até o dia 8 de janeiro de 2021. Na segunda-feira (14), o órgão comunicou que a partir de 21 de dezembro vai suspender todos os atendimentos presenciais como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19.

As atividades foram suspensas após a secretária da pasta Elequicina Santos testar positivo para o coronavírus e o órgão ter outros funcionários suspeitos da doença, que apresentaram sintomas de síndrome gripal.

Mais >

UFRN é pioneira em emissão e validação de diplomas digitais


Foto: Reprodução

A cerimônia de Lançamento da Solução para Emissão e Validação de Diplomas Digitais foi realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, pelo Ministério da Educação (MEC). No evento, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi apontada como uma das primeiras instituições de ensino a oferecer a inovação tecnológica.

Mais >

Museu Câmara Cascudo estende campanha de financiamento coletivo para expor obra de José Costa Leite


Foto: Cedida

O Museu Câmara Cascudo continua com a campanha de financiamento coletivo pela internet para garantir a preservação, tratamento e exposição das matrizes de xilogravura de José Costa Leite, um dos maiores acervos da região Nordeste. A arrecadação segue aberta até domingo (20) no site benfeitoria.com/josecostaleite.

Selecionado no edital Matchfunding BNDES+ 2020, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto já arrecadou os R$ 121 mil necessários para garantir a execução da primeira fase. Agora, a instituição busca arrecadar mais R$ 50 mil para assegurar a execução total do projeto, que inclui a organização de uma exposição sobre o acervo do artista.

Mais >

Parnamirim: Prefeitura paga segunda parcela do 13º salário nesta quinta, 17

Foto: ASCOM

Os 5.130 servidores públicos do município receberão, amanhã (17), a segunda parcela do 13º salário de 2020. Conforme informado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH) na manhã de hoje (16), o crédito será feito na conta bancária do servidor ao longo do dia.

Os valores serão pagos no dia da comemoração de 62 anos de emancipação política da cidade e chegam ao montante de R$ 5.643.025,57.

A antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário tem sido uma prática da atual gestão, que prioriza o pagamento dos salários em dia. Ao todo foram pagos R$ 19.179.760,51 entre a primeira parcela – paga em outubro -, e a segunda.

Covid-19: O estado de saúde do cantor Genival Lacerda é considerado “gravíssimo”


Foto: Reprodução

Genival Lacerda, de 89 anos, segue internado em um hospital particular em Recife, em Pernambuco, após ser diagnosticado com a Covid-19. Segundo informações de João Lacerda, filho do cantor, ele sofreu uma piora em seu quadro clínico e agora está em estado gravíssimo.

“Meu pai está em estado gravíssimo, os médicos seguem cuidando dele no hospital, mas nessas últimas horas não se tem melhora”, disse o herdeiro de Genival.

O cantor, que é autor de sucessos como ‘De quem é esse jegue?’ e ‘Severina Xique-Xique’, tem passado por uma série de pioras em seu quadro desde o dia 10, quando foi diagnosticado com pneumonia.

ISTOÉ

Antropóloga Elizabeth Nasser morre em decorrência da Covid-19


Foto: Reprodução

A antropóloga Elizabeth Nasser é mais uma vítima fatal da Covid-19. Ela morreu nesta quarta-feira (16), aos 84 anos, em Natal, Rio Grande do Norte.

Considerada uma das principais expoentes do movimento feminista no Nordeste, Betinha, como era chamada pelos mais próximos, dedicou a vida à implantação das discussões de gênero nas disciplinas que ministrava no curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mais >

Como vai funcionar a vacinação contra o coronavírus no Brasil, segundo o governo


Foto: Isac Nóbrega/PR

Após pelo menos três pedidos de esclarecimento do STF (Supremo Tribunal Federal) em meio ao andamento de uma ação sobre a vacina conta a covid-19, o governo federal divulgou nesta quarta-feira (16/12) um plano nacional de vacinação como parte do combate à pandemia.

Mais >

No lançamento do plano nacional, governadora do RN cobra data para início da vacinação contra covid-19


Foto:  Fábio Duarte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra participou, nesta quarta-feira (16), do lançamento oficial do plano nacional de vacinação contra a covid-19. O evento foi promovido pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. A gestora potiguar considerou importante o fato do governo federal ter assumido o papel de coordenar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra o Covid-19, mas cobrou uma definição sobre a data de início da imunização na população.

Mais >

Comissão de saúde aprova projetos relacionados à proteção contra a Covid-19


Foto: Reprodução/ALRN

Durante reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (16), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou diversos projetos parlamentares diretamente relacionados à prevenção e medidas de proteção durante a pandemia. Presidente da Comissão, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) anunciou para a próxima semana uma nova reunião a fim de zerar a pauta.

Mais >

Vai à Câmara texto que cria carteira digital de vacinação e rastreamento de vacinas


Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em sessão semipresencial nesta terça-feira (15), o Plenário aprovou o projeto que cria a carteira de vacinação digital e o rastreamento de vacinas e soros sob responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PL 5.217/2020 segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

Um dos objetivos da proposta é evitar a interferência na autonomia dos estados e no PNI, do Ministério da Saúde, assim como dar transparência à distribuição territorial das vacinas no Brasil. Dessa forma, o plano passa agora a contar com a carteira digital de vacinação e com os critérios de transparência e publicidade, necessários em razão da pandemia do coronavírus.

Mais >

Ao Mercosul, Bolsonaro diz que discordâncias ficaram no passado e fala em atuar com ‘flexibilidade e pragmatismo’


Foto: Reprodução/Arquivo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (16) que discordâncias entre os países do Mercosul devem ficar “de lado”, já que “pertencem a um passado já superado”. Bolsonaro afirmou que em 2020 o bloco atuou “com flexibilidade e pragmatismo” em busca de convergência, o que deve ser mantido no próximo ano.

As declarações foram feitas em discurso na 57ª edição da reunião de cúpula dos líderes do bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o encontrou foi realizado por videoconferência.

Mais >

Caso José Carlos: ITEP conclui laudo sobre sangue encontrado em granja


Foto: Reprodução/Arquivo

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) concluiu o exame de DNA referente à mancha de sangue encontrada em uma folha próxima ao local onde o corpo de José Carlos foi localizado, no dia 12 de novembro deste ano. A análise realizada pelo Laboratório de Genética Forense do ITEP mostrou que o sangue não pertence à criança.

Mais >

Seap suspende visitas presenciais em pavilhão da Penitenciária de Alcaçuz após preso testar positivo para Covid-19


Foto: Seap/Divulgação

Após um preso testar positivo para Covid-19, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) suspendeu nesta quarta-feira (16) as visitas presenciais no Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal. O presídio é o maior do estado. Desde o dia 10 de dezembro, cinco presídios do Oeste potiguar também tiveram visitas suspensas.

Mais >

Dinheiro do Fundeb é da escola pública, aprova Senado; texto volta à Câmara


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei (PL) 4.372/2020, que regulamenta, já a partir de janeiro de 2021, como devem ser aplicados os recursos do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), agora de caráter permanente. Com a aprovação, o texto volta à Câmara dos Deputados, pois foi alterado no Senado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já adiantou que votará a proposta ainda nesta semana, pois a regulamentação precisa ser aprovada este ano para que os recursos do Fundeb, que chegaram a R$ 160 bilhões em 2020, possam ser direcionados a estados e municípios já a partir de janeiro de 2021, devidamente reajustados.

Mais >

Vivaldo repercute declarações científicas sobre testes para identificar covid


Foto: Reprodução/ALRN

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) repercutiu entrevista de cientista na imprensa nacional sobre os tipos de exames mais adequados para testar a infecção pelo coronavírus. Vivaldo disse que, além de parlamentar, falava como médico.

Mais >

Coronavírus: os julgamentos do STF sobre vacinas que podem mudar o rumo do combate à pandemia


Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal vai começar a julgar nesta semana três questões relacionadas à vacinação contra o coronavírus nos próximos dias que podem ter um profundo impacto nas políticas públicas de vacinação e no combate à pandemia. O Brasil já registrou quase 179 mil mortes por covid-19, além de mais de 6,7 milhões de infecções.

Uma delas trata da obrigatoriedade da vacinação contra o coronavírus de forma mais ampla, enquanto outra questiona se pais podem deixar de vacinar seus filhos menores de idade por convicções religiosas, filosóficas ou morais. E a terceira questão é sobre a compra ou não da vacina Coronavac pelo governo federal.

Mais >

Novo tremor de terra é registrado na região de Bento Fernandes, RN


Foto: Reprodução/Labsis

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um novo tremor de terra na região de Bento Fernandes nesta terça (15). O tremor de magnitude 1.0 aconteceu às 19h35.

Ainda de acordo com o Laboratório de Sismologia, na última sexta (11) outros três tremores foram registrados na região. “Assim como os eventos que ocorreram na última sexta-feira (11), o sismo desta terça-feira também foi sentido pela população”, informou o laboratório.

De acordo com os pesquisadores, é impossível prever quando novos eventos como esse irão voltar a acontecer.

Parque das Dunas plantará árvores em memória às vítimas da covid-19


Foto: Divulgação/Idema

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio do Parque Estadual Dunas de Natal, realizará, na próxima quinta-feira (17), a primeira edição da campanha de plantio de mudas em homenagem às vítimas da covid-19 no Rio Grande do Norte. A ação faz parte do projeto Bosques da Memória, promovido em todo território nacional, e acontecerá às 8h, na área de uso público da Unidade de Conservação (Bosque dos Namorados).

Mais >

Mulher dá à luz em banheiro de restaurante de Natal


Foto: Cedida

Uma mulher deu à luz uma menina no chão do banheiro de um restaurante localizado na rua Apodi, em Natal, na tarde desta terça-feira (15). A auxiliar de cozinha Lidiane Cardoso, 37 anos, não sabia que estava grávida. O bebê nasceu saudável.

Funcionária do restaurante, Lidiane sentiu fortes dores por volta das 14h e foi para o banheiro. Ela apresentava sangramento e gritava muito. Preocupado, o proprietário do estabelecimento, Paulo Cortez, chamou a empresária Lúcia Dantas, sua ex-mulher, que tem outro restaurante na mesma rua. “O expediente já tinha terminado, ela já havia almoçado. Estava se preparando para tomar banho. Foi ao banheiro e lá sentiu dores”, contou Paulo.

Mais >

Ministério Púbico emite parecer favorável ao recurso de Leleu para Exclusão de multa de 53 mil reais


Foto: Cedida

O Ministério Público Eleitoral emitiu, nesta terça-feira (15/12/2020), em Peça assinada pelo Procurador Regional Ronaldo Chaves, Parecer favorável à reforma de Sentença condenatória proferida no mês de novembro pela 25ª Zona Eleitoral de Caicó/RN.

O Parecer endossa o Recurso manejado pelo Procurador de Leleu, o Advogado Kelvin Martins, frente à condenação que impôs ao ex-vereador o pagamento de multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais), em decorrência de suposta divulgação irregular de pesquisa eleitoral em grupo de WhatsApp.

Fonte: Recurso Eleitoral N.° 0600485-11.2020.6.20.0025. Portal TRE/RN.