Sinpol decide em assembleia cumprir ordem judicial e suspende greve da Polícia Civil

Os Policiais Civis e Servidores da Segurança do Rio Grande do Norte decidiram acatar uma ordem judicial e suspender a Operação Zero. Após assembleia geral, no final da tarde desta sexta-feira (28), ficou definido que as delegacias de plantão serão reabertas para funcionamento normal.

No entanto, as categorias já marcaram uma nova assembleia geral para a próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro, quando vão decidir sobre os rumos de uma nova mobilização.

Os Policiais Civis e Servidores da Segurança esperam que todos os aposentados e pensionistas recebam a integralidade do 13° de 2017, bem como cobram a definição sobre o 13° de 2018 e o salário de dezembro. “O Governo efetuou o depósito do 13° de 2017 de todos os servidores ativos e uma parcela de R$ 5 mil para os aposentados e pensionistas. Alguns aposentados, inclusive, já estão recebendo o valor integral. O justo é que os inativos e pensionistas tenham o mesmo tratamento. Porém, a categoria deliberou por retomar as atividades nas plantões por entender que parte do pleito foi atendida e, na quarta-feira, a partir das 9h, definiremos os próximos passos”, explica Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

O atendimento nas plantões acontecerá até o dia 1° de janeiro, como já seria na escala normal por se tratar de final de semana, seguido de feriado. Na quarta, a partir das 9h, todos os Policiais Civis e Servidores da Segurança terão assembleia na sede do Sindicato. “A luta será pelo 13° de 2018 e pelo salário de dezembro. Suspendemos a Operação Zero, mas vamos continuar mobilizados”, finaliza Nilton Arruda.

Erika Canela, ex-Miss Bumbum, tatua polêmica caricatura para posse do presidente Bolsonaro, “Ele aprova”

A vencedora da edição de 2016 do polêmico concurso Miss Bumbum Brasil, a modelo Erika Canella, 27 anos, fez uma tatuagem com a caricatura do presidente eleito Eduardo Bolsonaro. Essa é uma homenagem para posse que acontecerá no próximo dia 1º de janeiro de 2019. Não é a primeira vez que Erika tatua o rosto de um presidente no corpo. Há alguns anos, ela ficou internacionalmente conhecida por tatuar o rosto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na época, a modelo foi destaque em vários tabloides ao redor do mundo com a tatuagem e se justificou: “É um pedido de paz“.

Já sobre a polêmica tatuagem com presidente Bolsonaro, caricatura que traz o presidente fazendo armas com as mãos, lembrando que grande parte da campanha do atual presidente envolveu a polêmica com a legalização das armas no Brasil, ela declara: “Eu fiz campanha para o Bolsonaro no primeiro e no segundo turno, tanto o Trump quanto o Bolsonaro me representam em várias questões. Tenho certeza que ele aprova esta homenagem”.

Questionada sobre se um dia retirará do corpo a tatuagem, ela é enfática. “As tatuagens representam uma fase da minha vida, acredito que a tatuagem do Bolsonaro representará essa mudança para o Brasil, vale a homenagem eterna”.

Bolsonaro afirma que vai estender validade de CNH para dez anos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou nesta sexta-feira (28), em sua conta no Twitter, que avalia estender para 10 anos o prazo de validade da carteira de motorista. Atualmente, o motorista deve renovar a CNH a cada cinco anos.

“Parabenizo o governo do RJ por extinguir a vistoria anual de veículos. Outrossim, informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação (hoje, seu prazo é de 5 anos)”, escreveu Bolsonaro.

Depois de passar a folga de Natal na base naval da Restinga de Marambaia, o presidente eleito voltou na quinta-feira (27) para casa, na Barra da Tijuca (RJ). Na manhã desta sexta, ele recebeu de um artista uma obra, feita com cápsulas de munição, que retrata o rosto do presidente eleito dentro do mapa do Brasil. As fotos da homenagem foram divulgadas pela assessoria de Bolsonaro.Mais >

PF vai investigar suposto ataque terrorista em posse de Bolsonaro

A posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de janeiro, poderia ficar marcada por um possível ataque terrorista. A Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar uma suposta ameaça de um grupo que se define como “ecoterrorista” e “ecoextremista”.

A Polícia Civil começou a investigar o caso e chegou a um grupo autointitulado “Maldição Ancestral”, que reinvidicou ter colocado a bomba ao lado da Igreja Santuário Menino Jesus, no centro de Brazlândia, na madrugada do dia 25 – o artefato explosivo foi desarmado pela Polícia Militar.

Depois deste primeiro momento, as informações foram remetidas à PF, que tem atribuição de investigar suspeitas de ameaças a presidentes da República. No site do suposto grupo terrorista há um texto considerado pela Polícia Civil como ameaça a Bolsonaro. “Se a facada não foi suficiente para matar Bolsonaro, talvez ele venha a ter mais surpresas em algum outro momento, já que não somos os únicos a querer a sua cabeça”, diz parte do texto.Mais >

Bolsonaro fará ‘pente-fino’ nos últimos 60 dias da gestão Temer

O presidente eleito Jair Bolsonaro vai promover uma revisão geral nos atos praticados pelo atual presidente, Michel Temer, e sua equipe, nos últimos dois meses do mandato. O objetivo é verificar se as medidas tomadas por Temer estão de acordo com compromissos do governo Bolsonaro. A ação consta como uma das prioritárias em um documento divulgado hoje pelo gabinete de transição, assinado pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

“Nos primeiros dez dias, cada ministério deverá elencar as políticas prioritárias dentro de sua área de atuação – incluindo a revisão de atos normativos legais ou infralegais publicados nos últimos 60 dias do mandato anterior, para avaliação de aderência aos compromissos da nova gestão”, diz trecho do plano intitulado “Agenda de Governo e Governança Pública”, distribuído aos futuros ministros em reunião

A agenda estabelece uma série de reuniões com ministros e o presidente eleito nos primeiros 100 dias do governo Bolsonaro. Haverá uma reunião semanal do “Conselho de Governo” todas as terças-feiras, às 10h, no Palácio do Planalto. O evento de apresentação do balanço dos atos nos 100 dias de governo foi agendado para 10 de abril de 2019.Mais >

Justiça determina fim da greve da polícia

O desembargador Saraiva Sobrinho determinou em decisão liminar a suspensão da greve dos policiais civis iniciada na última quarta-feira (27). A decisão foi concedida às 21h39 durante o plantão judicial. O pedido havia sido protocolado pela Procuradoria Geral do Estado nesta quinta-feira. Os agentes da Polícia civil e os escrivães haviam parado as atividades em razão do atraso no pagamento do décimo terceiro salário de 2017 e do salário do mês de novembro. O Governo pagou os valores apenas para quem recebe até R$ 5 mil.

Segundo o desembargador, a manutenção na greve coloca em risco a sociedade em virtude da “ofensa à Ordem Pública, corporificada a partir dos danos gerados à comunidade potiguar num todo, sobretudo pela carência da prestação de um serviço, senão o mais precípuo, de relevância ímpar à manutenção e tutela da paz social”. A decisão concedeu “a liminar para determinar a imediata suspensão do movimento paredista, de forma a se restabelecer a regular, plena e efetiva continuidade dos serviços relacionados à segurança pública, em todas as unidades do Estado, sob pena de multa diária de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), em desfavor da parte demandada”.

A decisão da Justiça seguiu parecer enviado pelo Ministério Público Estadual, que considerou que “a atividade policial é carreira de Estado imprescindível a manutenção da normalidade democrática, sendo responsável pela garantia da segurança interna, ordem pública e paz social”. Para o MPE,  “em se tratando de movimento grevista deflagrado  por  policiais  civis, servidores ocupantes de cargo público cuja atividade diz respeito à segurança pública, considerada como serviço essencial, sua paralisação, mesmo que por parte da categoria, afigura-se ilegal e, sobretudo, ocasionará dano de difícil reparação, propiciando o avanço da violência, colocando em risco a sobrevivência, a saúde e a segurança da população”.

Ação conjunta da PM e Polícia civil fecha ponto de venda de drogas em Assu-RN

A Polícia Civil de Assu divulgou hoje o resultado de uma operação conjunta realizada no final de semana, 23 de dezembro de 2018, que através do disque denúncia recebeu informações anônimas de um possível ponto de venda de drogas na rua Maria Amália Simonetti, na COHAB.
Montada uma operação integrada, foi deflagrada a ação policial com a busca no imóvel, que resultou na prisão em flagrante delito, pelo crime de tráfico de drogas, de Antônio Pinheiro de Pádua Neto, vulgo Galeguinho, velho conhecido das polícias, sendo preso mais uma vez e pelo mesmo crime.

Posse de Bolsonaro terá 12 chefes de Estado e de governo

Jair Bolsonaro tomará posse como presidente em 1º de janeiro e receberá 12 chefes de Estado e de governo, além de outras autoridades.

A lista de convidados de Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle, para a cerimônia do Congresso é de 140 pessoas. 

Chefes de Estado e de governo:
1. Binyamin Netanyahu, premiê de Israel
2. Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal (premiê não vem)
3. Viktor Orbán, premiê da Hungria
4. Sebastían Piñera, presidente do Chile
5. Iván Duque, presidente da Colômbia
6. Mario Abdo, presidente do Paraguai
7. Martín Vizacarra, presidente do Peru
8. Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai
9. Evo Morales, presidente da Bolívia
10. Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras
11. Saadedine Othmani, premiê do Marrocos
12. Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde

Outras autoridades
1. Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA
2. Jorge Faurie, chanceler da Argentina
3. Chanceler de Angola
4. Chanceler da Guiné
5. Chanceler de San Tomé e Príncipe
6. Ministro da Agricultura da Itália
7. Enviado da Espanha
8. Enviado da Rússia
9. Enviado da Coreia do Sul
10. Enviado do Reino Unido

Deputado Rafael Motta recebe homenagem da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

A dedicação do deputado federal Rafael Motta a instituições potiguares tem lhe rendido reconhecimento público e homenagens. Ontem, 26 de dezembro de 2018, o parlamentar foi homenageado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte com a honraria medalha do mérito Coronel Pedro Germano da Costa, patrono do hospital da PM.

Projeto: Com o objetivo de fortalecer a segurança pública, o parlamentar tem batalhado junto ao Ministério da Justiça a liberação dos recursos da emenda parlamentar de sua autoria que visa implantar uma Central de Videomonitoramento na Grande Natal, beneficiando o trabalho da Polícia Militar no Rio Grande do Norte.

“Quanta satisfação! Na tarde de hoje recebi a medalha do mérito Coronel Pedro Germano da Costa, patrono do hospital da Polícia Militar do RN, através das mãos do Coronel Roberto Galvão, diretor de saúde da PM/RN. Oportunidade também para agradecer ao Coronel Cleanto Rêgo pela deferência”.

Presença ostensiva da Polícia Militar inibe roubo a banco em Jardim do Seridó

Toda a Polícia Militar da região do Seridó foi mobilizada nessa madrugada, 27, depois da presença de dois veículos em atitude suspeita na cidade de Jardim do Seridó. O GTO confirma ter visto uma Hilux e um Fiat Toro.

Enquanto a guarnição diligenciava buscas na iminência de alcançar o bando, grampos eram espalhados na vias de acesso a Jardim do Seridó através de RN’s e BR’s que cortam o município, afetando o fluxo de veículos.

Vários veículos tiveram os pneus furados, contudo, não há informações de feridos nem troca de tiros envolvendo a polícia e os bandidos. O serviço de inteligência da Polícia Federal foi informado e o caso começa a ser investigado.Mais >

Polícia confirma assalto em Caicó

A Polícia Militar confirmou a pouco ao blog Jair Sampaio um assalto a mão armada registrado no início da noite deste sábado,22, no CEJA (Centro Educacional José Augusto) que rendeu R$ 8.500,00 aos marginais.

O gerente de uma empresa da área de construção civil realizava o pagamento dos funcionários quando dois meliantes chegaram em uma moto Honda, Fan 150 na cor preta,Fan 160 vermelha e anunciaram o assalto com uso de arma de fogo.

Diante o exposto, os experientes policiais que estão à frente da ocorrência acreditam que foi “fita passada”, tendo em vista que suspeitos podem estar infiltrados em meio à obra que recupera a quadra de esportes do CEJA.Mais >

Federação Nacional e Sindicato dos Policiais Federais do RN lamentam assassinato de policial militar na Grande Natal

A Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) e o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no RN (SINPEF/RN) apresentam, aos familiares e amigos do policial militar João Maria Figueiredo da Silva, suas mais sinceras condolências.

O cruel assassinato do policial, sabidamente um atuante militante pelas necessárias reformas na segurança pública e da permanência do estado democrático de direito em nosso país, soa como uma afronta ao potiguar e ao povo brasileiro.

Só em 2018, já foram registradas 26 mortes de agentes de segurança pública no RN. É uma explícita demonstração de que o Estado tem sido afrontado e que o vigente modelo de segurança pública, que se perpetua, tem sido incapaz de reverter tal caótico quadro e, o pior, não tem conseguido ofertar proteção sequer para os operadores de segurança, homens e mulheres que vivem a se doar para garantir a proteção de seu povo.

É importante que o assassinato de Figueiredo seja elucidado e que os responsáveis por tão covarde e cruel ato sejam entregues à Justiça. De modo que, a impunidade, tão criticada por ele, não agrave ainda mais a dor de sua família e amigos.

Os policiais federais de todo o Brasil se solidarizam com a família. Estamos dispostos a juntar forças na luta pela reforma do atual e ultrapassado modelo de (in)segurança pública que vigora em nosso país para que o estado seja capaz de cumprir a obrigação de proteger os seus cidadãos, conforme assegura a Constituição Federal.

Policial, segurança da governadora Fátima Bezerra, é assassinado na Grande Natal

Um soldado da Polícia Militar foi assassinado no final da tarde desta sexta-feira (21) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. João Maria Figueiredo da Silva, de 36 anos, foi morto por dois homens. A pistola do PM foi levada.

Figueiredo, como era mais conhecido, ingressou na Polícia Militar em 2009 e era lotado no pelotão da PM em Taipu, mas também atuava como segurança da governadora eleita Fátima Bezerra (PT). Ele foi o 26º agente de segurança pública morto este ano no estado.Mais >

Itamaraty convida Coreia do Norte para posse de Bolsonaro

Reportagem do Correio Braziliense, afirma que o Ministério de Relações Exteriores confirmou que representantes da Coreia do Norte foram convidados para a posse de Jair Bolsonaro (PSL), no dia 1º de janeiro.

Segundo o Itamaraty, “foram convidados para a cerimônia de posse presidencial países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, incluindo aquele citado em sua mensagem (Coreia do Norte)”, segundo comunicado enviado ao jornal.

Operação conjunta do MPRN e Polícia Militar apreende drogas e armas no interior

Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Militar cumpriu seis mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (21) em Angicos. Os alvos dos mandados da operação lei e Ordem são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos um revólver calibre 38, um simulacro de fuzil, cerca de 1 quilo de maconha e quatro motocicletas.
A operação Lei e Ordem é fruto de um trabalho investigativo realizado pelo MPRN. Esse trabalho foi iniciado após ser percebido um aumento significativo de crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas na cidade.

Mais >

Bolsonaro e Mourão desafiados por Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, advertiu nesta quinta-feira seus adversários que não permitirá uma mudança da esquerda para a direita, como ocorreu no Brasil com a eleição de Jair Bolsonaro, e desafiou o futuro vice brasileiro, general Hamilton Mourão, que chamou de “louco”. “A Venezuela não é o Brasil. Aqui não vai ter um Bolsonaro. Aqui será o povo e o chavismo por muito tempo(…). Bolsonaro aqui não teremos nunca, porque nós construímos a força popular”, declarou Maduro durante ato do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV).

Reafirmando suas denúncias de um complô dos Estados Unidos para derrubá-lo, com o apoio de Brasil e Colômbia, Maduro disse que o general Mourão é “louco da cabeça” por ter afirmado que seu governo está chegando ao fim e defendido “eleições normais” na Venezuela. “Aqui o espero, com milhões de homens e mulheres e com as Forças Armadas (…). Aqui lhe espero, Mourão, venha pessoalmente”, desafiou Maduro em um inflamado discurso.

Maduro inicia no próximo dia 10 de janeiro um segundo mandato, de seis anos, após ser reeleito em votação boicotada pela oposição e denunciada por Estados Unidos, União Europeia e vários países da América Latina. Maduro garantiu que John Bolton, assessor de Segurança Nacional dos EUA, deu instruções para “provocações militares na fronteira” entre Venezuela e Brasil em uma reunião com Bolsonaro.

Bombeiros e Polícia Militar não vão parar, dizem os presidentes de associações

Governo garante quitar 13º salário da categoria até 28 de dezembro de 2018.

Polícia Civil prende suspeito de matar agente penitenciário em Natal

Uma ação conjunta da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Polícia Civil de Monte Alegre cumpriu, nesta quinta-feira (20), dois mandados de prisão preventiva em Natal, contra Alexsandro do Nascimento Rosário, vulgo “Ninho”, de 20 anos.

Ele é suspeito de ter matado o agente penitenciário Thiago Jefferson Bezerra de Lima em outubro de 2017, no bairro Bom Pastor.

O outro mandado de prisão é referente a um roubo praticado em conjunto com a sua atual companheira Alane Gomes de Aguiar, de 24 anos, também presa no dia de hoje mediante mandado de prisão preventiva.Mais >

Polícia Militar faz homenagem para João Maia durante formatura do Curso de Formação de Sargentos

Em solenidade na manhã desta quinta-feira (20), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do RN – FAPM, Zona Norte de Natal, o presidente estadual do PR e deputado federal eleito João Maia foi um dos homenageados durante a formatura do Curso de Formação de Sargentos, da Turma: CB PM Fernando dos Santos Silva (In Memoriam). Por motivo de viagem, João Maia foi representado por sua esposa Shirley Targino, que recebeu a homenagem.

Durante toda a solenidade, Shirley Targino recebeu muita atenção e respeito, sendo bem recepcionada pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Osmar José Maciel de Oliveira, além dos policiais e familiares presentes.

O Centro de Formação de Sargentos formou cabos dos polos de Natal e das cidades de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz. Entre as disciplinas cursadas: gerenciamento de crises, abordagem policial, capacitação em policiamento comunitário, direitos humanos, entre outros.

‘Bolsonaro me disse que eu participaria com ele do poder’, diz Levy Fidelix

Levy Fidelix, presidente do PRTB, partido do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, segue insatisfeito com a composição do futuro governo de Jair Bolsonaro. “Nunca pedi cargo nem pra mim, mas o partido tem que ter o seu espaço”, afirma.

ESCANTEIO 
Fidelix disse que o presidente eleito o procurou durante a campanha e pediu para que a sigla fizesse a coligação com ele —e que Mourão fosse o vice da chapa. 

CADEIRA  
“Ele [Bolsonaro] me disse que eu participaria com ele do poder. E isso é participar do poder?”. Fidelix afirma que esse é o “jogo”. “Não foi o PT que ganhou, se fosse eu nem estava aqui”. 

CADEIRA 2 
Fidelix diz ainda que é amigo de Mourão e que nunca foi repreendido por ele. “O general me disse apenas que chegou no limite [a questão da falta de espaço para o PRTB]. Ou seja, que todo mundo sabe da legitimidade do partido, que é o partido do vice. E que o Jair deveria chamar como primeiro parceiro. E nada disso foi feito.”

JUNTOS 
O presidente do PRTB não é o primeiro descontente. O senador Magno Malta também esperou em vão por uma vaga no novo governo. 

Por Mônica Bergamo