“Rodolfo Lopes para o Mundo”; Sanfoneiro grava DVD neste sábado na Ilha de Santana

O sanfoneiro caicoense Rodolfo Lopes vai abrir os shows de Flávio José e Waldonys com uma mega estrutura na Ilha de Santana neste sábado. O artista vai grava mais DVD promocional: “Rodolfo Lopes para o Mundo”.

É importante frisar que o show de Rodolfo Lopes vai começar impreterivelmente às 22:00 horas. A expectativa da prefeitura de Caicó é que os três shows levem o maior público já visto na Ilha em dias de festa de Santana.

Prefeito Rosano Taveira sanciona lei que cria o cargo de Apoio Escolar em Parnamirim/RN

A Prefeitura de Parnamirim publicou, nessa quinta-feira (25), no Diário Oficial do Município, a sanção da Lei Complementar nº 0152/2019 que cria os cargos de Apoio Escolar na estrutura da Secretaria Municipal de Educação.

Os cargos são de nível médio e provimento efetivo (através de concurso público) e atuarão no cuidado dos estudantes com deficiência, contribuindo com o desenvolvimento de condições propícias ao pleno desenvolvimento desses alunos.

Ao todo foram criados 244 cargos que terão como atribuições cuidar e acompanhar os estudantes com deficiência na locomoção pelas dependências da escola, cuidar da segurança e higienização, atender os estudantes com deficiência no seu processo de alimentação, dentre outras atividades correlatas.

Mais >

Azul Linhas Aéreas começa a vender novos voos para o Rio Grande do Norte

De acordo com a companhia aérea, o estado vai ganhar frequências diárias para as cidades de Recife (PE) e de Campinas, no interior de São Paulo. No total, serão 1708 novos assentos semanais e 14 novos voos – 7 para cada cidade.

Destes, 490 no trecho que liga Recife a Natal, com início da operação em 24 de setembro, e 1218 nos voos saídos do aeroporto de Viracopos, a partir de dezembro deste ano.

Os aeroportos de Recife e Viracopos são dois hubs da Azul responsáveis pela distribuição e transferência de voos para conectar os passageiros até seu destino final. Por isso, segundo a empresa, são considerados de extrema importância no Brasil.

Mais >

Guedes defende capitalização na reforma da Previdência

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu hoje (26) a inclusão do modelo de capitalização na reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional.

Em palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, Guedes lembrou que a decisão de incluir essa possibilidade na reforma é do Congresso. “Se [o Congresso] aprovar que não há capitalização, não há capitalização. Se tivermos a possibilidade de oferecer essa solução, ofereceremos.”

Ao argumentar a favor da capitalização, ele defendeu que “ninguém seria deixado para trás” com o modelo, porque a renda de quem não conseguisse contribuir o suficiente para se aposentar com um salário mínimo poderia ser complementada de forma solidária.

Mais >

Caicó: Turma comemora o novo asfalto

Uma turma de amigos se reuniu para “biritar” em comemoração ao novo asfalto que cobre a malha viária da Boa Passagem ao centro da cidade, em Caicó. “Asfalto bom, bem feito, tem que comemorar”, brinca um dos amigos.

“Sonho de 30 anos concretizado em 30 dias”, disse Batata.

O prefeito Batata tem recebido elogios de moradores, motoristas e de vereadores do município pela retomada da obra que deve ser concluída nos próximos dias. O prefeito esteve em Brasília na semana passada assegurando recursos.

Tudo pronto para o mega show, Xandy’s Bar em Caicó

A hora mais esperada da festa de Santana chegou. 

A banda de forró mais famosa do Nordeste decola hoje em Caicó com um grande show na Arena AABB. 

A expectativa aumenta a cada minuto.

O cantor Xandy Avião prometeu em uma rede social que vai trazer o ensaio do Xandys Bar para o palco da AABB, o que deve superar as mais de 5 horas de show do ano passado.Mais >

Paróquia evita fogos de artifício em respeito a crianças, idosos e animais

A Festa de Sant’Ana de Caicó é um dos eventos mais tradicionais do RN e o mais antigo do Seridó, sendo realizada há mais de 270 anos. Acontece na Catedral de Sant’Ana e em seu entorno, parte histórica de Caicó. Uma iniciativa da Paróquia de Sant’Ana foi evitar o uso de fogos de artifícios durante as celebrações diárias.

A pirotecnia é prevista apenas para abertura e encerramento da Festa de Sant’Ana. “Os fogos eram utilizados em alvoradas, salvas do meio dia e novenas. Deixamos de utilizar em respeito às crianças, idosos e animais da redondeza, que muitas vezes eram prejudicados com o barulho”, destaca padre Alcivan Araújo, pároco de Sant’Ana de Caicó.

O pároco lembra ainda que é uma medida de economia financeira. “Não vamos queimar dinheiro”, brinca o padre.

Vigilância Sanitária interdita Hospital Regional de Canguaretama

A Vigilância Sanitária (Suvisa) interditou na tarde desta quinta-feira (25), o Hospital Regional de Canguaretama. O motivo, segundo a subcoordenadora da Suvisa, Leila Mattos, foi o elevado risco sanitário que a unidade oferece aos pacientes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o hospital havia sido alertado dos riscos e da possível interdição desde abril de 2019, quando uma vistoria identificou diversos problemas sanitários.

Agora, caso as medidas corretivas propostas não sejam cumpridas pelo Governo, os servidores que trabalham no local correm o risco de serem realocados em qualquer unidade estadual e sem ajuda de custo. Antes da interdição, o governo estadual já havia feito uma vistoria técnica e decidido fechar 20, dos 40 leitos existentes no hospital.

Mais >

TCE determina exoneração de cargos e concurso na Câmara de São José do Mipibu

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou que a Câmara de Vereadores de São José do Mipibu realize, num prazo de 180 dias, concurso público e exonere os ocupantes de cargos comissionados que excedam a quantidade de servidores efetivos.

A medida tem como objetivo o redimensionamento do quantitativo de servidores da Câmara de Vereadores. Uma auditoria realizada pela Diretoria de Despesa de Pessoal do TCE identificou que, em janeiro deste ano, a Câmara Municipal tinha cerca de 95% do seu pessoal relativo a cargos em comissão. Eram 51 cargos comissionados, dois cedidos e apenas um servidor efetivo.

A decisão da Primeira Câmara ratifica decisão monocrática anterior do relator do processo, conselheiro Carlos Thompson Fernandes. Segundo os termos do voto, o chefe do Poder Legislativo de São José do Mipibu deve, ao fim dos 180 dias, comprovar no processo o cumprimento das medidas num prazo de 5 dias, sob pena de multa pessoal e diária de R$ 1 mil.

Mais >

Rio recebe reunião de ministros do Brics

Começou pouco depois das 10h, a 3ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Brics, bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo é discutir os principais temas da agenda global.

A cerimônia de chegada dos chanceleres teve início às 9h30, quando o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, recebeu os convidados no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, região central da cidade.

Participam os ministros dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov; das Relações Exteriores da China, Wang Yi; de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, e o vice-ministro dos Transportes Rodoviários da República da Índia, Vijay Kumar Singh.

Mais >

Governadora participa da Feirinha de Sant’Ana, em Caicó

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto participaram, nesta quinta-feira (25), em Caicó, da Feirinha de Sant’Ana, um dos eventos mais esperados e frequentados da tradicional festa realizada em celebração à padroeira da cidade.

Com 271 anos oficiais de tradição, a Feirinha reúne cerca de 30 entidades que em suas barracas vendem pratos típicos da gastronomia regional do Seridó para arrecadar renda a ser revertida à Paróquia de Sant’Ana. A data é feriado municipal em Caicó quando se encontram peregrinos, turistas e famílias seridoenses.

“Eu amo esta cidade e não poderia faltar a esta festa maravilhosa. É uma confraternização e um momento também para conversamos com os seridoenses sobre as ações desenvolvidas na região e em todo o Estado”, destacou Fátima. Ela percorreu a feirinha cumprimentando a população, degustou das iguarias regionais e concedeu entrevistas à imprensa, divulgando as mais recentes iniciativas que o Governo está realizando na região como o projeto das queijeiras, o complexo de Oiticica, investimentos na segurança, a regionalização da saúde, recuperação da malha viária e reconstrução da RN-118, Centrais do Cidadão, programas de incentivos fiscais e de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

Para a realização da festa, o Governo do Estado aumentou em 40% o efetivo da Polícia Militar no local. Além disso, as câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) estão instaladas na Ilha de Sant’Ana durante todo o evento e houve reforço também do efetivo do corpo de bombeiros, que trabalha em plantão durante todos os dias de festa no Seridó.

Promovida pela Paróquia, a Festa de Sant’Ana teve início no último dia 17 e segue até domingo (28) sob o tema “Sant’Ana apontando o caminho, nos faz discernir a nossa evocação.”Mais >

Cães farejadores da GPOC participam de operação na Zona Norte de Natal

O Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) participou, nesta sexta-feira (26), na Zona Norte de Natal, da “Operação Malvindos”, desencadeada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

A operação contou com a participação do grupo para as buscas de faro, os quais usaram os cães farejadores Shena e Lola para auxiliarem na ação.

Polícia encontra mais três veículos usados em roubo de ouro no aeroporto de Guarulhos/SP

A polícia encontrou na noite desta quinta-feira (25) mais três veículos usados no roubo milionário de ouro no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

São duas caminhonetes, uma branca e outra prata, e um caminhão-baú, encontradas na Zona Leste da capital.

A polícia ainda não explicou como esses veículos foram utilizados no assalto no terminal aéreo. De acordo com o Bom Dia Brasil, foram levados 719 quilos de ouro, divididos em 31 malotes: 24 seriam levados para Nova York, nos Estados Unidos, e 7, para o Canadá.

Mais >

Agentes Penitenciários suspendem ‘Operação Padrão’ e retomam serviços em presídios

Os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte se reuniram em Assembleia Geral, nessa quinta-feira, 25, e deliberaram pela suspensão da operação padrão. Desde a terça-feira, 23, a categoria havia reduzido os procedimentos nas unidades prisionais para cobrar o andamento da pauta de reivindicações.

Durante a quinta-feira, o Sindasp-RN foi chamado para uma reunião com o Governo do Estado. Vilma Batista, presidente do sindicato, destacou que o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, apresentou uma contraproposta aos pleitos dos Agentes Penitenciários.

Um dos pontos diz respeito ao auxílio-alimentação. O Governo alegou que, no momento, não tem como enviar projeto para Assembleia Legislativa propondo implantação desse auxílio.

Mais >

Em live, Bolsonaro diz que pretende extinguir a Ancine

O presidente Jair Bolsonaro falou ontem (25), durante live semanal no Facebook, que pretende extinguir a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Desde a semana passada,o presidente vem citando que a agência fomenta, com dinheiro público, obras cinematográficas que atentam contra a família, e voltou a citar o caso do filme Bruna Surfistinha, lançado em 2011.

Na época, o filme recebeu cerca de R$ 4,3 milhões em renúncia fiscal, segundo a Ancine, mas obteve bilheteria de R$ 20 milhões e foi visto por mais de 2 milhões de espectadores no cinema.

“Vamos buscar a extinção da Ancine. Não tem nada que o poder público tenha que se meter a fazer filme”, disse. Bolsonaro também disse ter solicitado que a Ancine recue na autorização dada para captação de R$ 530 mil em isenção fiscal para a produção do documentário Nem Tudo se Desfaz, do diretor Josias Teófilo, que trata dos acontecimentos que levaram à eleição do presidente em 2018.

Mais >

Antiquário expõe coleção com fotos e broxes antigos usados em campanhas

Com doença rara nos membros inferiores, caicoense ganha o próprio sustento expondo sua coleção de fotos e broxes de antigas campanhas políticas na cidade de Caicó e no Rio Grande do Norte.

Robson Carneiro da Silva, 44 anos, morador do bairro Barra Nova, diz lamentar o fato de não receber benefício do INSS pelo problema de saúde que enfrenta, e usa a criatividade para sobreviver.

Antiquário, Robson Carneiro consegue atrair uma centena de pessoas na sua barraquinha, que na feirinha de Santana estava montada em frente ao Arco do Triunfo, na Catedral de Santana.Mais >

Peças de arte criadas por internos do sistema prisional são expostas na Festa de Santana

Esculturas criadas por interno da Penitenciária Estadual do Seridó (PES) estão expostas na 36ª edição da Feira de Artesanato dos Municíios do Seridó (Famuse), que faz parte da programação oficial da Festa de Santana, em Caicó.

A exposição permanece até o dia 28 de julho e é resultado do projeto de ressocialização denominado “Transformando Sucatas em Artes”. O projeto é coordenado pela equipe de reintegração social do PES e faz parte dos programas de promoção à cidadania da da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RN), que busca oportunizar aos internos uma qualificação profissional.

As peças artísticas são feitas com sucatas recolhidas pelos agentes do GEP de Caicó, como também conta com a parceria de alguns empresários da cidade, os quais fazem doações de materiais para o desenvolvimento do projeto. O projeto desenvolvido conta com a participação de todos os agentes penitenciários da unidade prisional.Mais >

Carreata de Sant’Ana marcará programação religiosa dessa sexta de Festa em Caicó

Os caminhoneiros caicoenses realizam no final da tarde dessa sexta-feira (26), a Carreata de Sant’Ana. A programação é tradicional na Festa de Sant’Ana de Caicó e também reúne taxistas, mototaxistas, motociclistas e motoristas em geral.

“É bonito ver a manifestação de fé daquelas pessoas que trabalham o ano inteiro pelas estradas do Brasil. Muitos caminhoneiros fazem questão de estar na carreata com suas famílias pedindo as bênçãos da avó de Jesus”, destaca Padre Alcivan Araújo, pároco de Sant’Ana de Caicó.

A concentração acontece às 17 horas, nas proximidades do Parque de Vaqueijada de Caicó – BR 427. Os veículos percorrem as avenidas Coronel Martiniano e Seridó, encerrando na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, quando na passagem pelo Arco do Triunfo recebem a bênção do padre.Mais >

Sepultamento da mãe do empresário Gil Braz Neri será nessa sexta feira em Caicó

O sepultamento da mãe do empresário Gil Braz Neri (Grupo Ligzarb Supermercado) será nessa sexta feira em Caicó, no cemitério Campo Jorge, no bairro Boa Passagem, às 8 horas da manhã.

O velório acontece na casa da falecida no sitio Manhoso. Ursulina de Araújo Braz morreu aos 98 anos de idade vítima de complicações no estômago.

Anão paraibano ‘Pililiu da Resenha’ sofre grave acidente entre veículos na Bahia

Um acidente envolvendo uma caminhonete Hilux e um caminhão que transportava bois na BR-101, perto de Itapebi, deixou três pessoas gravemente feridas e outra com lesões leves por volta das 22h30 de quarta-feira (24). Um trecho do km 668 ficou completamente interditado durante cinco horas devido ao acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a caminhonete invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o caminhão boiadeiro. Devido ao choque, o caminhão tombou por cima da Hilux.

Conforme a informação, o motorista da caminhonete Roseilson de Pontes Mendes, 30 anos, que teve ferimentos leves, e os passageiros Francisco César Mendes de Souza, 46 anos, e Vanício Pereira, 39 anos, mais conhecido como Pililiu da resenha, com ferimentos graves, ficaram presos às ferragens. Ambos são paraibanos.Mais >