Presidente da OAB vai ao STF para que Bolsonaro conte o que diz saber sobre o desaparecimento do pai dele

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, entrou com uma interpelação nesta quarta-feira (31) no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente Jair Bolsonaro explique declarações a respeito do pai dele, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido durante a ditadura militar.

A defesa quer que o presidente dê explicações sobre a afirmação feita nesta segunda-feira por Bolsonaro de que “um dia” contará ao presidente da Ordem como o pai do advogado desapareceu na ditadura militar, caso a informação interesse ao filho.

Segundo afirmou Bolsonaro na ocasião, Santa Cruz “não vai querer saber a verdade” sobre o pai. Depois, disse que o Fernando Santa Cruz foi morto por companheiros da Ação Popular (AP), organização de esquerda na qual ele militava e classificada pelo presidente como “grupo terrorista”.

Mais >

A Justiça proibiu que a Prefeitura de Natal desconte os dias de greve dos contracheques dos agentes de saúde do Município

A paralisação dos servidores durou de outubro de 2018 a janeiro de 2019. A decisão da Corte do TJ afirma que os descontos não são autorizados em casos de descumprimento da lei por parte da administração pública, o que, segundo os desembargadores, aconteceu neste caso.

Segundo os autos, o movimento foi deflagrado, dentre outros motivos, para assegurar condições mínimas de trabalho aos agentes de saúde e a implantação de benefícios remuneratórios a que eram de direito dos funcionários em virtude de lei não cumprida desde o ano de 2010 por parte da prefeitura.

“Vê-se que o precedente a ser observado trouxe como exceção à possibilidade de descontos a hipótese em que se verificar ter sido a greve provocada pelo ente público, o que é o caso dos autos”, aponta o relator do recurso, o desembargador Virgílio Macedo Jr.

Mais >

Bolsonaro: PT vai entrar com ação na PGR por fala sobre presidente da OAB

O PT vai entrar com uma ação na Procuradoria Geral da República pela fala desta segunda -feira (29) do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

Em entrevista no Palácio da Alvorada, Bolsonaro atacou o presidente da OAB ao falar sobre seu pai desaparecido político no período da Ditadura Militar. “Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade”, disse o político do PSL.

O pai do presidente da OAB, Fernando Santa Cruz, era integrante do grupo Ação Popular, que era contra o o governo militar. Ele foi preso em 1974 e desapareceu desde essa data.

Mais >

Polícia Civil divulga balanço de ocorrências registradas durante Festa de Santana, em Caicó

A 3ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) divulgou, nesta segunda-feira (29), o balanço das ocorrências registradas durante a Festa de Santana, realizada entre os dias 24 e 28 de julho, no município de Caicó. Em razão da intensiva movimentação na região, houve um incremento no efetivo dos policiais civis que trabalharam no plantão da 3ª DRP. Diariamente, duas equipes, de cinco policiais cada, atuaram no plantão regional que atendeu, não apenas a cidade de Caicó, mas toda a região do Seridó.

Na Delegacia Móvel, que foi instalada na ilha de Santana, foram registradas apenas dez ocorrências de crimes de furtos de aparelho celular e documentos. O índice pode ser considerado positivo, tendo em vista o baixo número de ocorrências, diante do grande fluxo de pessoas que participaram do evento. No plantão regional, foram registradas 18 ocorrências de pequenos furtos e dois crimes de roubo. Todos os casos foram encaminhados à Delegacia Municipal de Caicó, que colherá as informações preliminares, com objetivo de identificar os responsáveis pelos crimes.

Durante o período, mesmo com a atuação intensificada dos policiais que prestaram serviços no trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e DPRE, três pessoas foram autuadas em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante. Todas pagaram fiança e responderão ao processo em liberdade. Também foram registrados dois casos de menor ao volante e cinco comunicações de pequenas colisões entre veículos que resultaram, somente, em danos materiais.Mais >

Polícia Federal abre inquérito para apurar morte de cacique no Amapá

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar a morte do cacique Emyra Wajãpi da terra Waiãpi, em comunidade indígena localizada na cercania da cidade de Pedra Branca do Amapari, no Amapá. A Polícia Militar encontrou a vítima com marcas de perfurações pelo corpo.

Informações preliminares indicam que o crime foi cometido por um grupo de 50 garimpeiros, que invadiu uma aldeia Wajãpi, conforme revelou com exclusividade o Congresso em Foco. O Ministério Público Federal no Amapá também investiga as circunstâncias da morte e da invasão.

O Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina) informa que os ataques começaram na segunda-feira (22), com a morte “de forma violenta” do cacique em aldeia próxima à comunidade Mariry. “A morte não foi testemunhada por nenhum Wajãpi e só foi percebida e divulgada para todas as aldeias na manhã do dia seguinte”, relatou.

Mais >

Em nota Manuela afirma que repassou contato de Glenn Greenwald a anônimo

A ex-deputada Manuela D’ávila (PC do B-RS) confirmou nesta sexta-feira (26) que entregou o contato do jornalista Glenn Greenwald ao hacker Walter Degatti Neto, um dos acusados de invadir mensagens de autoridades dos Três Poderes. Degatti contou em depoimento a Polícia Federal que fez contato com o editor do Intercept por meio da ex-deputada.

De acordo com a política do PC do B, uma pessoa que se identificou como alguém de sua agenda telefônica entrou em contato com ela no dia 12 de maio.

Depois a pessoa que entrou em contato negou ser conhecido dela. “Sem se identificar, mas dizendo morar no exterior, afirmou que queria divulgar o material por ele coletado para o bem do país, sem falar ou insinuar que pretendia receber pagamento ou vantagem de qualquer natureza”,disse. Manuela afirmou que não sabe a identidade da pessoa que entrou em contato com ela e que está disposta a encaminhar a Polícia Federal o conteúdo das mensagens trocadas entre ela e o invasor. 

Mais >

Comandante do CPRE participa do XVII Encontro Nacional dos Oficiais Militares Estaduais

O Coronel Silva Júnior, chefe do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, esteve em São Paulo durante os dias 25 e 26 de julho participando do XVII Encontro Nacional dos Oficiais Militares Estaduais (XVII ENEME).

Durante o encontro foi realizada reunião setorial com os comandantes das Polícias Rodoviárias de todo o país, o que para o comandante do CPRE, foi uma oportunidade de compartilhar experiências com as demais coirmãs.

“É de suma importância eventos como este para solidificarmos e ampliarmos  a promoção de segurança nas rodovias; as experiências que compartilhamos juntos nesses dois dias, certamente irão contribuir e muito para alavancarmos ainda mais o trabalho que o CPRE vem realizando em nosso estado”, disse o Coronel.

Governo assegura R$ 56 mi para agilizar obras de Oiticica

O Governo do RN assegurou com o Governo Federal agilidade na liberação de verbas para as obras da Barragem de Oiticica e teve um resultado muito positivo. Hoje (26), o Ministério do Ministério de Desenvolvimento Regional transferiu R$ 56 milhões para o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), órgão interveniente do convênio que viabiliza a obra.

“Essa é uma emenda de bancada e fica aqui todo o meu agradecimento, em nome do povo do Rio Grande do Norte, pelo empenho e dedicação da bancada federal nesta ação. Gostaria também de destacar o trabalho da Semarh e destacar também todos os esforços conjuntos dos representantes da sociedade civil, a igreja, o movimento dos atingidos pela Barragem. A união destas forças, lideradas exatamente pela figura da Governadora, é responsável agora por essa conquista de mais um direito do povo potiguar. Reafirmo aqui o meu compromisso de que, em não havendo atrasos nos repasses financeiros da União, entregaremos Oiticica no ano que vem, já com água e funcionando”, disse Fátima Bezerra.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, destaca que a verba deve chegar na conta da Semarh nos próximos dias e que esse aporte vai aumentar o ritmo das atividades em todo complexo de Oiticica. “Com a liderança da governadora e com apoio da bancada federal a gente vinha defendendo a importância desses recursos para finalizar a obra. Vamos manter nosso foco e continuar trabalhando para entregar a obra até o meio do ano que vem” frisa João Maria.Mais >

Polícia prende dois suspeitos de participar de roubo de ouro no aeroporto de Guarulhos

Policiais civis prenderam neste fim de semana dois suspeitos de participação no roubo de 718,9 kg de ouro no terminal de cargas do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Foram detidos o encarregado de despacho do aeroporto, Peterson Patrício, de 33 anos, que disse à polícia ter sido mantido refém pela quadrilha; e um conhecido dele, chamado Peterson Brasil. A investigação aponta que foi Brasil quem convidou Patrício a participar do assalto.

À polícia, Patrício disse, inicialmente, que os criminosos o sequestraram no dia anterior ao assalto e que mantiveram também sua família refém. Segundo o suspeito, foi assim que a quadrilha teve acesso a informações privilegiadas sobre a rotina no terminal de cargas.

Mais >

Parelhas: Prefeito faz apelação e vira ajudante de pedreiro

Depois de ter sua gestão desaprovada em todas as pesquisas, o prefeito Alexandre Petronilo (MDB) anda forçando a barra para ser popular.

É que ele virou ajudante de pedreiro, com direito a tirar fotos e exibição nas redes sociais. A regra é chamar a atenção como se fosse simples, homem do povo… Mas, só veio essa agora depois de três anos de mandato e a população reprovar a administração.

Governadores do Nordeste fazem primeira reunião após críticas de Bolsonaro

Os governadores do Nordeste se reúnem nesta segunda-feira (29) na Bahia. Será a primeira vez que eles se encontram após terem sido chamados de “governadores de paraíba” pelo presidente Jair Bolsonaro.

Mesmo assim, garantem que a pauta oficial do fórum é mesmo o Consórcio Nordeste. Principal alvo das críticas do chefe do Executivo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), explica que será com uma agenda de trabalho que o Nordeste vai responder ao presidente.

“Enquanto alguns querem criar conflitos com o Nordeste, nós queremos trabalho, ação e resultados. É isso que vamos procurar distinguir. Então, a reunião vai ser marcada sobretudo pela agenda do Consórcio Nordeste”, declarou Flávio Dino.

Mais >

Mais Médicos vai mudar de nome e governo estuda bônus de desempenho

O Ministério da Saúde deve anunciar nesta semana um programa de reformulação do Mais Médicos, que passará a se chamar Médicos pelo Brasil. O governo federal também estuda incluir o pagamento de bônus de desempenho.

“A Casa Civil e a Presidência da República deram o ok. Na semana que vem, a gente lança o Médicos pelo Brasil, que é o novo programa que vai rever o programa Mais Médicos”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Rio.

Segundo o ministro, o dia do anúncio na próxima semana depende da agenda do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Isso também é reforçar a atenção primária. É basicamente direcionado para a atenção primária, praticamente voltado para o que a gente chama de Brasil profundo, as cidades mais vulneráveis.”

Mais >

Procissão marca encerramento da programação religiosa da Festa de Sant’Ana de Caicó

Neste domingo (28) foi encerrada a Festa de Sant’Ana de Caicó. Na programação religiosa, às 10h houve a Solene Concelebração Eucarística em honra à Senhora Sant’Ana e São Joaquim, presidida por Dom Antônio Carlos Cruz Santos, Bispo Diocesano de Caicó e concelebrada pelos sacerdotes presentes e pelos 120 anos de fundação do Apostolado da Oração da Paróquia de Sant’Ana de Caicó.

Às 17 horas, houve a Solene Procissão e missa de encerramento. A procissão teve o seguinte itinerário: Av. Seridó, R. Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó. Ao chegar à Catedral, Missa de encerramento da Festa e descida da bandeira. Logo após a missa campal, haverá o funcionamento do Pavilhão de Sant’Ana, com Festival de Prêmios e música ao vivo com Geraldão e Banda.

Brasileira conquista bronze no mountain bike em Pan 2019

A brasileira Jaqueline Mourão, 43 anos, conquistou hoje, 28, medalha de bronze na final do mountain bike nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Essa foi a primeira medalha do Brasil neste domingo. O ouro foi para a mexicana Daniela Campuzano e a prata para atleta argentina Sofia Gomez.

A medalha de bronze é mais uma para a extensa trajetória da ciclista, que tem seis participações em olimpíadas e jogos de inverno.

Mais >

Nova revelação musical do Seridó: Guilherme & Pedrinho faz show impactante e encanta multidão na Ilha

A nova revelação musical do Seridó, a dupla Guilherme & Pedrinho (São Fernando) foi um dos destaques da programação de shows gratuitos da Ilha de Sant’Ana. Na quinta-feira (25), Guilherme & Pedrinho subiram ao palco principal da Ilha e com o repertório diferenciado do momento, encantaram a multidão presente na Ilha de Sant’Ana.

A banda da jovem dupla de São Fernando apresentou uma performance diferenciada no show, onde mostrou qualidade musical, entrosamento, dinâmica e culminando com a alta expressão vocal de Guilherme & Pedrinho. Além do repertório atualizado, Guilherme & Pedrinho apresentaram o forró das antigas e uma sequência de músicas da sofrência, o que agradou e contagiou o público presente na Ilha.

O show ainda continua repercutindo nas redes sociais, em Caicó e na região, onde muitos confirmam que a dupla Guilherme & Pedrinho é a mais nova revelação da música do Seridó, acrescentando o carisma, a simplicidade e interação com o público.Mais >

Morre a atriz Ruth de Souza aos 98 anos

Morreu na manhã deste domingo (28) a atriz Ruth de Souza, de 98 anos. Ela estava internada desde o começo da semana no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, vítima de uma pneumonia. A causa da morte não foi informada pelo hospital.

Com mais de 70 anos dedicados à dramaturgia, Ruth de Souza é ícone de várias gerações de atores. Ela foi pioneira ao longo de sua carreira: foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio e, também, a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema (o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1954).

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Mais >

Lançado em Parnamirim o projeto Famílias e Cidadania

Aconteceu neste sábado (27), o lançamento do Projeto Famílias e Cidadania que tem o objetivo de realizar ações voluntárias a favor da sociedade parnamirinense.

A iniciativa é das advogadas Ana Nunes e Andrea Nogueira numa parceria com o curso de direito da Uninassau de Parnamirim.”O projeto Famílias e Cidadania é também um projeto de extensão da Uninassau que nós abraçamos com muita alegria”, disse a coordenadora do curso de direito da instituição, Tânia Inagaki.

A ideia do projeto é ofertar serviços jurídicos, médicos e de lazer de forma gratuita. “Trata-se de um projeto que não é de Ana e Andrea, mais de cada um que poder sair de seu conforto para contribuir de forrma voluntária”, explicou a advogada Andrea Nogueira.

Mais >

Suspeito de tráfico de drogas morre após troca de tiros com policiais na Praia de Santa Rita em Extremoz

Um suspeito de tráfico de drogas morreu após trocar tiros com policiais na praia de Santa Rita, em Extremoz, região metropolitana de Natal. O caso aconteceu no final da tarde deste sábado (27). Segundo a Polícia Militar, ele ainda foi levado ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a PM, moradores da região relataram que estava havendo um intenso tráfico de drogas na rua Paulistana e alguns criminosos estavam atirando no meio da via.

Ao chegar no local, os policiais encontraram pelo menos um suspeito, identificado como Hugo Bezerra da Penha, de 33 anos. Ainda conforme o relato policial, foram achadas com ele 72 trouxinhas de maconha e uma porção de cocaína, porém nenhuma arma.

Mais >

Idoso de 74 anos mata o filho com porrete em Monte Alegre na Grande Natal

Um idoso de 74 anos matou o próprio filho a pancadas, com um porrete, na noite deste sábado (28) em Monte Alegre, na região metropolitana de Natal. As informações são da Polícia Militar. O caso foi registrado por volta das 20h30 próximo à lagoa do Quirambu. Após o crime, o suspeito fugiu.

De acordo com a Polícia Militar, pai e filho estavam consumindo bebida alcoólica, quando tiveram um desentendimento e começaram a brigar, entrando em luta corporal. Em determinado momento, o idoso teria usado uma barra de ferro como porrete para acertar a cabeça do filho. A polícia não informou o motivo da briga entre os dois.

O caso aconteceu no terreno onde eles residiam. Segundo os vizinhos, o filho chegou recentemente de Uberlândia, para morar com o pai, porque estava desempregado.O idoso ficava na casa principal e ele em uma menor, nos fundos do terreno.

Mais >

Nos clubes, duas festas foram destaques em Caicó: Forró das Antigas e Rabo Cheio

A movimentação nos clubes (festas privadas) na Festa de Santana de Caicó deu destaque para dois grandes eventos esse ano: Forró das Antigas e Rabo Cheio. As duas festas aconteceram no clube Asssec (BR-427).

O Forró das Antigas trouxe para o palco a banda Calcinha Preta (com a formação original); Batista Lima; Edson Lima  e Bonde do Brasil, sendo esta considerada a melhor festa dentro das festividades a Santana.

O Rabo Cheio, por sua vez, chegou dando pressão com o cantor estourado Thúlio Millionário, além do grande Giullian Monte e o Gianinni Alencar. A festa também teve bebida e comida por conta do All inclusive.

Os organizadores dos 02 eventos, JK Produções e Neto (Rabo Cheio) comemoraram o sucesso de público na noite desse sábado ao lado dos empresários Betinho Pessoa, Fred Honorato e Márcio Costa.

E surpresa mesmo foi a presença de Betinho Pessoa, que já chegou divulgando novidades do Terreiro da Vila em Macaíba (Rabo Cheio dia 31 de agosto). E pode surgir parceria com o empresário JK sobre eventos em Caicó.