Presidente da Caixa convida parlamentares do Nordeste para café da manhã

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, convidou parlamentares da bancada do Nordeste para um café da manhã, que será realizado na próxima quarta-feira, 7. O gesto ocorre após o Estadão/Broadcast revelar que a Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos para a região.

Segundo levantamento com base nos números do próprio banco e do sistema do Tesouro Nacional, em 2019, até julho, o Nordeste recebeu cerca de R$ 89 milhões em empréstimos concedidos pela Caixa. O valor equivale a cerca de 2,2% do total distribuído para todo o País no mesmo período, R$ 4 bilhões. Em 2018, a região recebeu 21,6% dos R$ 6 bilhões concedidos pela Caixa em operações para governos regionais.

O Estadão/Broadcast apurou com fontes do banco e da área econômica que a ordem para não contratar operações para os Estados e municípios do Nordeste veio do próprio Guimarães. Sob condição de anonimato, as fontes confirmaram que ouviram a orientação em mais de uma ocasião.

Mais >

Bolsonaro diz que Paulo Guedes tem carta branca para trocar chefe do Coaf

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (4) que o ministro Paulo Guedes (Economia) tem carta branca para trocar o comando do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

“Dei carta branca a todos os ministros para indicar as pessoas e eu tenho poder de veto. O Coaf, na medida provisória da reestruturação, estava com a Justiça. A partir do momento que vai para a Economia, o Paulo Guedes que define. Ou alguém está desconfiando do Paulo Guedes agora? Não né. Se ele quiser mudar (Coaf), assim como qualquer um quiser mudar qualquer coisa, mude sem problema nenhum, eu quero que o seu ministério dê certo”, disse.

Conforme a Folha revelou neste sábado (3), o ministro vem sendo pressionado pelo Palácio do Planalto, com anuência de Jair Bolsonaro, a demitir o presidente do Coaf, Roberto Leonel, aliado de Sergio Moro, ministro da Justiça.

Mais >

Atualizado: Ataques a tiros nos EUA deixam 29 mortos em 12 horas

Um segundo ataque na madrugada deste domingo (4) elevou para 29 o número de mortos em assassinatos em massa neste fim de semana nos Estados Unidos. O criminoso, que foi morto pela polícia, matou 9 pessoas na cidade de Dayton, Ohio. Na tarde de sábado (3), outro atirador fez 20 vítimas em El Paso, no Texas. Ele foi preso pela polícia.

Os ataques deixaram, ainda, 52 feridos, parte deles em estado grave. As motivações ainda são investigadas. No primeiro caso, em El Paso, o assassino é um homem de 21 anos e teria postado um manifesto racista horas antes do ataque. O atirador de Dayton, que teria agido sozinho, era jovem e branco.

Ainda não se sabe também quem são as vítimas. No caso do Texas, elas têm entre 2 e 82 anos e há 3 mexicanos entre os mortos. Segundo o Itamaraty, não há informações de brasileiros entre as vítimas.

Mais >

Soldado mais idoso da Polícia Militar potiguar é homenageado em Caicó pelo deputado Cel. Azevedo

A história da Polícia Militar do RN é feita de serviços prestados e dedicação à sociedade e o soldado Gustavo Moreira da Silva é um dos veteranos que tem seu nome inscrito nesses quase dois séculos de existência da Corporação.

“Em Caicó, tive a honra de agraciá-lo com a placa em homenagem à Polícia Militar do RN, que foi motivo de sessão solene na Assembleia Legislativa onde nosso mandato foi o primeiro a homenagear o mais idoso de cada posto ou graduação dentro da Corporação”, diz o Coronel Azevedo.

O parlamentar finaliza a visita ao Soldado Gustavo com a seguinte frase: “Parabéns ao soldado Gustavo, que foi o soldado mais idoso homenageado, e a todos que honram a nossa Gloriosa PM ao longo desses 185 anos de história”.

Morre em Natal, Haroldo Marinho, cunhado do deputado Vivaldo Costa

Morre em Natal o cunhado do deputado Vivaldo Costa, Haroldo Marinho. Em Caicó, Haroldo foi proprietário da Casa das Chaves, por vários anos.

O corpo será velado com missa de corpo presente no Centro de Velório São José Morada da Paz. Sepultamento acontecerá no cemitério do Alecrim.

Haroldo era casado com Carmem Lúcia Costa, irmã do deputado Vivaldo Costa. Os dois são os pais do ex-candidato a prefeito de Caicó, Hugo Marinho.

Ligzarb apresenta a ganhadora do carro 0km sorteado neste sábado

Conheça a ganhadora do carro 0Km do Ligzarb Supermercados que aconteceu na noite deste sábado, 03. Trata-se de Maria da Conceição Neves, residente na rua José Patrocínio de Medeiros, bairro alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade de Caicó. @ligzarbcaico

Atriz Heloísa Perissé é diagnosticada com câncer raro

A atriz Heloísa Perissé, 52 anos, foi diagnosticada com um câncer raro. O tumor está localizado nas glândulas salivares. Ela já passou por um procedimento cirúrgico e vai continuar com um tratamento preventivo nos próximos meses.

Na sua página no Instagram, Heloísa se pronunciou sobre a doença e deixou uma mensagem tranquilizando os fãs “Minha fé é a coisa mais importante da minha vida.

Eu creio que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Está tudo certo. Sou forte!”, disse a atriz, que precisou cancelar uma turnê da peça Loloucas.

Mais >

Tiroteio em centro comercial deixa mortos e feridos na cidade de El Passo no Texas/EUA

Tiros foram registrados neste sábado (3) em um supermercado dentro de um shopping na cidade de El Paso, no Texas, Estados Unidos, deixando mortos e feridos. A polícia diz que um homem foi detido.

As autoridades registraram mais de 20 vítimas, segundo porta-voz do Departamento de Polícia de El Paso. O número pode incluir mortos e feridos. O prefeito Dee Margo informou que há mortos, mas não foi confirmado quantos. Segundo o último levantamento, 22 pessoas foram levadas para hospitais da região.

Um porta-voz de um dos hospitais, o Centro Médico Universitário de El Paso, afirmou que um paciente morreu ao chegar no hospital, segundo a agência de notícias Associated Press. Outras 9 pessoas estão sendo tratadas ali.

Mais >

Casamento coletivo é realizado na Penitenciária de Caicó

A Penitenciária Estadual do Seridó (PES) realizou, neste sábado (03), o primeiro casamento coletivo de 11 internos. A cerimônia foi celebrada pelos pastores da Igreja Assembléia de Deus de Natal, Luciano e de Jardim do Seridó, Romão.

Os internos que receberam a bênção de Deus, estavam acompanhados dos seus familiares e filhos.

Ligzarb Supermercados sorteia hoje um carro 0KM

Prepare-se para o nosso sorteio! Deposite seus cupons na urna e Boa Sorte!!
Hoje, às 20h30, acontece o grande sorteio de 01 carro 0km.

ASSESSUAS em Parnamirim promove Curso de Empreendedorismo para mulheres

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora iniciaram o Curso de Empreendedorismo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Monte Castelo e Moita Verde.

A capacitação está ocorrendo através do Programa Acessuas Trabalho e tem como objetivo incentivar a independência financeira e poder de decisão das mulheres sobre seus negócios e suas vidas.

Os Cursos são oferecidos gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e abordam assuntos importantes da área do empreendedorismo e empregabilidade, entre eles comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.

Mais >

Reitor Wyllys Tabosa assinará termo de instalação do polo IFRN-EAD em Jardim do Seridó

O reitor do IFRN, professor Wyllys Tabosa, assinará, na próxima semana, o acordo de cooperação junto ao poderes executivo e legislativo de Jardim do Seridó, que tem por objetivo estabelecer entre as partes a oferta de Cursos Técnicos na modalidade subsequente, bem como autorizar a instalação do Campus EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) no município jardinense.

O Campus EaD Jardim do Seridó irá atender uma demanda de até 40 alunos, por curso ofertado, através das modalidades de ensino técnico subsequente e de Formação Iniciada e Continuada (FIC), que, juntas, compõem o tripé institucional.

O evento acontecerá no plenário da Câmara Municipal e contará com a presença do Reitor Wyllys Tabosa; do novo Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste (EaD), José Roberto Oliveira dos Santos; Prefeito Amazan Silva, vereadores locais, estudantes, demais autoridades e comunidade em geral.

Mais >

BNDES anuncia pagamento antecipado à União de R$ 40 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai antecipar o pagamento ao Tesouro Nacional de mais R$ 40 bilhões emprestados pela União.

De acordo com anúncio feito hoje (2) pelo BNDES, essa nova antecipação “está alinhada à meta de aceleração das devoluções ao Tesouro Nacional anunciada pelo presidente da instituição, Gustavo Montezano, durante sua posse, em 16 de julho”.

Com esse pré-pagamento, o banco soma cerca de R$ 380 bilhões de dívidas que foram liquidadas de forma antecipada ao Tesouro desde dezembro de 2015.

Mais >

Body Scan é instalado na Cadeia Pública de Mossoró

A Cadeia Pública de Mossoró instalou, nesta quarta-feira (31), o Body Scan, equipamento utilizado nas unidades prisionais, para escanear os visitantes dos internos. O aparelho é considerado importante para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RN), pois permite a detecção de objetos proibidos no momento das visitas.

Todos os agentes penitenciários da unidade prisional passaram no treinamento para operar a ferramenta e os familiares dos apenados já estão sendo cadastrados biometricamente. A previsão é que a partir da próxima semana, o Body Scan seja utilizado nas visitas.

Até julho, o equipamento de escaneamento também foi instalado na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Cadeia Pública de Natal e de Ceará Mirim. As próximas unidades são a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e o Complexo Penal Estadual Agrícola Mario Negócio, em Mossoró.

Destaca-se que o procedimento promove aos agentes penitenciários maior segurança além de que, elimina o procedimento de vistoria íntima nas unidades prisionais e acaba com as imensas filas formadas no dia das visitas, resultantes do vagaroso processo anterior.

Fonte Assessoria de Comunicação-SEAP/RN

Governo do RN injeta mais de R$ 8 milhões na economia potiguar através do programa Microcrédito

De janeiro até julho deste ano, o Governo do RN injetou na economia potiguar mais de R$ 8,1 milhões através do programa do Microcrédito Empreendedor Potiguar através da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN). A iniciativa foi responsável por beneficiar quase 2,5 mil empreendedores nas diversas regiões do estado.

A região Seridó lidera o número de contratações de microcrédito por micro e pequenos empreendedores através da AGN. Ao todo, são 763 negócios que receberam recursos este ano e que somados totalizam R$ 2,6 milhões.

A região Agreste é a segunda com 590 empreendedores atendidos para um investimento total de R$ 1,8 milhão. Em seguida, a Oeste aparece com 549 empreendedores beneficiados com um investimento total de R$ 1,7 milhão. As regiões do Litoral e Central completam a lista e juntas, somam 535 empreendedores atendidos para uma injeção de recursos superior a R$ 1,9 milhão.

Mais >

Parelhas recebe o caminhão do projeto “Energia com Cidadania” da Cosern na próxima segunda-feira (05)

A cidade de Parelhas, na região do Seridó, vai receber na próxima segunda-feira (05), a partir das 15h, o caminhão do projeto Energia com Cidadania da Cosern, que ficará estacionando na Rua Manoel de Azevedo (Centro), ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL, vai promover palestras educativas e a substituição de lâmpadas ineficientes por LED, além de distribuir kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

Na segunda-feira (05), o atendimento será das 15h às 18h; da terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no sábado (10), das 7h às 9h30.

Mais >

Policia Civil do RN cria núcleo para investigar mortes de agentes de segurança pública

A Polícia Civil divulgou a criação de uma portaria que criou o Núcleo de Investigação Policial de Mortes de Agentes de Segurança Pública (NIMAS), que será vinculado à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A portaria que oficializou o grupo foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (1º).

Segundo a corporação, o objetivo do núcleo será apurar todas as mortes violentas de agentes de segurança pública e aquelas decorrentes de intervenção policial, ocorridas no município de Natal. O Nimas também deverá fortalecer, padronizar e ampliar a coordenação destas investigações.

Além da atuação em Natal, o Núcleo realizará controle, coordenação e orientações das investigações, em casos dessa natureza ,que ocorram em qualquer cidade do Estado, segundo a Polícia Civil.

Mais >

Concurso da Guarda Municipal de Parnamirim é suspenso após decisão judicial

O concurso público da Guarda Municipal de Parnamirim foi suspenso. A Prefeitura do município anunciou nesta sexta-feira (2) a medida em cumprimento a uma decisão judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim.

Com isso, a prova não acontecerá no próximo domingo (4), como estava previsto, e as inscrições serão reabertas. O edital de suspensão e o novo cronograma do concurso serão publicados nos próximos dias pela prefeitura.

De acordo com o Executivo Municipal, a prova objetiva está com nova data marcada para acontecer no dia 8 de setembro pela manhã.

Em julho, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte recomendou alterações no edital para as vagas destinadas às pessoas com deficiência e aos requisitos exigidos para provimento no cargo.

A Prefeitura Municipal informou que os candidatos podem obter informações e tirar dúvidas sobre o concurso com a Funcern, através do email: [email protected].

G1RN

Ônibus com estudantes capota na BR-405 entre Rafael Fernandes e Pau dos Ferros/RN

Um ônibus transportando estudantes da comunidade de Riacho de Santan capotou na tarde desta sexta-feira (2), na BR-405 entre os municípios de Rafael Fernandes e Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar.

Segundo informações, o acidente teria ocorrido próximo ao Posto de Gasolina JP e ao Motel Vc que Sabe. Vários estudantes a ficaram feridos. Não há confirmação de mortos.

Equipes do Corpo de Bombeiro de Mossoró e ambulâncias da região foram mobilizados para realizar os atendimentos aos feridos.

Blog Ismael Sousa

Prefeitura de Caicó inicia pagamento das bandas em relação à programação de shows na Ilha de Sant’Ana

A prefeitura municipal de Caicó iniciou nesta quinta-feira (1º), o pagamento das bandas que participaram da programação de shows na Ilha de Sant’Ana, no período de 24 a 27 de julho, na Festa de Sant’Ana.

A programação contou com as seguintes atrações: Banda Feras, Circuito Musical, Tropikálya, Banda Líbanos, Evan, Samyra Show, Hugo & Heitor, Guilherme & Pedrinho, Vicente Nery, Aduílio Mendes, Capim com Mel, Rodolfo Lopes, Flávio José e Waldonys. Em entrevista à imprensa, o prefeito de Caicó, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) fez uma avaliação e destacou o sucesso da Festa de Sant’Ana.

“Foi uma festa grandiosa, sendo uma das maiores de todos os tempos. Quero agradecer a todas as pessoas que ajudaram na organização desse mega evento, incluindo as forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, a todos os funcionários que integram as secretarias da prefeitura de Caicó e a parceria com a Diocese de Caicó e a Paróquia de Sant’Ana”, afirmou o prefeito Batata. O prefeito destacou ainda que a prefeitura de Caicó é fundamental para a realização da Festa de Sant’Ana e em alguns momentos o Município realizou eventos e em outros foram feitas parcerias.