Estudo da CNJ mostra que Lei Maria da Penha depende da sensibilização dos juízes

Os resultados da pesquisa “O Poder Judiciário no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres”, desenvolvida pelo Ipea em cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi divulgado em agosto e preocupou alguns defensores da Lei Maria da Penha.

O foco do estudo foi conhecer e observar o atendimento do Poder Judiciário às mulheres em situação de violência doméstica, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Doze localidades foram escolhidas para a pesquisa de campo, representando as cinco regiões do país.

Foram analisados os aspectos estruturais, organizacionais e de atendimento de cada vara e foram ouvidas não apenas as vítimas das agressões, como também juízes, promotores, defensores públicos e servidores dos órgãos envolvidos.

O atendimento humanizado às mulheres e a capacitação dos atores envolvidos no atendimento são alguns desafios indicados pelo estudo, que deverão ser enfrentados pelos órgãos do Sistema de Justiça. Além disso, o estudo destacou a frequente responsabilização da mulher pelos casos de violência e a redução da real dimensão da agressão sofrida.

A lei, na avaliação do órgão, já é uma das mais conhecidas no Brasil, apesar disso, encontra vários gargalos: a falta de sensibilidade dos agentes públicos, a alocação de vítimas e agressores numa mesma sala antes das audiências e a dificuldade de as mulheres entenderem o processo.

Mais >

Parnamirim: Conge reúne servidores e tira dúvidas sobre processos administrativos

A Controladoria Geral do Município (Conge) promoveu na manhã desta sexta-feira (20), uma reunião com servidores para esclarecer dúvidas a respeito do Manual de Procedimentos e Normas de Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos e Documentos. O evento aconteceu no Auditório Clênio José, localizado no Centro Administrativo.

Lançado no dia 21 de agosto, o manual foi instituído por decreto seguindo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). A cartilha contém todas as orientações e normas de como se organiza um processo administrativo de despesas, no âmbito da administração pública.

O intuito da reunião foi de padronizar o trabalho relacionado aos processos administrativos em todas as secretarias. O Secretário Adjunto da Controladoria Augusto Faria falou sobre a importância do debate.

Mais >

Hospital procura familiares de paciente internado em estado grave

O Setor de Serviço do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) procura por parentes ou amigos do paciente, até o momento, identificado como Carlos Da Silva Dantas, de 39 anos.

Ele foi internado desde o último dia 17 e apresenta rebaixamento de consciência, sem conseguir se comunicar com as equipes assistenciais do hospital.

Carlos foi vítima de atropelamento, por volta das 20h30, nas imediações do Banco do Brasil na BR 101 e levado ao Walfredo Gurgel pelo Corpo de Bombeiros. Ele permanece internado, em estado grave, no setor de politrauma. O homem tem cabelo comprido, pele morena, cerca de 60kg e 1,75m de altura.

Mais >

Parnamirim: Prefeitura convoca novos Professores e Agentes Administrativos

A Prefeitura de Parnamirim publicou nessa sexta-feira (20) em edição do Diário Oficial do Município (DOM) mais uma convocação para o Concurso Público das pastas da Educação e Administração, regido pelo Edital nº 001/2015.

O documento convoca, para posteriormente nomear os candidatos aprovados no Concurso Público, que foi homologado em 09/12/2015.

Eles deverão comparecer à Prefeitura Municipal de Parnamirim, na Secretaria Municipal de Administração e dos Recursos Humanos, Setor de Coordenadoria de Gestão de Pessoas, no período de 24.09.2019 a 30.09.2019, no horário das 8h às 13:30h. O endereço é Rua Altino Vicente de Paiva, n° 210 – Edifício Cartier – Monte Castelo – CEP: 59146-270 Parnamirim/RN- 1º Andar – sala 106.

Mais >

Após exames, porta-voz confirma viagem de Bolsonaro à ONU: ‘pronto para combate’

Após passar por uma bateria de exames nesta sexta-feira (20), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Assembleia-Geral das Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro está programado para acontecer na semana que vem, em Nova York, e o presidente desembarcará na cidade já na segunda-feira (23).“O nosso presidente está pronto para o combate, com viagem assegurada para Nova York”, afirmou Rêgo Barros.

Antônio Macedo, o médico responsável, disse que, apesar da permissão para viajar, Bolsonaro precisará seguir orientações enquanto estiver fora.

Mais >

Frente Parlamentar da Agropecuária será instalada durante Festa do Boi

Uma Frente Parlamentar da Agropecuária será criada este ano na 57° edição da Festa do Boi, em Parnamirim, na semana de 12 a 19 de outubro. A proposta é reunir deputados federais para discutir questões de incentivo à produção rural do estado.

Segundo Marcelo Passos, presidente da Associação Norte Riograndense de Criadores (Anorc), a iniciativa acontece devido às dificuldades encontradas pelo produtor rural no estado potiguar.

“Saímos de um ciclo perverso de seca de quase uma década. O produtor rural foi extremamente empobrecido devido à seca severa e à falta de crédito permanente”, afirma, e justifica: “Vamos defender que é preciso preencher o vazio do parlamento em relação ao Nordeste”.

Mais >

Operação contra incêndio na Amazônia pode ser prorrogada por um mês


A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) das Forças Armadas para combater focos de incêndio na Floresta Amazônica pode ser prorrogada por mais um mês devido a permanência do tempo seco no Norte e no Centro Oeste do Brasil. Ao participar da 16ª Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, disse que tratará hoje (20) do assunto com o presidente Jair Bolsonaro em uma reunião.

“Tenho um despacho com o presidente da República ainda hoje e vamos ver a necessidade e as solicitações de ser prorrogada ou não. O mês de setembro está sendo visualizado pelos especialistas como tão seco ou igual a agosto. Talvez a permanência das Forças Armadas seja conveniente”, disse o ministro, que acredita que a operação vai continuar. “A princípio, sim”, respondeu a um repórter que perguntou se a operação deve permanecer.

Azevedo e Silva apresentou dados de 29 dias da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal, que foi realizada a partir da solicitação dos governos estaduais da região. O decreto presidencial que fundamenta a operação é válido até o dia 24.

Mais >

Filho da atriz Betty faria é alvo de operação contra tráfico de drogas no Rio


O filho da atriz Betty Faria e do diretor Daniel Filho, João de Faria Daniel (que também é diretor de TV), é alvo, nesta sexta -feira (20), de uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra tráfico de drogas.

No total, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão – um de João e o outro do empresário Leandro Martins de Almeida.João já foi alvo, em março deste ano, da Operação Celebrate, a partir de investigação da especializada por crimes de agiotagem e lavagem de dinheiro.

O mesmo acontece com Leandro que, junto com o irmão, Leonardo Martins Almeida, foram alvos da Operação Onzena, em setembro do ano passado, em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão também por agiotagem e lavagem de dinheiro, inclusive em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, onde moram.

Mais >

Projeto quer proteger municípios de retenção integral do FPM para pagar precatórios


O senador Styvenson Valentim (Pode-RN) apresentou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei 5.137/2019 que irá proteger os municípios de descontos exacerbados do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagar precatórios vencidos e a vencer, estimados hoje em R$ 40 bilhões. Pela proposta, o limite para retenção dos recursos será de até 30% da cota do FPM.

“Comecei a cogitar uma solução depois de ver o caos no município de Bento Fernandes que teve quase todo seu recurso bloqueado. Servidores municipais ameaçados de ficar sem salários, escolas sem aulas, repartições sem atendimento, atraso com fornecedores. O próximo passo seria um dano a toda a economia local. Não dá para deixar uma cidade inteira em paralisação financeira. É uma infinidade de prejuízo social”, esclareceu o parlamentar potiguar.

O projeto também trata de limitar a retenção de parcelas relativas à participação no produto da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transportes interestadual, intermunicipal e de comunicação, também repassadas aos municípios.

Mais >

Parnamirim: SEL lança curso de Arbitragem de Futebol

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai disponibilizar um curso de Arbitragem de Futebol de Campo para jovens com idade de 14 a 18 anos com o professor e árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Caio Max, que atualmente apita os jogos do Campeonato Brasileiro Série “A” e da Copa do Brasil.

O curso ainda disponibilizará diplomas e estágios em jogos do Campeonato Estadual das categorias de base.

As vagas são limitadas. Serão 30 para o período da manhã e 30 para a tarde.

Mais >

Bombeiros atualiza informação sobre incêndio na Serra do Lima, em Patu-RN


Durante a madrugada desta sexta-feira (20) a força-tarefa montada para combater o incêndio na Serra do Lima, em Patu, conseguiu debebalar mais focos de incêndios.

O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) se concentrou na aberturas de estradas e mapeamento aéreo da área no intuito de chegar mais próximo dos focos mais difíceis.

A Serra amanheceu apenas com sinais de fumaça, resultado do combate intenso de ontem. “Os tôcos de algumas árvores ainda estão esfriando, e fazendo fumaça. Montamos equipes para monitorar e neutralizar todas as ameaças”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Monteiro Júnior.




Depois de show consagrado em Caicó, Batista Lima volta à região para super festa em São José do Seridó neste sexta

Depois de lotar o Clube Assec em show que ficou consagrado em Caicó na Festa de Santana, o cantor Batista Lima volta à região para show exclusivo na cidade de São José do Seridó na noite desta sexta feira, 20 de setembro.

O evento da JK Produções acontece na Arena da Bonita, espaço especialmente montado para este grandioso show com este mega artista. Evento ainda tem participações de Raynel Guedes e Guilherme e Pedrinho.

Parnamirim: CMEI em Cajupiranga realiza Mostra Cultural

O Centro Infantil Djanira da Mota, em Cajupiranga, promoveu nesta quinta-feira (19) a Mostra Cultural com o tema “Um mundo de oportunidade no Djanira da Mota: Brincar, conhecer, explorar, expressar-se, participar e conhecer-se”.

O evento teve como objetivo promover a culminância dos projetos realizados durante todo o ano e atrair a presença dos pais para o ambiente escolar. De acordo com a coordenadora pedagógica, Rosalva Brasão, a Mostra envolveu todos os alunos dos dois turnos.

Na ocasião, além das apresentações musicais, de dança e histórias musicadas, também ocorreu exposição de trabalhos artísticos. Rosalva explicou que todos os projetos e atividades apresentadas hoje estão relacionadas ao tema Literatura Infantil; Mundo da música no universo infantil; Meio Ambiente; e Guardiões da Selva.

Mais >

Vale é condenada a pagar R$ 11,8 milhões a familiares de vítimas de Brumadinho

A Vale foi condenada pela Justiça de Minas Gerais a indenizar em um total de R$ 11,875 milhões aos familiares de dois irmãos e uma mulher grávida mortos no rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro.

É a primeira condenação da mineradora em uma ação individual movida em consequência da tragédia que matou 249 pessoas e deixou outras 21 desaparecidas.

A ação foi ajuizada por quatro pessoas. Helena Quirino Taliberti perdeu os filhos Luiz Taliberti Ribeiro da Silva e Camila Taliberti Ribeiro da Silva, além do neto, que estava na barriga da nora Fernanda Damian de Almeida, também vítima da tragédia. Além de Helena, processaram a Vale os pais e a irmã de Fernanda, Joel, Teresinha e Daniele de Almeida.

Mais >

Senado questionará ação da PF em gabinete de líder do governo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que questionará junto ao Supremo Tribunal Federal a ação da Polícia Federal (PF) ocorrida na manhã de hoje (19), na Casa. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Os policiais também estiveram no gabinete do filho dele, o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE). A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso.

“O corpo jurídico do Senado tem várias observações do ponto de vista da legalidade dessa situação. Porque a PGR fez um parecer contrário a essa cautelar e o ministro do Supremo se baseou em um pedido de um delegado da Polícia Federal”, disse Alcolumbre após participar de um evento em Brasília, na tarde desta quinta-feira. Ele acrescentou que Barroso “deve ter seus argumentos”, mas disse que o Senado fará o questionamento, enquanto instituição.

“É a minha decisão, da Mesa e dos senadores. É questionar enquanto instituição. Porque, se nós avaliarmos o papel do Senado Federal nos últimos meses em relação à independência e harmonia entre os Poderes, o Senado demonstrou que quer isso”, acrescentou.

Mais >

Faculdades privadas têm que adaptar aulas para pessoas com deficiência

As faculdades privadas têm que adaptar suas aulas para pessoas com deficiência, oferecendo ensino em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e braille. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), que confirmou a obrigatoriedade junto ao tribunal.

A ação foi ajuizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinepe/SC) na 3ª Vara Federal de Florianópolis. A entidade pleiteava que as faculdades fossem dispensadas da exigência e que eventual adaptação das aulas fosse custeada pelo aluno. O pedido foi julgado improcedente pela primeira instância, mas o Sinepe/SC recorreu ao TRF4, que decidiu negar provimento à apelação.

A Procuradoria da União de Santa Catarina, unidade da AGU que trabalhou no caso com a Procuradoria Regional da União na 4ª Região, ressaltou, que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade das normas do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/15, que estabelecem a obrigatoriedade de as escolas privadas promoverem a inserção de pessoas com deficiência no ensino regular e prover as medidas de adaptação necessárias sem que o ônus financeiro seja repassado às mensalidades, anuidades e matrículas.

Mais >

Para retomar crescimento é preciso derrotar crise fiscal, diz Mourão


O vice-presidente Hamilton Mourão, disse nesta quinta-feira (19), durante palestra para empresários na capital paulista, que a única maneira de retomar o crescimento do país é debelando a crise fiscal por meio do ajuste das contas públicas, sendo que a primeira questão a ser tratada é a reforma da Previdência.“Todos estão conscientes de que o sistema previdenciário que nós tínhamos era uma pirâmide, na qual nós que somos mais velhos vamos receber e os mais novos vão trabalhar até o tumulo e não vai ter aposentadoria para eles”, afirmou.

Segundo Mourão, a reforma da Previdência deve ser aprovada até o dia 18 de outubro e isso pode ser considerado uma vitória do governo. “É uma vitória porque vai dar previsibilidade ao nosso orçamento com relação à questão previdenciária, que é o que não era mais previsível, porque todo ano avança o gasto previdenciário, espremendo as demais despesas.”

Mourão defendeu a desvinculação do orçamento que está engessado, porque de R$ 100 que o governo recebe de contribuição, R$ 95 já estão comprometidos, deixando-o sem espaço para “tocar” a máquina pública.

Mais >

Tratamento de esgoto virou prioridade para os gestores, afirma George Câmara

Se num passado não muito distante o saneamento básico representou para a maioria dos gestores públicos a maneira mais rápida de enterrar dinheiro de campanha debaixo da terra, daí não ter importância nenhuma para eles, hoje a história é muito diferente.

Pelo menos para o ex-vereador de Natal por três vezes e atual secretário adjunto de Planejamento e Finanças do RN, George Câmara, que na próxima segunda-feira, 23, lança, na Fundação José Augusto, o livro “Saneamento básico na região metropolitana de Natal”, o futuro de qualquer político hoje é o saneamento básico, mas da forma correta.

Autor do livro “Da janela da Metrópole”, pela editora da terra Flor do Sal, lançado há exatos 10 anos, esta nova obra de George Câmara, resultado de um estudo de pós-graduação do autor, que é mestre pela UFRN, promete dar o que falar pela assertividade com que aponta as distorções históricas que cercam o saneamento básico no RN à luz de uma visão regional, nacional e mundial do assunto.

Mais >

Câmara aprova quebra de sigilo de correspondência de presos para investigação criminal


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei (PL) que autoriza a interceptação de correspondências enviadas ou recebidas por presos condenados ou provisórios, com o objetivo de subsidiar investigações criminais ou as fases de instrução penal na Justiça.

A proposição tramitou em caráter conclusivo e, por isso, poderá seguir para a sanção do presidente Jair Bolsonaro caso não haja nenhum recurso para que a matéria seja votada no plenário da Casa, no prazo de cinco sessões.

O texto foi apresentado no Senado em 2004 e seguiu para a Câmara no início de 2006. Nos mais de 13 anos em que tramitou na Casa, passou pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e pela CCJ, na qual foi retomado em maio passado, quando o deputado Delegado Pablo (PSL-AM) foi designado relator. O projeto altera o artigo da Lei de Execução Penal, de 1984, referente aos direitos do preso – que tem 16 itens.

Mais >

Grupo espanhol premia empresa potiguar Dois A Engenharia

A Neoenergia​, empresa controlada pela espanhola Iberdrola, entregou, na quarta-feira (18), o Prêmio Fornecedor do Ano 2019, que tem a finalidade de promover, estimular e, sobretudo, reconhecer a atuação dos fornecedores. O trabalho desenvolvido pelos parceiros e a promoção das melhores práticas são de extrema importância para a conquista dos objetivos estratégicos da companhia.

A cerimônia, na sede da Coelba​, em Salvador, celebrou as parcerias que agregam valor aos negócios da Neoenergia em 10 categorias: Serviços Operacionais Administrativos, Tecnologia da Informação, Equipamentos e Materiais, Segurança e saúde, qualidade e Performance, Igualdade e Diversidade, Competitividade, Inovação e Responsabilidade Social, e também Serviços Técnicos, categoria vencida pela empresa potiguar Dois A Engenharia.

O diretor presidente da Neoenergia, Mário Ruiz-Tagle abriu oficialmente o evento com as boas-vindas aos 160 convidados para solenidade de premiação. Em seguida foi realizada uma pequena apresentação sobre Integridade, pelo superintendente corporativo de Compliance, Roberto Medeiros. Na sequência foram anunciados os vencedores.

Mais >