Policiais apagam sigla associada a facção criminosa no Morro do Careca em Natal

WhatsApp Image 2026 05 18 at 11.55.41

Agentes da Polícia Militar apagaram, na manhã desta segunda-feira 18, uma inscrição com a sigla “SDC” no Morro do Careca, em Ponta Negra. Até o momento, não há confirmação sobre quem fez a marcação, que foi vista pela primeira vez hoje por moradores e frequentadores da praia, nem qual teria sido a motivação do ato.

A sigla é frequentemente associada ao Sindicato do Crime, facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte, embora não exista confirmação oficial de ligação entre a inscrição e o grupo.

O Morro do Careca é um dos principais cartões-postais de Natal e integra uma área de preservação ambiental. O acesso ao local é proibido desde 1997 para evitar danos à vegetação e processos de erosão da duna, que possui cerca de 120 metros de altura.

Anvisa manda recolher remédios para colesterol após suspeita de troca de embalagens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de medicamentos usados no controle do colesterol após identificar suspeita de troca de embalagens entre produtos fabricados pela Cimed.

A medida atinge medicamentos dos lotes 2424299 de atorvastatina cálcica 40 mg e rosuvastatina cálcica 20 mg. Segundo a agência, há indícios de que caixas identificadas como atorvastatina possam conter comprimidos de rosuvastatina.

Por causa do risco aos consumidores, a Anvisa suspendeu imediatamente a comercialização, distribuição e uso dos produtos afetados. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Resolução-RE nº 2.001, de 14 de maio de 2026.

Risco ao paciente

Os dois medicamentos pertencem à classe das estatinas, usadas para reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir problemas cardiovasculares, como infarto e AVC. Apesar de terem funções semelhantes, as dosagens e indicações podem variar de acordo com cada paciente.

Segundo a Anvisa, o recolhimento começou após comunicação da própria fabricante, que informou possível mistura entre as embalagens durante o processo de fabricação.

A agência afirmou ainda que a situação descumpre normas sanitárias previstas nas regras de boas práticas de fabricação e controle de qualidade.

Pacientes que utilizam os medicamentos devem conferir o lote informado na embalagem e procurar orientação médica ou farmacêutica em caso de dúvida. A recomendação é não consumir produtos suspeitos até a verificação correta.

Barracas são retiradas debaixo da linha do trem na Feira do Carrasco, em Natal

Barracas, lonas e estruturas montadas irregularmente sob a linha férrea da estação Cidade da Esperança foram retiradas na manhã deste domingo (17) durante uma operação realizada na Feira do Carrasco, na zona Oeste de Natal.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal, com apoio da Guarda Municipal, após solicitações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Segundo a prefeitura, o objetivo foi desobstruir a área sob a plataforma e a linha do trem, considerada de risco por causa da circulação ferroviária.

De acordo com a gestão municipal, a operação aconteceu sem confronto, resistência ou detenções.

O secretário de Serviços Urbanos, Felipe Alves, afirmou que novas ações de fiscalização e ordenamento devem continuar acontecendo em feiras e espaços públicos da capital.

Com informações de Tribuna do Norte

14 pessoas são presas no RN em operação contra abuso e exploração sexual infantil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu, nesta segunda-feira (18), a Operação Caminhos Seguros, realizada em todo o país com o objetivo de combater crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. O encerramento da operação coincide com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No Rio Grande do Norte, as ações ocorreram entre os dias 4 e 18 de maio e resultaram na prisão de 14 pessoas. Desse total, 11 foram presas por mandados judiciais e três em flagrante. Além disso, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

Na fase final da operação, a Polícia Civil registrou quatro prisões preventivas e realizou duas buscas e apreensões nos municípios de Natal e Parnamirim.

Ainda nesta segunda-feira (18), uma nova prisão foi efetuada em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, elevando para 14 o número total de presos durante a operação no estado.

Segundo a PCRN, as ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes continuarão ao longo do mês de maio por meio da Operação Infância Segura, com atendimento especializado e resposta rápida às ocorrências registradas.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e destaca que denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura pelos números 181 e 100.

BR-101 terá interdição parcial em Canguaretama a partir desta terça-feira (19)

Trecho da BR-101 que estava interditado desde a manhã de sexta-feira (8) foi liberado neste sábado (9) em Canguaretama, RN — Foto: PRF/Cedida

Motoristas que trafegam pela BR-101 devem ficar atentos a mudanças no trânsito em Canguaretama, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que haverá interdição parcial entre os quilômetros 165,4 e 166,4 da rodovia a partir das 9h desta terça-feira (19). A informação é do Blog Gustavo Negreiros.

A alteração acontece para serviços de manutenção na ponte sobre o Rio Curimataú. Segundo o DNIT, a pista no sentido Natal–João Pessoa será parcialmente bloqueada, e o tráfego será desviado para a pista contrária, que funcionará em mão dupla no trecho em obras.

O órgão informou que a intervenção é necessária para recomposição do aterro das fundações da ponte, com objetivo de garantir a segurança dos motoristas e a durabilidade da estrutura.

O trecho ficará sinalizado, mas o DNIT orienta que os condutores reduzam a velocidade, respeitem a sinalização e programem os deslocamentos com antecedência por causa da possibilidade de lentidão no trânsito.

Brasil fecha participação na Copa do Mundo de Canoagem com 7 medalhas

rufino

Chegou ao fim a etapa de Brandemburgo (Alemanha) da Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem. O Brasil concluiu a participação com sete medalhas, sendo cinco somente nas provas paralímpicas.Brasil fecha participação na Copa do Mundo de Canoagem com 7 medalhas - Agora RNBrasil fecha participação na Copa do Mundo de Canoagem com 7 medalhas - Agora RN

As duas últimas, de prata, foram conquistadas neste domingo 17, com Fernando Rufino e Miqueias Rodrigues. O primeiro pódio veio com Rufino, segundo colocado nos 200 metros (m) da classe KL2 (caiaque para atletas que utilizam braços e troncos para remar). O sul-mato-grossense de 40 anos, que perdeu parte da movimentação das pernas após ser atropelado por um ônibus, já tinha conquistado a medalha de ouro no sábado (16), na prova de 200 m da canoa (VL2).

Quem venceu a final foi o australiano Curtis McGrath, com tempo de 44s98, 37 centésimos a frente de Rufino. O bronze ficou com o uzbeque Azizbek Abdulkhabibov (45s55). O paranaense Flavio Reitz também participou da prova, terminando-a na sétima posição. Ele teve de amputar a perna esquerda aos 15 anos, devido a um tumor no fêmur, o que causou a desarticulação do quadril.

A última medalha brasileira em Brandemburgo foi conquistada por Miqueias nos 200m da classe KL3 (caiaque para atletas com deficiência moderada nos membros inferiores). O paranaense, que amputou a perna esquerda devido a um acidente de moto, chegou em segundo, com tempo de 44s91, superando o neozelandês Finn Murphy. A vitória foi do georgiano Serhii Yemelianov (44s14). O baiano Gabriel Porto ficou em quarto (45s51).

Outra final com representante brasileiro neste domingo foi a dos 200 m da classe VL2 feminina. A sul-mato-grossense Débora Benevides, que nasceu com uma má formação que causou atrofia nas pernas, terminou em quarto, com tempo de 1min11s33, a pouco mais de dois segundos de Anastasia Miasnikova, de Belarus, que foi bronze. A britânica Emma Wiggs (1min05s48) ficou em primeiro, seguida pela canadense Brianna Hennessy (1min06s50).

Mais >

Prédio desaba em Salvador e deixa três pessoas mortas

O desabamento em Salvador terminou com três mortes confirmadas neste domingo (17), após equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia localizarem a última vítima sob os escombros de um prédio que caiu na região da Baixa das Pedrinhas.

O acidente ocorreu no fim da tarde desse sábado (16), quando um edifício de quatro andares desabou parcialmente durante obras de reforma. Segundo informações preliminares da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o imóvel passava por intervenções estruturais no momento da tragédia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas estavam dentro do prédio quando aconteceu o colapso. Enquanto três vítimas morreram, outras três conseguiram ser resgatadas com vida pelas equipes de emergência.

A terceira vítima fatal foi encontrada neste domingo após horas de buscas intensas entre os escombros. Além disso, os bombeiros já haviam localizado anteriormente o corpo de um homem de 60 anos e de um pedreiro que trabalhava na reforma do imóvel.

Desabamento em Salvador mobilizou bombeiros

Cerca de 30 bombeiros militares participaram da operação de resgate em Salvador. Conforme a corporação, o trabalho exigiu atenção redobrada devido à grande quantidade de destroços espalhados pela área atingida.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloisio Fernandes, a operação foi considerada de alta complexidade. Isso porque o desabamento de um prédio de quatro pavimentos gera risco adicional para vítimas e equipes de resgate.

“As buscas foram feitas de forma ordenada, esquadrinhando as áreas”, afirmou o comandante ao comentar a atuação das equipes no local da tragédia.

Agentes da Defesa Civil, policiais militares e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também auxiliaram na ocorrência. Enquanto isso, moradores da região acompanharam com preocupação o trabalho de retirada dos escombros.

Mais >

Polícia Científica do RN lança revista infantil sobre perícia criminal

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte lançou a revista infantil “Pequenos Peritos em: O Mistério da Boneca Perdida”, publicação educativa criada para aproximar crianças do universo da ciência forense de maneira lúdica e acessível.

Segundo a instituição, a iniciativa é considerada inédita entre as Polícias Científicas do Brasil e integra ações voltadas à educação, cidadania e divulgação científica.

Revista apresenta conceitos da perícia para crianças

A publicação utiliza uma narrativa infantil para apresentar conceitos relacionados à investigação, observação, vestígios e ao trabalho da perícia criminal. Além disso, a proposta mostra às crianças como a ciência auxilia na busca pela verdade e na resolução de casos.

Na história, os leitores acompanham uma aventura protagonizada por crianças que tentam solucionar o mistério do desaparecimento de uma boneca. Durante a trama, os personagens aprendem sobre pistas, raciocínio lógico e a atuação da Polícia Científica.

Projeto busca estimular curiosidade científica

A iniciativa pretende despertar o interesse das crianças pela ciência e incentivar o pensamento investigativo desde cedo.

Além disso, a Polícia Científica afirma que o material apresenta, de forma adequada ao público infantil, o papel desempenhado pela perícia na sociedade.

Mais >

Aplicativo do Bolsa Família tem novas funcionalidades a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (18), o aplicativo do Bolsa Família contará com novas funcionalidades e serviços que tornarão a utilização mais intuitiva e simples. Com a atualização da ferramenta o usuário terá mais informações, acessibilidade em uma plataforma modernizada.

A versão atualizada estará disponível para download em dispositivos Android, por meio da loja Google Play para as mais de 19 milhões de famílias beneficiárias.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que desenvolveu as melhorias do aplicativo em parceria com a Caixa Econômica Federal, a reformulação foi feita com foco na experiência do usuário e na inclusão digital. A modernização promoverá mais acessibilidade, transparência e autonomia aos beneficiários.

“As novas funções do aplicativo do Bolsa Família vão na linha do que faz o governo, ao facilitar o serviço para o usuário. No dia a dia, as famílias poderão acessar informações importantes e saber, por exemplo, o motivo do bloqueio do benefício. Elas também poderão identificar medidas que precisam ser adotadas para regularizar a situação”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

A nova versão do aplicativo permitirá que o responsável familiar consulte informações detalhadas sobre a situação do benefício, a composição dos pagamentos e eventuais ocorrências relacionadas ao cadastro, identificando possíveis pendências que precisam ser regularizadas para garantir a continuidade do recebimento. O resultado deve ser a agilidade no atendimento nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em outros serviços públicos.

Mais >

Após obras, trecho da Avenida João Medeiros Filho será liberado nesta segunda-feira (18)

O trecho da Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, será liberado para o tráfego de veículos nesta segunda-feira (18). A liberação compreende o sentido Igapó-Redinha, nas proximidades do Viaduto de Igapó. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a previsão é que o trânsito seja retomado a partir das 8h.

De acordo com a Caern, a antecipação da liberação foi possível devido às condições climáticas favoráveis e ao avanço dos serviços realizados no local. Já a aplicação do asfalto deve ser concluída até a sexta-feira (22), caso as condições do tempo permaneçam favoráveis.

A interdição ocorreu para a instalação de 70 metros de rede coletora de esgoto, obra que integra o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Norte da capital. Inicialmente, a previsão era de que os trabalhos durassem cerca de 30 dias.

Segundo a Companhia, a obra faz parte dos investimentos do Governo do Estado para ampliar a cobertura do sistema de esgotamento sanitário na região, com a meta de alcançar cobertura total do serviço após a conclusão das intervenções.

Idoso dado como morto em hospital volta a apresentar sinais vitais em funerária

Um idoso de 88 anos foi dado como morto na Santa Casa de Presidente Bernardes, no interior do estado de São Paulo, e encaminhado a uma funerária. No entanto, durante o “preparo do corpo”, funcionários sentiram os sinais vitais do homem e o transferiram para um hospital em Presidente Prudente (SP), onde ele segue internado e estável.

Conforme o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil e divulgado neste domingo (17), policiais militares foram acionados na Santa Casa de Presidente Prudente, para onde o Serviço de Atendimento Médico de Emergência (SAME) levou o idoso.

Na unidade, os agentes foram informados de que a vítima, moradora de Emilianópolis (SP), havia sido socorrida e levada, neste sábado (16), à Santa Casa de Presidente Bernardes. No local, a médica de plantão declarou o óbito por “insuficiência respiratória”. O nome da profissional não foi divulgado pela polícia.

Diante da situação, uma funerária foi acionada e a vítima foi levada para Presidente Prudente para os procedimentos de praxe. No entanto, no momento em que o corpo estava sendo preparado, os funcionários da funerária notaram que o homem apresentava sinais vitais (estava se mexendo e respirando).

Mais >

Zé Roberto Pezão (União) vence eleição suplementar no município de Itaú

O candidato Zé Roberto Pezão venceu neste domingo (17) a eleição suplementar em Itaú, na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, e foi eleito o novo prefeito do município. A diferença contra Fabrício Régis (União Brasil) foi de 417 votos.

A nova eleição ocorre após a Justiça Eleitoral cassar o prefeito e vice-prefeito por abuso de poder político e irregularidades proibidas pela legislação eleitoral.

Tribuna do Norte

Quadrilha do Ceará é presa em Natal com R$ 80 mil em furtos; lista tem chocolates Ferrero Rocher, calcinhas e panelas

Policiais militares do 5º Batalhão desarticularam uma quadrilha interestadual do Ceará que estava realizando uma série de furtos em Natal.

Durante a abordagem e captura, o que chamou a atenção dos policiais foi a enorme e inusitada variedade das mercadorias subtraídas, avaliadas em mais de R$ 80 mil.

Havia grandes quantidades de barras e caixas de chocolates finos (como Ferrero Rocher) e Snickers, cápsulas de café expresso, brinquerdos, peças de vestuário íntimo (como calcinhas e cuecas) e até mesmo panelas.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais.

As informações são do Via Certa Natal e do Blog do BG.

Caixa já renegociou R$ 820 milhões no novo Desenrola Brasil

Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, informou nesta sexta-feira (15) na capital paulista, que o banco já renegociou R$ 820 milhões em dívidas do novo Desenrola Brasil.

O programa foi lançado no dia 4 de maio pelo governo federal LINK 1  e busca ajudar famílias, estudantes e pequenos empreendedores a renegociar dívidas, limpar o nome e recuperar o acesso ao crédito. 

A nova fase da iniciativa terá duração de 90 dias e prevê descontos de até 90%, juros reduzidos e a possibilidade de uso do FGTS para abatimento de débitos.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, já havia informado que o programa Desenrola 2.0 estava perto de atingir R$ 1 bilhão em débitos renegociados.

Em entrevista coletiva concedida nesta manhã para apresentação do balanço trimestral do banco, Vieira destacou que ainda há um “gap” para o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no programa, ou seja, o fundo ainda não vem sendo utilizado nessas negociações com a Caixa. Mas, segundo a diretoria do banco, o uso do fundo para essa finalidade deverá ser iniciado em breve, a partir do dia 25 de maio.

Ataques cibernéticos

Ao anunciar o balanço da instituição, Vieira disse que o banco teve um prejuízo no ano passado de cerca R$ 20 milhões com o aplicativo Caixa Tem, segundo ele provocado por fraudes relacionadas a ataques cibernéticos.

Por causa disso, informou, o banco vem reforçando os investimentos em tecnologia. Só neste ano, a expectativa é de que esses investimentos somem R$ 5,9 bilhões. 

“Nós estamos agora com praticamente zero de ataques no Caixa Tem”, disse Vieira.

Mais >

Criança inala pó de confeitaria e é internada em estado grave

Uma família moradora de Gold Coast, na Austrália, passou por momentos de tensão enquanto organizava um aniversário infantil. Enquanto a mãe, Katie, finalizava um bolo temático do desenho Bluey para uma festa, o pequeno Dusty, quatro anos, teve acesso a um pó dourado usado na decoração e acabou inalando o material — um acidente que rapidamente evoluiu para um quadro grave.

As informações foram compartilhadas através de uma campanha de arrecadação criada por amigos da família no site Go Found Me. O caso chama atenção por envolver um produto comum na confeitaria, mas que, em circunstâncias específicas, pode se tornar altamente perigoso.

O contato com o bolo e a perda de consciência

A mãe de Dusty havia se oferecido para fazer o bolo de aniversário de um amigo próximo. Durante o preparo, o garoto encontrou o pó dourado — utilizado para dar acabamento brilhante a doces — e inalou a substância.

O que parecia inofensivo se transformou em uma emergência em poucos instantes. Ao entrar em contato com a umidade das vias respiratórias, o pó reagiu e formou uma espécie de pasta espessa, semelhante a um “cimento”, que bloqueou rapidamente os pulmões da criança. Sem conseguir respirar, Dusty perdeu a consciência, e a mãe acionou o serviço de emergência imediatamente.

A criança foi levada ao hospital em estado crítico. Diante da obstrução das vias aéreas, a equipe médica precisou agir rapidamente para tentar reverter o bloqueio pulmonar.

Então, foi realizada uma cirurgia para limpar os pulmões, mas, mesmo após o procedimento, a criança não conseguiu retomar a respiração de forma independente.

Mais >

Bombeiros capturam cobra na Praia da Redinha

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte fez a captura de uma cobra jiboia na região da Praia da Redinha, em Natal, nessa quinta-feira (14).

Ao chegarem ao local, os militares realizaram a contenção do animal de forma segura, evitando riscos para moradores e frequentadores da área. Após a captura, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural, em uma região adequada e afastada da área urbana.

O CBMRN reforça que, ao se deparar com animais silvestres, a população deve evitar qualquer tentativa de captura por conta própria e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Suspeito com tornozeleira é preso após perseguição e acidente com carro roubado em Parnamirim

Um homem foi preso pela Guarda Municipal de Parnamirim após uma perseguição que terminou com a recuperação de um carro roubado na cidade. A ação aconteceu depois que agentes localizaram o veículo durante um patrulhamento de rotina realizado nesta quarta-feira (14).

De acordo com a corporação, o automóvel havia sido roubado durante a madrugada. Ao identificar o carro em circulação, as equipes iniciaram o acompanhamento tático pelas ruas do município.

Durante a fuga, o motorista perdeu o controle da direção e colidiu contra uma cerca. Após o impacto, os ocupantes abandonaram o veículo e tentaram escapar por uma área de mata. Um dos suspeitos acabou sendo capturado no local, enquanto o outro conseguiu fugir.

Segundo informações da Guarda Municipal, os suspeitos estavam armados no momento da perseguição. No entanto, a arma utilizada não foi localizada pelas equipes durante as buscas realizadas na região.

O guarda municipal Mauricio Makaren afirmou que o homem detido possui antecedentes por crimes contra o patrimônio e fazia uso de tornozeleira eletrônica. Ainda segundo ele, o sistema de rastreamento do veículo foi fundamental para auxiliar na localização do automóvel roubado.

Mais >

PF faz operação contra grupo do setor de combustíveis suspeito de fraude fiscal

Cerca de R$ 52 bilhões em ativos financeiros foram bloqueados pela Justiça durante uma investigação sobre suspeitas de fraudes fiscais, ocultação patrimonial e envio irregular de recursos ao exterior envolvendo um grupo do setor de combustíveis.

A Operação Sem Refino foi deflagrada nesta sexta-feira (15) pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e sete medidas de afastamento de função pública por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos investigados também teve inclusão determinada na Difusão Vermelha da Interpol.

Segundo as investigações, o conglomerado econômico é suspeito de utilizar estruturas societárias e financeiras para ocultar patrimônio, dissimular bens e movimentar recursos no exterior. As apurações também apontam irregularidades relacionadas à operação de uma refinaria ligada ao grupo.

De acordo com os investigadores, o caso integra apurações realizadas no âmbito da ADPF 635/RJ, que investiga a atuação de organizações criminosas e possíveis conexões com agentes públicos no estado do Rio de Janeiro.

A operação contou com apoio técnico da Receita Federal.

Governo anuncia R$ 2,2 bi para tratamentos contra o câncer pelo SUS

São Paulo (SP), 15.05.2026 - Visita ao Centro de Pesquisa Clínica e Cirurgia Robótica do Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD) do Hospital de Amor.
Foto: Wallison Breno/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta sexta-feira (15) um pacote de R$ 2,2 bilhões para ampliar o acesso a tratamentos contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O montante, segundo o governo federal, é o maior já registrado na rede pública de saúde.

Entre as principais inovações anunciadas estão a criação da nova tabela de financiamento do SUS para a oferta de 23 medicamentos oncológicos de alto custo, além da criação do financiamento de cirurgias robóticas oncológicas na rede pública e a ampliação do acesso à cirurgia de reconstrução mamária.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que o aumento de 35% na oferta de fármacos na rede pública de saúde deve beneficiar 112 mil pacientes, representando “destrave histórico” nos tratamentos oncológicos classificados como de primeira linha e que, embora incorporados, aguardavam até 12 anos para serem disponibilizados.

Compõem a lista dez medicamentos que serão adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados, enquanto os demais serão ofertados por meio da Autorização de Procedimento Ambulatorial (Apac), quando a compra é realizada pelos centros habilitados no país, com financiamento federal, e Ata de Negociação Nacional.

Os medicamentos, segundo a Presidência, contemplam 18 tipos de câncer, incluindo mama, pulmão, leucemia, ovário e estômago. “A depender do tipo de tratamento, o paciente pode economizar até R$ 630 mil, caso fizesse na rede privada”, destacou o comunicado.

Mais >

Anvisa decide por unanimidade manter suspensão de produtos da Ypê

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, nesta sexta-feira (15), manter a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de linhas de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da Ypê. A decisão manteve as restrições impostas aos produtos da marca, com exceção da medida de recolhimento determinada anteriormente pela agência.

Durante a votação, os diretores da agência afirmaram que as medidas adotadas pela empresa foram consideradas “insuficientes” para eliminar os riscos identificados pela fiscalização sanitária. Segundo a Anvisa, há um histórico recorrente de contaminação microbiológica nos produtos.

A agência também destacou que o plano de reestruturação apresentado pela Ypê, com previsão de investimento de R$ 130 milhões, não representa aprovação automática das medidas propostas pela empresa.

De acordo com a decisão, a empresa deverá apresentar um plano de ação baseado em análise de risco, permitindo acompanhamento técnico da agência e uma eventual liberação gradual dos produtos, lote a lote.

A suspensão

A Anvisa determinou, no dia 7 de maio, o recolhimento de detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes da marca Ypê de todos os lotes com numeração final 1. A medida também incluiu a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso dos produtos após a identificação de falhas sanitárias no processo produtivo que podem representar riscos à saúde dos consumidores.

Durante uma inspeção realizada em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela Vigilância Municipal de Amparo (SP), foram identificadas 76 irregularidades na empresa e mais de 100 lotes de produtos comprometidos. Segundo a agência, a bactéria Pseudomonas aeruginosa foi detectada em parte dos produtos, indicando risco de contaminação microbiológica e descumprimento das Boas Práticas de Fabricação.