Zenaide Maia abre folga no 2º lugar e se fortalece na corrida eleitoral no RN

A senadora Zenaide Maia comemorou o resultado da pesquisa Seta que a coloca em posição confortável na disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte. De acordo com o levantamento divulgado no banner, a parlamentar aparece com 29,9% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação na corrida eleitoral.

O cenário é ainda mais favorável considerando que o estado terá duas vagas em disputa este ano, o que mantém Zenaide dentro da zona de classificação. A liderança do levantamento é ocupada por Styvenson Valentim, enquanto os demais concorrentes aparecem bem atrás, com percentuais inferiores — como 11,9%, 2,7% e 2,4%, segundo os dados apresentados.

Nas redes sociais, a senadora destacou o resultado e agradeceu o apoio popular. “A confiança do povo faz a gente seguir. Que alegria receber esse resultado! Obrigada pela confiança e pelo carinho de sempre”, publicou.

Zenaide também reforçou que seguirá focada no trabalho e na proximidade com a população potiguar. “Seguimos juntos, com coragem e muito trabalho. Vamos pra cima!”, afirmou.

O desempenho na pesquisa reforça a competitividade da senadora e indica um cenário de vantagem na disputa por uma das cadeiras no Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

Caso Zaira: MP recorre contra progressão ao semiaberto de PM condenado por estupro e homicídio


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recorreu da decisão que concedeu progressão para o regime semiaberto ao policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria, condenado a 20 anos de prisão pelo estupro e homicídio de Zaira Cruz, crime ocorrido em 2019, em Caicó.

A decisão, proferida pela 2ª Vara Regional de Execução Penal, autorizou a mudança do regime fechado para o semiaberto. Com isso, o apenado passou a cumprir pena com uso de tornozeleira eletrônica.

No recurso, o MP sustenta que a progressão foi concedida sem uma análise mais aprofundada do caso. O órgão defende que seja feito um exame criminológico para avaliar a possibilidade de retorno do condenado ao convívio social, considerando a gravidade dos crimes.

Tribuna do Norte

“O papel do bom juiz não é ser estrela”, diz Mendonça na OAB


Em palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na manhã desta sexta-feira (20/3), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o papel de um bom juiz “não é ser estrela”.

A advogados e advogadas, na sede da entidade no Rio de Janeiro, Mendonça disse que seu principal desafio, em qualquer processo, é “entender o que é o certo” e decidir com base nisso.

“Meu grande desafio, em qualquer processo, é entender o que é certo. Decidir de modo certo e fazer isso pelos motivos certos, pelo dever de fazer o certo. Por isso que não tenho pretensão de ser esperança, alguém com algum dom especial, só a expectativa de tentar fazer o certo pelos motivos certos”, afirmou.

O ministro prosseguiu: “É papel de bom juiz não é ser estrela, é simplesmente assumir a responsabilidade e julgar. E, como eu sou cristão, pedindo que julgue de forma certa, reconhecendo que não somos perfeitos”.

Mais >

Prefeitura entrega novo veículo ao Centro de Zoonoses de Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim deu mais um passo no fortalecimento dos serviços de saúde pública e bem-estar animal. Nesta quinta-feira (19), foi entregue um novo veículo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que vai reforçar as ações realizadas pela equipe no município.

O carro, do modelo Mobi, será utilizado em visitas domiciliares e em serviços de campo, ampliando a capacidade de atendimento. O Centro de Zoonoses atua, principalmente, em residências com mais de cinco animais, além de atender situações emergenciais e famílias em vulnerabilidade social.

Durante a entrega, a prefeita Nilda Cruz destacou a importância da iniciativa. Segundo ela, a ação garante melhores condições de trabalho aos profissionais e contribui para um atendimento mais eficiente à população.

A diretora da unidade, Luciene Lima, se emocionou em seu pronunciamento. “Eu acompanho a causa animal em Parnamirim há anos e posso afirmar que o CCZ nunca havia recebido tanta atenção, cuidado e respeito como acontece agora”, declarou.

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

O CCZ é responsável pela vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas entre animais e humanos, além de atuar no manejo de animais sinantrópicos (ratos e morcegos), e promover ações de educação em saúde pública.

Odon Júnior entre os mais citados para deputado federal na pesquisa SETA

Hoje o Instituto Seta/Blog do Barreto/O Potiguar divulgaram mais uma pesquisa para Deputado Federal e colocou Odon Jr, ex-prefeito de Currais Novos, em sétimo lugar entre os nomes que atualmente são pré-candidatos a Deputado Federal, Odon ficou em 3° Lugar na Federação do PT, o que é uma posição muito positiva atualmente.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 7 e 9 de março, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-01174/2026 e RN-07529/2026.

“Agradeço ao povo do Seridó, da capital e do interior, pela lembrança do nosso nome nessa caminhada política, nosso nome está confirmadíssimo como pré-candidato a Deputado Federal pelo PT, como opção de renovação na política do nosso Estado”, disse Odon Jr.

Piloto identifica falha mecânica e aborta voo da Latam com André Mendonça a bordo


Segurança aérea | Um avião da Latam que levaria o ministro André Mendonça, do STF, de Brasília ao Rio de Janeiro, teve a decolagem abortada na noite de quinta-feira (19) após o piloto identificar uma falha mecânica na aeronave, segundo apuração do Metrópoles.

De acordo com a coluna de Manoela Alcântara, o voo sairia do Aeroporto Internacional de Brasília com destino ao Santos Dumont. Com o problema técnico, a viagem foi remarcada para esta sexta-feira (20).

Apesar disso, Mendonça embarcou em outro voo e já está no Rio de Janeiro, onde ministrará um curso nesta sexta. O caso foi tratado como ocorrência operacional após a identificação da falha antes da decolagem.

Fonte: Metrópoles. 20 mar. 2026.

11º BPM realiza primeira formatura em novo prédio e marca nova fase da segurança em Macaíba


Na manhã desta sexta-feira (20), o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), sediado em Macaíba, realizou sua primeira formatura oficial no novo prédio localizado na Avenida Centenário, s/n, no Conjunto Alfredo Mesquita. O momento simbólico marca uma nova etapa na estrutura e nas condições de trabalho da unidade.

O batalhão, denominado Augusto Severo, foi recentemente inaugurado pelo município e já começa a operar em uma estrutura mais moderna e adequada às demandas da segurança pública. Durante a solenidade, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, da bandeira do Rio Grande do Norte e da insígnia do comandante da unidade, o tenente Lenarte de Holanda.

Participaram da formatura a tropa de serviço do dia, além de integrantes da área administrativa e oficiais do batalhão, reforçando o espírito de união e compromisso com a missão institucional da Polícia Militar.

A nova sede representa um avanço significativo em comparação ao antigo espaço utilizado pela corporação. O prédio conta com uma logística moderna, incluindo novos equipamentos de climatização, estrutura adequada para acomodação dos militares e estacionamento próprio para todas as viaturas da unidade.

Antes, o batalhão funcionava em um local considerado pequeno e estrategicamente desfavorável, o que dificultava a rotina operacional. Com a nova instalação, a expectativa é de melhoria nas condições de trabalho dos policiais e maior eficiência no atendimento à população de Macaíba e região.

A primeira formatura no novo endereço simboliza não apenas a mudança física, mas também o fortalecimento das ações de segurança no município.

Prefeita de Passagem usa trend das redes sociais para prestar contas à população


A prefeita de Passagem, Wedna Mendonça, entrou na trend do momento nas redes sociais e chamou atenção ao publicar um vídeo descontraído em que mistura dancinha com prestação de contas das ações de sua gestão.

Na gravação, a gestora utiliza uma linguagem leve e alinhada ao estilo popular da internet para destacar obras e iniciativas realizadas no município. Durante o vídeo, Wedna faz uma sequência de questionamentos sobre o título que vem recebendo nas redes.

“Dizem na internet que eu sou a prefeita da transformação. Será? Será que é porque eu transformei as praças da cidade? Será que é porque eu transformei o cemitério? Será que é porque eu transformei a academia da saúde?”, inicia.

Mais >

Prefeita Nilda inova na educação e anuncia entrega dos cartões para compra de Kit Escolar


A espera acabou. Sob a liderança da prefeita Nilda Cruz, Parnamirim iniciará a distribuição dos Cartões EducaParnamirim, uma iniciativa que já se consolida como um dos maiores marcos de sua gestão. Ao todo, 24.238 alunos matriculados na rede municipal de ensino receberão o cartão, que garante apoio na compra de material escolar e itens de uso pessoal, contribuindo diretamente para o dia a dia dos estudantes. A entrega será iniciada nesta segunda-feira (23), nas próprias unidades.

Mais do que um benefício, o programa representa uma verdadeira transformação: ao mesmo tempo em que garante liberdade de escolha para estudantes e suas famílias na compra do material escolar, também promove um forte aquecimento da economia local.

Com o cartão, os recursos chegam diretamente às mãos da população e são investidos no comércio da própria cidade, fortalecendo pequenos negócios, gerando emprego e fazendo o dinheiro circular dentro de Parnamirim. Ao todo, serão R$ 4,8 milhões injetados na economia do município.

Mais >

Lula fica à frentes dos concorrentes na corrida à Presidência da República, diz pesquisa

O cenário politico-eleitoral de momento no Rio Grande do Norte favorece o presidente Lula (PT), que lidera a corrida presidencial com 38,.59% das intenções de votos dos potiguares para o pleito de 4 de outubro. Em segundo lugar surge o senador Flávio Bolsonaro (PL-RN), 30,12%.

Com menos de 2,0% das intenções de votos são citados cinco presidenciáveis – o governador do Paraná, Ratinho Júnior, 1,59%; o governador de Goiás, 1,29% e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, 1,12%, que são filiados ao PSD e mais atrás, Aldo Rebelo, do partido Democracia Cristã (DC), 0,47% e Renan dos Santos (Missão), 0,35%. Um contingente relevante do eleitorado afirma não votar em nenhum dos candidatos (16,0%) ou ainda não sabe em quem votar (10,47%).

Em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista ampliaria a vantagem, alcançando 41,82%, contra 34,71% do adversário. Já 14,76% dos eleitores não votariam em nenhum dos dois pré-candidatos e 8,71% não souberam responder.

Mais >

Polícia Civil prendeu um homem suspeito de homicídio em Caicó/RN


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quinta-feira (19), um homem, de 18 anos, suspeito do crime de um homicídio ocorrido no dia 22 de setembro de 2025, no município de Caicó.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu em frente a uma borracharia, que vitimou um homem. Na ocasião, dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram do local, momento em que o passageiro desceu do veículo, dirigiu-se até a vítima e efetuou diversos disparos de arma de fogo pelas costas. Após a ação criminosa, o autor retornou à motocicleta e fugiu com o comparsa.

Durante as diligências, equipes policiais, realizaram a colheita de depoimentos, análise de imagens de câmeras de monitoramento e outras medidas investigativas, que possibilitaram a identificação do suspeito como o executor dos disparos.

O mandado de prisão temporária foi expedido no final de setembro de 2025, ocasião em que foram iniciadas diligências com o objetivo de localizar o suspeito.

No entanto, apenas no dia 19 de março de 2026, o suspeito se apresentou espontaneamente, acompanhado de seu advogado.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso com a elucidação de crimes contra a vida e solicita a colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

Vídeos mostram exato momento que a ponte JK desaba e mata 17 pessoas na BR-226


Novas imagens de câmeras de segurança revelam o instante exato em que a estrutura da Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226 cedeu, engolindo veículos de carga sobre o Rio Tocantins.

Os vídeos, que circulam amplamente nas redes sociais, mostram o asfalto se partindo em frações de segundo e a cabine de um caminhão sendo tragada pelo vão aberto.

O acidente, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, resultou em 14 mortes e trouxe à tona problemas antigos de manutenção da ponte, inaugurada em

1961. Entre os veículos, uma carreta transportava ácido sulfúrico, gerando alerta ambiental. Um ano depois, a nova ponte foi entregue, mas familiares das vítimas e a comunidade local ainda lidam com as consequências do desastre.

Câmara aprova reajuste salarial para servidores de Parnamirim


A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, em plenário, o Projeto de Lei Complementar nº 02/2026, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste salarial dos servidores públicos efetivos do município. Com a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do Executivo Municipal.

A proposta estabelece um aumento de 5% sobre o vencimento base da categoria, com efeitos a partir de 1º de abril de 2026. De acordo com o texto aprovado, a medida tem como objetivo recompor, ainda que parcialmente, as perdas inflacionárias acumuladas, contribuindo para a preservação do poder aquisitivo dos servidores.

A iniciativa considera, também, os limites estabelecidos pela responsabilidade fiscal e a capacidade financeira do município, buscando garantir o equilíbrio das contas públicas sem comprometer a valorização do funcionalismo.

A Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo e está disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Parnamirim no YouTube: https://www.youtube.com/live/m-nt1RMHWVU?si=guwhwFUMdY7TtKBA

“Nesse país tem bandido que ganha dinheiro com a fome dos pobres”, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou incômodo nesta quinta-feira (19), durante um evento em São Paulo, com a alta nos preços da gasolina e do etanol em meio às tensões internacionais envolvendo Irã e Estados Unidos.

Em discurso, Lula afirmou que o aumento dos combustíveis não pode ser explicado apenas pelo cenário de conflito externo e criticou o impacto direto no custo de vida da população. Segundo ele, há setores no Brasil que se aproveitam de momentos de crise para elevar preços e ampliar lucros.

O presidente também fez críticas mais duras ao comportamento de quem, na visão dele, lucra diante de situações difíceis, dizendo que existem “criminosos” dispostos a ganhar dinheiro em qualquer circunstância até mesmo em meio ao sofrimento e à miséria da população mais vulnerável.

Republicanos: Tuca Lisboa no Agreste e Rodrigo Aladim na região Salineira são novos nomes da nominata


As últimos articulações para concorrer a Assembleia Legislativa pelo Republicanos

O Republicanos cresce com novos nomes em sua nominata de 25 nomes para concorrer a deputado estadual. Nas últimas horas, entram para representar o Agreste Potiguar, a jovem medica Tuca Lisboa, que foi candidata a prefeita de Goianinha e teve 49,48% dos votos numa disputa histórica. Agora aos 32 anos, poderá ser a mais jovem deputada do Estado. Tuca é filha do ex-deputado Dison Lisboa, que exerce influência e liderança na região.

Já em Macau o representante para concorrer a Assembleia Legislativa seria o advogado Rodrigo Aladim, que vai disputar os 30 mil eleitores do município na região Salineira.

Aladim construiu uma trajetória consolidada na vida pública e institucional. Advogado, foi duas vezes vice-prefeito e acumulou experiência em áreas estratégicas da gestão pública, tendo atuado como secretário de Educação, Previdência e Tributação, além de chefe de gabinete. Também presidiu por uma década a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macau, fortalecendo o setor produtivo local.

Atualmente, coordena o programa Integra RN na Escola da Assembleia. A iniciativa tem se destacado pela oferta de cursos de capacitação profissional e educacional e somente em 2025, atendeu mais de 6 mil pessoas. Outro braço do programa, o Integra Enem, amplia o acesso à preparação gratuita para estudantes da rede pública, com atuação em cerca de 100 municípios e previsão de atender mais de 5 mil alunos em 2026.

TSE arquiva ação para investigar desfile de escola de samba que homenageou Lula


O TSE arquivou o pedido do PL para investigar o desfile em homenagem ao presidente Lula (PT) no Carnaval do Rio de Janeiro. A decisão é do corregedor-geral Eleitoral, ministro Antônio Carlos Ferreira. Ele afirmou que não cabe à corte determinar, neste momento, a produção antecipada de provas, conforme havia requerido o partido de oposição ao governo federal.

O PL afirmou que a apresentação carnavalesca foi uma “apoteótica peça de marketing político-biográfico” e pediu que fossem resguardadas provas sobre o caso para uma futura apuração sobre abuso de poder político e econômico.

O magistrado, porém, afirmou que o partido pode ele mesmo buscar os elementos e, por isso, não cabe a intervenção do TSE neste caso.

Mais >

PP, PL e Progressistas disputam filiação de Abidene Salustiano, que aguarda definição do PL


Na busca pelo fortalecimento das nominatas para as próximas eleições, partidos políticos têm intensificado a procura por nomes com credibilidade, densidade eleitoral e forte conexão com a população. Nesse cenário, lideranças experientes e com capacidade de diálogo ganham protagonismo — perfil que coloca o ex-vereador de Parnamirim, Abidene Salustiano, no centro das articulações.

Com dois mandatos na Câmara Municipal, Abidene construiu uma trajetória pautada pela coerência, respeito aos pares e proximidade com a população. Sua postura equilibrada, aliada à habilidade de convivência em grupo e escuta ativa, o credencia como um nome estratégico na formação de chapas competitivas.

Atualmente, três siglas disputam sua filiação: o Progressistas (PP), o Partido Liberal (PL) e outras frentes partidárias que já sinalizaram interesse em contar com o ex-parlamentar. Mesmo diante dos convites, Abidene mantém cautela e segue avaliando qual caminho melhor representa seu posicionamento político.

Pessoas próximas afirmam que ele tem uma inclinação pelo PL, motivada pela relação de respeito e alinhamento com lideranças como o senador Rogério Marinho e o deputado estadual Gustavo Carvalho. Essa identificação política tem peso na decisão, embora ainda não exista definição oficial.

Enquanto aguarda uma resposta do PL, Abidene Salustiano segue sendo procurado por outras legendas, o que reforça seu prestígio no cenário político local. A expectativa é de que a definição aconteça nos próximos dias, podendo impactar diretamente a composição das nominatas e o equilíbrio das forças políticas na região.

PT confirma a vereadora Samanda Alves como pré-candidata ao Senado


A Direção Executiva Estadual do PT no Rio Grande do Norte oficializou, na tarde desta quinta-feira (19), a indicação da vereadora de Natal e presidenta estadual do partido, Samanda Alves, como pré-candidata ao Senado Federal nas eleições de 2026.

Em nota, a Executiva destaca a necessidade de o PT apresentar um nome ao Senado que represente “unidade partidária, renovação política, compromisso com a democracia, os direitos do povo e os interesses do Rio Grande do Norte”, atributos associados à trajetória da dirigente.

“A indicação da companheira Samanda expressa a confiança do Partido em uma liderança comprometida com a luta social, com a construção coletiva e com a continuidade do projeto político que transformou o Rio Grande do Norte. Sua trajetória reúne diálogo, firmeza, capacidade política e compromisso com os valores históricos do Partido dos Trabalhadores”, afirma o texto da direção executiva do PT-RN.

Além da definição em torno do Senado, a resolução política reafirma a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.

Outro ponto enfatizado foi a articulação com partidos aliados dentro da Federação Brasil da Esperança formada por PT, PV e PcdoB, além de legendas como PSB, PDT, Cidadania e Rede, vistas como fundamentais para a construção de uma frente ampla no estado.

Urgente: Mendonça manda transferir Vorcaro para Superintendência da PF para começar processo de delação


O ministro do STF André Mendonça determinou a transferência do empresário Daniel Vorcaro para a Superintendência da Polícia Federal com o objetivo de viabilizar o início de tratativas para um possível acordo de delação premiada.

Segundo a reportagem, a decisão atende a um pedido da própria Polícia Federal, que argumenta que a unidade oferece melhores condições de segurança e de interlocução para negociações com investigadores.

A transferência marca uma nova fase no caso envolvendo o banqueiro, investigado no âmbito da operação que apura fraudes financeiras e outras irregularidades ligadas ao Banco Master.

Trecho direto da matéria

“A transferência tem como objetivo iniciar tratativas para eventual acordo de delação premiada.”

A publicação destaca que, com a mudança de custódia, Vorcaro ficará em ambiente mais adequado para reuniões com delegados e membros do Ministério Público, o que é considerado essencial para esse tipo de negociação.

Contexto do caso

  • Vorcaro é apontado como figura central nas investigações da operação
  • A Polícia Federal apura crimes como fraude, corrupção e intimidação de testemunhas
  • A possibilidade de delação é vista como estratégica para avançar nas investigações

Em resumo

A decisão de Mendonça não é apenas logística: ela abre oficialmente o caminho para uma possível delação, indicando que o investigado pode passar a colaborar com as autoridades.

Military Combat Championship acontece dia 21 com entrada gratuita no Palácio dos Esportes, em Natal

O Military Combat Championship será realizado no próximo dia 21 de março, a partir das 8h30, no Palácio dos Esportes, com entrada gratuita para o público. O evento reunirá atletas de alto nível em uma grande celebração das artes marciais, destacando a integração entre instituições de segurança pública, Forças Armadas e representantes do segmento civil.

Com abrangência nacional, o MCC contará com a participação de competidores oriundos de diversas corporações, entre elas o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e policiais militares dos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Paraíba. Também estarão representadas a Polícia Penal do Estado do Rio Grande do Norte, a Polícia Penal do Estado de Pernambuco, a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte e o Sistema Socioeducativo.

A diversidade de instituições participantes reforça o caráter integrador do evento, promovendo o intercâmbio técnico e fortalecendo valores fundamentais como disciplina, preparo físico, resiliência e espírito de corpo. O campeonato também contará com atletas civis, ampliando o nível de competitividade e enriquecendo as disputas.

A programação inclui combates em diferentes categorias de peso, com premiação especial para os vencedores, além de estrutura preparada para receber o público com segurança e organização. O evento será transmitido por plataformas digitais, ampliando seu alcance e visibilidade.

O Military Combat Championship se consolida como um importante espaço de valorização da cultura marcial e aproximação entre a sociedade e as forças de segurança, utilizando o esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento.

SERVIÇO
📍 Local: Palácio dos Esportes
📅 Data: 21 de março
⏰ Horário: 08h30
🎟️ Entrada: Gratuita

Mais informações: disponíveis nas redes sociais do evento.