Lula tem 46,8% contra 38,1% de Flávio em cenário de 2º turno

A pesquisa nacional da Vox Brasil, divulgada nesta quarta-feira (20), registra o presidente Lula (PT) assumindo a liderança da disputa presidencial, na simulação de 2º turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL). Os novos números mostram o petista saltando de 40,2% para 46,8% das intenções de voto, em relação ao levantamento anterior; enquanto Flávio oscila de 43,8% para 38,1% da preferência do eleitor.

Lula também lidera os demais cenários de 2º turno, com 48,5% contra 36,3% do ex-governador mineiro, Romeu Zema (Novo), e com 47,8% contra 34,1% do ex-governador goiano Ronaldo Caiado (PSD).

O pré-candidato petista à reeleição também abre vantagem no cenário estimulado de 1º turno, passando de 35,1% para 41,5% da preferência do eleitor, assumindo a liderança da disputa, após o senador Flávio Bolsonaro reduzir seu desempenho de 37,8% para 32,1%. No mesmo cenário, Caiado assumiu a terceira posição da disputa, ao avançar de 4,3% para 5,9%, enquanto Zema foi para a quarta colocação, ao recuar de 4,5% para 4,1%. O quinto colocado é Renan Santos (Missão), com 1,5%; Augusto Cury (Avante), 0,3%; Cabo Daciolo (Mobiliza), 0,2%; e Aldo Rebelo (DC), 0,1%.

As respostas dos eleitores foram coletadas entre domingo (17) e ontem (19), depois do vazamento do áudio em que o senador do PL cobra dinheiro ao ex-banqueiro do Banco Master, Daniel Vorcaro, dinheiro para financiar o filme Dark Horse, sobre seu pai e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa da Vox Brasil está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-02416/2026. Foram realizadas 2.100 entrevistas, entre 17 e 19 deste mês de maio. A margem de erro para a amostra é de 2,15% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Veja os números:

Mais >

Receita Federal abre consulta ao 1º lote do IR 2026 na sexta-feira (22)

A Receita Federal do Brasil abre às 9h desta sexta-feira (22) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2026. A expectativa do Fisco é de que cerca de 9 milhões de contribuintes recebam os pagamentos já nesta primeira rodada.

O pagamento das restituições será realizado no dia 29 de maio, mesma data em que termina o prazo regular para entrega das declarações do Imposto de Renda.

Quem recebe primeiro

Receita mantém a ordem legal de prioridade para os pagamentos. Os primeiros a receber são:

  • idosos com 80 anos ou mais;
  • contribuintes acima de 60 anos;
  • pessoas com deficiência ou doença grave;
  • professores cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Depois desses grupos, passam a ter prioridade os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix com chave CPF.

Mais de 27 milhões já declararam

Segundo dados atualizados pela Receita até a noite desta terça-feira (19), mais de 27,1 milhões de declarações já haviam sido entregues em todo o país.

Desse total, cerca de 64,3% têm valores a restituir. A expectativa do governo federal é receber aproximadamente 44 milhões de declarações neste ano.

O prazo para entrar no primeiro lote terminou no último dia 10.

Próximos lotes da restituição

Quem não estiver contemplado no primeiro lote ainda poderá receber nos pagamentos seguintes:

  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 28 de agosto.

Uern ofertará 800 vagas em cinco novos cursos de especialização EaD

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação, e com a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), criou mais cinco cursos de especialização na modalidade Educação a Distância.

São eles: Curso de Especialização em Gestão Escolar,  curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia,  Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciências é 10!”, curso de Especialização em Ensino de Português como Segunda Língua para Imigrantes, Refugiados e Apátridas e curso de Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica.

A expectativa é de que os editais para preenchimento de 800 vagas distribuídas nesses cinco cursos sejam lançados em junho de 2026. Também haverá seleção de professores e tutores. 

Os candidatos devem ficar atentos aos canais oficiais da Uern para acompanhar todo o processo de seleção.

Chuvas elevam nível de 30 reservatórios no RN e três açudes atingem capacidade máxima

As chuvas registradas nos últimos dias elevaram o volume de 30 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), segundo o último relatório divulgado pelo órgão. Com o aumento no nível dos reservatórios, três açudes atingiram 100% da capacidade e passaram a sangrar.

Entre os reservatórios que atingiram a capacidade máxima estão os açudes Flechas, em José da Penha; Rodeador, entre Umarizal e Rafael Godeiro; e Gangorra, em Rafael Fernandes. O açude Flechas alcançou capacidade total de 8,9 milhões de metros cúbicos e começou a transbordar neste domingo (17), após registrar aumento de 33,98% no volume armazenado. Já o açude Rodeador, com capacidade de 21,4 milhões de metros cúbicos, sangrou no último fim de semana depois de aumento de 20,92% no volume armazenado.

Em Rafael Fernandes, o açude Gangorra também atingiu 100% da capacidade e iniciou sangria no sábado. O reservatório, que comporta 10 milhões de metros cúbicos, apresentou crescimento de 18% no volume acumulado em relação ao relatório anterior.

Além dos açudes que trasnbordaram, outros reservatórios tiveram recargas expressivas. O açude Brejo, em Olho D’Água do Borges, saiu de 12,61% para 82,57% da capacidade total, registrando aumento de 69,96% no volume armazenado. Já o açude Tourão, em Patu, avançou de 15,83% para 62,32% da capacidade, com recarga de 46,49%.

Ao todo, 22 reservatórios monitorados pelo Igarn estão atualmente com 100% da capacidade. Entre eles estão os açudes Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marcelino Vieira; Riacho da Cruz; Encanto; Passagem, Sossego e Riachão, em Rodolfo Fernandes; além das lagoas do Jiqui, Pium, Extremoz e Boqueirão.

Mais >

Aneel aprova R$ 5,5 bi para reduzir conta de luz no Nordeste, Norte e outros locais

Consumidores de 22 distribuidoras de energia do país terão a conta de luz barateada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) as regras para devolver até R$ 5,5 bilhões aos consumidores por meio de descontos nas contas de luz de clientes das regiões Norte e Nordeste, além do Mato Grosso e de partes de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Segundo a agência, o objetivo é aliviar o valor das tarifas em regiões que possuem custos mais altos de geração e distribuição de energia, especialmente em áreas isoladas que dependem de usinas movidas a diesel.

O desconto médio estimado nas tarifas pode chegar a 4,51%, mas o percentual final ainda dependerá do valor total arrecadado e dos reajustes tarifários de cada distribuidora ao longo de 2026.

De onde vem

Os recursos virão de um encargo chamado Uso de Bem Público (UBP), valor pago pelas usinas hidrelétricas à União pelo uso dos rios para geração de energia elétrica.

Na prática, embora o pagamento seja feito pelas geradoras, esse custo acaba sendo incluído nas tarifas cobradas pelas distribuidoras e repassado aos consumidores.

Até o início deste ano, esse pagamento era feito de forma parcelada pelas hidrelétricas dentro da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo usado para financiar políticas do setor elétrico.

Uma lei aprovada recentemente permitiu que as hidrelétricas antecipassem o pagamento dessas parcelas futuras com desconto de 50%. Em troca, o dinheiro arrecadado deverá ser usado para reduzir as tarifas de energia das áreas atendidas pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Mais >

Motorista escolar é preso suspeito de estupro de vulnerável contra estudante que era transportada por ele no RN

Um motorista de transporte escolar foi preso suspeito pelo crime de estupro de vulnerável contra uma estudante que era transportada por ele. O crime aconteceu no município de Ruy Barbosa, mas ele foi preso em Ceará-Mirim, nesta terça-feira (19).

De acordo com as investigações, o crime foi cometido entre novembro do ano passado e janeiro deste ano. Ele teria assediado e abusado sexualmente da vítima. A materialidade do crime foi constatada por meio de laudos sexológico e psicológico realizados pela Polícia Científica.

Após tomarem conhecimento do caso, a equipe policial realizou investigações e localizou o suspeito no  município de Ceará-Mirim, onde foi preso. Na casa do suspeito foram apreendidos dois celulares e materiais de informática que vão ajudar no avanço da investigação.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Simulação de acidente com prisão e “vítimas” vai interditar Avenida Roberto Freire nesta quarta (20), em Natal

Quem circular pela Avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio, na manhã desta quarta-feira (20), vai se deparar com uma cena forte. A Prefeitura do Natal, por meio da STTU e parceiros, realiza uma simulação realista de acidente grave com viaturas, “vítimas” ensanguentadas e até a prisão de um motorista.

A mobilização ocorre das 8h às 11h, na lateral da UNINASSAU, no sentido Ponta Negra. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo 2026 e conta com o apoio do CPRE/BPRV, com o objetivo de chamar a atenção para os altos índices de violência no trânsito da capital.

Dados dos órgãos de segurança apontam que os motociclistas concentram a maior parte das ocorrências graves em Natal.

A simulação busca atingir diretamente esse público, além de combater infrações severas como a mistura de álcool e direção nas vias urbanas.

A operação simula um acidente real a partir das 9h30, com atores maquiados, socorro médico imediato e monitoramento por drones.

A organização planejou o evento no formato de “breaking news” para gerar forte impacto visual em quem passa pelo trecho de grande fluxo.

Mais >

Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça

Novas exigências de segurança para empréstimos consignados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a valer a partir desta terça-feira (19). Aposentados e pensionistas que solicitarem esse tipo de crédito terão que validar a operação por biometria facial, pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Os empréstimos consignados são valores descontados diretamente do benefício. A “anuência biométrica” está prevista na Lei nº 15.327/2026, que teve o objetivo de aumentar a segurança dos cidadãos. A nova lei proíbe a contratação de consignado por telefone ou por procuração de terceiros.

Veja o que muda

1) A partir de agora, o beneficiário, quando solicitar o consignado, receberá a proposta no aplicativo Meu INSS com o status “pendente de confirmação”. 

2) A pessoa terá até cinco dias corridos para confirmar a operação por reconhecimento facial. Se o procedimento não for realizado dentro do prazo, o contrato é automaticamente cancelado.

3) Os beneficiários poderão ter mais tempo para pagar os empréstimos. O prazo aumentou de 96 meses para o limite de 108 parcelas (9 anos). 

4) Depois de acertado o crédito, a pessoa pode começar a pagar depois de até três meses.

Confira o passo a passo para obter o empréstimo consignado.

Lula lança programa de R$ 30 bilhões para motoristas de apps e taxistas

IMG_7446.jpeg

O presidente Lula (PT) lança nesta terça-feira (19) o programa Move Aplicativos, que prevê uma linha de crédito voltada a motoristas de aplicativo e taxistas. Segundo o governo, o programa contará com até R$ 30 bilhões em recursos do Tesouro Nacional.

O valor será repassado ao BNDES, responsável por operacionalizar as linhas de financiamento por meio da rede bancária, conforme informações do Poder360.

A linha de crédito permitirá financiamento de veículos de até R$ 150 mil. O prazo poderá chegar a 72 meses, com carência de até seis meses. As taxas de juros devem ficar abaixo da Selic, atualmente em 14,5% ao ano.

Segundo o governo, há demanda reprimida por veículos entre profissionais da área. Já entidades do setor automotivo e representantes da indústria avaliam impactos da medida e defendem critérios sobre o uso dos recursos, incluindo possíveis restrições para veículos importados.

Condições e critérios

Para motoristas de aplicativo, a taxa prevista é de cerca de 0,99% ao mês (12,55% ao ano). Já para taxistas, a estimativa é de 0,95% ao mês (11,40% ao ano), segundo apuração de jornalistas do Estadão.

O governo avalia exigir comprovação mínima de 100 corridas nos últimos 12 meses para motoristas de aplicativo. A proposta ainda é discutida e pode ser ajustada após negociação com representantes da categoria.

Uern Natal abre inscrições para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do projeto de extensão “Todos por elas: autodefesa e proteção digital”, está com inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal para Mulheres. A formação é gratuita, voltada para mulheres a partir dos 18 anos e oferece 30 vagas.

As aulas acontecerão presencialmente na Uern Natal, Complexo Cultural, sala de práticas (D4), entre os dias 23 de maio e 27 de junho, sempre aos sábados, das 9h às 11h. O curso será ministrado pelo professor Bergson, utilizando técnicas de Krav Magá, modalidade reconhecida pela objetividade e eficiência em situações de defesa pessoal.

A iniciativa integra as ações da universidade voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, buscando fortalecer a autonomia, a segurança pessoal e a autoconfiança das participantes. Além das técnicas práticas de defesa, o curso também trabalha percepção de risco, estado de alerta e estratégias preventivas diante de situações de ameaça. Com abordagem participativa e interativa, o projeto pretende contribuir para o fortalecimento físico e emocional das mulheres, promovendo também hábitos saudáveis e o contato com os princípios das artes marciais.

Periferia Viva – Reformas vão construir ou reformar banheiros em mais de 30 mil moradias em todo Brasil

O resultado da primeira seleção do Programa Periferia Viva – Reformas, do Governo do Brasil vai beneficiar 30.548 domicílios em periferias urbanas de todo o país. A iniciativa investe na construção ou reformas de banheiros para famílias de baixa renda.

“É um momento histórico para o Brasil. O presidente Lula autorizou a ampliação da meta de reformas e vamos ter famílias com projetos contemplados em todo o Brasil, elaborados e executados por entidades que já atuam nas periferias e conhecem a realidade. É o governo investindo nas periferias, levando orçamento para os territórios e garantindo qualidade de vida para o nosso povo”, comemorou o Secretário Nacional de Periferias, Vitor Araripe.

Aberta no final do ano passado, a seleção teve os resultados divulgados na última sexta-feira, 15 de maio. O programa recebeu 1.805 propostas, das quais 485 foram selecionadas de 196 Agentes Promotores,135 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e 61 empresas, em 130 municípios. Os domicílios selecionados poderão receber obras de melhorias habitacionais com custo máximo de até R$ 40 mil por unidade habitacional.

O valor contempla a execução integral das intervenções, incluindo materiais de construção, mão de obra, assistência técnica e demais custos indiretos, como Benefícios e Despesas Indiretas (BDI), sendo os recursos operacionalizados por meio dos Agentes Promotores responsáveis pela execução das propostas – OSCs e empresas privadas. Esta primeira seleção conferiu protagonismo às organizações da sociedade, reconhecendo sua atuação territorial e capacidade de mobilização comunitária.

PEDIDO DO PRESIDENTE – Resolver a inadequação sanitária de famílias que ainda vivem em condições precárias foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que solicitou ao Ministério das Cidades a elaboração de um programa federal para a construção de banheiros para os brasileiros.

Mais >

Após grave acidente entre Apodi e Mossoró, deputado escapa de tragédia e desabafa: “Nossas vidas foram guardadas”

O deputado estadual Neilton Diógenes (PP) relatou um acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (19), na BR-405, entre os municípios de Apodi e Mossoró, no Oeste potiguar.

Segundo informações apuradas, um animal atravessou repentinamente a rodovia, e o motorista não conseguiu desviar, provocando a colisão.

Além do parlamentar, estavam no carro o presidente da Câmara Municipal de Apodi, Filipe Gustavo, e mais três integrantes da equipe. Todos seguiam em deslocamento de rotina.

O deputado afirmou nas redes sociais: “Graças a Deus, estamos todos bem”, destacando que ninguém se feriu. Em outra mensagem, reforçou: “Nossas vidas foram guardadas e só tenho gratidão”, ao comentar o susto vivido na rodovia.

O parlamentar ainda destacou que percorre frequentemente as rodovias do estado a trabalho e que o episódio reforçou a atenção redobrada durante os deslocamentos.

Chega ao Senado projeto que aumenta pena de quem atacar agente de segurança

O Senado vai analisar o projeto de lei que aumenta as penas para homicídio e lesão corporal dolosa praticados contra guardas municipais, policiais legislativos, agentes de segurança socioeducativa e privada e seus familiares. O PL 5.744/2023 foi aprovado pela Câmara dos Deputados com o texto do deputado Delegado da Cunha (União-SP).

O projeto altera o Código Penal e a Lei de Crimes Hediondos. A proteção abrange também autoridades e agentes de segurança pública, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública, oficiais de justiça e agentes da guarda portuária — além de cônjuge, companheiro ou parente, inclusive por afinidade, até o terceiro grau. 

Aumento de pena

O texto eleva a pena do homicídio qualificado no Código Penal de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos de reclusão. O agravante também se aplica quando o crime for cometido contra cônjuge, companheiro ou parente, inclusive por afinidade, até o terceiro grau, em razão do vínculo com os profissionais citados.

Já a lesão corporal dolosa terá aumento de pena de metade a dois terços nas mesmas situações — atualmente, o acréscimo é de um terço a dois terços.

O texto ainda classifica como crime hediondo a lesão corporal gravíssima e a lesão seguida de morte contra essas pessoas. Segundo o Código Penal, lesões gravíssimas são aquelas que resultam em incapacidade permanente para o trabalho, enfermidade incurável, perda ou inutilização de membro, sentido ou função, deformidade permanente ou aborto.

Condenados por crimes hediondos não têm direito a anistia, graça, indulto ou fiança, e começam a cumprir a pena em regime fechado.

Mais >

Suspeito de adulterar veículo é detido após destruir celular em Parnamirim

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta segunda-feira (18), um homem de 25 anos suspeito de adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Parnamirim, na Grande Natal.

A ação contou com apoio da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar e cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

Segundo as investigações, o suspeito atuava como operador financeiro de um grupo criminoso com atuação no município. Ele já respondia por tráfico de drogas e utilizava tornozeleira eletrônica.

As equipes chegaram até o endereço após uma denúncia anônima indicar a localização do homem em um condomínio da cidade. No local, os policiais confirmaram a presença do suspeito após diligências.

Durante a abordagem, ele destruiu o próprio celular, na tentativa de dificultar o andamento das investigações. Por isso, além do mandado de prisão, também foi autuado em flagrante por obstrução da Justiça.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

AtlasIntel/Bloomberg: Nova pesquisa traz Lula liderando no 1º e 2º turno e põe 6 pontos à frente de Flávio Bolsonaro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (19). O levantamento testou simulações com diferentes candidatos da direita, e Lula ficou à frente em todas elas. A informação é da CNN Brasil

No cenário principal, Lula registra 47% das intenções de voto contra 34,3% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A diferença entre os dois passou de 6,9 pontos percentuais em abril para 12,7 pontos em maio.

Flávio Bolsonaro recuou 5,4 pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior. A queda ocorreu após a divulgação de áudio em que o senador pede recursos ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para financiar “Dark Horse“, cinebiografia de Jair Bolsonaro.

Mais >

PF tira Vorcaro de cela especial e restringe visitas de advogados em Brasília

A Polícia Federal transferiu o banqueiro Daniel Vorcaro para uma cela comum na Superintendência da corporação em Brasília, onde ele está preso preventivamente desde março no âmbito do caso Master.

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, a transferência ocorreu na noite da segunda-feira (18). Até então, Vorcaro estava em uma sala especial usada anteriormente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante período de prisão.

De acordo com pessoas próximas ao banqueiro, a nova cela teria estrutura considerada precária, sem banheiro adequado. Aliados afirmam que o espaço seria inferior a outras unidades prisionais por onde Vorcaro já passou.

A PF também restringiu o acesso dos advogados ao investigado. A partir de agora, a defesa poderá realizar apenas duas visitas diárias, com duração máxima de 30 minutos cada e sem instrumentos de trabalho.

Antes da mudança, os advogados tinham acesso liberado ao banqueiro entre 9h e 17h, sem limitação de horário ou materiais.

Mais >

Aeronave da Marinha dos EUA faz pouso de emergência no Aeroporto de Natal

Uma aeronave da Marinha dos Estados Unidos fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, na tarde do domingo (17). De acordo com a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal, o avião era um C-2 Grumman.

Segundo a concessionária, a aeronave solicitou pouso de emergência e aterrissou sem intercorrências na pista do aeroporto. A aeronave permaneceu no terminal potiguar após o pouso e decolou na manhã desta segunda-feira (18).

Não foram divulgadas informações sobre o motivo da solicitação de emergência nem sobre origem, destino ou quantidade de pessoas a bordo.

Master: operação da PF contra fraude bilionária completa seis meses

Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), completa seis meses nesta segunda-feira (18). As seis fases executadas até 14 de maio trouxeram à luz o que pode ser a maior fraude contra o Sistema Financeiro Nacional já registrada no Brasil, causadora de potencial prejuízo de dezenas de bilhões de dólares.

A operação também revelou a intrincada teia de relações que o principal alvo da apuração, o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, estabeleceu com políticos; criminosos e servidores públicos de alto escalão. Na lista, figuram diretores do Banco Central (BC), órgão responsável por fiscalizar o sistema bancário, e agentes da própria PF.

As investigações acerca do esquema que, segundo a PF, era chefiado por Vorcaro, começou no início de 2024, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).  Desde então, as provas reunidas motivaram o Poder Judiciário, sobretudo o Supremo Tribunal Federal (STF), a decretar 21 prisões temporárias (de até cinco dias, prorrogáveis pelo mesmo período) ou preventivas (sem prazo para ser revogada), incluindo a do próprio banqueiro. 

Também foram expedidos 116 mandados de busca e apreensão de provas e autorizações judiciais para o bloqueio e o sequestro de bens em valores próximos a R$ 27,71 bilhões. 

Os mandados foram cumpridos em sete unidades da Federação:

  • Bahia;
  • Minas Gerais;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • São Paulo;
  • Distrito Federal. 
Mais >

Lista dos convocados para a Copa será revelada nesta segunda-feira (18)

Os 26 jogadores que terão a missão de buscar o sexto título de Copa do Mundo da seleção brasileira masculina de futebol serão conhecidos nesta segunda-feira (18). O técnico Carlo Ancelotti anuncia a lista de convocados para a competição – que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá – em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que começa às 17h (horário de Brasília).

TV Brasil exibe a convocação ao vivo, a partir das 16h55, no Stadium Copa, edição especial do Stadium, programa esportivo diário da emissora pública.

A apresentadora Marília Arrigoni comanda a transmissão no estúdio, ao lado dos comentaristas Rachel Motta e Sergio du Bocage e do ex-lateral-esquerdo Gilberto, que defendeu a seleção brasileira nas Copas de 2006 e 2010. Já no Museu do Amanhã, Marcelo Smigol e Igor Santos trazem entrevistas, bastidores e a repercussão da coletiva de Ancelotti.

Lista de Ancelotti

A expectativa maior está na presença ou não de Neymar na seleção que vai disputar a Copa do Mundo 2026. O atacante do Santos, maior artilheiro da história da seleção brasileira em jogos considerados oficiais, com 79 gols em 125 partidas, não defende a Amarelinha desde outubro de 2023, quando atuou na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa. O camisa 10 rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo.

Neymar está na pré-lista com 55 jogadores enviada à Federação Internacional de Futebol (Fifa). Entre os “favoritos”, despontam quatro nomes presentes em todas as convocações de Ancelotti: o goleiro Bento, do Al-Nassr (Arábia Saudita); o lateral Wesley, da Roma (Itália), o volante Casemiro e o atacante Matheus Cunha, ambos do Manchester United (Inglaterra).

Mais >

No RN, ministro autoriza obras de R$ 282,4 milhões na BR-304 nesta segunda-feira (18)

O ministro dos Transportes, George Santoro, autoriza, nesta segunda-feira (18), a ordem de serviço para os serviços remanescentes da duplicação da Travessia Urbana de Macaíba e assina contrato para a duplicação da BR-304/RN entre Macaíba e Riachuelo, no Rio Grande do Norte. Toda a agenda será acompanhada pela governadora Fátima Bezerra.

As intervenções somam cerca de R$ 282,4 milhões em investimentos na rodovia. As obras da Travessia Urbana de Macaíba contemplam a conclusão da duplicação da Reta Tabajara e a construção do viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. O investimento é de R$ 78 milhões, em um trecho de 4,4 quilômetros da rodovia.

Já o contrato para duplicação da BR-304/RN entre Macaíba e Riachuelo prevê intervenções em 38,1 quilômetros da rodovia, com investimento estimado em cerca de R$ 204 milhões. As obras incluem adequação de capacidade, melhorias de segurança viária e eliminação de segmentos críticos.

O ministro também realiza visita técnica às obras de duplicação da BR-304/RN entre Mossoró e Assú, iniciadas em janeiro deste ano. O trecho de 57,6 quilômetros da rodovia recebe investimento de R$ 375 milhões. A agenda no estado contará com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

A BR-304/RN é estratégica para o desenvolvimento econômico e turístico do Rio Grande do Norte. Com 418 quilômetros de extensão, a rodovia começa em Natal (RN) e segue até Beberibe (CE), além de ser a principal ligação entre a capital potiguar e importantes municípios do interior, como Mossoró.