Próteses para pessoas com deficiência serão fornecidas pelo governo

O Rio Grande do Norte passará a fornecer órteses e próteses para pessoas com deficiência física. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a expectativa é de que neste mês de agosto uma equipe faça um levantamento dos pacientes já cadastrados.

A promessa é de que o Centro Especializado em Reabilitação (CRI/CRA) publique uma lista dos pacientes que serão contemplados até o fim dia 31 de agosto. Ao todo serão investidos R$ 1,5 milhão para garantir a compra de 500 itens, entre próteses e órteses.

Órteses são aparelhos usados para suprir ou corrigir alteração em um órgão, enquanto as próteses são dispositivos que servem para substituir um membro ou parte dele.

Mais >

MPF do RN pede que Justiça mantenha ministro da Educação como réu em ação por danos morais

O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou pela manutenção do ministro da Educação, Abraham Weintraub, na lista de réus da ação civil pública (ACP) por danos morais coletivos decorrentes de declarações desde que ele assumiu a pasta, em abril deste ano. Além do ministro, a União também foi incluída como réu na ACP, que trata das falas sobre as universidades públicas.

De acordo com a denúncia, que pede indenização de R$ 5 milhões – os danos morais coletivos foram causados à honra e à imagem de alunos e professores das Instituições Públicas Federais de Ensino através de declarações públicas do ministro.

Dentre elas, uma feita em entrevista no dia 30 de abril – de que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”. Para o MPF, a fala demonstrou “clara vontade discriminatória por parte do réu”.

Mais >

Maestro da Filarmônica de São Fernando passa a integrar a Banda Guilherme & Pedrinho

Após o sucesso em apresentação na Ilha de Sant’Ana, na programação de shows da Festa de Sant’Ana, a dupla Guilherme & Pedrinho, retomou os ensaios para uma série de apresentações, com destaque para uma festa que contará com Briola e a Feirinha da Festa de Nossa Senhora das Dores, em São Fernando.

No sábado (03), através das redes sociais, o vocalista Guilherme anunciou uma novidade e confirmou que o maestro da Filarmônica de São Fernando, Rubinho Maia é o mais novo integrante da banda Guilherme & Pedrinho e será responsável pelos metais.

Rubinho já atuou em outros grupos musicais no Rio Grande do Norte, sendo considerado um grande músico, onde atualmente é o Maestro da Filarmônica José Gervásio Alves (São Fernando). Com um repertório diferenciado, a dupla Guilherme & Pedrinho é considerada a mais nova revelação musical do Seridó e em breve, a banda estará gravando um CD com músicas autorais e se prepara para a produção de um DVD, além de outras novidades que serão anunciadas em breve.

Sesap garante que o RN tem estoque suficiente de vacinas contra sarampo

O caso de sarampo registrado em Natal na última semana do mês de julho fez crescer o alerta para novas ocorrências da doença na cidade e em todo o estado. Contudo, as secretarias de Saúde do município e do Rio Grande do Norte afirmaram que o pânico não é necessário.

Mesmo assim, a busca pela prevenção por meio de vacina cresceu no estado. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, o RN tem estoque suficiente para atender a demanda da população.

“Não há falta e a quantidade existente dá conta da demanda existente. A média de consumo no estado é de 16 mil doses ao mês, espalhadas pelos municípios”, disse ao portalnoar.com.br.

Mais >

Morrem mais duas vítimas de massacre no Texas e número de mortos sobe para 22

O número de mortes de um massacre em um supermercado Walmart de El Paso, no Estado norte-americano do Texas, subiu para 22 nesta segunda-feira, depois que duas pessoas morreram em um hospital um dia após um massacre a tiros, informou a polícia no Twitter.Dois massacres a tiros no final de semana nos Estados Unidos levaram o presidente Donald Trump a denunciar a supremacia branca.

Procuradores do Texas acusaram um homem de homicídio sujeito à pena de morte devido ao ataque na cidade fronteiriça predominantemente hispânica, que inicialmente tirou 20 vidas. Duas vítimas morreram no hospital na manhã desta segunda-feira, elevando o total de mortos a 22, disse a polícia de El Paso.

O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que a chacina de sábado parece ter sido um crime de ódio, e procuradores federais a classificaram como terrorismo interno.

Mais >

Governo inaugura primeira etapa de usina solar flutuante no reservatório de Sobradinho

O governo federal inaugurou hoje (5) a primeira etapa da usina solar fotovoltaica flutuante, que transforma a luz solar em energia elétrica, instalada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. O empreendimento aproveita a área represada do Rio São Francisco e tem capacidade de gerar de 1 megawatt-pico (MWp) de energia.

O objetivo do governo federal é ampliar essa experiência, de instalar painéis solares em espelhos da água, para atrair investimentos privados e promover leilões de geração de energia renovável na área de transposição do Rio São Francisco.

De acordo com os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento Regional, é possível elevar o potencial energético abrangido pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, estimado em 3,5 GigaWatts, e garantir recursos para o bombeamento das águas do rio, que hoje custam R$ 300 milhões por ano.

Mais >

Ocupação hoteleira no RN sofre queda no mês de julho e preocupa setor

A ocupação hoteleira no Rio Grande do Norte em julho de 2019 ficou abaixo do registrado no ano passado em Natal, Pipa e Mossoró. De acordo com dados repassados pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), José Odécio, em Natal, no mês de julho, a ocupação hoteleira ficou em 65%, contra 76% no mesmo mês do ano passado.

Na praia da Pipa, litoral Sul do estado, foi registrada uma ocupação de 58% em julho desse ano, contra 63% no mesmo mês de 2018; já em Mossoró, na região Oeste do estado, a ABIH registrou 56% em julho último, contra 63% em julho de 2018.

De acordo com José Odécio, os números de julho refletem o que ele chamou de “crise aérea”. “Preocupa bastante o setor, em face de que os nossos concorrente estão muito mobilizados e as passagens aéreas para os nossos concorrentes são muito mais baratas”, pontuou, durante entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM) desta segunda-feira (05).

Ele destacou a importância do Governo do Estado ter reduzido o ICMS do querosene de aviação (QAV), mas acrescentou que é preciso continuar o trabalho de divulgação do estado e tornar Natal uma cidade melhor para o visitante. “Isso vai fazer com que haja valorização do produto turístico Natal”, finaliza.

Rosa Weber atende a pedido de Dilma e dá 15 dias para Bolsonaro esclarecer declaração

A ministra Rosa Weber , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), deu um prazo de 15 dias para que o presidente, Jair Bolsonaro , caso queira, esclareça a declaração dele durante viagem a Dallas, nos Estados Unidos, em que afirmou que “quem até há pouco ocupava o governo teve em sua história suas mãos manchadas de sangue na luta armada” . A ministra atendeu a um pedido da ex-presidente Dilma Rousseff .

Bolsonaro deu a declaração na entrega do prêmio personalidade do ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em maio deste ano:

“Quem até há pouco ocupava o governo tinha suas mãos manchadas de sangue da luta armada, matando inclusive um capitão, como eu. Eu rendo homenagem aqui ao capitão Charles Chandler, um herói americano. Talvez um pouco esquecido na história, mas que escreveu sua história passando pelo Brasil” discursou Bolsonaro, sem citar nomes.

Mais >

Tremor de 5.8 de magnitude é registrado no Oceano Atlântico próximo ao litoral nordestino

Um tremor de 5.8 de magnitude foi registrado no Oceano Atlântico na noite deste domingo (4). De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o terremoto aconteceu às 21h40.

O epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1.100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Nas redes sociais circularam mensagens que falavam do risco de um possível tsunami no litoral nordestino. Porém, o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, esclarece que não há risco nenhum de tsunami ou alterações no mar por causa deste tremor.

Mais >

Judoca agente penitenciário se classifica para disputar sul-americano Chile

O agente penitenciário Osvaldo Júnior Rossato conquistou o primeiro lugar na Copa Aracaju de Judô na categoria Master 5 e foi voluntário para levar a delegação do Rio Grande do Norte, composta por 28 atletas, em sua maioria jovens carentes, acompanhados pelo projeto social Heiko da academia Nagashima.

O servidor contou com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RN) para competir e auxiliar no projeto social. Como atleta, ele se credenciou para disputar o campeonato sul-americano da arte marcial, no Chile.

Em julho, ele já tinha conquistado o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Judô Veteranos e Kata, na mesma categoria.

Mais >

Daniel Américo: é possível aplicar valores liberais na administração de um município como Parnamirim

Faltando agora pouco mais de um ano para as eleições de 2020, não podemos afirmar ainda com certeza se estaremos na disputa de Prefeito ano que vem… Tomara que sim!

Tal empreitada é complexa e cheia de turbulências. Não posso negar que ter seu nome cogitado para disputar a prefeitura da cidade que você nasceu é uma honra, mas a calma e a paciência neste momento serão fundamentais. Resolvi escrever esse texto porque muitos amigos e incentivadores nos perguntam diariamente sobre isso.

Temos um calendário eleitoral para ser respeitado e questões partidárias para serem resolvidas. Esperamos mais na frente termos um leque de partidos liberais de direita ao nosso lado. Não fecharemos as portas para os partidos que não sejam declaradamente liberais de direita, mas que, eventualmente, venham a se identificar com nossas ideias para Parnamirim!

Mais >

Parnamirim: Mulher pode ter sido morta por cobrar pensão alimentícia

Uma mulher pode ter sido assassinada por ter cobrado pensão alimentícia no município de Parnamirim, Grande Natal, na madrugada desta segunda-feira (5). De acordo com informações de testemunhas à polícia, a mulher conhecida como Janiele tinha ido procurar o ex-companheiro para cobrar a pensão para o filho de 4 meses de vida.

Primeiro ela foi até um bar onde o ex-companheiro estava por volta das 23h e eles teriam tido uma primeira discussão.

Vizinhos a levaram para casa, mas ela voltou e dessa segunda vez ele estava armado. Houve um novo bate-boca por volta das 2h30. O ex-marido teria sacado a espingarda e atirado nas costas de Janiele.

Mais >

Hospital do Seridó tem novo diretor

O novo diretor do Hospital do Seridó de Caicó será Rodrigo de Oliveira Lopes, natural de Caicó-RN. Ele substituirá a assistente social Jaciclelma Márcia que entregou o cargo, informa a jornalista Wllana Dantas.

Rodrigo é enfermeiro, pós graduado em urgência/emergência e UTI, auditor-sus municipal, plantonista pelo TCT no HRS ( pronto socorro, ACCR, clínica médica e clínica cirúrgica). A nomeação deverá sair no Diário Oficial na próxima segunda-feira (05).

Mulher é baleada na noite deste domingo (4) em Parnamirim na Grande Natal

Dois homens foram presos na noite deste domingo (4) em Parnamirim, cidade da Grande Natal, suspeitos de tentativa de homicídio. A vítima foi uma mulher, baleada próximo ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

Segundo a Polícia Militar, ela teria envolvimento com o tráfico de drogas. Socorrida ao Hospital Regional Deoclécio Marques, ela permanece internada em estado grave.

Ainda de acordo com a PM, a dupla estava em uma motocicleta e foi perseguida por policias que ouviram os disparos. Um dos suspeitos chegou a jogar a arma fora e pulou da moto durante a fuga, mas acabou preso. O outro também foi detido após perder o controle do veículo e bater em um poste.

Mais >

Após fiscalização na RN-288 entre Cruzeta e Acari-RN, uma pessoa é presa pela PRE

Denúncias levaram a Polícia Rodoviária Estadual à fiscalização na RN-288 entre o município de Cruzeta e Acari na tarde/noite desse domingo (03) depois que motoristas sentiram dificuldade de tráfego por causa de uma festa na margem da estrada na cidade de Cruzeta.

Os policiais realizaram cerca de 19 testes de etilômetro, 66 veículos foram fiscalizados, 02 veículos foram removidos ao DETRAN, teve ainda 01 autuação por crime, 01 condutor conduzido à delegacia (plantão), e not do 11 pessoas foram revistadas e 66 condutores abordados.

O trabalho teve à frente o 2º Sgt Maécio e o 2º Sgt Cláudio. “A operação foi motivada por denúncias de motoristas que não conseguiam trafegar naquela RN devido uma festa a sua margem, além de denúncia que apontava alta concentração de motoqueiros sem capacetes”, disse o Sgt Maécio.

Decisão de Alexandre faz ‘pressão indevida’ sobre auditores da Receita, diz Associação

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal afirmou, nesta sexta, 2, que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, faz ‘pressão indevida’ sobre os profissionais do órgão. O magistrado determinou a suspensão de devassa do órgão sobre 133 contribuintes, e também o afastamento de dois auditores.

O despacho foi proferido no inquérito das fake news, que apura ataques à Corte. O ministro chegou a determinar buscas e apreensões contra críticos do Supremo nas redes sociais.

Conforme revelou o Estado em fevereiro, a Receita Federal incluiu a advogada Roberta Maria Rangel, mulher do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, e a ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça, entre contribuintes alvo de apuração preliminar por indícios de irregularidades tributárias. Foi a mesma investigação que atingiu o ministro do STF Gilmar Mendes e sua mulher, Guiomar Feitosa.

Mais >

Concursos: 25 órgãos abrem as inscrições para quase 6 mil vagas nesta segunda-feira

Pelo menos 25 órgãos abrem as inscrições nesta segunda-feira (5) para 5.948 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só na Prefeitura de Cuiabá são 4.699 vagas, incluindo as de cadastro de reserva.

Os salários chegam a R$ 9.600,92 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Veja abaixo os detalhes de cada concurso:

Mais >

Após ser agredido em show, Gusttavo Lima desabafa: ‘Me tratem como ser humano’

O cantor Gusttavo Lima foi atingido no rosto por um copo de bebida durante um show na noite de quinta-feira 1º em Barreiras, na Bahia. Registrado em vídeo, o incidente viralizou nas redes sociais. O cantor não sofreu ferimentos, de acordo com sua assessoria de imprensa, e publicou um texto no Instagram sobre o caso.

“Show incrível, apesar do ocorrido”, escreveu. “Por mais pessoas que perguntem como estou, se estou bem, como foi meu dia, como está a minha família… Não sou uma máquina, rs. Me tratem como ser humano, esse aqui, cheio de defeitos, mas que sempre tentou dar o seu melhor, e vou continuar sempre me doando mais do que esperam de mim. Por mais abraços apertados, com mais carinho e amor ao próximo”, publicou.

Pouco depois do susto, ainda no palco, Gusttavo fez piada com o caso. “Deve estar há cinco anos sem trepar“, disse. Na sequência, ele ironizou: “Joga outro que ‘nóis’, bebê.”. Assista: aqui

PM reage e assaltante é baleado dentro de ônibus no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal

Um sargento da Polícia Militar reagiu a um assalto a ônibus e baleou um dos bandidos na tarde de sábado (3) na avenida Mário Negócio, bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. O outro criminoso conseguiu fugir.

O policial do Regimento de Polícia Montada era passageiro de um ônibus que faz a linha Pajuçara – Petrópolis. Segundo o relatório policial, na parada em frente ao Hospital Luís Antonio, no bairro das Quintas, os dois assaltantes entraram no ônibus. Momentos depois, sacaram uma arma e anunciaram o crime, começando a recolher celulares, bolsas, dinheiro e outros bens das vítimas.

De acordo com o militar, ele mesmo entregou seus pertences aos assaltantes. Porém, quando percebeu os criminosos distraídos, deu voz de prisão, apontando sua arma.

Mais >

Petrobras reduz preço do gás de botijão em 8,16% a partir de segunda-feira

A Petrobras reduziu o preço do gás de cozinha (GLP) vendido nas refinarias às distribuidoras para botijões de 13 quilos de R$ 26,20 para R$ 24,06. O novo preço entra em vigor na próxima segunda-feira nas unidades da empresa.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), a queda do GLP residencial oscilará entre 6,5% e 12% nas refinarias.

De acordo com a Petrobras, para ser comercializado em botijões de 13 quilos, o gás de cozinha tem o preço de venda formado pela média das cotações dos gases butano e propano no mercado europeu, mais uma margem de 5%. Os reajustes passaram a ser trimestrais em janeiro do ano passado.