Petrobras anuncia alta de 1,50% no preço da gasolina e queda de 0,80% no diesel

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,50% no preço da gasolina nas refinarias e queda de 0,80% no do diesel. Os novos valores valem a partir do sábado, dia 17.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.Mais >

Intervenção no RJ inviabiliza votação da Previdência até dia 28, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira, 16, que com a votação do decreto da intervenção no Rio será difícil votar a reforma da Previdência nas próximas semanas. Segundo ele, como a intervenção restringe a possibilidade de atuação do Legislativo, a votação das mudanças das regras de aposentadoria terá que ser adiada. “Se votar o decreto da intervenção dia 21, vai ser difícil votar a Previdência até o dia 28. Não dá para num dia votar o decreto, e no outro dia suspender”, afirmou.

Maia disse, no entanto, que vai continuar o debate sobre a reforma da Previdência, e que a reunião com os governadores na próxima segunda-feira, 19, está mantida. “Nós vamos continuar trabalhando nossa agenda de despesas do Estado brasileiro independente das condições de votação”, afirmou. Segundo ele, o decreto impede a votação e não a discussão de pauta que gere convergência entre Estados e União sobre redução de despesas.Mais >

Alto comando do Exército se reúne para debater decreto de intervenção

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, participará daqui na manhã desta sexta-feira, 16, para discutir como executar esse decreto de intervenção no Rio de Janeiro. Diversos integrantes do Alto Comando participarão desta reunião de preparação de atuação das Forças Armadas no Rio.

Com o decreto, o Comandante Militar do Leste (CML), general Walter Braga Netto, assumirá o controle da segurança do Rio. A sede do CML fica na capital fluminense.

Não se trata de uma típica intervenção federal, onde o governador é afastado, mas uma intervenção em que apenas a área de segurança passará ao controle do governo federal. Com este decreto, o comandante militar do Leste poderá afastar os comandantes das Polícias Militar e Civil, mas ainda não há decisão sobre o que será feito.Mais >

Câmara inicia ano Legislativo de 2018 na próxima segunda

A Câmara de Vereadores de Caicó inicia na próxima segunda-feira (19) a abertura dos trabalhos do segundo ano legislativo da 20ª Legislatura. A sessão ocorrerá a partir das 17h30min no Plenário Prefeito Inácio Bezerra e, na ocasião, o prefeito Robson Araújo procederá a leitura de sua Mensagem Anual perante a Casa Legislativa.

A partir desta sessão, os vereadores retomam suas atividades cotidianas na Câmara com sessões ordinárias, solenidades, audiências públicas, reuniões de frentes parlamentares, comissões técnicas, reuniões deliberativas, cursos e eventos externos. Mais >

Bandidos invadem banco na Zona Leste de Natal, trocam tiros com a PM e levam armas de seguranças

O Banco do Brasil que fica na Av. Jaguarari, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal, foi novamente alvo de criminosos. Na madrugada desta sexta (16), bandidos invadiram a agência, arrombaram um cofre e levaram revólveres que pertencem aos seguranças. Na fuga, ainda trocaram tiros com a PM, mas ninguém ficou ferido ou foi preso. Em três meses, esta foi a segunda vez que as armas da empresa de vigilância foram furtadas.

O G1 teve acesso ao relatório feito pelos policiais que atenderam a ocorrência. Nele, há a informação que o banco foi invadido por volta das 2h54, momento em que dois homens foram vistos sobre o telhado do banco. Ao chegar ao local, os PMs entraram em confronto com os criminosos.Mais >

Em ações policiais, cadeirante com drogas, ladrões de carro e garupa armado com escopeta são presos em Natal

Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu na noite desta quinta-feira (15) um cadeirante vendendo drogas na Zona Oeste de Natal e uma dupla de assaltantes dentro de um shopping da Zona Sul. Já em São José de Mipibu, na região metropolitana, policiais rodoviários federais perseguiram e prenderam o garupa de uma motocicleta que estava armado com uma escopeta calibre 12.

De acordo com a Polícia Militar, o cadeirante tem 31 anos. Ele foi flagrado durante um patrulhamento feito pela Força Tática do 9º Batalhão na Comunidade do Alemão, no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Com ele foram apreendidas mais de 110 porções de drogas, entre pedras de crack e maconha, além de dinheiro fracionado e uma espingarda artesanal.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito é paraplégico e assumiu receber aposentadoria por invalidez. Ele disse que começou a vender drogas para ter uma segunda fonte de renda.Mais >

Álvaro Dias homenageia o centenário de Manoel Torres

O Seridó celebrou ontem (15), o centenário daquele que foi um dos maiores patrimônios político, moral e ético de nossa região. Manoel Torres de Araújo é um exemplo permanente de dignidade, de seriedade e de homem público honesto e honrado.

Tive a honra de conviver com “seu Manoel”, de ter com ele longas conversas, de compartilhar ideais, de aprender e de sonhar seus sonhos, lutando lado a lado, muitas de suas lutas.

Fui seu vice-prefeito, companheiro político e seu dedicado seguidor. Hoje, muitos anos depois que ele se foi, Deus me dá a nobre missão de levar ao povo muitos dos seus ensinamentos.Mais >

Em Pernambuco: Lula, Paulo e Renata Campos selam reaproximação

O ex-presidente Lula se encontrou, nesta quinta-feira (15), em São Paulo, com Renata e João Campos, viúva e filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, além do governador Paulo Câmara (PSB).

A reunião ocorreu menos de dez dias depois de o petista se mostrar favorável a uma reaproximação com os socialistas, em entrevista ao radialista Geraldo Freire.

No carnaval, Paulo Câmara e o ex-prefeito do Recife João Paulo circularam juntos em Bezerros, numa das principais festas do interior. A iniciativa preocupou a oposição, encabeçada especialmente pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).Mais >

Intervenção: Veja quem é o general que comandará a segurança no Rio de Janeiro

Após o anúncio da intervenção federal na Segurança Pública do Rio — a decisão foi anunciada nesta madrugada e o decreto deverá ser assinado ainda nesta sexta-feira — as polícias Civil e Militar, além dos Bombeiros, ficarão sob o guarda-chuva do Comando Militar do Leste (CML), liderado pelo general Walter Souza Braga Netto.

Caberá a ele, portanto, a tomada de decisões e a realização de medidas para combater o crime organizado no estado. Braga Netto assumiu o CML em setembro de 2016, depois que o general Fernando Azevedo e Silva deixou o posto e assumiu o Estado-Maior.Mais >

Ouro Branco está entre os cinco municípios com melhores notas no atendimento social do CRAS e CREAS

Os técnicos da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), inciam nesta quinta-feira, uma série de visitas aos municípios que obtiveram as melhores e as piores notas no Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência da Assistência Social (IDCRAS), e no Indicador de Desenvolvimento Centro de Referência Especializado de Assistência Social (IDCREAS).
Os índices IDCREAS E IDCRAS são indicadores sintéticos que medem a qualidade do funcionamento e dos serviços realizados nas unidades locais da Política da Assistência Social, que são os centros de referência de assistência social (CRAS/CREAS). Com isso, os prefeitos, secretários e conselheiros são avaliados e orientados a aprimorar a oferta dos serviços socioassistenciais nos municípios. Mais >

Procuradoria Geral do Estado não recorre para liberar o concurso da Polícia Militar

O Governo do Estado não vai recorrer da decisão judicial que suspendeu o edital do concurso da Polícia Militar. A informação é do Procurador-Geral do Estado, Francisco Wilkie, que afirmou que a Procuradoria enxergou a decisão judicial como correta e, por isso, optou por não recorrer.

A suspensão do edital, que foi pedida pelo Ministério Público, seu deu com base na alegação de que ele não atendia às exigências da Lei Complementar Estadual nº 613/2018, que altera os requisitos para ingresso na Polícia Militar. 

De acordo com a nova legislação, que entra em vigor no próximo dia 4 de abril, os praças precisariam ter nível superior. O edital, por sua vez, exigia apenas o nível médio para inscrição, aos moldes do que estava previsto na antiga lei. Mais >

Prefeito faz avaliação geral do Carnaval de Caicó

Em entrevista ao Panorama 95, na Rádio Rural FM, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Caicó, Batata Araújo fez uma avaliação geral do Carnaval de Caicó 2018. “Faço uma avaliação muito positiva. Conseguimos realizar o maior carnaval da história de Caicó em número de foliões, um carnaval barato, seguro e que teve um planejamento e mais pontos positivos”, afirmou Batata.

Ele destacou que na área de segurança, o Município contou com o projeto de videomonitoramento em parceria com a Casa do Empresário, Polícia Militar e outras entidades. Foram instaladas cerca de 30 câmeras em pontos estratégicos da cidade e que trouxe uma nova dinâmica para o setor de segurança. Batata também enfatizou o formato do carnaval de rua, com um circuito composto por blocos e trios elétricos no corredor da folia, além dos polos culturais.Mais >

Chuva forte inunda ruas de Patos-PB

Há previsão de mais chuva nas próximas horas.

Aposentadoria rural não será contemplada na reforma, afirma governo

Para quem estava preocupado com mudanças na aposentadoria rural, a notícia é boa. Por se tratar de um tema polêmico, o governo Federal resolveu deixar a aposentadoria rural de fora do texto da reforma da Previdência. Na última quarta-feira (07), foram apresentadas mudanças no texto, mas as regras para os mais de sete milhões e meio de agricultores familiares se aposentarem continuam as mesmas.

De acordo com a proposta inicial, tanto homens como mulheres do campo deveriam se aposentar aos 65 anos de idade e com 25 anos de contribuição obrigatória. No entanto, ficaram mantidas as idades de 55 anos para mulheres e 60 para homens. A contribuição, nesse caso, fica por conta do percentual da produção. Mais >

CAERN: O papel do esgotamento sanitário para o desenvolvimento econômico

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o saneamento básico como fundamental para combater as desigualdades sociais. Dessa forma, para alcançar o desenvolvimento econômico e social, uma cidade precisa investir em gestão de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos (lixo) e drenagem urbana. 

Como já vimos nas reportagens anteriores, sobre saúde e educação, o esgotamento sanitário está diretamente ligado à qualidade de vida da população. Logo, o investimento no setor possibilita o aumento da geração de emprego e renda.

Assim como a falta de coleta e tratamento de esgotos afeta a educação prejudicando a frequência escolar, o mesmo acontece no mercado de trabalho. Quando a saúde do adulto é comprometida pelas Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) há o afastamento do trabalho, o que impacta a produtividade e geração de receitas.Mais >

Nordeste apresenta redução da cesta básica nos últimos 12 meses

No acumulado dos últimos 12 meses, nenhuma capital nordestina registrou incremento no preço da cesta básica. As maiores reduções foram verificadas em Salvador (-6,4%), São Luís (-4,2%) e João Pessoa (-4,1%). Seguiram Aracaju (-2,9%), Recife (-2,8%), Fortaleza (-1,8%) e Natal (-0,8%). Em janeiro, no entanto, houve expressivas elevações em todas elas. A pesquisa não foi realizada em Maceió e Teresina.

Em termos de valores monetários, Fortaleza permanece com a cesta básica mais cara no Nordeste (R$ 387,61). A cesta básica dos fortalezenses é 8,1% maior que o valor da cesta regional (R$ 358,66) e supera em 16% a cesta mais barata da Região, a de Salvador (R$ 333,98). O custo da cesta básica nas demais capitais é: João Pessoa (R$ 368,76), Natal (R$ 360,48), Recife (R$ 356,47), São Luís (R$ 355,22) e Aracaju (R$ 349,97).

As variações mais expressivas em 12 meses ocorreram no preço da banana (+12,1%) em Recife e tomate (+5,5%) e pão (+4,4%) em Salvador. As maiores retrações foram verificadas no preço do feijão (-43,8%) e da banana (-13,2%), ambos em Salvador, e leite (-12,8%) em Recife.Mais >

Missa em homenagem ao Centenário de Manoel Torres é bastante prestigiada

A missa em homenagem ao Centenário do ex-prefeito Manoel Torres de Araújo foi bastante prestigiada por políticos, amigos e a população em geral. A missa foi celebrada pelo padre Gleiber Dantas na matriz de nossa Senhora do Rosário, na noite desta quinta-feira (15).

Padre Gleiber aproveitou para enaltecer a história do político, empresário e do chefe de família. “ Fiel representante do Seridó, a história de luta de seu Manoel ficará para sempre marcada com a sua bandeira branca da paz e esta é a mais alta que qualquer outra. Política e religião não se misturam, mas se unem para um bem comum a favor de uma sociedade mais digna e próspera. A humildade foi marca de seu Manoel e dona Oscarina (esposa). Juntos projetaram um novo amanhã e os seus ensinamentos ficarão para sempre na lembrança dos caicoenses”, disse padre Gleiber.

Após a celebração, será aberta uma exposição com fotografias e objetos que marcaram sua história de vida, iniciando com homenagem em acordes da Banda de Música Recreio Caicoense, no Salão Nobre da Antiga Prefeitura. O Centenário está sendo programado pelo Município de Caicó com apoio da Câmara de Vereadores.

Caicoense, major Aderlan Bezerra é o novo comandante da PM de Jardim de Piranhas

O Boletim Geral de Polícia Militar do Rio Grande do Norte traz, nessa quinta feira (15), promoção de oficiais e mudanças de comandos de unidades. A 5ª CIPM de Jardim de Piranhas tem novo comandante.

Pelo bom serviço prestado à sociedade do município de Patu, no RN, o governo do estado resolve promover o caicoense Capitão Aderlan Bezerra à patente de major (oficial superior da Polícia Militar).

Como comandante do GTO de Patu, o então capitão Aderlan comandou diversas operações que culminaram com prisões de grandes quadrilhas envolvidas com assaltos a bancos e roubos na região oeste.Mais >

iPhones novos e usados é na Allisom Imports

Olinda recebeu 3,2 milhões de foliões e movimentou R$ 240 milhões, diz prefeito

A Prefeitura de Olinda divulgou, na manhã desta quinta-feira (15), o balanço do Carnaval 2018. Segundo a administração municipal, 3,2 milhões de foliões participaram do período de Momo na cidade, gerando uma movimentação financeira de R$ 280 milhões. A pesquisa de origem mostra que 45,3% desse público veio de Pernambuco (1,448 mi), 44,6% de outros estados da federação (1,427 mi) e 10,12% de fora do Brasil (324 mil). 

Segundo a Prefeitura, o gasto total com a festa foi de R$ 8,423 mi – em 2017 esse valor foi de R$ 8,491 mi. Desse total, R$ 6,032 mi foram garantidos junto à iniciativa privada e R$ 2,4 mi através da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). Ao todo, 105 mil empregos diretos e indiretos movimentaram a economia durante a folia na cidade-patrimônio.Mais >